terça-feira, 27 de julho de 2010

Ciro Gomes faz as pazes com o deputado estadual José Ilo e com o prefeito de Iguatu Agenor Neto


O deputado federal Ciro Gomes visitou na manhã de hoje, em Iguatu, o deputado estadual José Ilo e o seu filho, Agenor Neto. O encontro foi na residência do prefeito localizada no Cocobó. Ciro Gomes veio exclusivamente a este município fazer as pazes com os dois. 

Segundo o próprio Ciro, desde 1998, nas eleições para presidente, ficou um mal entendido entre os três e que precisava ser esclarecido. 

Além dos pedidos de desculpas, Ciro Gomes aproveitou o ensejo para agradecer ao prefeito iguatuense pelo apoio dispensado ao irmão Cid Gomes que é candidato a reeleição para governador e ao deputado estadual Zezinho Albuquerque também candidato a reeleição.

Ciro Gomes disse ter ficado impressionado com a administração de Agenor Neto. Sobre o Agente do Bem, programa implantado pela Prefeitura de Iguatu, Ciro Gomes disse que vai levar a ação como modelo para outros municípios e para o restante do país. 

Crédito cresce 8% no semestre e é recorde

O crédito bancário bateu novo recorde no primeiro semestre de 2010. De acordo com o Banco Central, o estoque de empréstimos cresceu 8% no período e chegou a R$ 1,53 trilhão.

O aumento foi de 2% em relação a maio e de 19,7% em 12 meses. O valor representa 45,7% do PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país em um determinado período).

A taxa média de juros caiu pela primeira vez em três meses, de 34,9% para 34,6% ao ano. Para pessoas físicas, recuou para 40,4% ao ano (-1,1 ponto percentual). Para empresas, avançou pelo segundo mês, de 26,9% para 27,3% a.a..

De acordo com o BC, o aumento dos financiamentos continua sendo puxado pelos empréstimos com recursos subsidiados, principalmente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para empresas e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e poupança para a casa própria.

O crédito com recursos livres (sem subsídio) para pessoas físicas cresceu 7,6% no ano, enquanto os empréstimos para empresas subiram 5,6%.

Os empréstimos com subsídio avançaram 11,3%, sendo 10,5% no BNDES e 21,4% na habitação.

Com isso, os bancos públicos continuaram na liderança do crescimento, com um aumento de 10% na sua carteira, acima dos 8,2% dos bancos nacionais privados e dos 3,7% dos estrangeiros que atuam no país.

Com isso, os bancos públicos continuaram na liderança do crescimento, com um aumento de 10% na sua carteira, acima dos 8,2% dos bancos nacionais privados e dos 3,7% dos estrangeiros que atuam no país.

JUROS E INADIMPLÊNCIA

A queda no juros se deu em todas as modalidades pesquisadas pelo BC no semestre, com exceção do cheque especial, que subiu para 165,1% ao ano (+6 pontos).

No mês, houve recuo de cerca de 1 ponto percentual na taxa do crédito pessoal (42% a.a.) e veículos (23,6% a.a.).

A taxa de captação dos bancos ficou praticamente estável no semestre. O "spread" bancário caiu 0,4 ponto, para 23,5 pontos percentuais.

A inadimplência (atrasos acima de 90 dias pelo conceito do BC) recuou de 5,1% para 5,0% de maio para junho, menor nível desde março do ano passado.

Para pessoas físicas, recuou para 6,6% (-1,1 ponto percentual no semestre), para empresas caiu ara 3,6%, pouco abaixo dos 3,8% verificados no final de 2009.

Fonte Folha.com

Brasileira é encontrada morta a facadas em Milão, diz imprensa

Uma brasileira de 45 anos foi encontrada morta na segunda-feira (25) em um apartamento em Milão, segundo a imprensa local. O consulado do Brasil em Milão informou que recebu a notícia e está averiguando a veracidade e a identidade da vítima.


