terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Casos de meningite aumentam 125% no CE

O número de casos de meningite meningocócica aumentaram consideravelmente no último ano no Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em 2010 foram confirmados 31 casos de meningite em 10 diferentes municípios. Neste ano, de acordo com o boletim epidemiológico do último dia 4 de dezembro, 70 casos da doença já foram confirmados, sendo 49 em Fortaleza, e 21 em mais 17 municípios do interior do Estado. Diante disso, houve um aumento de 125% se comparado aos 12 meses de 2010.

Ainda de acordo com a supervisora de Epidemiologia da Sesa, Dina Cortez, o número de óbitos também aumentou. Esse ano, a meningite já causou 19 mortes e no ano passado foram três, o que equivale a um acréscimo de 375%. Segundo ela, 14 dos 19 óbitos aconteceram na Capital cearense outros cinco no interior do Estado. Dois dos 19 óbitos aconteceram de novembro para dezembro.

Conforme Dina Cortez, a explicação para o aumento do número de casos no Estado é a capacidade da doença se manifestar em ciclos. "Há cada três anos existe uma tendência natural de acréscimo ou decréscimo da doença. Neste ano, tivemos mais que o dobro do ano passado, por isso estamos realizando uma campanha maior de prevenção e tratamento", destaca a supervisora.

Além disso, segundo Dina, a doença está se manifestando, na maioria das vezes, de uma forma mais grave, que é a bacteriana. Para ela, a gravidade da meningite está diretamente ligada às defesas individuais de cada organismo e também à população que atinge.

Exames laboratoriais descartam H1N1 em Quixeramobim e Acopiara

O único caso que foi notificado com suspeita da gripe A H1N1 em Quixeramobim foi descartado pelo Laboratório Central de Saúde Pública -  Lacen, unidade da Secretaria da Saúde do Estado.

Os exames confirmaram gripe comum. Em Acopiara, onde também havia um único caso notificado, outro descarte. 

O Lacen, além de descartar gripe A H1N1, conclui após examinar material coletado, que nem gripe comum o paciente  apresentava. Já em Boa Viagem, de 24 notificados, foi confirmado 1 caso de H1N1 e 2 de gripe comum.

Em Quixadá, houve confirmação laboratorial de 1 caso de gripe A e 1 caso de gripe comum. Ainda neste final de semana, o Lacen confirmou três casos em Pedra Branca, município que notificou os primeiros casos no último dia 23 de novembro, com o total passando de 14 para 17 casos de gripe A H1N1.

Ciro Gomes estréia como comentarista em jornalístico da Rede TV

O ex-ministro, ex- deputado, ex- prefeito de Fortaleza e ex- governador Ciro Gomes (PSB) estreará amanhã (6) como comentarista no programa jornalístico Tema Quente, da Rede TV.

O programa semanal é apresentado pelo jornalista Kennedy Alencar e vai ao ar direto de Brasília, das 18:15 as 19h. Ciro deve comentar as principais notícias políticas e econômicas do país e do mundo.

A notícia foi divulgada pelo portal “No Pátio”, onde o ex-governador afirmou estar feliz em ter aceito o convite. “Vejo a minha participação no programa (Tema Quente) como uma boa oportunidade de me envolver e opinar mais ativamente nas discussões do cenário da política nacional”.

Pai é suspeito de assassinar a filha

Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigam o misterioso assassinato de uma jovem de 23 anos. A garota foi encontrada morta, na noite de sábado passado, dentro de uma rede, no quarto da residência do pai, localizada num beco na Rua Virgílio Neto, no Planalto Ayrton Senna. O corpo de Tamara Laurindo Ferreira, 23, apresentava cerca de 32 facadas, conforme atestaram os peritos. Havia ainda uma perfuração na cabeça compatível com tiro.

O pai da garota, Cícero Xavier Ferreira, 48, chegou a ser detido e encaminhado à sede da DHPP. Segundo o diretor adjunto daquela unidade, delegado Franco Pinheiro, o pai forneceu uma versão contraditória e passou a ser um dos suspeitos da execução da própria filha.

Cícero contou que três homens chegaram na sua casa e se identificaram como policiais. “Eles colocaram uma arma na minha cabeça. Ouvi um tiro e não sei mais o que aconteceu”, disse Cícero ainda no local do crime. Ele afirma, ainda, que a filha era usuária de drogas e, há cinco meses, havia escapado de um atentado, ocasião em que foi baleada três vezes. Após depor, Cícero foi liberado. “Não sei quem fez isto”, disse o pai ao ser entrevistado no local.

