quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Comissão aprova na Câmara distribuição de filtro solar pelo SUS

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta quarta-feira, um projeto de lei, do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer, gratuitamente, protetor solar para pessoas carentes. As informações são da Agência Câmara.

Por enquanto, segundo Neto, se ninguém recorrer, o projeto será encaminhado para o Senado.

Neto afirmou que é importante prevenir doenças cancerígenas e, assim, o governo evita gastos na cura dessas doenças. De acordo com o deputado, muitos trabalhadores que ficam expostos ao sol apresentam câncer de pele. "A justificativa é prevenir", disse Neto.

Gêmeas siamesas de 10 meses se recuperam após separação

Duas gêmeas siamesas que eram grudadas pela parte superior do corpo foram separadas em São Paulo durante uma cirurgia delicada que durou 12 horas. O procedimento ocorreu na semana passada, e há nove dias as irmãs de 10 meses estão separadas. Elas se recuperam bem.

Segundo os médicos, a cirurgia que separou Kauany e Keroly foi um sucesso. Mais confiante, a mãe delas comemora o progresso. “Elas dormiram bem também, não deram febre de noite. Cada melhora qualquer gesto que a gente acha que está melhor, a gente fica mais tranquila”, contou Selma Gonçalves Maurício Miranda.

A recuperação depois da cirurgia delicada é mais um passo em uma caminhada cheia de obstáculos. As gêmeas estavam unidas pela parte superior do corpo. Primeiro, os médicos separaram a membrana que envolvia os corações das meninas. Depois, separaram fígado, intestino grosso, aparelhos urinários e os órgãos reprodutores das duas. Por último foi separada a parte óssea e muscular.

Já separadas, elas foram levadas para salas diferentes. Cada uma foi operada por uma equipe médica. “A nossa avaliação da cirurgia foi boa, trabalhosa, porém muito boa. Felizmente passaram a fase inicial de pós-operatório. Saíram da UTI, agora estão numa fase de longa recuperação pós-operatório, que eu diria de alguns meses, até nós termos a cicatrização dessas estruturas todas”, explicou o médico Uenis Tannuri, do Instituto da Criança.

“Com fé em Deus a gente vai conseguir de novo, porque agora é como a elas tivesse nascido de novo né?”, disse a mãe das meninas. Ainda não há previsão de alta para as meninas.

Criança dispara e mata irmão gêmeo por acidente em Carnaubal

Uma criança de 7 anos morreu, após ser atingida por um disparo acidental.

O tiro foi efetuado pelo irmão gêmeo da vítima. O caso aconteceu nesta terça-feira (07), na cidade de Carnaubal, na serra da Ibiapaba.

A espingarda usada pelo irmão era de propriedade do pai das crianças e estava num local de fácil acesso.

O pai da vítima ia sair para caçar, quando um dos filhos conseguiu pegar a arma. Segundo a polícia, o pai das crianças vai responder por homicídio culposo - quando não há intenção de matar.

O caso está sendo investigado pela delegacia de São Benedito.

Três brasileiros foram diagnosticados com vírus asiático

Uma nova doença proveniente do Sudeste Asiático acaba de ser identificada no Brasil: a chikungunya. É transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti, e causa febre alta e dores muito fortes nas articulações, que podem durar até seis meses, mas não é tão fatal quanto a dengue. Até agora, exames confirmaram a presença do vírus em três brasileiros que contraíram a enfermidade no exterior.

O primeiro caso confirmado, em 25 de agosto, foi de um surfista do Rio de Janeiro, de 41 anos, que esteve na Indonésia. O segundo caso, um homem de São Paulo, com 55 anos, que também esteve na Indonésia, foi diagnosticado em 29 de setembro. O terceiro caso, confirmado dia 3 de dezembro, é de uma mulher. Ela tem 25 anos, mora em São Paulo e viajou para a Índia. Eles entraram no Brasil infectados pelo vírus. Esta é a primeira vez que a presença da chikungunya é confirmada no país.

A contaminação assusta porque acontece por meio do mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti. O número de casos de dengue explodiu neste ano, o que indica uma proliferação do inseto. Até dezembro foram registrados 936.260, mais que o dobro de 2009. O Aedes albopictus, transmissor da febre amarela, também pode contaminar seres humanos com a chikungunya.

O professor Pedro Tauil, do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília, integra equipe do Ministério da Saúde que investiga a o vírus e esclarece que não há motivo para alarde, já que os casos graves da doença asiática são bem mais raros que os de dengue.