O corpo foi achado por um bombeiro chamado pelos vizinhos, preocupados com o cheiro ruim que emanava do apartamento, na Rua Salvioni.

A mulher estava entre a cama e a parede do quarto, com roupas de baixo, com ferimentos no abdôme e na perna.

Ela era natural de Londrina (PR) e estava legal no país, segundo as autoridades.

O corpo estava em avançado estado de decomposição, e os vizinhos supeitam que ela estivesse morta pelo menos havia dez dias.

A pouca distância do corpo, havia uma faca de cozinha com uma lâmina de cerca de 30 centímetros.

O apartamento estava trancado pelo lado de fora, e as chaves não foram encontradas.

G1

Avião é assaltado em aeroporto em Caruaru

Um avião foi assaltado, na noite desta segunda-feira (26), no Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru (PE), segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal.

De acordo com boletim de ocorrência da Polícia Militar, o avião iniciava o procedimento de decolagem quando foi abordado por um veículo com homens armados. Os homens anunciaram o assalto e levaram malotes com documentos e cheques que seriam transportados pelo avião.

A polícia ainda não informou a quantia

Feira do empreendedor reúne peças artesanais


Iguatu. No segundo sábado de cada mês, a Praça da Matriz de Senhora Sant´Ana, nesta cidade, transforma-se num espaço de comercialização de produtos artesanais. É a Feira do Empreendedor, promovida pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo e pela Secretaria de Cultura do Município. Além da venda e exposição de peças, música ao vivo, com animação de grupos de artistas locais. A primeira edição do evento foi marcada por êxito.

A Feira do Empreendedor vai prosseguir em agosto. "É mais um espaço para comercializar e expôr os nossos produtos artesanais", disse a artesã Marli Paracampos. "Mesmo que as vendas sejam reduzidas, o evento proporciona a divulgação das peças que produzimos e podem ocorrer vendas posteriores".

Na primeira edição, professores da Escola de Música Popular de Iguatu Humberto Teixeira, animaram a noite no espaço do empreendedorismo. A dupla Helinho Gomes, no teclado, e Leonardo Lima, voz e violão, encantaram a plateia com música de boa qualidade de repertório da MPB, no palco que encantou todos os presentes numa noite agradável.

O fotógrafo e repórter Wandemberg Belém ressaltou a qualidade do artesanato local e adquiriu uma peça de decoração. "O movimento poderia ser melhor de comercialização, mas é o começo e acredito na viabilidade do projeto", disse. "Os artesãos sempre enfrentam dificuldades e, por isso, precisam de espaço de divulgação de seus trabalhos".

Atrativos

A ideia é atrair os moradores da cidade para um momento de lazer, com música ao vivo de bom gosto e qualidade, na Praça da Matriz, que é um dos principais atrativos urbanos de passeio público e de alimentação.

No entorno, há lanchonetes e pizzarias. Centenas de jovens movimentam a área, principalmente no período de férias escolares. Na feira, os consumidores encontram peças variadas, de tecido, madeira e também produtos reciclados.

Artigos de cama, mesa, redes, bordados, toalhas, jogo americano, guardanapos, almofadas, confecções, brinquedos educativos, porta-joias e peças em biscuit. Artigos utilitários e decorativos multicoloridos fascinam a clientela e se transformam em objetos de desejo.

O evento é promovido em parceria entre as Secretarias do Trabalho e Empreendedorismo e a de Cultura. O técnico da Secretaria de Cultura, Michel Prudêncio, disse que o projeto une música ao vivo e incentivo à comercialização de artigos de artesanato, com o objetivo de proporcionar lazer
 
Onório Barbosa

Prefeitos tucanos insistem em votar em Cid

Mesmo com o esforço do senador Tasso Jereissati (PSDB) em unir o partido em torno da campanha de Marcos Cals (PSDB) ao Governo do Estado, uma parcela “arredia” do partido ainda insiste em apoiar a reeleição de Cid Gomes (PSB) ao Palácio Iracema.

