quarta-feira, 13 de abril de 2011

Repercute com positividade em Acopiara informação de que o radialista Lindomar Rodrigues confirma pré-candidatura a vice-prefeito em Acopiara

O radialista Lindomar Rodrigues atual presidente do PTN – Partido Trabalhista Nacional em Acopiara confirmou ao blog que é pré-candidato à vice-prefeito naquele município com vista às eleições de 2012 numa possível chapa que terá Dr. Vilmar como o candidato a prefeito pelo grupo de oposição.

Lindomar Rodrigues tomou essa decisão após ouvir amigos e correligionários que veem em sua pessoa um homem capaz de contribuir com o verdadeiro desenvolvimento da Terra do Lavrador. Através do rádio e da internet Lindomar Rodrigues tem sido uma voz forte em favor dos menos favorecidos.

Por outro lado Lindomar Rodrigues não esconde que é preciso ter muito cuidado e o pé no chão para não entrar em conflito com outros possíveis nomes que também almejam a posição. “Vamos encarar em pé de igualdade com qualquer outro nome que por ventura também queira ser o candidato à vice. Hoje sou pré-candidato. A experiência que adquirir ao longo dos tempos me permite essa condição. Vou encarar sem dúvidas”, disse Lindomar.

Maçonaria de Acopiara desenvolve campanha de doação de sangue em parceria com o HEMOCE‏

A loja maçônica Irmão Raimundo Teixeira Lima Nº 26 de Acopiara pertencente à Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará realizou na última terça-feira (12) em parceria com o HEMOCE de Iguatu a primeira campanha de doação de sangue. O trabalho de coleta foi realizado na sede da loja no período de 08 às 15 horas.

De acordo com o venerável mestre da maçonaria de Acopiara, Francisco Iramar da Silva, a campanha teve como objetivo melhorar o estoque de sangue no HEMOCE visando a Semana Santa que se aproxima, período que sempre ocorrem muitos acidentes na região.

Pelo menos 97 doadores, entre maçons e moradores da cidade participaram da campanha, sendo que deste total foram coletadas 87 bolsas.

Para o coordenador de coleta do HEMOCE, Emanuel Martins, a campanha desenvolvida em parceria com a Maçonaria atingiu todos os seus objetivos. "Sempre que contamos com o apoio de instituições sérias como a Maçonaria o final é sempre feliz. Foi muito bacana ver a participação dos maçons como doadores", disse Emanuel.   

O Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Ceará, Etevaldo Barcelos Fontenele, tem orientado as lojas do interior a desenvolver esse tipo de ação que ajuda a salvar vidas. Para Etevaldo Barcelos a maçonaria de Acopiara e outras que já realizaram esse tipo de campanha estão no rumo certo na missão de ajudar a quem mais precisa. 

Em tempo

A loja maçônica Irmão Raimundo Teixeira Lima Nº 26 de Acopiara, em nome de todos obreiros, agradece aos doadores que participaram ativamente da campanha. Que o Grande Arquiteto do Universo possa abençoá-los.

Adolescente é detido com arma em escola no RS

Um adolescente de 14 anos, aluno de uma escola estadual em Porto Alegre, foi detido nesta terça-feira (12) com uma pistola calibre .22 dentro da mochila.

Uma funcionária da escola viu quando a arma caiu da mochila do adolescente. A direção chamou a Polícia Militar, que encaminhou o jovem para a Delegacia da Criança e do Adolescente (Deca). no local, ele prestou depoimento.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente teria dito que sofreu ameaças.

Universidade Patativa do Assaré realiza encontro em Mombaça

A Universidade Patativa do Assaré (UPA) realiza hoje e manhã, dias 13 e 14, no município de Mombaça, um encontro com professores alfabetizadores e coordenadores participantes do Programa Brasil Alfabetizado.

O encontro tem o objetivo de contribuir teoricamente na prática pedagógica do programa. A pauta será voltada par ao fortalecimento da prática dos educadores nesse programa.

