quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Tasso, Eunício e Aécio Neves se encontraram em São Paulo


Aconteceu bem mais cedo do que era previsto. Em um evento social, o aniversário do ex-ministro do  STJ, César Asfor, na semana passada, em São Paulo, reuniu em uma mesma mesa os senadores Aécio Neves, Eunício Oliveira e Tasso Jereissati. A conversa entre eles rolou durante mais de uma hora.

Evidente que se indagarem de qualquer deles sobre o que eles falaram, tanto Aécio quanto Tasso ou  Eunício responderão que estavam discutindo amenidades, elogiando o aniversariante ou até mesmo debatendo a violência dos black bloc. Jamais o trio admitirá que na pauta estava a sucessão cearense. 

E o enorme esforço desenvolvido pelo tucano Aécio Neves de fechar uma dobradinha entre Eunício para governador e Tasso para senador.

Dois artistas da Rede Globo, confirmam participação no Carnafest Acopiara 2014


Coordenadores do Carnafest Acopiara 2014 acabam de confirmar a participação de dois artistas globais no carnaval deste ano. Os nomes serão anunciados em breve.

A participação deles será no 3º dia de festa, ou seja, dia 02 de março. No palco estarão; Garota Safada e Ronny e Rangel elétrico (gravação do DVD ao vivo).

Acopiara vai ganhar mais dois médicos cubanos


A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde acaba de confirmar que o município de Acopiara será contemplado com mais dois médicos através do Programa Más Médicos. 

Os profissionais devem chegar a Terra do Lavrador nos próximos dias. O prefeito Dr. Vilmar ainda não se manifestou em relação as localidades que os médicos cubanos prestarão serviços.

Com a chegada de mais dois, passa a 11 o número de médicos que atuam no município de Acopiara através do programa Mais Médicos.

Prefeito Dr. Vilmar se prepara para assinar ordem de serviço para construção da UPA, no bairro Moreira


O prefeito Dr. Vilmar deve assinar nos próximos dias a ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Moreira. A unidade vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
Com isso o prefeito Dr. Vilmar espera diminuir as filas no pronto-socorro do hospital municipal Júlia Barreto. 
Segundo o prefeito acopiarense a UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. "97% dos casos são solucionados na própria UPA. Quando o paciente chega a unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas", lembrou o prefeito.


Ainda de acordo com Dr. Vilmar a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Moreira será do Porte I e terá entre 5 e 8 leitos de observação.

MAIS UMA NO TRONCO DA ORELHA DO CONSUMIDOR: Conta de luz deve subir 4,6% para cobrir deficit

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu ontem audiência pública para incluir nas tarifas de energia um aumento de 4,6% que corresponde ao pagamento, em 2014, dos programas socias do governo, como o Luz para Todos e Tarifa Social, voltados para a população de baixa renda.

A Aneel decidiu que não irá incluir na tarifa dos consumidores deste ano as despesas feitas em 2013 com uso de termelétricas. De acordo com relatório da própria agência esses gastos fecharam 2013 em aproximadamente R$ 10 bilhões.

Especialistas estimam um reajuste de 10% sobre as tarifas para compensar o uso das térmicas. O presidente da Câmara Setorial de Energia Eólica do Ceará, Adão Linhares, diz que a conta acabará no bolso do brasileiro. “O consumidor hoje está pagando menos, mas o contribuinte está pagando mais. Se não vem numa conta, virá na outra”, frisa.

Dois acusados de incendiar comerciante em Fortaleza são presos


Dois suspeitos de atear fogo em um comerciante na noite dessa segunda-feira (10), no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, foram presos no final da manhã de hoje. Os três envolvidos haviam sido identificados. O trio já têm passagem pela polícia por assalto e tráfico de drogas. Antônio Cristiano Sousa, 20, e Lucas Eduardo do Nascimento Araújo, 18, foram presos. O último, identificado como Rafael, ainda está foragido. 

CRIME

Três homens foram flagrados por câmeras de vigilância de um estabelecimento quando ateavam fogo em um comerciante. Eles se aproximaram rapidamente do comércio, atiraram um líquído inflamável no proprietário e, em seguida, jogaram um material em chamas. A vítima, de 51 anos, que não teve a identidade revelada pela polícia, saiu em desespero com fogo pelo corpo. Os homens também correram.

A própria Polícia Militar levou o comerciante ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Instituto Dr. José Frota, no Centro. Ele teve queimaduras de segundo e terceiro grau em várias partes do corpo, como nas pernas e braços. O estado de saúde é estável. Algumas linhas de investigação surgem. A mais consistente aponta para vingança de traficantes da área depois de uma denúncia do empresário.

Dois suspeitos de atear fogo em um comerciante na noite dessa segunda-feira (10), no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, foram presos no final da manhã de hoje. Os três envolvidos haviam sido identificados. O trio já têm passagem pela polícia por assalto e tráfico de drogas. Antônio Cristiano Sousa, 20, e Lucas Eduardo do Nascimento Araújo, 18, foram presos. O último, identificado como Rafael, ainda está foragido. 

Homem é morto após separar briga de filho em Fortaleza

Um homem foi assassinado na noite desta terça-feira (12) após intervir na briga do filho no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza.

O pai separou uma briga que envolvia o filho estudante e mais dois adolescentes, próximo a uma escola do bairro.

Após o término da confusão, pai e filho foram para casa.

Segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), minutos depois os dois adolescentes encapuzados invadiram a residência da vítima e dispararam várias vezes.

Vizinhos acionaram uma equipe do Comando de Policiamento Ronda do Quarteirão que realizou buscas na área, mas não conseguiu apreender nenhum dos suspeitos.

Justiça Eleitoral condena ex-prefeito e ex-gestores de Tamboril

A juíza Ariana Cristina de Freitas, da 61ª Zona Eleitoral do Ceará, condenou o ex-prefeito de Tamboril José Jeová Souto Mota e outros quatro ex-gestores do Município ao pagamento de uma multa individual no valor de R$ 5.320.

Eles são acusados de terem contratado irregularmente cerca de 20 servidores temporários no período que antecedeu o pleito eleitoral de 2012. A sentença, proferida no último dia 5, atende a um pedido feito pelo Ministério Público Eleitoral, que havia ajuizado uma representação em dezembro de 2012, através do promotor de Justiça Marcelo Cochrane Santiago Sampaio.

Além do ex-prefeito, os demais representados são: Raimundo Farias Calaça, chefe de gabinete à época; a ex-secretária do Trabalho e Ação Social Mayara Veras Gomes Lima; o ex-secretário de Educação do Município Gilson Luiz Souto Mota; e o ex-secretário de Saúde Joaquim Gomes da Silva Neto.

Os dois últimos são também irmãos do ex-prefeito. A investigações do MP apontaram os cinco ex-gestores como responsáveis pela contratação irregular dos servidores. Cabe ressaltar que, anteriormente, em janeiro de 2013, já havia sido expedida uma liminar concedida pelo juiz André Aguiar Magalhães, determinando a suspensão dos referidos contratos.

O Artigo 73 da Lei 9.504/97 e a Resolução nº 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbem, dentre outras coisas, a nomeação e a contratação de servidores públicos no período dos três meses que antecedem o pleito.

Agnaldo Timóteo recebe acopiarenses em São Paulo


O cantor Agnaldo Timóteo recebeu nesta manhã em São Paulo os acopiarenses Theognis Florentino e Elpídio Moreira em suas passagens pelo centro financeiro do Brasil.

Encantado com a recepção e a enorme repercussão do show realizado em primeiro de janeiro na Terra do Lavrador, Agnaldo tem feito questão de falar em Acopiara nos programas que tem participado ultimamente.

Impressionado com a limpeza, estrutura e organização da cidade, ele lembrou de cada detalhe da decoração natalina do Acopiara Cidade Luz. Sempre que pode, ele faz questão de reencontrar alguns amigos conquistados nos seus 48 anos de estrada.

Agnaldo Timóteo recebeu ainda uma caixa de fotografias do seu show na terrinha, presente enviado pelo prefeito Dr. Vilmar em agradecimento ao inesquecível momento vivido pelos acopiarenses em sua companhia. Emocionado, ele promete retornar a Acopiara.

Jibóia de quase dois metros é apreendida em uma casa no município de Quixelô-CE


Criar animais de estimação é uma pratica comum em boa parte do mundo. Gatos, Cachorros, passarinhos e peixes são os preferidos dos donos. Mas, na cidade de Quixelô um agricultor resolveu criar um bicho “diferente” e acabou sendo autuado pela pratica.
Na tarde desta terça-feira (11), policiais militares daquele município foram informados de que o agricultor de iniciais F. de S. da S., de 69 anos, mantinha uma Jiboia dentro de sua residência, localizada na Rua Quatro, bairro Cohab I, criando-a como animal de estimação.
A cobra que era mantida dentro de uma caixa já havia estendido seu perímetro e se encontrava atrás do botijão de gás da cozinha. Os militares apreenderam a serpente de quase dois metros e levaram-na ao IBAMA de Iguatu.
O agricultor foi autuado no Artigo 29 (apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre).

Morre o radialista e publicitário Jason Stone


Morreu na tarde desta terça-feira, 11, em Fortaleza, vítima de infarto fulminante, o advogado, radialista e publicitário Jason Stone. Ele era colaborador da OAB/CE e trabalhou na rádio O POVO.

De acordo o jornalista Claudio Teran, amigo de Jason, ele sentiu-se mal no final da manhã e seguiu para o hospital, mas sofreu o infarto durante o atendimento na unidade hospitalar, por volta das 13h. "Eu estou chocado. Trabalhamos juntos na rádio O POVO. Tínhamos contato diário pelas redes sociais. Ele era culto, talentoso, foi uma perda enorme", lamenta o jornalista.