Ontem à noite, quatro prefeitos da região do Cariri participaram de reunião com Tasso, em Fortaleza – oportunidade que alguns tiveram de confirmar que, apesar da candidatura tucana, é em Cid que irão votar.

“A gente falou pro senador que nossa intenção é ficar com o governador. Meu compromisso é com ele. Tá todo mundo recebendo obra nos seus municípios e jamais podemos prejudicar nossas comunidades por conta de brigas do partido”, admitiu um dos tucanos presentes no encontro, que pediu para não ser identificado. Os demais preferiram não se manifestar.

razidos à Capital pelo chefe do Executivo do Crato, Samuel Araripe – um dos articuladores de Tasso no Cariri –, os prefeitos Dorival de Oliveira, de Altaneira; Germano Correia, de Araripe; Evanderto Almeida, de Assaré e Afonso Domingos Sampaio, de Nova Olinda, teriam, no entanto, prometido se engajar na campanha de Tasso ao Senado.

Conforme disse a fonte ao O POVO, o senador demonstrou tranquilidade diante da preferência política dos correligionários em relação ao nome de Cid. “O partido é responsável por isso. Até o início de maio, era todo mundo aliado”, avaliou o prefeito.

Questionado sobre possíveis ameaças de represália ou expulsão do PSDB, o prefeito disse: “Se isso vier a acontecer, eu mando às favas”, avisou.

Rotina

De acordo com a assessoria de imprensa de Tasso, a reunião de ontem não foi convocada para tratar, especificamente, do comprometimento dos prefeitos com a campanha de Cals no Interior, mas para discutir, como de rotina, os “três eixos” da corrida eleitoral deste ano: Governo do Estado, Senado e Presidência da República. (colaborou Amaury Alencar)

o povo

CGU fiscalizará prefeituras de Crateús, Pacujá e Beberibe

Três municípios cearenses receberão a visita de equipes de inspeção da Controladoria Geral da União (CGU): Crateús, Pacujá e Beberibe. Eles foram sorteados na 33ª rodada do programa de auditorias do órgão sobre gestão municipal. Nesse trabalho, os auditores conferem se os gestores municipais estão aplicando com regularidade os recursos federais, bem como avaliam os impactos sociais.

Os municípios mais atingidos pelas enchentes ocorridas há um mês, nos estados de Pernambuco e Alagoas, foram retirados do sorteio. Neles, a CGU fará um trabalho especial de acompanhamento da aplicação dos recursos recebidos a título de ajuda para reconstrução das áreas afetadas.

Esses municípios são: Murici, Quebrângulo, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares, em Alagoas; e Água Preta, Barra de Guabiraba, Barreiros, Catende, Correntes, Cortês, Jaqueira, Maraial, Palmares, Primavera, São Benedito do Sul e Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

Os sorteios da CGU são realizados a cada três meses e, nessa segunda-feira o órgão definiu 60 municípios de 24 Estados.

Criança de dois anos é assassinada com tiro na cabeça no Crato

Uma criança de dois anos foi assassinada com um tiro na cabeça, nesta segunda-feira, 26, no município do Crato, Região do Cariri. O crime aconteceu depois que a residência da vítima foi invadida por três homens armados, que, segundo a Polícia, estariam tentando executar o pai da criança, identificado como Cícero Fernando da Silva, 28.

De acordo o policial civil Ferreira, um dos responsáveis pelo caso, os três homens arrombaram a porta da casa da vítima, no sítio Cobras, e já entraram efetuando vários disparos contra o pai da criança. Após ser lesionado com dois tiros, um na perna e outro no ombro, Cícero conseguiu reagir à ação, mas um dos acusados acabou efetuando um disparo contra Maria Amanda da Silva, de apenas dois anos.

