sexta-feira, 30 de maio de 2014

Corpo do Padre Crisares está sendo velado na Igreja Matriz de Acopiara


O corpo do Padre Crisares Sampaio Couto, 85 anos está sendo velado na Igreja Matriz de Acopiara. O clima na cidade é de muita comoção. 


O sepultamento será às 16 horas de hoje após missa campal. O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar decretou feriado nesta sexta-feira (30) em Acopiara.

Joaquim Barbosa anuncia saída do Supremo em junho


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse hoje (29) que vai deixar o cargo no próximo mês. A decisão foi anunciada aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, em uma visita rápida ao Congresso.

Segundo Renan Calheiros, o ministro não explicou os motivos de sua decisão, apenas informou que irá se aposentar. “Foi surpreendente e triste. O ministro veio se despedir”, disse Renan ao atribuir a Barbosa a marca de uma das melhores referências do Brasil. “Sempre tivemos relacionamento muito bom e sempre o tivemos como uma das melhores referências”, completou.

A conversa entre os representantes dos dois Poderes durou menos de 30 minutos e Barbosa seguiu para a Câmara dos Deputados sem falar com a imprensa. À pergunta sobre a data da aposentadoria, Barbosa limitou-se a sorrir e afirmou: “Aguardem, aguardem”.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 59 anos, nascido em Paracatu (MG), foi o primeiro negro a ser ministro do STF e teve notoriedade por ter presidido o Supremo e ter sido o relator do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Devido à condução do processo, ele foi o responsável pela execução de diversas penas e pela determinação de prisão dos réus condenados pelos crimes.

Barbosa ocupa a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012. O ministro foi indicado à Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes de sua nomeação para o Supremo, o ministro Joaquim Barbosa foi membro do Ministério Público Federal, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados, oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores e compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado.

Ele é mestre e doutor em direito público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) e mestre em direito e Estado pela Universidade de Brasília.

Caso saia até junho, Joaquim Barbosa ainda estará apto para disputar eleições legislativas (deputados estadual, federal e senador) neste ano. Isso porque a legislação eleitoral prevê prazos diferenciados para descompatibilização de magistrados.

PMDB diz em nota que ação da Polícia Federal é "improcedente"

Na tarde desta sexta-feira o PMDB enviou nota sobre os cumprimentos de mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal e sede do PMDB cearense, feitos pela Polícia Federal (PF), logo pela manhã.

Leia a nota na íntegra

O PMDB Nacional repudia a ação executada na manhã de hoje pela Polícia Federal na sede do diretório estadual do partido no Ceará, em cumprimento a ordem do Tribunal Regional Eleitoral. O episódio causa consternação: nem nos tempos da ditadura, partidos políticos tiveram suas sedes invadidas. Ainda mais quando não há nexo ou consistência nas motivações alegadas. Em plena democracia, uma sede de partido foi invadida para busca de apitos e outros materiais. Chega a ser chocante.  

O que o partido tem feito no Ceará é ouvir a população em encontros regionais que promove regularmente, inclusive em anos não eleitorais. É contra a realização desses encontros que veio a ordem para a ação policial na sede do partido. A Polícia nada encontrou de irregular na busca. Nem poderia. Afinal, o PMDB sequer detém controle sobre o uso da máquina pública do Ceará. Estranhamente, a ação ocorreu mesmo depois de duas decisões da Justiça Eleitoral considerarem totalmente legais os encontros promovidos pelo PMDB, rejeitando denúncias improcedentes. 

O PMDB não aceita qualquer tentativa de suprimir o livre exercício da democracia. Vai adotar as providências cabíveis contra essa ação agressiva à sua sede e continuará, dentro da Lei, com o seu propósito de ouvir o povo. Depois de consultar o presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, assino esta nota. Senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB.

MP denuncia 25 pessoas investigadas na Operação Miragem em Quixadá

O Ministério Público apresentou à Justiça uma denúncia crime contra 25 pessoas em Quixadá, entre elas, integrantes  da atual administração. De acordo com o promotor de Justiça, André Clark, a denúncia é criminal e as acusações giram em torno de direcionamento de licitações, fraudes, falsificações de documentos, formação de quadrilha, entre outras.

