terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ator global é assaltado na zona sul do Rio de Janeiro

O ator Marco Antônio Gimenez, da TV Globo, foi vítima de um assalto na madrugada desta terça-feira em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Gimenez foi rendido por assaltantes, que levaram seu carro. Muito assustado, o ator postou mensagem na rede de microblogs Twitter comentando o caso. "Nasci de novo! Acabei de ser assaltado e levaram meu carro. Foi em Botafogo, perto de casa. Mas, graças a Deus, nada aconteceu comigo", escreveu.

O ator é filho dos atores Jece Valadão e Vera Gimenez e irmão da apresentadora Luciana Gimenez. Seu último papel na TV foi na novela Malhação ID, da Globo, em 2010.

MP propõe ação de improbidade e quer bloquear bens de Lula

O Ministério Público Federal no Distrito Federal confirmou, nesta terça-feira, que encaminhou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Previdência Amir Lando. Ambos são acusados de utilizar a máquina pública para fazer propaganda em benefício próprio, ao encaminhar cartas a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciando novas condições de empréstimos consignados em 2004.

A suposta promoção social, que segundo o MP representou custos de R$ 9,5 milhões, será julgada pela 13ª Vara da Justiça Federal no DF e envolve ainda o Banco BMG, apontado pelo governo como a única instituição particular apta a operar na época a nova modalidade de empréstimo. 

De acordo com a denúncia, entre outubro e dezembro de 2004, foram enviadas mais de 10,6 milhões de cartas informando sobre o empréstimo, embora, para o MP, não houvesse "interesse público" na divulgação daquele tipo de benefício. Para garantir uma eventual restituição dos recursos aos cofres públicos, o MP pede na ação o bloqueio dos bens de Lula e do senador Amir Lando.

Vacina contra dengue pode chegar primeiro ao Brasil

Noventa anos após iniciados os primeiros estudos, a vacina contra a dengue entra na fase final de preparação e o Brasil pode ser o primeiro país a recebê-la. Em março, executivos da empresa francesa Sanofi Pasteur desembarcarão em Brasília para propor ao governo federal um acordo para que o País tenha prioridade na distribuição do imunizante.

A corrida pelo Brasil não ocorre por acaso. Considerada uma vacina para atacar uma doença comum em países pobres, multinacionais buscam locais onde possam compensar seus investimentos. O Brasil, portanto, seria perfeito: no País a doença é endêmica e, ao contrário da África, possui recursos para a vacina.

Os testes da terceira fase do imunizante desenvolvido pela Sanofi serão iniciados neste ano, com 30 mil pessoas. O Brasil fará parte desses testes. Se a eficácia do produto for comprovada, o primeiro pedido de registro e autorização será feito em 2013. Para a Sanofi, a meta é a de ter o produto no mercado mundial já em 2015. "Caminhamos para o controle de mais uma doença. Para alguns países, isso será fundamental", afirmou o vice-presidente da Sanofi, Michael Watson.

Corte de luz será com 90 dias

A partir de março, as distribuidoras de energia elétrica terão de obedecer o prazo de 90 dias do vencimento da primeira fatura não paga pelo consumidor para efetuar o corte no fornecimento do serviço. Hoje em dia, esse prazo é de apenas 15 dias após o aviso entregue por escrito para o usuário. A mudança faz parte da resolução normativa nº 414/ 2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula a relação dos direitos e deveres do consumidor de energia elétrica no País.

Aprovada em setembro do ano passado, a norma, em seu cronograma, prevê que algumas alterações sejam feitas somente a partir do próximo mês. É o caso do prazo máximo para a execução da religação do fornecimento de energia elétrica de consumidores de área urbana por parte das distribuidoras que deverá ser de 24 horas, ao invés de 48 horas, como é regulamentado pela regra atual. A norma passará a vigorar no dia 1º, mesma data de outra mudança. Desta vez, no prazo para ligação, que passará de três para dois dias úteis nas moradias localizadas nas áreas urbanizadas; e de 10 para sete dias

Goleiro Bruno poderá jogar futebol na prisão

O goleiro Bruno Fernandes recebeu autorização da Justiça para que possa treinar durante o período de banho de sol na Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, onde está preso. Ele, o amigo Luiz Henrique Ferreira Romão - o Macarrão -, o primo Sérgio Rosa Sales e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos - o Bola - aguardam na unidade o julgamento popular pela morte de Eliza Samudio, no ano passado.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a autorização para que Bruno jogasse futebol foi dada pela juíza Marixa Fabiane Lopes, do Tribunal do Júri de Contagem. O pedido foi feito pelo advogado Claudio Dalledone Júnior, que defende o goleiro. Bruno foi autorizado a usar bola, meiões, luvas e caneleiras.

A Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais informou que foi feita uma avaliação, que considerou não haver riscos para a segurança no presídio o uso dos equipamentos.

Aneel aprova medida que pode encarecer energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira uma medida que pode encarecer em R$ 1 bilhão a conta de luz dos consumidores brasileiros em 2011.

A diretoria do órgão aprovou, por unanimidade, a regulamentação da nova fórmula de cálculo da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), um encargo criado em 1973 que banca as despesas com a geração de energia no Norte do País, que não é interligado ao Sistema Elétrico Nacional.

Justiça determina que São Paulo tem 24h para devolver Taça das Bolinhas

O São Paulo tem 24 horas para devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal. É o que determinou o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro. A Justiça quer que o troféu fique com a Caixa Econômica Federal até que o caso tenha uma decisão final.

A medida cautelar é consequência de uma ação em que tem o Flamengo como autor e a CBF como ré. O clube carioca quer ficar com a posse definitiva da Taça das Bolinhas depois de ser declarado, assim como o Sport, campeão da Copa União de 1987.

A diretoria do São Paulo disse que não foi comunicada oficialmente sobre a decisão e avisou que vai continuar na luta para manter o troféu no Morumbi.
- Desconheço qualquer ação nesse sentido e sou eu que estou cuidando do caso. Se isso realmente aconteceu, haverá um conflito de interesses, ja que o São Paulo se julga com razão nessa questão - disse Kalil Rocha Abdalla, diretor juridico do Tricolor.
Rafael de Piro, diretor jurídico do Flamengo, alertou que o São Paulo pode ser punido caso não acate a determinação da Justiça.

- Se o São Paulo deliberadamente descumprir a decisão, a Justiça pode expedir um mandado de busca e apreensão da Taça das Bolinhas. Além de ser envolvido em um processo criminal, o São Paulo pode receber uma multa a ser definida pelo Juiz - disse Rafael de Piro.

Avião de pequeno porte cai sobre casa no Recife

Um avião de pequeno porte caiu sobre uma casa, nesta terça-feira (22), no Recife. Somente o piloto estava a bordo. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado a um hospital.
A equipe dos bombeiros esteve no local para controlar um princípio de incêndio. A área permanece isolada. Segundo os bombeiros, a aeronave danificou apenas o telhado do imóvel, que não sofreu abalos na estrutura. O telhado de uma casa vizinha também ficou parcialmente danificado, mas ninguém nas residências ficou ferido.
O avião será retirado por técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que vão analisar as causas do acidente.

MUNDO À FORA: A maior família do mundo: 1 marido, 39 esposas, 94 filhos e 33 netos

Os números impressionam. Os 167 membros da família Ziona moram em uma casa de quatro andares com 100 quartos, a maior entre as colinas da aldeia Baktwang, no estado indiano de Mizoram. Para o jantar, são necessários 30 frangos inteiros, cerca de 60 quilos de batatas e mais 100 quilos de arroz. 

O chefe da maior família do mundo, o indiano Ziona Chana, tem orgulho do seu papel. “Confesso que me sinto abençoado por ter 39 esposas e ser o chefe damaior família do mundo”, declarou ao jornal britânicoThe Sun. 

Para organizar a rotina dessa super família, Ziona conta com a colaboração de suas companheiras. Zathiangi, a esposa mais antiga divide as tarefas domésticas, como limpeza, lavagem e preparo das refeições, entre as demais.

Acidente de trânsito deixa homem ferido em Acopiara

Ontem (21), por volta das 18:10 horas, aconteceu um acidente de trânsito(atropelamento) ocorrido na localidade de Vila Moreiras, mais precisamente, próximo ao Posto SP, entrada da cidade. 
O acidente teve com vítima  a pessoa de Edilson Francisco da Silva; solteiro, agricultor, 40 anos; que, segundo informações de populares, a vítima tentou atravessar a via, juntamente com um cavalo, quando foram colhidos por um veículo, posteriormente identificado como sendo um caminhão, marca / modelo M. BENZ/L 1318, cor azul, ano/modelo 1989, de placas HUV 0855, que estava sendo guiado pela pessoa de JOSÉ WILSON DE SOUSA, 60 anos, natural do Crato/CE; que o motorista ainda tentou desviar, mas não conseguiu e veio a colher os dois, tendo a vítima apenas escoriações leves, enquanto o animal, devido as lesões sofridas, teve que ser sacrificado. O motorista evadiu-se do local, mas foi detido por policiais da Polícia Rodoviária Estadual. Que, segundo constatado no local do sinistro, a vítima apresentava sintomas de haver ingerido bebidas alcoólicas.