O velório de Jason ocorre a partir das 13h desta quarta-feira, 12, na funerária Paz Eterna, localizada na avenida Barão de Studart, 2780, bairro Aldeota. Às 15h será realizada missa. Em seguida, o corpo de Jason será cremado, como era de sua vontade.

Ceará é o segundo do Nordeste em indenizações por mortes no trânsito


Em 2013, o Ceará foi o segundo estado do Nordeste e o oitavo do País em número de indenizações por mortes no trânsito, com 2.683 pagamentos, segundo balanço anual do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) divulgado nesta terça-feira, 11. 

Foi uma redução de número de indenizações na comparação com 2012, ano em que quando houve 2807 pagamentos no Estado.

O balanço aponta que o 17,37% das indenizações na região Nordeste aconteceram no Ceará. No cenário nacional, representou 4,90% do total.

Dados nacionais

Em todo o País, de janeiro a dezembro de 2013, foram pagas 633.845 indenizações - um aumento de 25% em relação a 2012.

Casos de invalidez permanente representaram 70% do total, com 444.206 indenizações, 26% maior que no ano anterior.

Despesas médicas (21%) e morte (9%) são as outras categorias, com 134.872 e 54.767 ocorrências, respectivamente.

Os casos de Morte registraram uma redução de 10% em relação ao mesmo período de 2012, e sua participação foi menor na quantidade de indenizações em relação às demais coberturas.

No ano de 2013, a maior incidência de indenizações pagas foi para vítimas entre 18 e 34 anos (50,9%), predominantemente do sexo masculino (40%), mantendo o comportamento observado no mesmo período de 2012.

Dois ex-presidiários foram mortos num intervalo de três dias em Campos Sales-CE


Mais um ex-presidiário foi assassinado a tiros de revólver no município de Campos Sales na região do Cariri. Por volta das 10h30min desta terça-feira Luciomar José de Oliveira, de 36 anos, que residia no Distrito de Quixariu, tombou morto na porta da casa do seu pai no bairro Saquinho daquele município. 

Segundo testemunhas, um homem teria chegado no imóvel chamando por ele. Quando saiu para atender, foi surpreendido com os disparos.

O acusado teria efetuado cinco tiros, mas a vítima que era apelidada por Tetê só foi alvejada com quatro morrendo no local. Segundo a polícia, Luciomar cumpriu pena por tráfico de drogas e era suspeito de envolvimento com roubos e uma tentativa de homicídio tendo deixado a Cadeia Pública de Campos Sales há uns seis meses. A tese inicial é de que a motivação do crime tenha sido vingança ou acerto de contas.

No último domingo, dia 9, o corpo do ex-presidiário José Joaquim de Alencar, de 25 anos, o Dedé, que residia em Salitre, foi encontrado em uma rua do Conjunto Santa Clara no Bairro Guarani em Campos Sales. Ele era acusado do tráfico de drogas, foi morto com um tiro na cabeça e tinha sido um dos que protagonizaram uma fuga em massa da cadeia pública daquela cidade no dia 26 de março de 2011.

Sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta-feira


O concurso 1.573 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira (12), está acumulado em R$ 50 milhões. O sorteio será realizado em Osasco (SP), a partir das 20h25.

Segundo a Caixa Econômica Federal, aquele que acertar as seis dezenas sorteadas, e aplicar o dinheiro na poupança, deve receber R$ 274,8 mil por mês ou R$ 9 mil por dia. Além disso, com o valor é possível comprar uma frota com 416 carros de luxo, ou ainda adquirir 62 imóveis no valor de R$ 800 mil cada.

torcida empurra o Bota a mais uma vitória no Maracanã


A química funcionou novamente. A combinação da torcida em grande número - 32.201 presentes - na arquibancada com o time aguerrido em campo deu ao Botafogo mais uma vitória na Libertadores. Depois do 4 a 0 sobre o Deportivo Quito, o Alvinegro fez 2 a 0 sobre o San Lorenzo, terá-feira, no Maracanã, e estreou com o pé direito na fase de grupos da grupos da Libertadores. Não houve Papa que pudesse mudar este destino.

A equipe só volta a jogar no estádio pela Libertadores no dia 18 de março, contra o Independiente del Valle, já que terá pela frente dois duelos fora de casa: Unión Española, no Chile, dia 26 de fevereiro, e Independiente del Valle, no Equador, dia 12 de março.

Queda de avião militar deixa mais de 100 mortos na Argélia

Um avião militar de transporte caiu nesta terça-feira (11) no leste da Argélia matando as 103 pessoas a bordo, informou a emissora de TV Ennahar.

O avião caiu em uma região montanhosa, na Província de Oum El Bouaghi.

Uma fonte militar informou à agência EFE que o avião caiu em uma área montanhosa, não habitada e de difícil acesso, e acrescentou que nas próximas horas o Ministério da Defesa publicará um comunicado quando for confirmado o número de vítimas. 

O chefe de comunicação da região militar do leste da Argélia, o coronel Lahmani Buguern, declarou à agência oficial argelina APS que no avião, um Hércules C-130, viajavam 103 pessoas, sendo 99 passageiros e quatro tripulantes.