sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Com 128 mm, Porteiras registra maior volume de chuva do Ceará em 2017

No 10º dia da quadra chuvosa do Ceará choveu em mais de 60 municípios com volumes intensos em pelo menos 5 cidades, todas elas do Cariri, região que historicamente é atingida pela seca. 

A chuva mais intensa das últimas 24 horas aconteceu na cidade de Porteiras, distante de 530 quilômetros de Fortaleza. Lá, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume foi de 128 milímetros. Foi o maior registro na cidade desde o começo do ano, assim como a chuva mais intensa de 2017. 

Outros municípios que houve precipitações intensas foram Brejo Santo (82,2mm) Missão Velha (75mm), Porteiras (69,6mm) e Jati (69,2mm) 

Na Região Metropolitana de Fortaleza, a chuva mais forte foi registrada em Maranguape: 6,6 milímetros. 

Previsão 

Para esta sexta-feira (10), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do estado. Já para o fim de semana, há possibilidade de novas precipitações.

Avião com Aécio Neves faz pouso de emergência em Guarulhos

O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite desta quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa. 

Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista. 

Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram. 

O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.

Está pronta PEC que tenta legalizar a Vaquejada

Está pronta para votação, em primeiro turno, no Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 50/2016 que tenta legalizar atividades como rodeio e vaquejada. 

A proposta altera a Constituição para estabelecer que não se consideram cruéis as manifestações culturais definidas e registradas como bem imaterial, desde que regulamentadas em lei que assegure o bem-estar dos animais. 

A matéria passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa e, inclusive, teve parecer contrário do Iphan. Caso seja aprovada, ainda passará por votação na Câmara dos Deputados. 

A vaquejada foi considerada ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, que derrubou uma lei cearense que regulamentava a prática. Um conjunto de 28 senadores, nenhum do Ceará, assina a PEC prestes a ser votada.

Quadrilha invade Tamboril, rouba banco e faz reféns

Uma quadrilha fortemente armada, formada por cerca de 15 a 20 homens, invadiu a cidade de Tamboril, a 301Km de Fortaleza, atirou contra a Polícia, fez reféns e roubou a agência da Caixa Econômica Federal (CEF). A ação aconteceu por volta das 21h desta quinta-feira (9) e os suspeitos levaram reféns em carros roubados após o assalto. 

Após intenso tiroteio, os bandidos iniciaram a fuga levando um dentista e o dono de uma farmácia. Os homens conseguiram interceptar a via que dá acesso à cidade de Crateús. Eles atearam fogo em dois veículos, um modelo Toytota Corolla e um Fiat Palio. Os carros estavam em uma ponte da CE-266, nos limites do município, bloqueando a entrada e saída da cidade, impedindo a chegada do reforço policial de Crateús.

“Quando patrulhas de outras cidades se dirigiam à Tamboril, se depararam com os veículos em chamas impedindo a passagem das nossas equipes em dois pontos. Uma das vias foi liberada, mas os bandidos já havia fugido”, disse o subtenente PM Bonfim Ibiapina. 

A agência bancária foi isolada e o restante das diligências continuam pelas patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), Força Tática de Apoio (FTA) do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM), além de vários destacamentos de cidades vizinhas. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estão dando apoio as buscas.