segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Homem morre eletrocutado ao falar em celular na Bahia

Um homem de 38 anos foi encontrado morto no sábado dentro da casa onde morava na Fazenda Água Branca, às margens da BA-489 - rodovia que liga os municípios de Itamaraju e Prado, a 733 km de Salvador. Segundo a polícia técnica, o tratorista Jorge Ribeiro dos Santos morreu depois de receber uma descarga elétrica enquanto falava no telefone celular, que estava ligado à tomada carregando a bateria. 

Jorge Ribeiro foi encontrado por um amigo e seu corpo foi removido para o Instituto Medico Legal Nina Rodrigues (IML), em Salvador.

Comerciantes de Senador Pompeu paralisarão atividades nesta quarta

A falta de segurança no comércio do interior do Estado induz aos municípios a realização de mobilizações no intuito de chamar atenção das autoridades políticas. Comerciantes do município de Senador Pompeu, região Sertão Central cearense, realizarão na próxima quarta-feira (2) uma paralisação com duração de quatro horas das atividades comerciais, no intuito de denunciar o intenso índice de assaltos e arrombamentos a comércios na região.

A movimentação terá o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) de Senador Pompeu, em parceria com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Igreja Católica da cidade, além de outras entidades locais.

Uma passeata está programada para percorrer ruas da cidades. O ponto de partida será na Igreja Matriz com destino ao Fórum local, onde será entregue, às autoridades políticas locais, um manifesto contendo assinaturas de moradores, denunciando a insegurança na região.

Mulher é atacada e morta pelo próprio pit bull em MG

Uma mulher foi atacada e morta pelo próprio cachorro quando entrava em casa por volta das 20h30 de domingo no bairro de Todos os Santos, em Coronel Fabriciano (MG). Segundo testemunhas, Zenira Lourenço de Souza, 39 anos, chegava do supermercado quando o animal, da raça pit bull, começou a atacá-la.

A mulher levou mordidas no pescoço e na cabeça. Os vizinhos ouviram latidos e gritos e chamaram os bombeiros, que chegaram ao local em cerca de 5 minutos. O cachorro tentou atacar os bombeiros, que tiveram de sacrificá-lo a machadadas. De acordo com a corporação, os filhos da mulher estavam em casa, mas não puderam ajudá-la.

A vítima foi levada ao hospital com o rosto desfigurado e com hemorragia intensa, mas não resistiu aos ferimentos.

Bento XVI acredita que internet oferece riscos à população

Bento XVI declarou nesta segunda-feira que a população corre alguns riscos com o uso da internet, como perda de privacidade e a superficialidade das relações. Ele também expressou o medo de que a opinião mais convincente prevaleça sobre a verdade.

No discurso, dirigido nesta segunda aos participantes da reunião do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais sobre o tema "Linguagem e Comunicação", o papa assinalou que as novas tecnologias não só estão mudando o modo de comunicar, mas também estão propiciando uma vasta transformação cultural. O Bispo de Roma garantiu que as novas tecnologias estão proporcionando um novo modo de aprender e de pensar, assim como uma nova linguagem.

Bento XVI acrescentou que por isso é necessário, de maneira urgente, uma reflexão sobre as linguagens surgidas a partir das novas tecnologias e que o ponto de partida é a revelação, "que nos testemunha como Deus comunicou suas maravilhas na linguagem e na experiência real dos homens, segundo a cultura de cada época". "A fé sempre penetra, enriquece, exalta e estimula a cultura e por isso é preciso escutar a linguagem dos homens de nosso tempo para acompanhar a obra de Deus no mundo", manifestou.

O Pontífice acrescentou que a cultura digital abre novos desafios à capacidade da Igreja de falar e de escutar uma nova linguagem que fale da transcendência e lembrou que Jesus no anúncio do Evangelho utilizou os elementos da cultura e do ambiente de seu tempo. Nesta segunda-feira, acrescentou o papa, os cristãos estão chamados a descobrir na cultura digital os símbolos e metáforas que possam ser úteis para falar do Reino de Deus ao homem contemporâneo.

Acidente mata sete e deixa três feridos na CE-327

Sete pessoas morreram e três ficaram feridas em um acidente, na noite de ontem, no quilômetro 12 da CE-327, entre os municípios de Guaraciaba do Norte e Croatá.
De acordo com testemunhas, um motorista seguia em alta velocidade quando perdeu o controle em uma curva e atropelou dez pessoas. As vítimas voltavam de uma missa e vinham no sentido contrário ao do condutor.

Segundo populares, o motorista, um homem conhecido como “Cícero”, estava alcoolizado e fugiu do local. Os feridos foram levados para o hospital de Tianguá e para a Santa Casa de Sobral.

Os mortos no acidente são: Cícero Ribeiro do Carmo, 70; Mikaele Marques do Carmo, 6; Luzia Pereira Vieira, 25, que completaria nesta segunda-feira (28); Maria leitão veras, 63; Francisca Ivoneide Martins de França, 46; Gleiciane Lima de Souza, 15; Raimunda campos paiva do Carmo, 61.

Para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral foram encaminhadas Bianca Vieira Ribeiro, 7, e Joana Darque Pereira Vieira, 10. Antônia Leila martins, 16, foi para o hospital de Tianguá. Ela foi submetida exame de ultrassonografia por conta de dores abdominais. No início da tarde desta a cirurgia, fratura de fêmur.

Transporte da Guarda Municipal de Acopiara sem condição de uso

O único transporte utilizado no trabalho da Guarda Municipal de Acopiara está sem condição de uso.
 
