segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Valor das novas aposentadorias cai a partir de dezembro

A partir de dezembro, quem se aposentar deverá sofrer perda ainda maior no valor inicial do benefício. Isto porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a expectativa de vida no País aumentou para 73,1 anos. Até o ano passado era de 72,9 anos. Como o cálculo da aposentadoria paga pelo INSS leva em conta essa expectativa, quanto maior ela for, menor é o valor do ganho inicial do trabalhador. 

A nova tabela do chamado fator previdenciário entra em vigor em 1º de dezembro, mas antes será necessário que o IBGE publique uma resolução com os números. Em 2009, a tábua foi publicada em 30 de novembro. 

Hoje, a perda de quem se aposenta pode chegar a 41,6% do teto do benefício da aposentadoria. É o caso de um trabalhador que contribuiu ininterruptamente desde os 14 anos de idade, por 35 anos, e decide se aposentar agora, aos 49 anos. Ele só conseguiria a aposentadoria pelo teto se contribuísse por mais dez anos. 

Só não há aplicação do fator previdenciário no caso de invalidez. Na aposentadoria por idade, a fórmula é usada opcionalmente. Pelas normas, se o fator for maior que 1, há acréscimo no valor do benefício em relação à média do salário de contribuição utilizada no cálculo da aposentadoria. Se o fator for igual a 1, não há alteração. Se for menor do que 1, há redução. 

Os benefícios já concedidos não sofrerão nenhuma alteração com a nova tábua de expectativa de vida do IBGE. 

Promotoria denuncia Tiririca à Justiça por falsidade ideológica

O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça o candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, por falsidade ideológica. 

Em entrevista concedida à revista "Veja", o humorista afirmou que declarou ao TSE não possuir nenhum bem, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos trabalhistas de sua ex-mulher. 

O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes pediu a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Tiririca, assim como cópias de processos contra ele que tramitam em segredo de Justiça no Ceará. 

Pela mesmo entrevista e pelo mesmo motivo, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo --órgão do Ministério Público Federal-- encaminhou ofício à Justiça Eleitoral no último dia 10 para adoção das medidas cabíveis contra possível crime eleitoral cometido por Tiririca. 

HISTÓRICO

Tiririca é candidato a deputado federal pelo PR em São Paulo. Entre suas propostas, pretende atender o povo do nordeste, que segundo ele, é muito discriminado. Também quer criar incentivos para artistas de circo. Na educação, quer incluir nas escolas atividades como artesanato, canto e costura. 

Tiririca tem forte ligação com sua mãe, que incentiva a sua candidatura. Foi ela quem lhe deu o apelido pelo qual se tornou conhecido.

Embora diga no horário eleitoral gratuito que, se eleito, pretende ajudar "inclusive" sua família, Tiririca já foi destaque de páginas policiais em um caso violência doméstica. Em 1998, o palhaço foi levado de camburão à 6º Delegacia Seccional de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, acusado de agredir a tapas Rogéria Mariano da Silva, sua mulher. Mais tarde, ela retirou a queixa. 

Mundo a fora:Mulher mata o filho, o ex e um enfermeiro e morre em hospital na Alemanha

Uma mulher de 41 anos matou seu ex-namorado e o próprio filho de cinco anos neste domingo (19) na cidade alemã de Lörrach, próxima às fronteiras do país com a França e a Suíça. Ela também assassinou um enfermeiro de um hospital próximo, antes de ser morta pela polícia.

O promotor de Lörrach, Dieter Inhofer, revelou nesta segunda-feira (20) que a mulher estava armada com uma pistola de pequeno calibre e uma faca quando cometeu os crimes.

As primeiras mortes foram na casa de seu ex, onde ela provocou um incêndio após disparar contra o homem e o filho de cinco anos que teve com ele.

Depois, ela fugiu para o hospital Elisabethen. Ali, matou a facadas um enfermeiro e feriu a bala outras duas pessoas, assim como um policial que tentou enfrentá-la.

Os três feridos estão fora de perigo, explicou Inhofer em declarações ao informativo matinal da segunda maior rede da televisão pública alemã, a ZDF.

A mulher, advogada de profissão segundo a imprensa local, morreu no corredor do primeiro andar do hospital.

O chefe da polícia do Estado de Baden-Württemberg, Wolf Hamman, comentou que, entre o incêndio da casa e o último disparo, não transcorreram nem 40 minutos.

- A atuação dos agentes evitou males maiores.

