terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Casos de meningite aumentam 125% no CE

O número de casos de meningite meningocócica aumentaram consideravelmente no último ano no Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em 2010 foram confirmados 31 casos de meningite em 10 diferentes municípios. Neste ano, de acordo com o boletim epidemiológico do último dia 4 de dezembro, 70 casos da doença já foram confirmados, sendo 49 em Fortaleza, e 21 em mais 17 municípios do interior do Estado. Diante disso, houve um aumento de 125% se comparado aos 12 meses de 2010.

Ainda de acordo com a supervisora de Epidemiologia da Sesa, Dina Cortez, o número de óbitos também aumentou. Esse ano, a meningite já causou 19 mortes e no ano passado foram três, o que equivale a um acréscimo de 375%. Segundo ela, 14 dos 19 óbitos aconteceram na Capital cearense outros cinco no interior do Estado. Dois dos 19 óbitos aconteceram de novembro para dezembro.

Conforme Dina Cortez, a explicação para o aumento do número de casos no Estado é a capacidade da doença se manifestar em ciclos. "Há cada três anos existe uma tendência natural de acréscimo ou decréscimo da doença. Neste ano, tivemos mais que o dobro do ano passado, por isso estamos realizando uma campanha maior de prevenção e tratamento", destaca a supervisora.

Além disso, segundo Dina, a doença está se manifestando, na maioria das vezes, de uma forma mais grave, que é a bacteriana. Para ela, a gravidade da meningite está diretamente ligada às defesas individuais de cada organismo e também à população que atinge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário