quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Moradores da zona rural de Acopiara reclamam péssima situação que se encontra as estradas do município

Moradores da zona rural de Acopiara, reclamam da situação das estradas vicinais que cortam o município. Muitos trechos não receberam ainda manutenção e agora com a chegada do período chuvoso a situação está terrível. 

Trafegar por estas estradas vicinais na zona rural de Acopiara, só mesmo em carro com tração nas quatro rodas. Caminhos em péssimo estado de conservação e por conta disso os estudantes já estão preocupado com o início do ano letivo que começou. 

"Estou preocupado porque nessa situação com acidentes acontecendo nessas estradas, andar por aqui todo dia é perigoso", comenta o estudante Paulo Gomes, da região de Calabaço. 

É lamentável que a cidade de Acopiara esteja passando por esse momento tão delicado, com uma administração que não se preocupa com a situação da população.

Enquanto isso o prefeito Antonio Almeida, continua descasando em Fortaleza.

Quadra invernosa começa com chuva em todas as regiões do Ceará

O primeiro dia da quadra invernosa no Estado, período correspondido entre os meses de fevereiro e maio, começou com chuvas em todas as regiões cearenses, com destaque para o Litoral, Serra da Ibiapaba, Sertão Central e Cariri, região na qual foi registrado o maior volume do Estado. 

Nas últimas 24 horas choveu em pelo meno 83 municípios, de acordo com o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Santana do Cariri obteve o maior volume pluviométrico (115 mm), seguido por Araripe (56.4 mm); Meruoca (54 mm); Assaré (44.5 mm); Coreaú (43.6 mm); Antonina do Norte e Paracuru, ambas com 40 milímetros verificados. 

Na capital cearense, que na terça-feira (31) teve registros de alagamento e congestionamento durante a manhã, choveu 16.5 mm no posto de Messejana. Já em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearenses, choveu 21 mm no posto Vila São Gonçalo. 

De acordo com a Funceme, essa nebulosidade está associada ao avanço de áreas de instabilidade que se deslocam do oceano para o continente. Na costa leste do Nordeste do Brasil, “nota-se a presença de um Cavado de Altos Níveis-CAN, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura” que favorece a ocorrência de chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará. 

Quadra chuvosa 

Há duas semanas, a Funceme apresentou o primeiro prognóstico para quadra invernosa de 2017. O Ceará tem 40% de probabilidade de as chuvas ficarem em torno da média histórica, nos meses de fevereiro, março e abril. Há ainda probabilidades de 30% de chuva acima da média e 30% de chuva abaixo da média.

Bando arromba banco de Aiuaba e foge com dinheiro

Um bando formado por cerca de 6 pessoas sitiou a cidade de Aiuaba, a cerca de 443 km de distância de Fortaleza, arrombou a agência do Banco do Brasil e fugiu com uma quantidade de dinheiro não revelada, na madrugada desta quarta-feira (1º). 

Segundo o titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Polícia Civil, Raphael Vilarinho, parte do grupo atacou o destacamento da Polícia Militar de Aiuaba, enquanto os outros integrantes da quadrilha explodiram a agência bancária e roubaram o dinheiro, por volta de 1h30. Ninguém ficou ferido durante a ação criminosa. 

Uma equipe da DRF está se deslocando da Capital para Aiuaba para iniciar as investigações do ataque a banco. A Polícia suspeita que a quadrilha seja composta por criminosos do Piauí e do Ceará e tenham fugido para o estado piauiense, que fica a poucos quilômetros de distância do banco atacado.

Promotores de Justiça cearenses serão expulsos do Ministério Público por prática de corrupção

Dois promotores de Justiça do Ceará foram condenados, ontem, à pena de demissão do cargo, pela prática de corrupção no exercício do cargo. A decisão partiu do Conselho Nacional do Ministério Publico (CNPM), em reunião de seu Pleno, em Brasília, nesta terça-feira (31). Os promotores Joathan de Castro Machado e Sebastião Brasilino de Freitas Filho foram alvo de uma investigação do próprio CNPM, iniciada em 2016. 

No julgamento, o crime atribuído aos dois representantes do MP foi definido como “aceitação de promessa de pagamento de vantagem indevida em razão das funções de promotor de Justiça”, além da “prática de atos de ofício infringindo o dever funcional”. 

Por conta desses fatos, Joathan Machado e Brasilino de Freitas Filho, segundo o corregedor nacional do MP, Cláudio Portela, teriam violado deveres funcionais “ao não manterem a conduta ilibada compatível com o exercício do cargo, ao não zelarem pelo prestígio da Justiça e pela dignidade de suas funções, ao não desempenharem com zelo e presteza suas funções e ao não observarem as formalidades legais no desempenho das suas atuações funcionais”. 

Em 4 de abril do ano passado, o CNMP iniciou a investigação sobre a conduta dos dois promotores cearenses, a partir da Portaria CNMP nº 52, instaurada pelo próprio corregedor nacional da instituição. 

Na análise do mérito, o conselheiro Walter Agra concluiu que, “o robusto acervo probatório dos autos, composto por interceptação telefônica, prova testemunhal e o interrogatório dos promovidos, dá o suporte necessário à prolação de um édito condenatório, já que a autoria e a materialidade ficaram comprovadas”. 

