quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Deputados federais aliados de Cid Gomes se filiam ao PROS nesta 4ª


Cinco deputados federais deverão oficializar nesta quarta-feira (2), a adesão ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). As mudanças apoiam o governador Cid Gomes, que ganha uma bancada federal.

Deixam o PSB os deputados Ariosto Holanda, Antônio Balhmann, Edson Silva e Domingos Neto. O outro nome é de Vicente Arruda, que sai do PR – do ex-governador Lúcio Alcântara e do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, desafetos políticos do governador -, para fazer parte do grupo cidista.

O pronunciamento deverá acontecer na tarde de hoje, em Brasília. Uma solenidade será realizada para concretizar o ato de filiação desses parlamentares federais sob o comando da direção nacional do PROS.

Fabricação e venda de armas de brinquedo poderão ser proibidas em Fortaleza

A fabricação e a comercialização de brinquedos que sejam réplicas ou simulacros de armas de fogo poderão ser proibidas em Fortaleza. Pelo menos é o que garante um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal.

A proposta, de autoria do vereador Eulógio Neto (PSC), entende-se por armas de brinquedo aquelas que “imitem, se assemelhem ou tragam o formato de arma de fogo”, bem como as que tenham: cano e gatilho ou que lembrem ou associem armas de fogo. Brinquedos que disparem líquidos, sons, bolinhas, espumas, luzes, laser, chicletes, balas e doces também serão proibidos.

Entre as punições previstas para os estabelecimentos que desobedecerem à lei, estão: advertências por escrito; multa que vai de R$ 5.000 a R$ 100.000; suspensão da atividade por 30 dias e cassação da licença de funcionamento.

Conforme o vereador, o objetivo do projeto é diminuir os casos de violência e crimes, nos quais criminosos “intimidam, assaltam e até estupram” com o uso de armas de brinquedo.

“Nos dias de hoje, estas são produzidas com tamanha perfeição que tais brinquedos confundem, à primeira vista, até os mais experientes e calejados policiais”, explica o parlamentar.

O projeto aguarda parecer da Comissão de Legislação da Câmara. Depois segue para o plenário e, se aprovado, irá para a sanção ou veto do prefeito Roberto Cláudio.

Assaltante mata comparsa e vítima durante tentativa de assalto em Pentecoste-CE

Uma tentativa de assalto terminou na morte da vítima e de um assaltante na cidade de Pentecoste, a 92 km de Fortaleza. Dois indivíduos invadiram um estabelecimento comercial e anunciaram o assalto por volta das 14h da última terça-feira (1º). O comerciante José Luciano Pereira de Freitas, 45, reagiu e entrou em luta corportal com o assaltante Israel Lucas da Silva, 18.

Israel pediu ajuda ao outro assaltante, que efetuou disparos. Os tiros acertaram tanto a vítima quanto o comparsa.

Os dois tombaram sem vida no local. O assaltante que efetuou os disparos fugiu sem ser identificado. Até o momento, a polícia não conseguiu localizá-lo.

Mulher reage a assalto e é arrastada pelo carro dos assaltantes em Fortaleza


Uma mulher reagiu a um assalto, no Bairro Meireles, em Fortaleza, e acabou sendo arrastada pelo carro dos ladrões depois de tentar recuperar a bolsa. A ação dos bandidos foi filmada por um circuito interno de um prédio. O assalto ocorreu em 24 de setembro.

O vídeo mostra que a mulher tenta estacionar o carro em uma rua. A dupla de assaltantes chega em outro veículo e encosta na traseira do carro dela. Um deles desce do veículo e tenta levar a bolsa, mas a mulher reage.

O segundo homem e sai do carro e atira para o alto. Logo em seguida eles pegam a bolsa e tentam fugir, mas a mulher entra no veículo onde estão os suspeitos e tenta recuperar a bolsa. O carro sai e para após percorrer 50 metros. Um dos homens empurra a mulher que cai no asfalto.

Depois de 20 minutos, o programa de policiamento Ronda do Quarteirão chegou ao local para prestar socorro. Ninguém foi preso.

“Eles tentaram tirar a arma, mas não ela disparou. Ele só atirou para cima uma vez e tentou disparar nela. Ela teve muita sorte. Geralmente ocorrem esses assaltos por aqui”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.