A atenção com o mosquito da dengue deve ser redobrada. Os cuidados para combater a chikungunya são os mesmos para impedir a proliferação da dengue.

Na segunda-feira, 6 de dezembro, a equipe do Ministério da Saúde responsável por adotar medidas de prevenção à chikungunya fez uma reunião para discutir quais ações serão adotadas. Representantes das sociedades brasileiras de Reumatologia, Pediatria, Geriatria e Clínica Médica estiveram presentes.

Sintomas

Segundo o professor, as dores articulares causadas pela doença são tão intensas que deixam as vítimas encurvadas. Tanto que a palavra chikungunya, de origem suaíli – língua falada em países africanos banhados pelo Oceano Índico –, significa "aquele que dobra".


Como ocorre com a dengue, a base do tratamento é manter o paciente bem hidratado o tempo todo. Ele diz que o Brasil já está preparado para fazer o diagnóstico da chikungunya. Existem laboratórios de referência do Ministério da Saúde que são capazes de fazer os exames, entre eles o Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará.


A chikungunya foi identificada pela primeira vez na década de 1950. O primeiro caso confirmado da doença fora do Sudeste Asiático aconteceu em 2005, na França. Turistas franceses contraíram a doença durante passagem pela Ilha de Réunion, no Oceano Pacífico.

Comissão da Câmara aprova regulamentação da ortotanásia

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma proposta que regulamenta a ortotanásia, que é a suspensão ou limitação de cuidados para prolongar a vida de pacientes irrecuperáveis. Atualmente, não há legislação específica sobre o assunto. As informações são da Agência Câmara.

Em 2006, o Conselho Federal de Medicina editou uma resolução estabelecendo que a adoção da ortotanásia não constitui infração ética por parte do médico. O Ministério Público entrou com ação contra a norma e obteve liminar para suspender o direito à prática. No início deste mês, no entanto, a Justiça federal revogou a liminar. A ação do Ministério Público ainda não foi julgada.

O texto que regulamenta a ortotanásia é um substitutivo (espécie de emenda que altera a proposta em seu conjunto, substancial ou formalmente. Recebe esse nome porque substitui o projeto) ao projeto de lei 6715/09, do Senado, que previa apenas a descriminalização da conduta. A proposta, que tramita em regime de prioridade, será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser votada pelo Plenário.

Começa amanhã as homenagens ao cantor e compositor Luiz Gonzaga

A partir de amanhã Exu será o principal polo cultural do Estado, abrigando uma intensa programação de teatro, dança, cinema, Desafio Nordestino de Cantadores e shows de Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio Leandro e artistas regionais.

De 09 a 12 de dezembro, forrozeiros e fãs de Luiz Gonzaga de todo o Nordeste poderão rumar para Exu, terra natal do Rei do Baião, no Sertão do Araripe, para celebrar o aniversário de nascimento do artista que estaria completando 98 anos no dia 13 de dezembro. O evento marca a última etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural em 2010, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e que, em Exu, se incorpora a programação do projeto Viva Gonzagão. Nestes três dias de festa, o município terá uma verdadeira maratona de shows no Parque Aza Branca, com grandes nomes do forró como Dominguinhos, Elba Ramalho, Flávio Leandro e Família Gonzaga. Além da prefeitura local, a Fundarpe conta com o apoio da ONG Aza Branca.

Comerciante é encontrado morto no município de Crateús

Um comerciante foi encontrado morto na tarde de ontem 7, no município de Crateús, região dos Inhamuns. A Polícia suspeita que o homem, identificado como Antônio Clayton Soares, de 43 anos, tenha sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte).

A vítima foi encontrada com uma perfuração na axila esquerda, causada por faca ou punhal. De acordo com os policiais, o homem tinha um pequeno comércio de confecções ao lado da residência, que foi também roubado durante a ação.

Segundo o inspetor-chefe do município, José Heverardo Andrade Rodrigues, Antônio Clayton teria bebido durante a madrugada de segunda-feira. Ao ser encontrado em casa, aparentava morto há oito ou dez horas. A Polícia ainda não tem suspeitos.

Bebê de 7 meses morre após se engasgar em SP

Uma menina de 7 meses morreu após se engasgar e passar por três locais para receber atendimento médico em Taubaté, a 140 km de São Paulo. A família reclama da falta de atendimento. Segundo os familiares, não havia médicos no posto de saúde do bairro.

