segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dilma tem 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos, aponta Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 52%
- Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.
Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- Aécio Neves (PSDB): 46%
- Dilma Rousseff (PT): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

Certeza do voto

O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum. Veja os números:

Dilma
45% - votariam com certeza
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum
1% - não sabe

Aécio
41% - votariam com certeza
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum
2% - não sabem

Operação Lava Jato: Estadão mostra envolvimento de Eunício Oliveira


O senador e candidato ao governo do Ceará, Eunício Oliveira, seria um dos principais nomes da política envolvidos na Operação Lava Jato. Quem afirma isso é o jornal O Estado de S. Paulo, um dos maiores jornais do Brasil em  matéria especial sobre o esquema de corrupção publicada neste domingo, 19 de outubro.

A operação, coordenada pela Polícia Federal acusa empresas de formar um cartel para lotear grandes licitações públicas no Brasil. A investigação da Polícia Federal aponta que essas empresas doaram R$ 456 milhões aos partidos PMDB, PT, PSDB, PSB, DEM e PP nos últimos sete anos. O esquema não fazia diferenciação de situação e oposição e enviava aos partidos valores fixos todos os meses.

Em delação à Polícia Federal, o ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto da Costa e o doleiro Alberto Youssef confessaram que boa parte desse dinheiro surgiu de esquemas de fraudes em contratos, lavagem de dinheiro e corrupção e inclusive ajudou a bancar as campanhas presidenciais de PT e PSDB nas eleições de 2010.

PT e PSDB receberam juntos 55% do total repassado aos seus partidos envolvidos. Esse dinheiro entrava nos partidos via doação de pessoas jurídicas, estima-se que representavam 36% do total doado às seis legendas entre os anos de 2007 e 2013.

O Estadão também fez um mapa do dinheiro e mostrou que as construtoras fizeram repasses mensais em valores fixos para partidos de situação e oposição. O caso que mais chama atenção é o da Andrade Gutierrez, que foi a empresa que mais doou, ao todo foram R$ 128 milhões aos seis partidos.

Camilo vê frustração de Eunício por não ter sido candidato de Cid

O candidato da Coligação ‘Para o Ceará Seguir Mudando’ ao Governo do Estado, Camilo Santana (PT), lamentou, durante debate realizado, na noite deste domingo, pela TV O POVO, que o adversário Eunício Oliveira (Coligação Ceará de Todos) tenha, nos últimos quatro meses, adotado uma postura de críticas ao atual modelo administrativo do Governo do Estado por não ter sido indicado candidato do Governador Cid Gomes (PROS).

Camilo, que aconselhou Eunício Oliveira a andar mais no interior e nos bairros de Fortaleza para conhecer melhor a realidade das famílias pobres cearenses, condenou a postura do peemedebista que, ao longo de sete anos e meio, manteve aliados em cargos importantes, como Secretaria de Recursos Hidrícos e o secretário adjunto da Segurança Pública e, por não ter sido escolhido o candidato de preferência de Cid Gomes, passou a atacar o Governo.

Eunício afirmou que conhece bem o Ceará, disse que não foi indicado candidato por Cid Gomes porque, se chegasse ao Governo do Estado, não seria um governador dócil. Camilo contra atacou e afirmou que é candidato a Governador após ser indicado por 18 partidos, pelo Governador Cid Gomes, pela presidente Dilma e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Camilo fez um apelo para o adversário Eunício Oliveira aproveitar o espaço para debater propostas e projetos e não atacar. Chegou a lamentar que Eunício esteja desesperado porque, ao invés de discutir propostas, só faz criticar e atacar. Camilo afirmou que, durante o primeiro turno, foi atacado, mas aproveitou o tempo da propaganda de rádio e de televisão para apresentar as propostas para dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Camilo, ao final do debate, disse que, se eleito governador, vai ampliar a rede de saúde do estado, aumentar o número de escolas profissionalizantes, implantação do bilhete único no transporte coletivo da Grande Fortaleza e melhorar a área de segurança.

Menores são presos após tentar assaltar a sede do Totolec Show de Iguatu


Neste sábado, 18, por volta das 19h15min aconteceu uma tentativa de assalto ao prédio do Totolec Show de Iguatu que está localizado na Rua Cel. Virgílio Correia, Nº 42, sala D, Shopping Premier. 

Após a ação criminosa os militares foram ao local e receberam a informação do proprietário do estabelecimento comercial, onde afirmou que, dois homens com uma arma de fogo em punho, entraram no estabelecimento anunciando o roubo, porém desistiram da ação e evadiram-se sem rumo ignorado.

Mas após várias diligências uma viatura da PM conseguiu localizar os suspeitos, no Bairro Lagoa Park, no qual as características descritas pelo proprietário do estabelecimento eram as mesmas.

E na abordagem foram encontrados dois menores de idade, em atitude suspeita, o primeiro trata-se de A. D. DE L., 16 anos com ele foi encontrado um revólver calibre 38, marca Taurus oxidado, com capacidade para seis tiros, com cinco munições intactas e uma deflagrada, o mesmo encontrava-se com o segundo suspeito em uma motocicleta.

J. F. DA S., 16 anos, que conduzia uma motocicleta Honda Pop 100, de cor preta. Os policiais militares apreenderam os suspeitos, a arma e a motocicleta, e apresentaram a autoridade policial, na Delegacia de Polícia Civil Regional de Iguatu para os procedimentos cabíveis.

Homem é encontrado morto com arma na cintura em Iguatu


A Polícia Militar foi informada por volta das 19h00 deste sábado de que um homem teria sido assassinado a tiros em uma rua da Vila Daer, em Iguatu. Ao chegarem ao local, policiais se depararam com um homem no chão já sem vida.

