segunda-feira, 17 de abril de 2017

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (17) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A campanha vai até 26 de maio, e o dia de mobilização nacional está marcado para o dia 13. 

A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, com direito a receber a imunização gratuitamente no SUS. 

A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo. 

Veja quem recebe a vacina pelo SUS 

Crianças de 6 meses a 5 anos 
Gestantes Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
Idosos 
Profissionais da saúde 
Povos indígenas 
Pessoas privadas de liberdade Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
Professores de escolas públicas ou privadas 

Três subtipos 

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. 

Segundo o ministério da Saúde, 60 milhões de doses de vacinas foram adquiridas, das quais 21,1 milhões de doses já foram distribuídas aos estados. 

Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

Idosa morre carbonizada dentro de casa no município de Milagres no Ceará

Uma mulher de 93 anos morreu carbonizada durante um incêndio na casa onde morava, localizada na Rua Antônio Bárbara do Nascimento, no Bairro Francisco do Socorro, no município de Milagres, a 473 quilômetros de Fortaleza, na manhã deste domingo (16). Com o fogo, parte do teto da casa caiu, segundo o Corpo de Bombeiros. 

De acordo com a Delegacia de Milagres, por volta das 5 horas a polícia recebeu a informação de um incêndio em uma residência. Ao chegar ao local, os policiais se depararam com os moradores tentando conter as chamas com baldes de água. A polícia, com a ajuda da população, conseguiu apagar as chamas, mas a idosa, que morava sozinha no local, morreu carbonizada. 

Segundo o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que atendeu a ocorrência, devido a distância entre os municípios, quando a equipe chegou no local da ocorrência o fogo já havia sido apagado. Foi realizado apenas o rescaldo na área. Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) esteve no local para colher material e tentar identificar as causas do incêndio.

PM e mais três pessoas morrem em tiroteio no Ceará

Um policial militar, dois suspeitos e mais uma pessoa morreram em um tiroteio ocorrido durante uma festa, na madrugada de ontem, no distrito de Capim Grosso, em Russas, a cerca de 165km de distância de Fortaleza. A Delegacia Regional de Russas, da Polícia Civil, realizou oitivas e diligências com o objetivo de capturar três suspeitos que teriam fugido com destino ao município de Morada Nova, após a ação criminosa, mas ninguém foi preso até o fechamento desta matéria. A investigação será transferida à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

De acordo com nota emitida pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), cinco homens se aproximaram da mesa onde estavam dois policiais militares, de folga, e começaram a disparar tiros de armas de fogo. Os PMs reagiram e houve intensa troca de tiros. 

O soldado do Batalhão de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) Menandro Cavalcante Nunes, de 33 anos de idade, foi atingido no peito e morreu no local. Outro policial, lotado na mesma companhia e que não teve o nome divulgado, foi atingido por um tiro de raspão na cabeça, socorrido e levado ao Hospital Municipal. Na unidade de saúde, ele foi atendido e liberado em seguida. 

Dois suspeitos de cometer o ataque aos PMs também morreram no local, durante a troca de tiros, e um terceiro membro do bando ficou ferido, sendo socorrido pelos comparsas e fugindo em um veículo Fiat Siena, de cor escura, segundo nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

A quarta vítima é um rapaz que estava na festa e teria sido alvejado por uma 'bala perdida' em meio a troca de tiros. Segundo o serviço social do Hospital de Russas, o jovem - identidade não revelada - chegou a dar entrada na emergência da unidade de saúde, em estado grave, e precisou ser transferido ao Instituto Dr. José Frota (IJF), na Capital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Outra pessoa também ficou ferida por 'bala perdida' e foi socorrida no Hospital.