A criança foi atingida na testa e foi socorrida pela mãe, identificada como Maria Selma da Silva, na localidade de Vila São Bento, próximo ao local do crime. Maria Amanda não resistiu ao ferimento e morreu no local. Já o pai da criança foi encaminhado ao Hospital São Francisco, no município do Crato, e encontra-se em estado estável.

Ainda segundo o policial Ferreira, a Polícia Civil já elucidou o caso e tem a identidade dos três acusados, que teriam cometido o crime por vingança. Os homens teriam sido contratados por um dono de revenda de veículos que acusou o pai da criança de ter praticado um furto. Um dos responsáveis pelo crime, Carlos Roberto de Freitas, foi capturado com um revólver e nove cartuchos. Ele está detido na delegacia do Município.

Caso Bruce: Comissão de Direitos Humanos quer indenização do Estado para a família

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, reginal do Ceará, (OAB/CE) vai acompanhar o processo de investigação relativo à morte do jovem Bruce Cristian, ocorrida no último domingo, 25, quando ele acabou atingido por um tiro disparado pelo policial Yuri da Silveira, do Ronda do Quarteirão, no bairro Dionísio Torres.


Fernando Férrer informou, nesta terça-feira, 27, que a Comissão também deverá entrar com pedido de indenização contra o Estado. “A gente sabe que isso jamais vai consolar e aliviar a dor da família, mas é um dever cobrarmos do Estado”, explicou.

Para ele, o episódio mostoru que algo vai muito mal no quesito preparo dos policiais do Ronda do Quarteirão. Férrer lembrou quea Comissão de Direitos Humanos da Ordem já acompanha o caso do abuso nos treinamentos desses policiais, o que foi denunciado em filmagens veiculadas até na mídia.

Enterro de adolescente morto por policial é marcado por comoção e revolta

Cerca de 200 pessoas acompanharam, na tarde desta segunda-feira, 26, o sepultamento do corpo do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, 14, morto com um tiro na cabeça disparado por um policial militar do programa Ronda do Quarteirão, neste domingo.

O enterro aconteceu no cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba, Região Metropolitana de Fortaleza, e foi marcado por clima de comoção, revolta e clamor por justiça.

Os pais do adolescente não conseguiram acompanhar o enterro do filho. Já a irmã de Bruce, a estudante Letícia de Souza Oliveira, de 13 anos, tentou fazer um discurso sobre o adolescente, mas também não conseguiu.

Pai do adolescente critica abordagem policial

“Esse Ronda do Quarteirão é uma tremenda farsa. A princípio ele poderia até ser uma ideia boa. Mas depois virou bagunça”, desabafou nesta segunda-feira, 26, em entrevista à TV Diário, Francisco das Chagas de Oliveira, 37, pai do adolescente morto por um policial do programa Ronda do Quateirão, após abordagem neste domingo, 25.

O técnico de refrigeração relatou como ocorreu a ação que terminou com a morte do filho Bruce Cristian de Souza Oliveira, 14, e afirmou que o policial que efetuou o disparo contra a cabeça do adolescente já saiu da viatura com a arma apontada para a vítima.

“Esse é o pessoal qualificado que tem? Que sai correndo de uma viatura com uma arma na mão e atira contra uma pessoa indefesa? Se não tem preparo nem para abordar um cidadão, imagine um marginal”, desabafou.

Comando do Ronda abre procedimento para apurar o caso

O comandante do Programa Ronda do Quarteirão, coronel Werisleik Matias, anunciou, nesta segunda-feira, 26, durante coletiva no Quartel General da Polícia Militar, em Fortaleza, a abertura de um procedimento administrativo para apurar o caso do adolescente Bruce Cristian de Souza Oliveira, de 14 anos, morto com um tiro na nuca disparado por um policial do Ronda do Quarteirão na tarde deste domingo, 25.

O procedimento administrativo, de acordo com o comandante do Ronda, deve durar 45 dias. O policial Yuri Silveira, autor do disparo, está recolhido ao Batalhão Comunitário.