O veículo Fiat foi aprendido pela justiça local e hoje se encontra a disposição da guarda. Sempre que o carro é solicitado para desenvolver uma ação ele fica no prego na metade da viagem.
 
Os guardas lamentam às péssimas condições de trabalho e pedem providências por parte da Prefeitura.

Acidente com trio elétrico mata pelo menos 12 pessoas no Sul de Minas

Pelo menos 12 pessoas morreram eletrocutadas e 50 ficaram feridas durante uma festa de pré-carnaval na cidade de Bandeira do Sul, no Sul de Minas, neste domingo (27/2).

Um trio elétrico se chocou contra cabos de alta tensão próximo à Praça da Igreja da Matriz. Os fios atingiram diversos foliões que festejavam na rua e em cima do veículo. A cidade está sem luz.

Viaturas do Samu, ambulâncias e bombeiros de Poços de Caldas foram deslocados para o local do acidente. Os feridos foram levados para hospitais da região e os corpos para o Instituto Médico Legal de Poços de Caldas.

Doente mental mata aposentado a golpes de faca

O aposentado José França Crispim, de 74 anos, foi assassinado a golpes de faca que o atingiram à altura do abdômen. O crime aconteceu por volta das 05h30min deste domingo na Rua Cônegundes Fernandes (Bairro Cruzeiro) em Lavras da Mangabeira. Ele foi morto por um andarilho que apresenta sintomas de possuir distúrbios mentais o qual foi preso em flagrante pelo Sargento Brandão, o Cabo Dionizio e o Soldado Tadeu.

O homicídio causou repercussão naquela cidade, onde não há informações sobre o andarilho que será submetido a exame de sanidade mental. Ele não consegue apontar corretamente sua origem e, em muitas ocasiões, chega a dizer que é de Juazeiro do Norte e que seu nome seria Ernanes Barbosa dos Santos. Por isso, a polícia ainda não possui a sua verdadeira identificação. O acusado foi preso ainda com a arma do crime, uma faca bastante ensangüentada. 

As vezes se apresenta como o "maluco beleza" e diz que "tem ódio de macacos porque me contaminou e se pudesse mataria outra pessoa com 500 facadas". O aposentado ainda foi socorrido por populares para o Hospital de Lavras da Mangabeira, mas já chegou sem vida. Depois, o corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Iguatu. O Delegado Regional de Policia Civil de Icó, José Gonçalves de Almeida, está tentando descobrir a identidade do rapaz e disponibiliza os (088) 3536-2090 e 3561-5551 para informações.

Fim de semana: crimes caem em Forttaleza

O número de casos de homicídios nos fins de semana vem progressivamente caindo na Grande Fortaleza desde o início do ano. Conforme pesquisa realizada pela Editoria de Polícia, com base nos registros da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Perícia Forense e das delegacias plantonistas. Fevereiro apresentou uma queda de 18,1 por cento dos assassinatos na RMF em comparação ao mês de janeiro.

Nos quatro finais de semana de janeiro de 2011, 65 pessoas foram mortas na Capital e sua região metropolitana, em períodos compreendidos entre 18 horas de sexta-feira e 6 horas de segunda-feira. Em fevereiro, foram 55 casos.

Condenações impõem devolução de recursos

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 2010, aplicou um montante de débitos e multas aos gestores municipais cearenses no valor de R$ 47.377.678,82. As prestações de Contas de Gestão resultaram em 380 notas de improbidade administrativa (em tese), de um total de 921 contas julgadas irregulares, o que corresponde a 57,92%. Quando se trata de tomada de Contas de Gestão o percentual de desaprovação chega a 71,29%. Quanto às Contas de Governo o índice de pareceres recomendando a desaprovação é da ordem de 33,75%.

A maioria dos processos julgados em um exercício se refere a contas de exercícios anteriores, ou seja, os processos julgados em 2010 se referem a contas de exercícios passados, havendo casos em que o julgamento definitivo ocorre 10 anos depois ou mais. Convém esclarecer, ainda, que da decisão do pleno cabe recurso a ser apreciado em plenário. O recurso de revisão, embora não tenha efeito suspensivo, pode ser interposto em um prazo de até cinco anos após o trânsito em julgado.

Festa desenfreada: Fla é campeão invicto

Foram 534 minutos em campo com a camisa rubro-negra. Nas seis partidas pelo Flamengo desde que chegou, Ronaldinho Gaúcho não conseguiu, até o momento, repetir as grandes atuações que o fizeram ídolo no Barcelona, no Milan e na Seleção Brasileira. Mas craque, mesmo sem brilhar, pode decidir. E numa cobrança de falta, relembrando outros camisas 10 marcantes, como Zico e Petkovic, o novo ídolo rubro-negro começou a escrever sua história no clube.

Aos 26 minutos do segundo tempo, bateu com maestria e correu para o abraço. E, junto com o time, comemorou no embalo do "Bonde sem freio", rap que virou hit entre os jogadores na semana da decisão, o gol que garantiu, neste domingo, a vitória por 1 a 0 sobre o Boavista e a 19ª Taça Guanabara para o clube, de forma invicta.

Ao fim da partida, todos os jogadores, puxados pelo camisa 10, voltaram a fazer a coreografia do "Bonde do Mengão sem freio". Ronaldinho comemorou como um garoto que iniciava a carreira. E a torcida do Flamengo, que lotou o Engenhão, vibrou com a primeira conquista da temporada 2011.  "Que torcida é essa?", gritava, eufórica. Com os jogadores já no alto do pódio para receber as medalhas e erguer o troféu, cantou o hino do clube. E depois da volta olímpica, Ronaldinho fez questão de chegar próximo da arquibancada para mostrar a taça. Euforia total.