terça-feira, 3 de agosto de 2010

Menina acusa mãe de agressão e de dar cachaça para ela no RS

Uma menina acusa a mãe de agressão e de dar cachaça para ela em Porto Alegre. O Conselho Tutelar já foi acionado mas informou que ainda não há evidências de maus-tratos.

O pai da criança confirma as agressões disse que a mãe ameaça matar a filha caso perca a guarda.

O avô materno diz que a neta é muito bem cuidada pela mãe. O Ministério Público poderá entrar no caso.

Acopiara:Jovem morre por envenenamento

Deu entrada no hospital municipal Júlia Barreto, em Acopiara, por volta das 13 horas dessa terça-feira, um jovem identificado como Francisco Jocirrones de Alencar Santos, 21 anos, conhecido como Roni. Ele residia no bairro Moreira, e praticou suicídio por evenenamento. O corpo permanece no hospital para outros procedimentos.

Ozemar Rodrigues

Bióloga sobrevive a ataque de jacaré no Amazonas e surpreende médico


A Reserva Mamirauá, no Amazonas, concentra uma das maiores populações de jacarés na região. Uma bióloga que saiu de São Paulo em busca de um sonho - viver numa das maiores unidades de conservação de vida selvagem da Amazônia – acabou sendo vítima desse animal, perdeu uma perna, mas sobreviveu de forma surpreendente.

Alguns pesquisadores garantem que em Mamirauá existem 90 jacarés para cada habitante da reserva. O jacaré-açu é o maior predador da América do Sul: alguns medem mais de 6 metros.

Quando um bicho desses morde alguém, dificilmente a vítima sobrevive. Em dezembro, na véspera do Ano Novo, em Mamirauá, a bióloga paulista Deise Nishimura limpava peixe na beira da casa flutuante onde morava, quando foi arrastada para a água por um jacaré de mais de 4 metros de comprimento. Mesmo desarmada, ela decidiu lutar pela vida.

“Nessa hora, achei que tinha morrido já, já era. Mas aí lembrei que num documentário eu vi que quando você é atacada por um tubarão, sua parte mais sensível é o nariz. Aí pensei: qual será a parte mais sensível do jacaré? Coloquei a mão na cabeça dele e achei dois buracos, não sei se era o nariz ou o olho, e eu enfiei meus dedos assim, bem forte, e apertei com toda a força. Foi quando ele me soltou, e, nessa hora, percebi que já estava sem minha perna”, relembra a bióloga.

Socorro

Deise nadou até a beirada da casa, mas não conseguiu subir. Teve de escalar um tronco para sair da água. Exausta, ela gritou por socorro. Mas não havia ninguém por perto. Então ela se arrastou até a sala de rádio e pediu ajuda. “Quinze minutos depois, os funcionarios da reserva chegaram. Fizeram torniquetes nas pernas e levaram a bióloga até Tefé. No hospital, uma hora depois, o médico ficou espantado.

A bióloga chegou no hospital em estado de choque. Não tivesse a resistência que ela tem e a sorte que ela teve, não teria sobrevivido a esse tipo de ataque. O que mais chamou a atenção do médico é que artéria femural de Deise permanecia bloqueada, mesmo sem o torniquete. Isso impediu que ela morresse de hemorragia.

“Chegando no hospital o médico até estranhou que eu não tinha perdido muito sangue. Ele acha que o jacaré, na hora em que ele estava me girando, deu uma torcida na artéria também e isso estancou o sangue”.

Nos oito meses em que trabalhou na reserva, Deise tirou várias fotos do jacaré, ele gostava de dormir debaixo da casa flutuante onde a bióloga morava.

Wanessa Camargo não participará mais do "Criança Esperança"


Responsável pelo “Criança Esperança”, Wolf Maya está passando por uma situação no mínimo constrangedora.

Como alguém errou nas contas, em se tratando de números musicais para a edição deste ano, restou ao diretor enviar às gravadoras uma mensagem –ou seria um pedido de desculpas?--, pela necessidade de desconvidar alguns artistas.

A cantora Wanessa foi o caso mais recente.

Um morto e 31 infectados por peste bubônica no Peru

LIMA, 3 Ago 2010 (AFP) -Uma menor morreu e 31 pessoas ficaram infectadas por uma epidemia de peste bubônica na região de La Liberdad (norte), informou nesta terça-feira o ministério peruano da Saúde, acrescentando que a situação se encontra sob controle.

"A epidemia se deve à expansão dos cultivos de cana-de-açúcar e do costume de fazer queimadqas, o que causa a fuga de roedores para as cidades vizinhas: , afirmou o ministro da Saúde, Oscar Ugarte.

O funcionário assinalou que a vítima é uma menor de 14 anos.

Ugarte assinalou que a epidemia na província de Ascope está sob controle, mas considera necessária uma intervenção governamental para prevenir a propação da doença para outras províncias de La Libertad (500 km ao norte de Lima).

A peste bubônica é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria 'yersinia pestis', que se encontra nas pulgas e nos ratos. É transmitida aos seres humanos através da mordida direta das pulgas ou roedores infectados ou através do contato direto com o tecido dos animais doentes.

Banco do Nordeste traz para Iguatu Programa Arte Retirante


No próximo domingo dia 08 de Agosto, as 20h00min, a praça da Matriz recebera o grupo teatral de Crato .

O Programa Arte Retirante que e do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri traz a Iguatu o espetáculo “Nas garras do Capa Bode” da Cia. O grupo que irá se apresenta em Iguatu vem da cidade do Crato “ Wancilu´s Gate ” com a direção de Wanderley Tavares.

Em sua quarta edição o programa chega a Iguatu. O grupo teatral vem trabalhando o segmento de teatro de rua por isso o espetáculo irá acontecer na Praça da Matriz às 20h. afirma Michel Prudencio de Oliveira Coordenador da Secretaria e Ação Cultural

O espetáculo aborda de forma divertida e irreverente, com texto e personagens tipicamente nordestinos, os meios de prevenção das DST’s, a classificação indicativa: 12 anos.

STJ elege hoje novo presidente, vice-presidente e corregedor de Justiça

O pleno do STJ (Superior Tribunal de Justiça) se reúne nesta terça-feira (3) para eleger o novo presidente e vice-presidente para o biênio 2010–2012.

A eleição, por voto secreto, acontece 30 dias antes do término do mandato do ministro presidente Cesar Asfor Rocha. Na mesma sessão, será escolhido o novo vice-presidente da Corte.

Segundo o STJ, o regimento interno prevê que a eleição seja realizada com a presença de, pelo menos, dois terços dos membros do tribunal. O presidente é eleito pela maioria absoluta dos votos dos ministros.

O STJ define ainda a indicação para o cargo de corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O ministro indicado será sabatinado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal. Depois, vai a referendo do plenário e, posteriormente, à nomeação do presidente da República.

O novo corregedor nacional sucederá ao ministro Gilson Dipp.

Fonte: UOL

Ronaldo pode voltar contra o Flamengo


Sem atuar desde a vitória do Corinthians sobre o Atlético-PR, na partida de estreia do Campeonato Brasileiro, no dia 9 de maio, Ronaldo pode ser a grande novidade no domingo, diante do Flamengo, no Pacaembu. Após uma semana de trabalho no campo, Adilson Batista já cogita o retorno do Fenômeno.

"Eu vejo uma vontade, uma entrega, uma dedicação, isso é o mais importante. Mas é o começo, vamos trabalhando essa semana e na frente a gente decide. Vamos conversar com ele também, para ver se não está sentindo dores", revelou.

Nesta terça-feira, 3, Ronaldo se movimentou bastante no treinamento no Parque São Jorge. Como os titulares realizaram uma atividade de recuperação, o camisa 9 trabalhou com os reservas.

