segunda-feira, 25 de abril de 2011

Municípios do Interior na relação das visitas do TCM

Equipes de fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) voltam ao Interior para realizar inspeções ordinárias nas prefeituras e câmaras de Acaraú, Coreaú e Ocara. Nesses municípios os trabalhos serão iniciados na próxima quarta-feira com a data de encerramento prevista para sexta-feira. Em Fortaleza os técnicos do TCM vão examinar as contas do Fundo Municipal de Saúde, do dia 27 de abril ao dia 6 de maio.

Este ano o TCM já realizou inspeções ordinárias na Secretaria de Educação e no Fundo Municipal de Educação de Fortaleza e nas prefeituras e câmaras de 22 municípios cearenses, sendo eles os seguintes: Acopiara, Alcântaras, Amontada, Arneiroz, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caridade, Fortim, General Sampaio, Granjeiro, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Pacoti, Pentecoste, Quixelô, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tianguá, Tururu e Umari.

Em Fortim além da prefeitura e da câmara também foi fiscalizado o Fundo de Seguridade Social e no município de São Luís do Curu foi realizada uma inspeção especial na parte de pessoal.
As inspeções ordinárias foram iniciadas no dia 21 de março, mas em Fortim os trabalhos foram realizados de 14 a 17 de fevereiro e em São Luís do Curu de 15 a 17 de março. Até o momento o TCM não disponibilizou nenhum relatório das inspeções realizadas este ano.

Dançarinas do Aviões do Forró vão posar para a revista Playboy


As oito dançarinas da banda cearense Aviões do Forró foram anunciadas como as futuras coelhinhas da capa da revista Playboy.

O ensaio fotográfico de Roberta, Noeline, Thais, Ariana, Carla Cris, Jeane, Aiana e Elaine já está sendo agendado e promete ser um dos mais concorridos.

A banda cearense surgiu em 2002 e já vendeu mais de três milhões de CDs. Entre os principais sucessos do grupo estão “Chupa que é de uva” e “Mulher não trai, mulher se vinga”.

BR 020 é bloqueada por moradores em Pedra Branca

O cruzamento das BRs 020 e 226 foi interditado no início da tarde deste domingo (24) por conta de um protesto dos moradores de Santa Cruz do Banabuiú, zona rural de Pedra Branca (262 km de Fortaleza). Os moradores estavam revoltados com a má condição daquele trecho da rodovia, responsável por dois acidentes nesta semana.

José Josival Vieira, 25, foi atropelado por uma carreta por volta das 13h no km 156 da BR 020. O motoclclista foi colhido pela carreta ao invadir a contramão para desviar de um buraco na pista. A carreta, com placas de Salvador (BA) seguia para o interior do Estado. Outro motoqueiro havia morrido em um acidente apenas quatro dias antes a 200m do local.

Segundo Ribamar de Melo, comerciante de uma churrascaria à margem da rodovia, moradores bloquearam a pista com os próprios carros logo após o acidente, incendiando pneus. Populares exigiam a recuperação do trecho, uma rotatória e lombadas eletrônicas no cruzamento entre as BRs.

Rei dos pênaltis


Depois de conseguir a vaga no mata-mata da Libertadores de forma dramática na quarta, o Fluminense foi eliminado ontem, nos pênaltis, do Carioca. O algoz foi o arquirrival, Flamengo. Com a cobrança de Diego Maurício, que substituiu Ronaldinho, o Rubro-Negro se classificou para a final da Taça Rio, o segundo turno do campeonato.

Se vencer o Vasco no domingo, o time de Vanderlei Luxemburgo vai garantir, invicto, o título por antecipação. Vencedor da Taça Guanabara, a primeira etapa do Estadual, o Flamengo não perde há 23 jogos.

Cabo da Polícia Militar mata esposa e comete suicídio logo depois

O cabo da Polícia Militar, Sebastião Freitas Lima, 40, assassinou a companheira dele, Lucilene Pereira de sousa, 24, na madrugada deste domingo (24) e em seguida praticou suicídio. A tragédia familiar ocorreu na residência do casal, na Rua Padre Perdigão Sampaio, em Antônio Bezerra, na capital cearense. Ele estava na ativa e era lotado na 5ª Companhia do 5º BPM.

Os vizinhos contaram que escutaram vários disparos, entretanto, a equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefece) constatou que Lucilene de Sousa levou um tiro no ouvido direito. O policial militar foi encontrado com uma perfuração um pouco acima do supercílio esquerdo.

De acordo com relatos da vizinhança, o casal brigava constantemente. Os vizinhos contavam que Lucilene de Sousa, por diversas vezes, foi agredida fisicamente pelo cabo Sebastião Freitas.

O relacionamento do policial com os vizinhos era muito conturbado. Por várias vezes, segundo moradores da área, o militar se metia em confusão. Há relatos de que recentemente Sebastião Freitas teria atirado em uma pessoa, mas ninguém sabe informar se a vítima faleceu.
A filha de Lucilene de Sousa, que tem seis anos, teria presenciado o homicídio seguido de suicídio, porém a informação não foi confirmada pelos policiais que estiveram no local da tragédia familiar.

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira

Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa hoje(25), tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados.

A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.

No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.

A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.

Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.

No dia 30 de abril, um sábado, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.