Bianca tinha 7 meses. Enquanto tomava leite, ela teria se engasgado e passado mal. Desesperada, a família levou criança até o posto de saúde do bairro do Jaraguá. Eram pouco mais de 15h, e não havia médico.

Em seguida, a família seguiu até o Corpo de Bombeiros e por fim ao Hospital Regional. Segundo o diretor municipal de saúde, Pedro Henrique Silveira, nos três locais ela recebeu o mesmo atendimento, mas o caso seria muito grave.

"Uma criança que já nasceu com prematuridade, com 1 kg quando nasceu, e há 20 dias ela passou por uma pneumonia, provavelmente também por uma possível aspiração. Tudo que a enfermeira fez o médico também teria feito", explicou Silveira.
Ele também informou que não há médicos no posto por falta de demanda. Uma sindicância será aberta para apurar o caso.

Recontagem de votos pode tirar vaga de ex-BBB

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Marco Aurélio aceitou liminar para que a Justiça Eleitoral do Rio reconte os votos do PT do B para a Câmara dos Deputados. A decisão deve tirar a vaga do ex-BBB Jean Willys, eleito deputado federal pelo PSOL com 13.018 votos.

Com 29.176 votos, Cristiano José Rodrigues de Souza pediu ao TSE que incluía no coeficiente partidário o voto de 18 candidatos do PT do B que tiveram o registro negado.

Se os 18.579 votos desses candidatos for somados, o PT do B passa o coeficiente partidário de 173.884 votos que garante uma vaga na Câmara dos Deputado pelo Rio. Jean Willys deve sua eleição ao deputado Chico Alencar, segundo mais votado no Estado como 240.724.

Ao aceitar o pedido liminar, Marco Aurélio citou o principio da fidelidade partidário e argumentou que os votos pertencem ao partido e não ao candidato. Segundo ele, os candidatos que tiveram o registro negado não podem se eleger, mas o voto continuar a ser contabilizado para o partido.
O ministro entendeu que o pedido é urgente porque a diplomação dos eleitos no Rio está marcada para o próprio dia 16. Cabe recurso da decisão ao plenário do TSE.

Deputado propõe multa de R$ 127 para quem fumar ao dirigir

Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados poderá tornar infração grave o ato de fumar ao volante. A proposta do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), altera o Ccódigo de Trânsito Brasileito e prevê multa de R$ 127,69 com perda de cinco pontos na carteira para quem fumar ao dirigir.

Segundo o deputado, além de impedir o condutor de dirigir com as duas mãos no volante, o ato de fumar pode distrair o motorista. Ele cita como exemplo o caso do cigarro cair aceso dentro do veículo e provocar "efeitos indesejáveis" como tontura.

O código de trânsito já prevê multa para quem dirigir com apenas uma das mãos (exceto quando mudar a marcha ou acionar equipamentos do veículo). Essa infração, porém, é de natureza média, com multa de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.
 
De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a proposta tramita em regime de prioridade.

Terremoto de 6.1 atinge costa de Mindanao, nas Filipinas

Um forte terremoto, de magnitude 6.1 graus na escala Richter, atingiu a costa de Mindanao, nas Filipinas, nesta quarta-feira (8), de acordo com o Centro Nacional de Informação Geológica e de Terremotos dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

O tremor ocorreu às 2h47 no horário local, a cerca de 115 km ao sul-sudeste de Hinatuan, um município na província de Surigao del Sur. Ocorrido a uma profundidade de cerca de 69,6 km, é considerado um sismo de profundidade intermediária.

De acordo com o site Wireupdate, moradores da região informaram ter sentido o terremoto, mas não houve relatos imediatos de danos ou vítimas. Também nenhum alerta de tsunami foi emitido.

Dilma fecha cota do PMDB no ministério e deve anunciar até 5a

A presidente eleita Dilma Rousseff fechou nesta terça-feira a cota de ministérios cujas indicações foram feitas pelos parlamentares do PMDB. Em almoço com o vice-presidente eleito e deputado Michel Temer (PMDB-SP), ela definiu que o maior partido da aliança que a elegeu ficará com as pastas da Previdência, Turismo, Agricultura, Minas e Energia e Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).
Segundo auxiliares diretos da presidente ouvidos pela Reuters, os deputados Pedro Novais (PMDB-MA) já foi convidado e aceitou assumir o Ministério do Turismo. O atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, também foi convidado por Dilma a continuar no cargo e aceitou.