Adilson Batista não vê a hora do retorno do Fenômeno, já que o considera muito importante para a sequência do Campeonato Brasileiro.

"Espero que ele faça os gols, dê as assitências. Quero que ele continue querendo jogar futebol, que seja sempre uma coisa prazerosa para ele. Estamos aqui para ajudá-lo, e no momento que estiver em uma condição importante para o jogo, ele vai", afirmou.

Liderança do PCdoB rompe com Cid e anuncia apoio a Marcos Cals e Tasso

A candidatura do tucano Marcos Cals ao Governo ganhou, nesta terça-feira, força na Região da Ibiapaba: a adesão do ex-prefeito de São Benedito, Haroldo Celso (PCdoB), que rompeu com o apoio ao governador Cid Gomes (PSB).

Além de Haroldo Celso, irão apoiar o tucano o ex-vice-prefeito desse município, José Mardônio, e seu grupo político. O anúncio foi feito nessa noite de segunda-feira e, na ocasião, ficou definido que esse mesmo grupo vai comandar o comitê das candidaturas de Marcos Cals e Tasso para senador nesse município.

Haroldo Celso e seu grupo, inclusive, já haviam instalado comitê pró-Cid Gomes (PSB). Agora, mudarão tudo e pintarão o nome dos tucanos.

Pais de menina com agulhas na barriga estão desaparecidos


O pai da menina de 1 ano e cinco meses que estava com agulhas na barriga diz estar desesperado e não sabe quem poderia ter inserido os objetos.

- Não desconfio de ninguém, não consigo desconfiar. Não imagino quem poderia ter feito isso com a minha filha - contou, Denílson Alberto Santos Castro, de 37 anos, emocionado.

Segundo ele, a menina já havia sido levada a vários hospitais e os médicos chegaram a desconfiar de que fosse verme.

Ela foi internada, na noite de domingo, depois de passar cerca de três meses sentindo dores perto do umbigo. Quando os pais sentiram uma ponta dura saltando da barriga da criança, a levaram ao Hospital Adão Pereira Nunes onde, depois de um exame minucioso e de uma cirurgia, as agulhas foram retiradas.

A menina está internada mas seu estado de saúde é considerado estável. Policiais da 61ª DP (Xerém) estão investigando o caso.

Polícia investiga morte de bebê em hospital na Bahia

A Polícia Civil de Itabuna (BA) investiga a morte de um bebê ocorrida em um hospital da cidade. A queixa foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia de Itabuna pela avó da criança, neste sábado (31).

Segundo a delegada Sione Porto, responsável pelo inquérito, o bebê nasceu na terça-feira (27), em um hospital de Ipiaú (BA). "A mãe não sabia que estava grávida. Por estar amamentando um outro filho, ainda de colo, ela nos relatou que pensou que as mudanças no corpo ainda poderiam estar acontecendo em decorrência do parto anterior e pelo aleitamento."

Sione disse ainda que, de acordo com depoimento da mãe, a criança nasceu no banheiro do hospital em Ipiaú. "Ela nos contou que procurou atendimento médico por estar se sentindo mal, mas a gravidez não foi detectada pelo médico que a atendeu. Ela, então, ficou internada em observação, mas voltou a passar mal e foi ao banheiro, onde a criança nasceu, após cerca de cinco meses de gestação."

De acordo com a delegada, a criança, que nasceu prematura, foi levada de ambulância para o hospital em Itabuna, que teria melhores instalações e condições para cuidar de um recém-nascido. A mãe permaneceu em Ipiaú para curetagem, segundo a polícia. "Ainda não sabemos a data da morte da criança. A avó prestou queixa no sábado (31), quando nos trouxe a certidão de nascimento da neta. Não recebi ainda o atestado de óbito por parte do hospital e nem sei afirmar se o bebê já foi sepultado sem conhecimento da família."

Sione disse que ouviu o depoimento da mãe da criança, da avó do bebê e de uma testemunha do caso. "Requisitei informações para os dois hospitais e para os responsáveis pelo transporte da criança de um hospital para outro".