O sepultamento do corpo do adolescente, previsto para as 10 horas, no cemitério do Bom Jardim, foi adiado.O enterro acontece no cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba, em horário ainda não definido. O adolescente está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus, no Conjunto Timbó.

O crime ocorreu no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com Padre Valdevino quando, segundo a Polícia, o pai foi orientado a parar a motocicleta, mas não obedeceu. O pai do jovem trabalhava com conserto de refrigeradores e retornava de um serviço com o filho. O caso ganhou repercussão nacional.

o povo

Iguatu envia duas toneladas de donativos para os desabrigados de AL e PE


A Campanha ‘Gol de Solidariedade”, desencadeada em Iguatu por órgãos públicos, organizações não-governamentais, igreja católica e diversas entidades privadas, enviou nesta semana, 21, para os desabrigados dos dois estados, 2 toneladas de donativos, entre alimentos não perecíveis, cestas básicas, água mineral, roupas, calçados e material de limpeza.

A saída dos caminhões com doações, do Centro Diocesano, foi acompanhada pelos militares do Corpo de Bombeiros, “ foi uma campanha de sucesso onde em apenas uma semana o povo de Iguatu conseguiu arrecadar duas toneladas de donativos para as vítimas dos chuvas em Pernambuco e Alagoas, parabéns ao nosso povo que fez a sua parte” disse o Comandante do Corpo de Bombeiros,Major Freitas.

Os caminhões com os donativos foram encaminhados para Fortaleza onde todo o material foi entregue a Defesa Civil do Ceará que em seguida será encaminhado para a Cruz Vermelha em Pernambuco que fará a distribuição dos materiais, “ este foi o procedimento que nos foi repassado pelo comando da Defesa Civil, todas as doações estão passando pelo mesmo processo, já que fazer a entrega nos locais de risco é algo que está proibido devido aos saques que estão acontecendo” declarou o representante do Corpo de Bombeiros.

O empresário Zenir foi quem doou os caminhões para o transporte dos donativos, “ ficamos sabendo das dificuldades em levar as doações para os desabrigados e imediatamente colocamos a disposição os nossos caminhões para levar as doações até a Defesa Civil em Fortaleza, fico feliz em ver que o povo iguatuense mais uma vez demonstrou o bom coração que possui” afirmou.

Saibam mais detalhes sobre a campanha no Jornal O Popular que estará nas Bancas de Revistas em Iguatu, Orós, Icó, Acopiara, Solonopole e Juazeiro do Norte.

Homem é suspeito de matar bebê de dois anos no colo da mãe na zona norte de São Paulo

Um bebê de dois anos foi morto enquanto estava no colo de sua mãe, na noite de segunda-feira (26), na zona norte de São Paulo. O crime ocorreu na rua Floriano de Godoy, próximo ao nº 290, no Jardim Brasil. Uma moradora da via também foi baleada, mas não corre risco de morte. O suspeito de ser autor dos disparos foi preso em flagrante.

De acordo com policiais da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar, o suspeito é um pedreiro de 47 anos que estava inconformado com o término do relacionamento com a amante, uma jovem de 22 anos, que morava em um apartamento alugado pelos pais da criança assassinada.

Segundo informações da polícia, a amante terminou o relacionamento após descobrir que o pedreiro era casado. Na manhã de segunda-feira, o suspeito discutiu com a moça no posto de gasolina onde ela trabalha, mas não conseguiu reatar.

À noite, ele foi novamente à sua procura, em sua casa, e não a encontrou. No local, ele avistou a proprietária do imóvel e segurando um bebê próximo à entrada da casa. O pedreiro desceu de seu carro, sacou o revólver e atirou em direção da moça, atingindo a nuca e as pernas da criança.

Outra moradora que estava próxima à cena foi alvejada por um tiro no tórax. O menino de dois anos foi encaminhado ao pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia, em estado grave e morreu.