Justiça de MG decide nesta quarta-feira se liberta goleiro Bruno

Três desembargadores mineiros irão julgar, no início da tarde desta quarta-feira (13), o pedido de liberdade feito pela defesa do goleiro Bruno Fernandes, acusado de planejar e participar da morte da sua ex-amante Eliza Samudio em 2010.

Os advogados entraram com o habeas corpus pedindo a liberdade do goleiro no dia 25 de fevereiro deste ano. A decisão será tomada, nesta quarta, pelos desembargadores Edson Carneiro, Doorgal Andrade e Julio César Guttierrez, da 4ª Câmara Criminal, a partir das 13h30. 

O habeas corpus deveria ter sido julgado no último dia 6, mas a sessão foi adiada porque o desembargador Dorgaal Andrada pediu vistas ao processo. O magistrado, que é relator do caso, teve dúvidas durante a sustentação oral do advogado de defesa de Bruno, Cláudio Delladone Júnior.

Lavrador é golpeado na cabeça após participar de uma festa espírita

Foi golpeado com um facão na cabeça o Lavrador Francisco Carlos de Souza Rocha, (24) anos residente no bairro São Sebastião em José de Freitas que fica a (48) km de Teresina capital do Piauí.

O lavrador após participar de um ritual em um terreiro de candomblé recebeu um golpe de facão desferido pelo pai de santo conhecido como Batista, proprietário do terreiro localizado no bairro Principio, neste município.

O fato aconteceu quando o lavrador Francisco Carlos e o acusado se desentenderam durante uma bebedeira que hora acontecia em frente à tenda espírita.

O acusado prestou depoimento ao delegado Edilson lima que instaurou um inquérito policial. A vitima foi atendido no hospital Nossa Senhora do Livramento, nesta Cidade.

PSDB de Acopiara enfraquece a cada dia:Carta Aberta ao PSDB de Acopiara

Sr. Presidente, Amigos e Militantes,

Não é sem muito pesar que me dirijo a vocês para comunicar meu desligamento desta seleta agremiação partidária.

Ao ser recebido pelo Partido da Social Democracia Brasileira, em 2004, notadamente em sua Juventude, senti-me profundamente honrado, estando ao lado de pessoas públicas a exemplo de Tasso, Gaspar e Sheila, que, a meu juízo, entraram na História e a deixaram um legado irrepetível, inimitável e inatacável de gestão e responsabilidade, com compromissos bem definidos e melhor assumidos.

Mostraram-me aqui o quão importante e necessária é a política na vida do indivíduo e me oportunizaram as amizades de companheiros inesquecíveis, em todos os recantos deste continental município.

Filiei-me ao PSDB por acreditar em seu programa e no trabalho das pessoas que dele são parte.

Na tentativa de resgatar a maior em número e melhor em qualidade Juventude do Partido, convidei e agreguei velhos e novos jovens e busquei o apoio do Diretório Municipal sempre que dele necessitamos. Viajamos e formamos os nossos jovens que não pouco contribuíram em todas as posteriores campanhas eleitorais (2004, 2006, 2008 e 2010).

Não me restam dúvidas de que o PSDB é um partido forte, responsável pelas expressivas, significativas e únicas mudanças pelas quais passou o nosso Ceará e, por que não, a nossa Acopiara.

Tudo o que temos hoje de grandioso é devido aos Governos de Tasso, Gaspar e Sheila. Não aos DesGovernos da patota da oposição.

Coloquei meu nome à disposição do PSDB de Acopiara, não exclusivamente à sua Juventude, com o objetivo de contribuir, somar e transformar. Entendo, todavia, que a mim não se possibilitou. E se veja que não pretendia ocupar cargos ou funções, sim facilitar e organizar o Partido, por vislumbrar a possibilidade, senão a necessidade, de engendrarmos uma estratégia que nos elevasse novamente a condição de não meros espectadores dos desmandos que corrompem a nossa herança.