Quatro sobrevivem à queda de avião na Rússia


Quatro pessoas sobreviveram à queda de um avião An-24, ocorrida nesta segunda-feira na Sibéria, informaram fontes do Departamento de Emergência da região de Krasnoyarsk. Anteriormente, havia sido noticiado que todos os 15 ocupantes da aeronave teriam morrido no acidente.

Os sobreviventes são três tripulantes e um passageiro, que foi operado esta manhã e está na unidade de terapia intensiva, disse Irina Belova, porta-voz do Ministério do Interior, citada pela agência RIA Novosti.

Entre as onze vítimas mortais do turboélice acidentado estão uma aeromoça e dez passageiros, incluindo uma criança que estava a bordo. O avião se acidentou às 21h40 locais (15h40 de Brasília) durante a manobra de aterrissagem a 700 metros da pista no aeroporto da cidade de Igarka, e pegou fogo em seguida.

O aparelho fazia a rota entre Krasnoyarsk, capital do território de mesmo nome, e Igarka, no círculo polar ártico.

UECE:Inscrições abertas para curso à distância

Uece está com inscrições abertas até sexta para o Vestibular Especial em Administração Pública, na modalidade à distância. São oferecidas 300 vagas para Brejo Santo, Campos Sales, Itapipoca, Jaguaribe, Mauriti e Quixeramobim. Informações:  http://www.uece.br/cev/

Açudes com 56% da capacidade até dezembro


O período de estiagem e seca já traz preocupação para toda a população do Estado do Ceará. Em muitas localidades, os açudes que abastecem as comunidades estão, a cada dia, reduzindo a reserva hídrica. De acordo com assessor da presidência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro de Oliveira, o nível acumulado de armazenamento de água no Ceará nos reservatórios monitorados pela Cogerh é de 69,41%. "Fazendo uma simulação, acredita-se que, ao fim do mês de dezembro, esse percentual caia para algo em torno de 56%", disse.

Da capacidade total de armazenamento de água nos açudes, na Bacia do Acaraú, restam apenas 65,1%, conforme o boletim informativo disponibilizado no site da Companhia atualizado diariamente. Situação idêntica em todo Estado. Das 11 bacias hidrográficas do Estado, a que mais possui água armazenada é a Bacia do Alto Jaguaribe, com 79%; seguida da Bacia do Banabuiú, com 70%; e Bacia Médio Jaguaribe, também com 70%. As demais bacias estão com água reservada acima da metade, com menor acúmulo registrado até o momento para a Bacia do Litoral com 58%.

A Bacia Metropolitana, formada por 18 açudes, dentre os quais o Pacoti, localizado no Município de Horizonte, com capacidade de armazenamento de 1,3 bilhão de metros cúbicos, acumula, atualmente, 37,6% de sua cota máxima.

Casal executado dentro de casa


Latrocínio (roubo seguido de morte) ou execução? Essa é a primeira pergunta que a Polícia Civil vai tentar responder durante a investigação sobre a morte de um comerciante e sua mulher, ocorrida no começo da noite de ontem, na Avenida Contorno Sul, no bairro Conjunto Esperança, ao lado do Quartel do Canil (4ª Companhia do Batalhão de Polícia de Choque) e do 6º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com informações repassadas pelo sargento PM Francisco Jarian, fiscal do Batalhão de Polícia de Choque (BPchoque) no dia de ontem, o comerciante Carlos José Medeiros Magalhães, 41; sua mulher, Maria Elisabeth Almeida Bezerra, 36; e mais três pessoas estavam na casa, quando dois bandidos invadiram o local. Em seguida, um terceiro acusado entrou usando um capacete.