Bandido é fuzilado após atacar mulher

Um homem, identificado como Nilton Coelho da Silva, 21, foi assassinado, no começo da tarde de ontem, com um tiro no olho depois de praticar um assalto. O crime aconteceu no cruzamento das ruas Meton de Alencar e Ângelo Rattacaso, no bairro Otávio Bonfim em Fortaleza
.
De acordo com a Polícia, minutos antes de ser baleado e morto, Nilton havia atacado uma mulher no momento em que ela saía do Mercado São Sebastião. Conforme o relato de testemunhas aos policiais, Nilton abordou a vítima e tomou-lhe a bolsa, contendo R$ 350,00 e, em seguida, saiu correndo.

Durante a fuga, a poucos metros do local do assalto, uma pessoa, ainda não identificada pela Polícia, atirou no assaltante. O tiro atingiu o olho esquerdo do acusado, que teve morte imediata. O atirador fugiu sem que fosse identificado.

Servidores param atividades em Icó

Houve até a morte simbólica de um 
servidor que deitou sobre o calçamento
 
Centenas de servidores públicos municipais promoveram, ontem, nesta cidade, a Campanha do Luto. A manifestação do funcionalismo tem por objetivo reivindicar da Prefeitura reajuste salarial de 50%, calendário de pagamento para o setor da saúde, adicional noturno, de insalubridade, além do piso para os professores.

O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icó. Em assembleia, na frente da Prefeitura, o grupo decidiu paralisar as atividades até a próxima quinta-feira, quando haverá audiência com o prefeito Marcos Nunes para discutirem as reivindicações.

Os manifestantes percorreram várias ruas da cidade. Conduzindo faixas, gritando palavras de ordens e cantando a música "Tente outra vez", de Raul Seixas, o grupo fez três paradas. Inicialmente, em frente ao Fórum de Justiça, depois na Câmara de Vereadores e, por último, na calçada da Prefeitura, onde os representantes solicitaram audiência com o prefeito.

Segundo o Sindicato, há três anos que não há reajuste salarial e os servidores enfrentam perda média de 20%. O prefeito confirmou audiência para quinta. Disse que o Município não tem condições financeiras de conceder reajuste de 50%. Ressaltou que os servidores estão com pagamento em dia.

Funceme registra chuva em 122 cidades

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 122 municípios nas últimas 24 horas. Até as 11h20min desta segunda-feira (21), o maior volume de chuva foi identificado em Morrinhos, no Litoral Norte, de 77 milímetros,.

Ainda de acordo com a Funceme, também houve precipitação forte no Crato e em Quixelô, de 55 mm. Na capital cearense, choveu apenas 16,6 mm.

A previsão do órgão para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado nas regiões cearenses, com chuva no litoral e centro sul. Nas demais regiões, chuva isolada ao longo do dia.

Terremoto na Nova Zelândia mata ao menos 65, diz primeiro-ministro

O forte terremoto, de magnitude 6,3, que atingiu a cidade de Christchurch, ao sul da Nova Zelândia, deixou 65 mortos, informou o primeiro-ministro neozelandês, John Key. Segundo ele, o balanço não é definitivo e o número de mortos e desaparecidos pode aumentar.

"O balanço que tenho atualmente é de 65 mortos e pode ser revisado. É uma tragédia para esta cidade, para a Nova Zelândia. Christchurh é uma zona de desastre total", afirmou Key, pós chegar à cidade para supervisionar os trabalhos de resgate e de assistência aos desabrigados.

O diretor da Defesa Civil, John Hamilton, confirmou que é provável que o número de mortos aumente à medida que avancem os trabalhos das equipes de resgate nos edifícios danificados.
O número de desaparecidos é alto. Segundo o prefeito da cidade, Bob Parker, pelo menos 200 pessoas continuam presas em diferentes edificações.