Paris Hilton ficará em liberdade condicional por posse de cocaína


A socialite Paris Hilton, de 29 anos, declarou-se culpada por posse de cocaína nesta segunda-feira (20). Ela foi julgada após ser detida, no final de agosto, com a droga em sua bolsa em uma rua de Las Vegas. Paris ficará um ano em liberdade condicional, terá de fazer um programa de desintoxicação, pagar US$ 2.000 de multa e prestar 200 horas de serviços comunitários.

Além de posse de droga, Paris foi condenada por obstruir a Justiça. Perguntada sobre como fez isso, ela afirmou: "Eu disse ao policial que a bolsa não era minha". Na audiência, Paris reconheceu que tinha comprado a bolsa meses antes do episódio.

Confrontado com a acusação formal, o advogado de defesa David Chesnoff disse que "a senhorita Hilton aceita as responsabildiades".

Caso seja flagrada violando a condicional ou cometendo qualquer outro crime de trânsito, Paris pegará até um ano de cadeia.

Prefeito Helânio Facundo se envolve em conflito com militantes de Raimundo Luna em Jucás

Esquenta o clima político na cidade de Jucás, região Centro-sul do Estado. Na noite deste domingo, 19, simpatizantes do líder político Raimundo Luna, ao se deslocarem do sítio Mel, por ocasião de um evento político, ao passarem na frente da residência do prefeito de Jucás, Helânio Facundo, localizada no sítio Baltazar, soltaram um rojão de fogos de artifício na direção da casa, onde dormia o prefeito.

De acordo com a polícia, o prefeito ao ser surpreendido com o estouro dos rojões, pegou seu automóvel e saiu em perseguição aos acusados, conseguindo interceptá-los. Durante a discussão, relata a polícia, seguiram-se palavras de baixo calão contra o prefeito, inclusive de ladrão. Alguns correligionários de Luna disseram terem sidos agredidos pelo prefeito Helânio, e foram levados para a delegacia de Jucás, onde foi registrado o boletim de ocorrências.

A Polícia Militar conseguiu identificar o responsável pela façanha dos rojões. Trata-se de José Cícero Cardoso Caetano, 20 anos, solteiro e natural de Saboeiro, residente na Vila São Gabriel em Iguatu. O mesmo foi detido para os procedimentos cabíveis.

O caso veio parar na Delegacia de Polícia de Iguatu, e deve gerar ainda muita repercussão na política de Jucás.

Detento é morto dentro de cela da CPPL de Itaitinga

Um detento foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira, 20, dentro da Casa de Privação Provisória de Liberade (CPPL I) de Itaiginga. O corpo de Narciso Oliveira da Silva, 22, foi encontrado em uma das celas da unidade.

Segundo os agentes penitenciários, o preso foi morto por asfixia. Narciso cumpria pena de 13 anos por homicídio. No domingo, o detento havia se envolvido em uma discussão com outro interno.

O acusado é o preso Evanirton Araújo da Silva, que confessou o crime. Outros seis detentos que estavam na cela foram levados à Delegacia Metropolitana de Itaitinga.

Acidente de trânsito deixa vítima fatal no Iguatu

Nesta segunda feira por volta das 8h na Av. Agenor Araujo um acidente de trânsito chamou a atenção de todos, foi quando um caminhão de placas não identificadas, sabendo apenas que pertence a uma empresa de transportes da cidade de Iguatu. O Caminhão estava sendo guiado pelo motorista Francisco Vanderlei da Silva o mesmo veio se a chocar-se com a pessoa de Francisco Batista de Carvalho popular mente conhecido por ‘Chico’ ele que trabalha com frete.

Segundo informações de populares que presenciaram o acidente e do motorista do caminhão que seguia no sentido Mercado Público ao Largo da Telha Vanderlei o incidente foi uma fatalidade “Eu seguia normalmente quando o senhor encostou seu ‘carro de mão’ na lateral da Avenida e sem perceber tomou a frente do caminhão. Não tive com fazer nada foi muito rápido” afirmou o Motorista que de imediato acionou o a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros para o socorro da vítima mais a mesma chegou sem vida ao HRI.

Trio elétrico tomba e candidata da Paraíba quebra o pulso

Um trio elétrico que transportava candidatos do PMDB na Paraíba tombou na tarde deste domingo (19), durante carreata pelo interior do Estado. No acidente, a candidata a deputada federal Nilda Gondim (PMDB), 64, fraturou o pulso e teve de passar por cirurgia.