Conforme relatos das testemunhas ao militar, os acusados levaram as cinco pessoas para os fundos da casa e começaram a perguntar pelo filho do casal e pelo dinheiro. Em seguida, levaram Elisabeth para o quarto para que ela indicasse onde estava o que eles queriam. Em seguida, Carlos também foi conduzido para o quarto e depois os dois foram executados com tiros de pistola calibre 380 ACP, todos na cabeça. Elisabeth teve morte imediata, mas Carlos ainda estava com vida quando os policiais militares do Canil chegaram à residência.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar ao local, o comerciante já estava morto. "Quando chegamos ele estava em óbito. Foram tiros na cabeça, com exposição de massa encefálica", explicou o socorrista do Samu Evilásio Silva.

Fuga

Segundo o sargento Jarian, os bandidos, provavelmente, fugiram em duas motos, mas ninguém soube informar as características das motocicletas. Três cápsulas de pistola calibre 380 foram encontradas no local do crime pela PM.

Ceará ocupa 2º lugar em número de doadores


De acordo com a Associação Brasileira de Doação de Órgãos (ABTO), o Ceará é o segundo estado com maior número de doadores do País. No último trimestre de 2009, a quantidade de doadores efetivos era de 11,2 por milhão da população, já, de janeiro a março de 2010, esse número subiu para 19,1. O Ceará só perde para São Paulo, com 22,6 doadores por milhão da população. Até o fim do ano passado, o Estado ficava abaixo de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Além disso, a ABTO destaca que apenas cinco estados realizaram transplantes de pâncreas no primeiro trimestre de 2010, incluindo o Ceará. De acordo com informações da Secretaria da Saúde (Sesa), o Estado passou a realizar transplantes de pâncreas a partir de novembro do ano 2009.

De lá para cá, foram feitas cinco cirurgias dessa natureza no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), sendo quatro somente neste ano. A dona-de-casa Fernanda Lopes Tabosa, 27 anos, foi uma dessas cinco felizardas a receber um novo pâncreas, além disso também ganhou um rim. Ela conta que há 15 dias vê a vida de uma forma diferente. "Para mim, foi um presente, uma nova chance de continuar a minha caminhada. Pois, há 16 anos, eu sofria com diabetes e há três anos fazia hemodiálise. Essa pessoa foi um anjo na minha vida", disse Fernanda.

Congresso inclui MP que garante verbas para municípios atingidos pela estiagem

O “esforço concentrado” que o Congresso Nacional fará nesta semana conta com uma pauta com matéria do interesse do Nordeste e, principalmente, do Ceará: há uma MP garantindo R$ 1,2 bilhão para assistência aos municípios atingidos pela estiagem.

A informação é do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) que, na condição também de coordenador-geral da bancada cearense, embarcou, na madrugada desta segunda-feira, 2, para Brasília, com o objetivo de fazer pessão em favor da aprovação da matéria.

Segundo Guimarães, as perdas com a safra no Estado preocupam, pois em alguns municípios superaram a casa dos 60%. O parlamentar informou que, no “esforço concentrado”, vai entrar também uma outra MP importante para as prefeituras: a Emenda 29, que garante mais verbas para a saúde.

Mulher esconde droga na calcinha da filha

A mãe ainda tentou esconder parte da droga na lancheira e na calcinha da filha de 9 anos. Mas não teve jeito. A Polícia conseguiu apreender a mercadoria e Marta Maria Cruz de Oliveira, de 43 anos, foi presa em flagrante na tarde de ontem. Na casa dela, no bairro Vicente Pinzón, os policiais encontraram 84 pedras de crack, 47 gramas de cocaína e 526 gramas de maconha. Parte da droga estava pronta para consumo. O material foi encaminhada para o 9º Distrito Policial (DP), na Praia do Futuro.

Em depoimento à Polícia, Marta disse que vendia drogas há quatro meses e usava o dinheiro para sustentar seus três filhos: duas meninas - uma de nove e outra de quatro anos - e um menino de seis. Segundo a mãe, o marido morreu e ela cria os filhos sozinha.