Agora, será determinado ao procurador-geral da Justiça do Ceará, Plácido Rios, que ajuíze ação cível própria para pleitear a demissão dos dois promotores. A sanção de demissão só pode ser aplicada por meio de sentença judicial transitada em julgado, uma vez que ambos gozam da garantia da vitaliciedade. 

Salários 

Ainda de acordo com a decisão do Plenário do CNMP, enquanto tramitar a Ação Civil Pública para a perda dos cargos, e, portanto, serem definitivamente expulsos do Ministério Publico do Estado do Ceará, os dois promotores ficarão em disponibilidade compulsória, e continuarão recebendo seus proventos proporcionais ao tempo de serviço prestado à instituição.

Acopiara precisa de um administrador

Não se administra uma cidade do porte Acopiara, fazendo fazendo firulas nas mesas de bares e nas esquinas da cidade.

Administrar uma cidade é doar parte da sua vida. Do seu precioso tempo. É perder noites de sono buscando uma forma para resolver os problemas das pessoas que mais precisam. 

Administrar uma cidade é olhar para o presente como alicerce para construir o futuro. 

Administrar uma cidade é enfrentar os problemas como realmente eles são, sem bravatas. 

Administrar uma cidade requer personalidade, caráter, mansidão, coerência. 

Administrar uma cidade é saber aceitar as críticas. É ter o discernimento de saber que ninguém é dono do patrimônio público. Ele é do povo e como tal deve ser defendido. 

Administrar uma cidade é ter postura. É saber olhar pra frente, e encarar os problemas como na verdade eles são. 

Administrar uma cidade é estar presente, dando atenção ao povo, ao invés de descansar em Fortaleza. 

Administrar uma cidade do porte de Acopiara, não é fácil, requer acima de tudo compromisso!

A cidade de Acopiara precisa urgentemente de um administrador.

Três homens são presos por fraudar Operação Carro-Pipa em Solonópole

Três homens foram presos na manhã desta terça-feira (31) quando fraudavam a distribuição de água da Operação Carro-Pipa na cidade de Solonópole, no interior do Ceará. 

A polícia militar localizou o trio dentro de um carro na cidade, por volta das 9h da manhã. Eles estavam com mapas de rotas traçadas para a distribuição, cartões de ponto de localização e rastreadores da operação. O golpe simulava uma rota de municípios que deveriam receber a ajuda. 

Conforme a Delegacia Municipal de Solonópole, o flagrante ocorreu após uma denúncia anônima. 

Os três suspeitos estão presos e devem responder por estelionato e desperdício de bem público, crimes previstos no Código Penal. Por se tratar de crimes envolvendo programa federal, as investigações seguem com a Polícia Federal, na sede de Juazeiro do Norte.

Policia prende cinco homens que roubaram um burro para trocar num carneiro em Fortaleza


Cinco homens foram conduzidos à Delegacia de Maranguape, no interior do Ceará, após furtarem um burro nesta terça-feira (31). O animal estava dentro de um carro e seria levado a Fortaleza para ser trocado por um carneiro. 

Segundo a Polícia Civil, o grupo foi flagrado transportando o animal, na localidade de Serra do Lajeiro. O carro teve de parar por causa de um pneu furado e os policiais avistaram o burro dentro do carro, um Volkswagem modelo Gol. 

Eles informaram aos agentes que o burro seria levado a uma feira na capital, onde seria trocado por um carneiro. O animal seria usado para comemorar o aniversário da mãe de um dos homens. 

O delegado de Maranguape fez um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por maus-tratos. No início desta tarde, os agentes de segurança localizaram o dono do burro e constataram que o animal havia sido furtado. Um inquérito deverá ser instaurado na delegacia, e os suspeitos poderão responder também por furto.

Pastor de igreja evangélica é preso acusado de estuprar quatro crianças em Sobral


Um pastor evangélico, que atuava em uma igreja de Sobral (a 240 Km de Fortaleza) foi preso, no fim da manhã de ontem, sob a acusação de estupro de vulnerável. Arnol Santiago dos Santos se entregou na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sobral, onde já havia um mandado de prisão contra ele expedido pela 3ª Vara Criminal de Sobral. Conforme a equipe da DDM pelo menos quatro crianças, com idades entre oito e dez anos, teriam sido vítimas do pastor.

De acordo com informações da Delegacia, as mães das meninas (todas as vítimas eram do sexo feminino), fizeram as denúncias há cerca de um mês e a equipe da Especializada iniciou as investigações. Uma das crianças que teria sofrido o abuso é sobrinha da esposa do pastor. Conforme testemunhas relataram à Polícia, Arnol Santos recebia as meninas em sua residência, quando estava sozinho.

"Ele oferecia coisas para atrair as crianças. Conquistava a confiança delas, como se fosse um amigo. A partir daí pegava no colo, apalpava as vítimas", afirmou o inspetor Fábio, que participou da apuração dos fatos. Arnol Santos nega qualquer tentativa de aliciamento.

Ele afirmou à Polícia que está sendo vítima de boatos das mães das crianças. "A versão dele é que estas mulheres não gostam dele e estariam convencendo as crianças a dizerem que foram abusadas", declarou Fábio. No entanto, o inspetor diz que durante as investigações foram ouvidas diversas pessoas e foram encontrados elementos para que a prisão do pastor fosse requerida à Justiça.

Depois que se entregou, Santos foi levado à Cadeia Pública local. "É até irônico, porque lá era um dos lugares que ele visitava fazendo pregações", afirmou o investigador.