Nos dois casos, os nomes foram avalizados pela bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. E a disputa por uma vaga na Esplanada dos Ministérios foi acirrada. Fontes do PMDB, ouvidas pela Reuters, contaram que Temer levou à Dilma o nome de pelo menos outros quatro deputados: Lernado Quintão (PMDB-MG), Almeida Lima (PDMB-SE), Maninha Raupp (PMDB-RO) e Mendes Ribeiro (PMDB-RS).

Obras paralisadas causam transtornos no centro de Acopiara

Uma das características da atual administração de Acopiara é iniciar uma obra e não concluir. Um exemplo é o canteiro central da rua Marechal Deodoro, centro comercial da cidade. Há meses a reforma foi iniciada e no momento está paralisada.
O entulho além de atrapalhar o tráfego de veículos deixa a área com um aspecto bastante feio (foto). O vereador Moreirinha, na ultima sessão, na Câmara Municipal denunciou o descaso e a demora na conclusão dos serviços.

Vaticano exclui Juazeiro do turismo religioso no Brasil

Uma das maiores movimentações do turismo religioso do Brasil acontece neste Município. Mas, neste momento, passa a ser excluído de rota internacional do turismo religioso, pela empresa Ópera Romana Peregrinações, de caráter privado, mas ligada ao Vaticano, que inicia roteiro este ano em quatro cidades do Brasil.

O Município poderá fazer parte do roteiro turístico nacional, mas a depender de edital a ser lançado com esta finalidade pelo Ministério do Turismo. Em novembro, foi apresentado, em Brasília, com a participação de representantes de Juazeiro, o Projeto Turismo Religioso, Experiência no Brasil.

A Ópera Romana Peregrinações começa a trazer turistas no próximo ano, principalmente de Israel e da Itália, mas também de outros países europeus. As cidades escolhidas pela agência internacional foram Aparecida (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Rio de Janeiro, com visitações ao monumento do Cristo Redentor, e no Estado de Minas Gerais, com as cidades históricas mineiras.
Conforme o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, apesar do Município não ser incluído este ano no roteiro internacional, da empresa de turismo, a cidade irá concorrer ao edital público, no sentido de buscar se inserir no roteiro nacional. Para isso, reconhece a necessidade de melhoria em vários setores de infraestrutura local.

Ele destaca como prioritários, nesse sentido, os setores de hotelaria, restaurantes e estrutura aeroportuária.

Ronaldo confirma que é pai do menino Alex

O jogador Ronaldo anunciou na noite desta terça-feira, via twitter, que é mesmo o pai de Alexander Umezu, menino de cinco anos que vive com a mãe, Michele Umezo, e o pai adotivo em Cingapura. O jogador submeteu-se a um teste de DNA e o resultado deu positivo:
- Alex é meu filho, irmão de mais três crianças lindas como ele. E me terá sempre como pai para todos prazeres e deveres. Seja bem vindo - escreveu o Fenômeno.
Ronaldo envolveu-se com Michele em julho de 2004, durante pré-temporada do Real Madrid no Japão. À época ela trabalhava como garçonete no país asiático.

- O resultado do exame comprovou o que meus sentimentos me mostraram na hora em que vi o Alex -concluiu.

Seis pessoas morrem após capotamento de caminhão na BR-222


Tragédia no quilômetro 272 da BR-222, durante a noite desta terça-feira (7), por volta das 20 horas. Seis pessoas morreram e sete ficaram feridas após capotamento na localidade conhecida como “Curva do Jumento”, próximo ao distrito de Ubaúna, em Coreaú, mais precisamente entre Ubaúna e Frecheirinha.

O caminhão Volkswagen de cor vermelha e placas NNE-7845, com inscrição de Imperatriz (MA), seguia de Acaraú em direção à Teresina (PI), quando o acidente aconteceu. O freio não teria respondido ao ser acionado pelo motorista em uma curva. Na manobra, o veículo sobrou e acabou capotando em uma ribanceira.

Treze pessoas viajavam no caminhão e seis delas morreram. Entre as vítimas fatais está o proprietário da carga, Francisco Artenio Lisboa. As outras não foram identificadas, porque não foram encontrados documentos no local. Todos foram levados para o IML de Sobral.

O motorista do caminhão, Antonio Almir Galdino, 46, foi o único das vítimas feridas que foi identificado. Os feridos foram levados para os hospitais de Frecheirinha, Tianguá e para a Santa Casa de Sobral.

Segundo informações da Polícia, as pessoas viajavam em cima das frutas e, no momento do capotamento, foram arremessadas para longe. Todas moravam em São Benedito. Emocionados, nenhum parente quis falar sobre a tragédia.