Os agentes não encontraram nenhuma documentação que pudesse identificar a vítima e com a chegada da Perícia Forense, descobriram que ele portava um revólver calibre 38 da marca Taurus na cintura, assim como uma moto YBR Factor de cor preta e sem placa próximo ao seu corpo.

A arma tinha seis munições, todas intactas que foram encaminhadas junto com a motocicleta para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Carro parte ao meio em acidente em Aquiraz-CE


Duas pessoas morreram e outra ficou ferida em acidente grave registrado na tarde de ontem no km 7 da rodovia CE-350, no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um automóvel modelo Volkswagen Gol, de placas HUF 0170, supostamente em alta velocidade, teria sobrado em uma curva e colidido com um poste.

Vítimas

Por conta do impacto, o carro acabou partindo ao meio. Dois passageiros morreram de imediato no local do acidente e um terceiro ficou ferido, sendo levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Horizonte, também na RMF.

Por conta dos ferimentos, a terceira vítima teve de ser, em seguida, encaminhada ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

O motorista do veículo fugiu e ainda não foi identificado pela Polícia. Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi direcionada ao local.

Pistoleiro ´Courinhas´ será julgado nesta segunda em Fortaleza-CE


José Enilson Couras, o ´Courinha´, pistoleiro acusado de participação em dezenas de crimes de homicídio no Ceará e no Piauí, vai a julgamento nesta segunda-feira, no Fórum Clóvis Beviláqua, por mais um assassinato a ele atribuído.

O crime em questão é a morte de Francisco Francinildo Fernandes da Silva, ocorrido em 9 de outubro de 1986. Na ocasião, a vítima foi alvejada com dois disparos de arma de fogo num bar localizado na rua do Cruzeiro, em Iguatu, a 380 quilômetros da Capital. Silva, antes de morrer, teria identificado ´Courinhas´ como autor dos disparos.

De acordo com relatos da época, o acusado se aproximou da vítima em seu carro, um veículo Del Rey, com os faróis apagados, e realizou dois disparos. O crime aconteceu pela madrugada. Francinildo identificou seu executor a testemunhas e faleceu pouco depois de ser baleado.

Temido

Apesar do homicídio ter acontecido na cidade do centro-sul cearense, o julgamento será em Fortaleza, uma vez que foi pedido pelo Ministério Público (MP) o desaforamento, isto é, o deslocamento do processo para outra comarca, alegando que o acusado poderia amedrontar os jurados da cidade de origem. Se obtiver a pena máxima, José Enilson poderá ser condenado a trinta anos de prisão.

José Enilson já foi julgado e condenado por outros homicídios. Em 2009, foi apenado pela morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, o ´Castelinho´. O crime teria sido cometido a mando do coronel PM José Viriato Correia Lima, do Piauí.

Em fevereiro de 2010, ´Courinhas´ foi condenado a 15 anos por ter assassinado, em 1996, o comerciante Sinval Correia Braga, no município de Jucás, localizado a 407 quilômetros de Fortaleza. Em agosto daquele ano, foi punido com 14 anos de prisão pela morte de Manoel Cândido Diniz, em 1983.

Alguns dos crimes teriam sido executados para que os envolvidos pudessem se apossar de seguro de vida feitos pelas vítimas, que eram parentes dos assassinos apontados.

Aécio e Dilma amenizam o tom e discutem propostas em novo debate


Os candidatos a presidente Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram críticas em debate na noite deste domingo (20) na TV Record, mas privilegiaram a discussão de propostas e amenizaram o tom agressivo dos dois confrontos anteriores do segundo turno, o do SBT, na última quinta (16), e o da TV Bandeirantes, na terça (14). 

Durante todo o debate, eles se trataram por "candidato" ou "candidata", sem se dirigirem um ao outro pelos nomes. Aécio chegou a afirmar, logo na primeira questão formulada a ele por Dilma, sobre o Supersimples: "Agradeço a qualidade da sua primeira pergunta". Em seguida, os dois presidenciáveis passaram a fazer acusações um ao outro, mas dentro de questões que abordaram temas de governo.

Ao perguntar sobre violência, Aécio disse que a rival "tem problemas com números".
Sobre direitos trabalhistas, Dilma questionou o tucano sobre supostas "medidas impopulares" que tomaria se eleito. Ele respondeu falando em demissões na indústria de São Paulo, apontando os "piores" números de crescimento econômico.

O tucano lembrou falas anteriores da petista de que a inflação está sob controle, mas perguntou por que países vizinhos crescem mais com inflação menor. "A inflação está aí", disse Aécio. "Vocês sempre gostaram de plantar inflação para colher juros", respondeu Dilma.

Em diferentes momentos do debate, os dois divergiram sobre a paternidade de programas sociais. Dilma se referiu ao "meu Bolsa Família". "Não faça isso. O Bolsa Família não é seu", retrucou o candidato. Dilma disse que Aécio questiona algo que "o mundo reconhece".

Quando debateram sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Dilma afirmou que o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) proibiu a construção de escolas técnicas. "Não consigo entender essa obsessão de ter um programa para chamar de seu. O seu governo não inventou as escolas técnicas", disse Aécio.

O tucano questionou Dilma sobre a Petrobras. Neste sábado, ela admitiu que houve desvios de recursos na empresa. Ele quis saber se a candidata confia no tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, que teria obtido recursos para campanhas do partido por meio da empresa.

"Da última vez que um delator denunciou alguém do seu partido, no caso do metrô e dos trens, o senhor disse que não confiava na palavra de um delator", afirmou Dilma. "Se a senhora acha que houve desvios, a senhora está confiando na palavra do delator. Por que ao longo desses anos não se tomou providência?", indagou o tucano.