A segunda vítima foi encaminhada ao Hospital São Luiz Gonzaga, e não corre risco de morte. Ele fugiu do local, mas foi localizado em sua casa, na Vila Zilda, onde foi preso.

Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38. A ocorrência foi registrada no 9º Distrito Policial (Carandiru).

Mulher traída é condenada a indenizar amante do marido

Uma mulher foi condenada a pagar R$ 12,5 mil de indenização por danos morais e materiais à amante do marido. A decisão foi tomada pela 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em julgamento de recurso contra sentença de primeiro grau interposto pelo casal.

O caso ocorreu entre 2004 e 2005, em Caxias do Sul, na serra gaúcha. A autora da ação narrou que foi ludibriada pelo homem e que rompeu o relacionamento quando descobriu que ele era casado.

Além disso, enfrentou situação constrangedora quando a mulher do ex-amante invadiu seu local de trabalho para agredi-la física e moralmente, culpando-a pelo relacionamento extraconjugal do marido, fato que acabou provocando sua demissão.

A desembargadora Marilene Bernardi, relatora do recurso, considerou que "a ré deve ser responsabilizada pelos atos resultantes de seu descontrole ao descobrir a traição do marido" e que, "por mais que estivesse se sentido ofendida pelas atitudes da demandante, jamais poderia tê-la procurado em seu ambiente laboral, expondo de forma desarrazoada a vida privada da apelada".

Homem é esmagado por rolo compressor e morre

Um operário da Prefeitura do Rio de Janeiro, identificado como Cídio Marques Gama, de 60 anos, morreu, por volta de 3h desta terça-feira (27), ao ser atropelado por um rolo compressor na avenida Ayrton Senna, próximo ao terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

Segundo policiais da Delegacia da Barra, ele trabalhava na Operação Asfalto Liso, que faz a manutenção do asfalto das ruas e avenidas da cidade, quando foi atingido pelo equipamento dirigido por outro operário, cujo nome não foi divulgado.

O operário que dirigia o rolo compressor foi liberado após prestar depoimento e responderá por homicídio culposo.

r7

Menino de 4 anos morre após se esconder em máquina de secar

Um menino britânico de 4 anos foi encontrado morto dentro de uma máquina de secar após supostamente ter tentado se esconder numa brincadeira de esconde-esconde com os irmãos adolescentes.

A polícia foi chamada na manhã da segunda-feira à casa da família, em Ashbourne, no centro da Grã-Bretanha, para investigar o sumiço do garoto, que estava brincando no jardim de casa.

Uma busca foi iniciada na região, incluindo helicópteros da polícia, mas menos de uma hora depois a própria mãe encontrou Sonny Gibson fechado dentro do aparelho, já sem vida.

Não se sabe ainda se o menino morreu sufocado ou se a máquina foi ativada com ele dentro.

Segundo vizinhos ouvidos pela mídia britânica, a mãe do menino teria saído para fazer compras e deixou Sonny sob os cuidados dos meio-irmãos adolescentes, filhos de outro casamento.

O menino teria então conseguido entrar na máquina de secar e fechá-la por dentro, sem que ninguém percebesse.

BBC

Avião cargueiro cai em aeroporto da Arábia Saudita


Um avião de carga da companhia aérea alemã Lufthansa caiu nesta terça-feira (27) no aeroporto rei Khaled de Riad, informou a televisão estatal saudita 'Al Ejbariya'.

A reportagem não deu detalhes sobre as circunstâncias do ocorrido nem sobre eventuais vítimas.

O acidente aconteceu durante a aterrissagem da aeronave, que, no contato com o solo, se partiu em dois, indicou a 'Al Arabiya', um canal de televisão via satélite de capital saudita e com sede em Dubai.

Um pouco antes da aterrissagem, saía fumaça do avião, acrescentou a 'Al Arabiya', assinalando que equipes de bombeiros tentavam controlar o incêndio no local.