Infelizmente, o PSDB, não sozinho o de Acopiara, mas em todo o Brasil, enfrenta questões estruturais e de fidelidade partidária que contrastam frontalmente com os nossos estatutários e programáticos objetivos, com o que não posso nem de longe pactuar.

O Partido está dividido. A Juventude está dividida. Enfim, os nossos propósitos não mais se coadunam.

Um era o PSDB que eu posso me orgulhar de ter ajudado a construir, aquele que derrubou o muro invisível entre a Juventude e o Diretório Municipal, entre a Capital e o Interior. Este outro é o PSDB que entrava as soluções. Um era o PSDB que agrega. Este outro é o PSDB que segrega e está carregado de preconceitos.

Despeço-me orgulhoso de ter participado do PSDB que deixou marcas importantes no Ceará e na querida Acopiara. Um era o PSDB que fez e pôde fazer muito mais. Este outro é o PSDB que vai fazer. Não sei se há tempo.

A derrocada do nosso líder maior nas últimas eleições senatorias talvez tenha impulsionado a minha decisão.

Agora, não posso nem consigo mais concordar com os rumos para os quais o meu PSDB está caminhando.

Assim, peço licença aos meus amigos que permanecerão no PSDB e à minha estimada Juventude para que eu possa, noutra legenda, continuar a defender aquilo que eu acredito, não diferente do que até hoje defendi.

Saio do Partido deixando mais que amigos e irmãos, memórias. Porém trago comigo o sonho de reconduzir a política acopiarense aos tempos de paz, progresso e, sobretudo, justiça social.

Ao Senhor Presidente, Gaspar, aos demais amigos e companheiros, especialmente à minha amiga fora dos palcos partidários, Sheila, fica a minha gratidão.
 
Forte abraço a todos.

Acopiara, 11 de abril de 2011.

THIAGO BATISTA DE CARVALHO

Assembleia gasta R$ 2 milhões por ano com auxíio-paletó

A briga da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) para acabar com o "auxílio-paletó" dos deputados estaduais chegou ontem ao Judiciário. A entidade deu entrada, no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para revogar dois artigos do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) , 43 e 44. São eles que estabelecem a "ajuda de custo" a parlamentares, nome oficial do auxílio-paletó. Os deputados recebem esse benefício mas não prestam contas à Casa, o que, segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, fere os princípios constitucionais da legalidade e moralidade.

O benefício consome cerca de R$ 2 milhões anuais dos cofres do Legislativo. O objetivo da ajuda de custo, de acordo com o Regimento Interno, seria ressarcir os deputados por despesas "imprescindíveis ao comparecimento à sessão legislativa". Mas, para Henrique Mariano, o regimento é omisso: não prevê quais despesas são "imprescindíveis". E isso levou a um desvirtuamento da ajuda de custo. Ela deixou de ser uma indenização eventual e excepcional para ganhar caráter de complementação certa e fixa na remuneração dos parlamentares. A ajuda de custo, disse Mariano, "se transformou em 14º e 15º salários".

"Na prática o benefício é pago indistintamente, em valor fixo, data pré-fixada e não precisa de qualquer prestação de contas do deputado para o seu recebimento. Isso distorce o caráter indenizatório da ajuda de custo. Se transformou em complementação da remuneração, argumentou. Na ação, a OAB pede que o TJPE suspenda de imediato, por decisão liminar, o pagamento do benefício.

Açude Orós perto de sangrar

O segundo maior reservatório do Ceará está enchendo. Dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apontam que o açude Orós, na região do Jaguaribe, está com 90,1% de seu volume máximo, conforme estatísticas atualizadas nesta terça-feira (12), às 9 horas.

O açude é localizado no município de Orós, na região do Jaguaribe, e tem capacidade para acumular 1,94 bilhão de metros cúbicos. Barra do rio Jaguaribe. Entre suas funções estão o abastecimento humano, a agricultura irrigada e a piscicultura.