Além de Nilda, também estavam no trio o candidato ao Senado Vitalzinho (PMDB), seu filho, que teve um corte na mão, e o deputado estadual Ivaldo Morais (PMDB), que disputa a reeleição e sofreu apenas escoriações.

Segundo a assessoria de Nilda, o veículo ia de Lagoa Seca a Matinhas (a 120 km de João Pessoa), na região de Campina Grande, quando tombou numa curva, por volta das 12h30. Os candidatos fariam um rápido comício na cidade e depois seguiriam para outras cidades.

Justiça Eleitoral manda retirar propaganda de candidato que apregoa pena de morte

A Justiça Eleitoral, após pedido do Ministério Público Eleitoral, concedeu liminar determinado a suspensão de propaganda sobre pena de morte de autoria de candidato a deputado estadual no Ceará. Ficou estabelecido um prazo de 48 horas, a contar da notificação do candidato, para que sejam retiradas todas as peças publicitárias com a temática, inclusive conteúdo publicado na Internet.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, é irregular a propaganda praticada pelo candidato. A incoerência da publicidade decorre da impossibilidade de um deputado estadual interferir na proibição à pena de morte.

Segundo a representação do procurador Regional Eleitoral Auxiliar Márcio Andrade Torres, a campanha é manifestamente enganosa e juridicamente impossível. Em seu site na Internet, o candidato, que é advogado, insinua a possibilidade de instituição da pena de morte por lei de iniciativa popular. O fato é que a pena de morte não pode ser objeto de Emenda à Constituição e muito menos de lei de iniciativa popular.

Na representação, o MPE solicita que seja determinada a retirada da propaganda eleitoral na Internet e recolhidos os cartazes e placas distribuídos em várias partes da cidade, no prazo de 48 horas, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1 mil por cada propaganda não recolhida após o prazo definido.

Segundo o procurador, o candidato deve se abster de divulgar propaganda enganosa em qualquer meio de comunicação. O MPE decidiu não divulgar o nome do candidato porque poderia de algum modo interessar à campanha do candidato.

Cearense Tiririca pode ser o deputado federal mais votado em todo o País


“O palhaço Tiririca (PR), que provoca risos e polêmica desde que suas controversas propagandas foram ao ar na TV, seria, se a eleição fosse hoje, o deputado federal mais votado em todo o país. Pesquisa Datafolha mostra que ele obteria 3% dos votos em São Paulo, chegando a 900 mil, considerando-se a proporção de 30 milhões de eleitores do Estado.

Tiririca venceria políticos tradicionais como o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) que, assim como o também deputado Márcio França (PSB-SP), aparece na sequência, com 1% dos votos, chegando a uma estimativa de cerca de 300 mil cada um. Tiririca teria mais votos do que Maluf teve nas eleições de 2006, quando foi o deputado mais votado em todo o Brasil, com 739 mil votos.

Em termos absolutos, em toda a história só perderia para Enéas Carneiro, morto em 2007, que nas eleições de 2002 foi anotado na urna por 1,5 milhão de eleitores. Outras votações históricas, como a de Lula em 1986 – 650 mil -, também seriam superadas. Neste caso, ressalve-se, o colégio eleitoral era menor do que o de hoje. O interesse sobre o palhaço é tanto que, desde a semana de 15 de agosto, o Google afere mais buscas por Tiririca do que por Dilma Rousseff, José Serra ou Marina Silva.

Alvos

Por causa de sua propaganda -”vote Tiririca, pior que tá não fica”, “o que faz um deputado federal? na realidade eu não sei”–, cujo texto teve a participação de integrantes do grupo de humor Café com Bobagem, com quem trabalhou em “A Praça é Nossa”, do SBT, o palhaço virou mote de adversários.

Já foi criticado por candidatos como Márcio França – que investiu no discurso de que política é coisa séria–, socado simbolicamente por Maguila (PTN) e levou Paulo Skaf (PSB) a mostrar imagem de si próprio como palhaço. Além deles, Said Mourad (PSC) usou um candidato falso (“Larica 0000″), vestido como Tiririca, para logo advertir que “voto não é piada”. Fora da TV, até aliados como Aloizio Mercadante (PT), que tem o apoio do PR na eleição paulista, vieram a criticá-lo. O petista pediu ao eleitor, em debate Folha/RedeTV! desta semana, que não transformasse o voto “em um protesto” e que votasse em políticos sérios.

UFC e UAB inscrevem para cursos em 24 polos

A Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece 2.300 vagas em nove cursos de graduação semipresenciais. As inscrições estão abertas de hoje até o dia 3 de outubro e devem ser feitas exclusivamente pelo site http://www.ccv.ufc.br/.