Aposentadorias ilegais são apuradas no Cariri

Uma denúncia anônima levou à cadeia uma dona de casa que sacava aposentadoria de uma tia depois de morta desde o mês de maio deste ano, neste Município. Semelhante a esse caso, centenas deles podem estar se repetindo em regiões como Cariri, Centro-Sul e Sertão Central. Segundo a gerência executiva do Instituto Nacional de Previdência e Seguro Social (INSS), em Juazeiro, são 3.454 ações em apuração em cerca de 50 Municípios que fazem parte da área de abrangência de atendimento por parte da gerência, numa área de 11 agências.

Podem ser pessoas desavisadas, que deixaram de confirmar o óbito junto às agências, ou simplesmente estão abusando da boa fé. Contudo, o ato ilegal poderá terminar na Justiça.

As pessoas que foram comprovadas de estarem recebendo os valores de forma ilegal poderão responder por crime de estelionato. Foi o que aconteceu com a acusada Vera Lúcia do Nascimento, de 52 anos, no momento em que tentava retirar no caixa eletrônico o valor referente à aposentadoria da tia, Auzenira Nascimento, que morreu aos 81 anos. O valor viria acompanhado do pagamento do 13º. Só que a esta altura o benefício estava cancelado.

Todos os anos, as senhas são renovadas nos bancos e, nesses casos, as próprias agências são responsabilizadas por identificar o segurando e renovar a senha. Já os valores depositados em contas, após os óbitos, que não estejam sendo mais sacados serão devolvidos para o setor de Orçamento, Finanças e Contabilidade (OFC), do INSS.

Ganha força máxima a candidatura de Tião Mandú a Prefeitura de Acopiara


Depois do resultado favorável ao prefeito e ao vice-prefeito de Acopiara no julgamento ocorrido hoje, no TRE - Tribunal Regional Eleitoral, ganha mais força a candidatura de Tião Mandú (PT) com vistas às eleições de 2012 para prefeito da Terra do Lavrador.

Até então, colocado em segundo plano, Tião Mandú ressurge das cinzas e deve ser o nome apoiado pelo prefeito para disputar a prefeitura.

Essa informação com precisão no programa Acopira Urgente do próximo sábado.

Cariocas dominam seleção da CBF, e Neymar é eleito craque do Brasileiro


Os jogadores de clubes cariocas dominaram o Prêmio Craque Brasileirão, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos destaques da temporada no torneio nacional. Vasco, com três jogadores e mais o técnico (Cristóvão Borges e Ricardo Gomes dividiram essa conquista), Botafogo, com dois, e Flamengo e Fluminense, ambos com um, montaram mais da metade dos 11 atletas ideais da competição.

Confira abaixo os melhores do Brasileiro:


Goleiro:
1º - Jefferson (Botafogo)
2º - Fernando Prass (Vasco)
3º - Julio Cesar (Corinthians)

Lateral direito:
1º - Fágner (Vasco)
2º - Mariano (Fluminense)
3º - Bruno (Figueirense)

Zagueiro pela direita:
1º - Dedé (Vasco)
2º - Antônio Carlos (Botafogo)
3º - Rhodolfo (São Paulo)

Zagueiro pela esquerda:
1º - Réver (Atlético-MG)
2º - Leandro Castán (Corinthians)
3º - Emerson (Coritiba)

Lateral esquerdo:
1º - Cortês (Botafogo)
2º - Juninho (Figueirense)
3º - Kleber (Internacional)

Volante pela direita:
1º - Ralf (Corinthians)
2º - Rômulo (Vasco)
3º - Arouca (Santos)

Volante pela esquerda:
1º - Paulinho (Corinthians)
2º - Renato (Botafogo)
3º - Marcos Assunção (Palmeiras)

Meia direita:
1º - Diego Souza (Vasco)
2º - Deco (Fluminense)
3º - Lucas (São Paulo)

Meia esquerda:
1º - Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
2º - Montillo (Cruzeiro)
3º - Thiago Neves (Flamengo)

Primeiro atacante:
1º - Neymar (Santos)
2º - Leandro Damião (Internacional)
3º - Julio Cesar (Figueirense0

Segundo atacante:
1º - Fred (Fluminense)
2º - Borges (Santos)
3º - Loco Abreu (Botafogo)

Técnico:
1º - Cristóvão Borges/Ricardo Gomes (Vasco)
2º - Jorginho (Figueirense)
3º - Tite (Corinthians)

Revelação:
1º - Welington Nem (Figueirense)
2º - Bruno Cortês (Botafogo)
3º - Leandro Damião (Internacional)

Melhor Jogador:
Neymar (Santos)

Melhor Árbitro:
1º - Leandro Vuaden (RS)
2º - Paulo César Oliveira (SP)
3º - Sandro Meira Ricci (DF)