A Polícia Civil condena qualquer tipo de reação por parte do cidadão que é assaltado. “O ideal é não esboçar reação alguma durante os assaltos. Para que o ladrão não se assuste no momento do assalto. Eles também ficam nervosos neste momento”, explica o titular da delegacia de roubos e furtos, Aldízio Ferreira.

Agricultor sofre cinco lesões à faca ao abrir porta de sua casa em Iguatu-CE

Um agricultor de 45 anos foi vítima de tentativa de homicídio na madrugada desta quarta-feira (02), no sítio Lagoa Redonda, zona rural de Iguatu. Antônio Ambrósio Martins da Silva, estava dormindo em sua residência quando escutou “alguém batendo em sua porta”, como relata. Ao abri-la, o homem foi surpreendido com cinco golpes de faca.

Lesionado duas vezes no abdômen, duas no braço esquerdo e uma no peito, Antônio foi socorrido às pressas por familiares ao Hospital Regional de Iguatu. O agricultor foi medicado e posto em observação. Seu estado de saúde é satisfatório. Parentes da vítima afirmaram que o agressor sofre “distúrbios mentais” e é bastante conhecido na comunidade. A polícia ainda não o capturou.

Ciro Gomes chama Eduardo Campos de 'oportunista' e 'zero completo'


Recém desfiliado do PSB por discordar da candidatura presidencial do governador de Pernambuco e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, o ex-ministro Ciro Gomes fez nesta terça-feira, 1º, duras críticas ao pernambucano e afirmou que Campos “é um zero completo, um oportunista puro e simples”.

Para Ciro, Campos “controla a burocracia [do partido] como uma capitania hereditária que ele herdou do avô [Miguel Arraes, 1916-2005]“. “Eu acho que ele está em uma aventura pessoal, vai afundar o PSB nisso, mas é problema dele”, disse.

Após uma palestra em Fortaleza sobre os problemas da economia brasileira, que Ciro classificou como a maior ameaça à reeleição de Dilma, o ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional disse que, apesar disso, “pela debilidade de seus adversários, ela é a franca favorita”.

Na avaliação de Ciro, Campos está “comprometido” com os problemas do governo Dilma por ter participado dele até agora “Ele não vai conseguir demonstrar nunca que o oportunismo dele de resolver vir pelas costas da gente agora, na véspera das eleições, dá coerência para ele ser crítico disso tudo”, afirmou Ciro.

O ex-ministro disse que há “contradições éticas, funcionais, políticas e de condução estratégica” no governo federal, mas que Campos não tem “formulação nenhuma para resolver isso”. “O que acrescentamos ao país no debate? Zero, Eduardo é um zero completo, um oportunista puro e simples.”

CCJ aprova projeto que aumenta pena para o crime de homicídio

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou ontem (1º) projeto de lei que aumenta as penas mínimas para crimes de homicídio simples (que não têm agravantes) e qualificados (com agravantes).

Pelo texto aprovado, a pena para o homicídio simples passa de seis para dez anos de reclusão e, para o qualificado, sobe de 12 para 16 anos. O projeto precisa ainda ser votado pelo plenário da Câmara e, se aprovado, seguirá para apreciação do Senado.

O texto original previa elevação da pena somente para o homicídio simples, mas o relator, Valtenir Pereira (PSB-MT), incluiu no substitutivo aumento também para o homicídio qualificado. A sanção prevista no Código Penal "não cumpre as finalidades da pena, pois, além de não atender às exigências da Justiça, não tem a capacidade de inibir a prática do delito”, disse o deputado.

Prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar, defende filiação ao PROS e aliança com a presidenta Dilma Roussef

Dr. Vilmar discursa para os presentes
O prefeito de Acopiara Dr. Vilmar defendeu a filiação do grupo ligado aos líderes Ciro e Cid Gomes ao PROS. 
 
Segundo o prefeito, a opção pelo PROS representa a possibilidade de inovação no âmbito nacional, a garantia de manutenção dos mandatos, uma vez que o partido é novo.

O governador Cid Gomes chegou ao evento acompanhado do prefeito Dr. Vilmar
Além disso, a possibilidade de manutenção da presidenta Dilma Roussef garante os investimentos que o Ceará tanto precisa.

E num trocadilho que arrancou aplausos o prefeito Dr. Vilmar finalizou: "E ainda teremos em 2018 um presidente que é "Pedra 90, Ciro Gomes".