As vagas estão distribuídas em 24 polos no Ceará, nas cidades de Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maranguape, Meruoca, Missão Velha, Orós, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Ubajara.

O processo seletivo dispõe vagas para a comunidade cearense e para os profissionais de educação da rede pública cadastrados na Plataforma Paulo Freire e validados pelo fórum estadual (Parfor). Os candidatos que pretendem concorrer às vagas ofertadas para a Plataforma Paulo Freire deverão, no ato da inscrição, comprovar vínculo com a rede pública de ensino e estar no exercício da docência.

Novo curso

A grande novidade para este processo seletivo é a oferta do curso de licenciatura em Pedagogia, destinado à formação de novos professores e a capacitação de profissionais da educação que ainda não contam com esta formação. O curso semipresencial será ofertado em seis polos.

Além deste, também são ofertados este ano as licenciaturas em Física, Química, Matemática, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol e os bacharelados em Administração e Administração em Gestão Pública. As aulas tem início no primeiro semestre de 2011.

Mãe suspeita de jogar o bebê dentro de cacimba

A Delegacia de Polícia de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vai instaurar inquérito para investigar a misteriosa morte de um recém-nascido. O fato ocorreu na manhã de ontem, no distrito de Itapebussu, onde um bebê de apenas 20 dias de nascido, foi encontrado morto dentro de uma cacimba. A mãe é a principal suspeita do crime.

O fato mobilizou uma equipe da Divisão de Homicídios. A delegada Renata foi ao local e começou a ouvir os moradores do lugar. A mãe (identidade preservada por ainda estar na condição de suspeita) foi interrogada e disse que preparou a alimentação da criança e, em seguida, foi ao banheiro. Ao voltar para o quarto, não encontrou mais o recém-nascido.

Homicídio

Depois de várias buscas, a mãe, com a ajuda da vizinhança, teria encontrado o bebê na cacimba. O caso passou a ser investigado como um homicídio.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) registrou o fato e o corpo do bebê foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Messejana, onde, atualmente, funciona a Coordenadoria de Medicina Legal (IML).

No primeiro Fla-Flu do Engenhão, rivais empatam em jogo de seis gols

O Engenhão recebeu as boas-vindas do que é um Fla-Flu. Tudo bem que nas arquibancadas houve decepção, com apenas 15 mil pagantes, mas dentro de campo os rivais fizeram jus ao clássico e empataram por 3 a 3, na noite deste domingo. O resumo da boa partida foram os aplausos das duas torcidas ao fim do jogo.

A partida foi especialmente ruim para os dois sistemas defensivos. Mas também houve quem se destacasse. No lado do Fla, após receber bênção do padre Benedito na sexta-feira, Deivid desencantou. Renato também, em bela cobrança de falta. O Fluminense, mesmo desfalcado de Diguinho, Deco, Emerson e Fred, se superou e encontrou em Rodriguinho sua principal peça. O jogador fez dois gols.

O resultado tira o Tricolor da liderança depois de 11 rodadas. O time, que na quinta-feira recebe um desesperado Atlético-MG, soma 42 pontos, contra 44 do Corinthians, que tem um jogo a menos. Na tabela, o empate também não agregou muito ao Rubro-Negro, que caiu do 14º para o 15º lugar, com 27 pontos. Na quarta-feira, o adversário será o Grêmio no Olímpico.

Antes de o jogo começar, o Fluminense tinha uma vantagem de 12 posições e 15 pontos sobre o Flamengo. Mas a diferença não bastou para os tricolores dominarem as arquibancadas. Havia pelo menos o dobro de rubro-negros.

RESULTADOS DO FINAL DE SEMANA

 (Saba) Atlético-GO 1 x 2 Atlético-PR Serra Dourada

 (Saba) Corinthians 3 x 0 Grêmio-SP Pacaembu
 (Saba) Botafogo-RJ 2 x 2 Cruzeiro Engenhão
 (Dom) Internacional-RS 1 x 0 Vasco Beira Rio
 (Dom) Guarani 0 x 0 Santos Brinco de Ouro
 (Dom) Atlético-MG 2 x 3 Vitória-BA Arena do Jacaré
 (Dom) Palmeiras 0 x 2 São Paulo Pacaembu
 (Dom) Flamengo 3 x 3 Fluminense Engenhão
 (Dom) Avaí 0 x 3 Grêmio Ressacada
 (Dom) Ceará 1 x 1 Goiás Castelão