A Polícia foi até a casa de Marta após uma denúncia anônima. Vizinhos teriam estranhado a movimentação intensa no local, que fica na favela do Marrocos. Ao entrar na casa, os policiais encontraram uma pedra de crack em cima de um cômodo. Depois, revistaram a residência e localizaram o restante da droga. A maior parte estava escondida dentro de uma lancheira.

Alguns dos papelotes foram escondidos na calcinha que a filha mais velha, de 9 anos, estava usando. Lá, os policiais também encontraram R$ 449. Os policiais decidiram revistar a menina porque ela estava muito nervosa. De acordo com a Polícia, os três filhos choraram muito no momento em que a mãe foi presa.

Ainda segundo a Polícia, as três crianças foram entregues a um tio (cunhado da mãe), que ficará tomando conta deles. O delegado Fábio Facó pedirá ao Conselho Tutelar responsável pela área que acompanhe o caso.

Marta irá responder pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei de Entorpecentes. A pena é de cinco a 15 anos de prisão, além de multa. No início da noite de ontem, Marta foi transferida para a Delegacia de Capturas, no Centro da cidade. De acordo com o inspetor Patrick Gomes, do 9º Distrito Policial, a mulher não possui antecedentes criminais.

O caso será investigado. “Ainda não se tem certeza de como ela adquiria a droga, provavelmente ela comprava de outro traficante”, comenta o inspetor. Ele avaliou a quantidade apreendida como “significativa”. A droga encontrada na casa de Marta será encaminhada para o depósito da Polícia Civil para que, futuramente, possa ser incinerada.

Professora é assassinada dentro de escola em Junqueiro (AL)

Uma professora foi assassinada a tiros na tarde desta segunda-feira (2) dentro de uma escola no município de Junqueiro, no agreste de Alagoas. Maria Lúcia da Silva Lima, 50, era professora do ensino fundamental da escola 19 de Abril, que fica no povoado Toca do Índio.

Segundo a Polícia Militar, dois homens encapuzados e armados atiraram contra Maria Lúcia. A vítima estava na sala de professores e foi morta com vários disparos de revólver. O crime foi visto pelos colegas da professora e por alunos, que aguardavam o início das aulas.

Depois de atirarem contra a mulher, os assassinos fugiram em uma moto, que não teve a placa anotada pelas testemunhas. As aulas estão suspensas na escola.

A Polícia Militar informou que realizou buscas pelo povoado e localidades próximas, mas nenhum suspeito foi preso até às 20h desta segunda-feira. O UOL Notícias ainda tentou contato com delegacia, prefeitura e secretaria de Educação do município, mas as ligações não foram atendidas.

Violência nas escolas

Para a presidente do Sindicato dos Professores e Servidores da Educação de Alagoas, Célia Capistrano, o crime demonstra a falta de segurança no Estado. "É lamentável isso acontecer em uma escola pública. Não que pudesse acontecer em qualquer outro local, mas se torna mais grave por se tratar de um local como uma escola. Não há compromisso com a segurança nas escolas em Alagoas", afirmou.

Capistrano disse que não tinha informações sobre ameaças contra a professora. Segundo ela, o sindicato vai acompanhar o enterro nesta terça-feira (3) e cobrar investigação da polícia sobre os autores da morte. "Também vamos nos mobilizar para cobrar mais segurança nas escolas", informou.

Fonte: UOL

Cid Gomes (PSB) lidera pesquisa com 49% de votos

O Ibope divulgou pesquisa de intenção de voto para Governador. É a primeira do instituto na eleição deste ano no Ceará.

O candidato Cid Gomes, do PSB, tem 49% dos votos. Lúcio Alcântara, do PR, 24%. Marcos Cals, do PSDB, 9%. Marcelo Silva, do PV; Soraya Tupinambá, do PSOL; e Francisco Gonzaga, do PSTU, tem - cada um - 1% dos votos.

Ainda segundo o Ibope, brancos e nulos alcançou 5%. Indecisos, 9%.

Fonte: Portal Verdes Mares