A barragem foi construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), inaugurada nos anos 1960, e foi o maior açude do Ceará até a inauguração da barragem do Castanhão, há sete anos. No início do ano o Orós armazenava 71,8% de sua capacidade. No início de abril o percentual era de 89,1%.
Dados da Cogerh indicam também que sangram nesta terça-feira 23 açudes em todo o Ceará. Há ainda 18 reservatórios com mais de 90% do volume máximo, todos perto de sangrar.

Agricultora chora sangue Caririaçu

As lágrimas de sangue voltam a descer pelo rosto da agricultora Quitéria Calixto de Lima, de 41 anos, em Caririaçu. A doença misteriosa volta depois de pouco mais de um ano, dessa vez não deixando a mulher enxergar pelo olho direito. Ela diz que agora está nas mãos de Deus.

Hoje pela manhã, às 8 horas, a agricultora tem consulta marcada com o oftalmologista Luiz Soares, em Juazeiro do Norte. Há seis dias que voltou a sentir fortes dores na cabeça e no olho.

A consulta foi conseguida com a ajuda de amigos. Em Caririaçu, segundo o radialista Pedro de Abílio, que tem acompanhado o caso, não tem médicos com essa especialidade. Ano passado, depois do problema ter chamado a atenção dos meios de comunicação, ela conseguiu ajuda da Secretaria de Saúde local para ir até Fortaleza. Na capital, poderia ter feito o tratamento, mas desistiu, após alguns exames, por não ter uma companhia para ficar com ela. Quando esteve em Fortaleza nos dias 18 e 19 de fevereiro do ano passado o oftalmologista Heron Moreira diagnosticou a doença como sendo hemolacria (chorar sangue) e ofereceu tratamento gratuito na Clínica Nossa Senhora de Nazaré.

Desviadas verbas do Fundeb em Pacujá

A Controladoria Geral da União (CGU) encontrou irregularidades na aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb), no Município de Pacujá, localizado na Zona Norte do Estado, e na cidade de Ipu, na Serra da Ibiapaba. 

Na fiscalização, em Pacujá foi constatado que as obras de construção de uma creche-escola e de um sistema para tratamento de resíduos sólidos (aterro sanitário) estão totalmente abandonadas.

Quadrilha de assaltantes de bancos com atuação no Ceará é presa em Teresina

Policiais Federais prenderam na manhã desta terça-feira (12), em Teresina (PI), seis indivíduos integrantes de uma rede criminosa especializada em assaltos e arrombamentos de instituições financeiras em todo o Brasil. Eles foram presos com explosivos, pólvora e bombas usadas para roubar caixas eletrônicos. O grupo estava em Teresina há quatro dias e são do Ceará, Paraíba, Alagoas e Pernambuco.

O delegado regional do combate ao crime organizado da Polícia Federal, Janderlyer Gomes de Lima, afirmou que os seis assaltantes participaram na madrugada desta terça-feira de assalto a Agência do Banco do Brasil na rodoviária de Caxias (MA). Segundo ele, os assaltantes estão usando explosivos e roubam quando vão para as obras de construção de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Os assaltantes estavam morando em um sítio na região de Todos os Santos e Jardim Europa, zona sudeste de Teresina. Eles têm passagens pelas polícias do Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Usando um colete anti-bombas, o perito criminal da PF, Gesário Bezerra, retirou de uma casa no Conjunto Portal da Esperança, no bairro Nova Theresina, 12 bananas de dinamite contendo emulsão explosiva, cordel detonante e escopetas. Foi econtrado também em poder do grupo criminoso dois veículos vectras; duas pistolas calibres 380; uma escopeta calibre 12; 12 artefatos de explosivos; grande quantidade de cordel detonante e várias espoletas, além da quantia de R$ 70 mil em dinheiro.