terça-feira, 22 de setembro de 2015

TRE-CE começa distribuição de urnas para as eleições dos Conselhos Tutelares

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já realiza os últimos preparativos para as eleições dos Conselhos Tutelares em 178 municípios do Ceará, marcadas para o próximo dia 4 de outubro. O TRE-CE cederá as urnas eletrônicas e dará todo o suporte aos integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, com orientações sobre todas as etapas da eleição.

O presidente do TRE do Ceará, desembargador Abelardo Benevides Morais, e o diretor geral do tribunal, Hugo Pereira Filho, estiveram na última quarta-feira, 16/9, no Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas da capital, acompanhando o trabalho final de carga nas UEs e o início da distribuição das urnas para o interior do estado, que deverá prosseguir até o dia 25 de setembro. Em Fortaleza, as urnas serão entregues na véspera do pleito, 3 de outubro.

A Seção de Apoio às Eleições (SECAE) está a frente dos trabalhos. Quinze servidores da Justiça Eleitoral foram responsáveis pela inserção dos dados dos eleitores, candidatos, locais de votação e de seções. No período de 31/8 a 4/9, aconteceram as cerimônias de verificação das fotos dos candidatos e de entrega das urnas de treinamento. Para a eleição do próximo dia 4 de outubro, foram disponibilizadas 4.022 urnas eletrônicas, incluídas as de contingência. Serão instaladas 3.036 sessões no dia da eleição, cerca de 1/6 das sessões que funcionarão nas eleições municipais do próximo ano, por exemplo.

Mas, de acordo com a chefe da SECAE, Lorna Vidal, “tendo em vista que as eleições para os conselhos tutelares abrangem todo o eleitorado de cada município, há necessidade de envolvimento de muitos servidores da Justiça Eleitoral para que o planejamento possa ser realizado com sucesso, mesmo porque todos os cartórios eleitorais prestam enorme colaboração, executando as atividades de treinamento de mesário e apoio técnico no dia da eleição”.

Apreensão de drogas no Ceará aumenta 49% nos oito primeiros meses do ano

Ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar do Estado do Ceará, de janeiro a agosto de 2015, em combate ao tráfico de drogas no Estado já resultaram na apreensão de 2,23 toneladas de entorpecentes. O número é 49% maior em relação à quantidade apreendida no mesmo período do ano passado.  Em 2014, o número foi de pouco mais de 1,5 tonelada.

Juntos, os policiais civis e militares apreenderam 1.907,31 quilos de maconha, 213 quilos de cocaína, além de 117,69 quilos de crack. Totalizando 2.238,00 quilos de drogas retirados de circulação. Em igual período em 2014, foram apreendidos 980 quilos de maconha, 94,27 quilos de crack e 427,81 quilos de cocaína, resultando em 1.502,08 quilos apreendidos. O comparativo do período registra aumento de 49% nas apreensões.

Para o diretor da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), delegado Sérgio Pereira, o crescimento nas apreensões é resultado, entre outras iniciativas, da integração entre policiais civis e militares. “O trabalho de inteligência que é desenvolvido é outro motivo para esse incremento. As ações realizadas estão desarticulando grupos criminosos responsáveis por este crime no Estado”.

O trabalho realizado pela DCTD também resultou na apreensão de drogas sintéticas. Este ano – até o mês de agosto, as ações de combate ao tráfico de drogas sintéticas resultaram nas apreensões de mais de 3,4 mil comprimidos de ecstasy, além de 2.115 selos de LSD e 165 pontos de NBOMe. Drogas como GHB e Ktamina, antes desconhecidas no Ceará, também foram apreendidas.

Paciente candidato a 1º transplante de cabeça diz estar confiante


O russo Valery Spiridonov, o primeiro homem que se candidatou a ter a cabeça transplantada para um novo corpo, afirmou à Agência EFE que não tem pressa para entrar na sala de cirurgia, embora acredite que tudo estará pronto para a operação até dezembro de 2017, conforme anunciou o neurocirurgião italiano Sergio Canavero.

"Lido com este tema com bastante tranquilidade, à espera que a data seja confirmada. Não me importa onde ou quando, não tenho pressa. O que me importa é a confiabilidade do procedimento", declarou o voluntário, de 30 anos.

Spiridonov sofre de uma atrofia muscular espinhal chamada síndrome de Werdnig-Hoffmann, uma grave doença genética degenerativa que o impede de movimentar todos os membros, salvo as mãos e a cabeça.

O controverso neurocirurgião Canavero, duramente criticado pelos colegas de profissão, garante que desenvolveu uma técnica que permitiria unir a cabeça do paciente a outro corpo saudável, doado por um indivíduo que teve morte cerebral.

Canavero anunciou no início de setembro que a cirurgia será realizada no fim de 2017 na Universidade Médica de Harbin, na China.