sexta-feira, 24 de abril de 2015

Corpo carbonizado de um homem é encontrado dentro de carro no Ceará

Um corpo foi encontrado carbonizado dentro do porta-malas de um carro, na noite da última quarta-feira (22), no "Loteamento 24 de Abril", em Acarape, a 54 km de Fortaleza.  De acordo com a Polícia Militar, o corpo é do sexo masculino e que o veículo foi achado a cinco quilômetros da sede da cidade.

A polícia informou também que moradores do local viram três homens chegando e em seguida colocando fogo no automóvel.

Peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram até o local para analisar a cena do crime e tentar levantar pistas do que pode ter acontecido. Após a remoção do corpo, os peritos vão tentar identificar a pessoa.  A polícia investiga o caso. Ninguém foi preso.

Câo pitibull ataca e mata o próprio dono na Bahia


Um homem morreu, na manhã da ultima quarta-feira (22), após ser atacado pelo próprio cão da raça pitibull, em Itinga, cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.


Não há informações sobre o que motivou o ataque do cão, que mordeu o dono em diversas partes do corpo, dentro de casa. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Policiais da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) capturou o animal e investigam o caso.

Prazo para renovação do Fies é prorrogado para 29 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”.

Segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar. Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

De acordo com o último balanço divugado pelo MEC, foram firmados 242 mil novoc contratos. Em relação às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Faltam ainda 296 mil contratos para serem renovados.

Hoje (23), o ministro voltou a garantir todas as renovações e, após estudantes relatarem dificuldade em acessar o sistema, disse que a pasta está trabalhando trabalhando para assegurar o funcionamento do SisFies.

Em relação aos novos contratos, os candidatos devem ter obtido no mínimo 450 pontos na média do Enem e não terem tirado 0 na redação. Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Revista inglesa diz que Dilma é 'o fantasma do Planalto'


A mais recente edição da revista inglesa The Economist traz um artigo crítico sobre a gestão da presidente Dilma Rousseff, classificando a petista como “O Fantasma do Planalto”. O texto fala das recentes manifestações de rua contra a presidente e o PT, frisando que os que foram para as vias públicas já ganharam mais do que imaginam, pois em menos de quatro meses após o início de seu segundo mandato consecutivo Dilma continua em seu cargo, mas para muitos efeitos práticos, não está mais no poder.

Quem comanda a economia é o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o PMDB detém as rédeas da política. Além disso, o seu partido, o PT, não toma mais as decisões em Brasília. O texto destaca as dificuldades de Dilma se manter no poder, citando que a incendiária combinação da deterioração da economia com o grande escândalo de corrupção na Petrobras contribuiu para derrubar seu índice de popularidade.

E lembra a pesquisa Datafolha, divulgada no dia 11 de abril, na qual 63% dos entrevistados se dizem favoráveis ao impeachment da presidente. Ao falar sobre o tema, a revista diz que a oposição busca pareceres jurídicos para saber se ela pode ser acusada em razão do escândalo da Petrobras ou pela violação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O texto diz que a situação atual é um grande revés para o PT, que durante anos dominou a política brasileira graças ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E que o mais dramático “nessa hemorragia do poder presidencial” é que Dilma tem ainda pela frente quase quatro anos de mandato.

“Nesse tempo a economia vai certamente piorar antes de melhorar” diz a publicação, indagando se ela sobreviverá. Em outro trecho o artigo faz um contraponto de que como ex-guerrilheira que já sobreviveu à tortura, dificilmente pode-se esperar que Dilma renuncie.

Apesar das duras críticas, a revista diz que o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, classificado de líder intelectual da oposição, tem razão ao advertir que o impeachment neste momento seria uma temeridade. E argumenta que os movimentos sociais, por trás dos protestos de rua, poderiam gastar o seu tempo nos próximos três anos promovendo a reforma política, pressionando a Justiça para punir os responsáveis no caso do petrolão e reinventando a moribunda oposição. No final do texto, a The Economist questiona se Dilma Rousseff, “quase sem amigos” e com um longo e desanimador trabalho pela frente terá a coragem necessária para tentar recuperar o poder que perdeu.

Fortaleza tem mais uma manhã de chuvas

Mais uma manhã de chuvas na Região Metropolitana de Fortaleza. O tempo nublado, sem luminosidade, obrigou os motoristas a acenderem os faróis para dirigir pelas avenidas que cortam a cidade e pelas rodovias que dão acesso a Fortaleza.

As cenas, com os faróis ligados, foram registrados por volta das 6:40 horas, na Avenida Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres, e se repetiram no mesmo horário em outras áreas da cidade.

As chuvas começaram a cair na Capital a partir das 4 horas da manhã e, duas horas depois, as avenidas ainda registravam pouco movimento. Muita gente atrasou a saída de casa esperando as chuvas diminuírem.

Ex-prefeito se complica mais ainda: TCU fiscaliza obras de saneamento em cinco municípios do interior do Ceará, dentre eles, Acopiara.

O Tribunal de Contas da União (TCU) detectou atrasos em obras de saneamento nos municípios cearenses de Acopiara,Guaraciaba do Norte, Itapipoca, Quixeré e São Luís do Curu. Os problemas foram detectados durante fiscalização de obras que somam R$ 14,3 milhões.

Outra falha apontada no relatório refere-se a obras já concluídas, mas ainda inoperantes. É o caso da rede de distribuição e das ligações prediais do sistema de abastecimento de água construídas em Itapipoca. 

De acordo com a vistoria, ainda não há reservatório de água conectado no sistema, o que torna a obra inoperante. De acordo com o relator do processo, ministro Benjamin Zymler, a “inoperância de uma obra concluída constitui fato suficientemente grave”.

Diante disso, o TCU determinou à Funasa que, no prazo de 180 dias, avalie a funcionalidade e o grau de utilidade do empreendimento construído, impugnando, se for o caso, a integralidade ou a parcela dos recursos repassados cuja aplicação não gerou utilidade.

Em Acopiara, os serviços não foram concluídos e as obras estavam paralisadas. No município de Quixeré, o tribunal identificou que também há discrepância entre os serviços executados e os previstos no projeto aprovado pela Funasa. O TCU concluiu que nos dois municípios os projetos básicos estão desatualizados.

A fiscalização também detectou demora na disponibilização dos recursos federais e  desembolso em percentuais diferentes daqueles informados em portarias internas da Funasa.

O TCU determinou ainda à Funasa que envide esforços junto aos municípios fiscalizados, com vistas ao saneamento das irregularidades referentes à execução dos empreendimentos, impugnando, se for o caso, as despesas irregulares via instauração de tomada de contas especial.