“O momento é para agirmos com calma, já que a denúncia é bem complexa e demandará tempo para ser analisada. Não se pode cobrar resultados imediatos para uma questão que necessita de tempo para ser cuidadosamente avaliada”, disse o representante do órgão ministerial.

A Operação Miragem

A Operação Miragem teve início em junho de 2013 em Quixadá, com a prisão do prefeito João Hudson Bezerra e do secretário de Finanças do município.

Conforme divulgação feita no portal Ministério Público do Ceará, foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Quixadá, Fortaleza, Russas e Morada Nova.

Em agosto de 2013, três pessoas foram presas na Operação Miragem II. Foram cumpridos 15 mandados de prisão temporária com busca e apreensão e 19 somente de busca. 

Ceará News

Motorista de ônibus assassinado em Fortaleza se aposentaria em 3 meses


O motorista Francisco Erivaldo Marinho, de 55 anos, morto depois de ser esfaqueado em um assalto em Fortaleza já se preparava para aposentadoria. "Faltava três meses para ele se aposentar. Ele ligou para mim dizendo que queria morar comigo em Pacoti e sair dessa loucura. Ontem, ele falou comigo dizendo que ia fazer a última viagem do dia e fez mesmo", lamenta um dos cinco filhos da vítima, Vitor Ramalho.

De acordo com o filho do motorista, o pai era querido em todo o bairro onde morava e tinha grandes amizades. "Era um pai de família. Só fazia ir de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Infelizmente, isso vai acontecer ainda com mais pais de família", afirmou.

O velório de Francisco Erivaldo Marinho precisou ser transferido da casa do motorista para a quadra de uma igreja da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Bairro Vila Manoel Sátiro por causa do número de amigos, motoristas e cobradores que foram prestar apoio à família. Muitos nem conheciam a vítima. O enterro está marcado para a manhã desta sexta-feira (30).

Vida do Padre Crisares em Acopiara


Padre Crisares Sampaio Couto, nasceu em Jardim, em 14.04.1929 estudou no seminário do Crato e de Fortaleza. Ordenou-se em 1953, foi professor do Seminário e do Colégio Diocesano do Crato, subsecretário da Diocese do Crato, vigário cooperador de Icó e de Iguatu, vigário geral da Diocese de Iguatu. 

Veio do Crato, no tempo em que Acopiara, pertencia à Diocese do Crato, designado pelo bispo dom Vicente de Paulo Araújo Matos, no vazio de uma tensão provocada pela licença e posterior renuncia do padre João Antonio. Hoje, a paróquia está na Diocese de Iguatu. 

De longe, sua permanência na cidade, 48 anos, de 51 mil habitantes e umas 200 mil almas, bateu todos os recordes, padre Rolim (12), padre João Antonio (26) . Seu tempo e maior que a soma do tempo dos demais. 

Padre Crisares mansalmente foi conquistando a cidade, distanciando- se da política e das intervenções ortodoxas de seu antecessor. Pacificou o rebanho, o que facilitou sua ação religiosa. Com os corações e mentes nas mãos, acumulou elevados níveis de confiança, permitindo-lhe o desenvolvimento de uma intensa ação social. A Igreja que era articulada apenas com a elite se espalhou por todas as classes. Se aproximou do povo, da roça, dos humildes, das pessoas de bem, dos jovens e dos idosos. 

Assim meteu a mão na massa e os resultados apareceram com construção de três capelas urbanas e 13 rurais, do Centro Social Paroquial, iniciado em 1960 e concluído em 1964, com amplos auditórios m, o Centro Pastoral, um complexo de auditório de 254 lugares,, salas de reuniões, refeitório e dormitórios. O açude intercomunitário de Extrema, com capacidade de 4 milhões de metros cúbicos, que atende às localidades de Maracajá, Casas Velhas e Varjota. Em 1989, implantou a Cooperativa Agropecuária dos Pequenos Produtores de Acopiara e dotou a paróquia de um Projeto de Segurança Alimentar, que deu seqüência ao projeto da Cáritas, no combate à fome dos mais pobres. 

No plano religioso, depois do Concilio Vaticano II, ativou as Comunidades Eclesiais de Base e as Pastorais, com uma vasta malha de atividades participativas do povo de Deus. Com sua estatura alta e seu estilo despojado, raramente usa sapatos, mas sandálias, fez da casa paroquial um sala de visitas da Cidade, a todos acolhendo com atenção e respeito.