segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

INSS vai contratar 150 candidatos aprovados em concurso público

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorizou, hoje (12), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a nomear mais 150 candidatos aprovados em concurso público feito pelo órgão em 2015. Anteriormente, o ministério já havia autorizado as nomeações de 300 servidores. Com esta nova portaria, as nomeações autorizadas chegam a 450. 

Conforme a Portaria nº 388, publicada no Diário Oficial da União, as novas nomeações visam o preenchimento de 100 cargos de técnico do Seguro Social e 50 cargos de analista do Seguro Social (formação em Serviço Social), ambos da Carreira do Seguro Social. 

Os atos de nomeação ocorrerão a partir deste mês, mediante utilização do saldo das autorizações para provimento de cargos, empregos e funções do Anexo V da Lei Orçamentária Anual de 2015 (LOA-2015). 

Os concursos públicos no Poder Executivo Federal seguem suspensos como medida de controle de gastos, lembrou o ministério. 

A responsabilidade pela verificação prévia das condições para a nomeação dos candidatos aprovados será do INSS, a quem caberá baixar as normas administrativas cabíveis.

Cinco mulheres assassinadas no Ceará no fim de semana


Cinco mulheres foram assassinadas neste fim de semana no Ceará. Dois casos ocorreram em Fortaleza e outros três no Interior, onde todos tiveram motivos passionais. Com os últimos registros, subiu para 197 o número de mulheres mortas no Estado, em 2016. 

Na sexta-feira (9), uma jovem identificada como Maria Eunice do Nascimento Pires, 23 anos, foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro, Gilberto Pereira Pinho, 24. Logo após matar a ex-namorada, o rapaz suicidou-se com um tiro na cabeça. O crime ocorreu na cidade de Quiterianópolis (a 397Km de Fortaleza). 

No sábado (10), ainda de manhã, o corpo de uma mulher foi encontrado nos fundos de uma barraca de praia, na Avenida Zezé Diogo, na Praia do Futuro, na zona Leste de Fortaleza. O corpo apresentava sinais de violência, mas a vítima não foi identificada. O caso não foi registrado no boletim de ocorrências no site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na internet. 

Ainda no sábado, por volta de 12 horas, uma mulher identificada por Fabíola foi assassinada dentro de casa, na Rua São Vicente de Paulo, no bairro Planalto Picí. Um suspeito do crime foi detido pela Polícia no loca. Trata-se de Luís Nogueira dos Santos, que foi conduzido a uma delegacia de plantão. 

No domingo (11), por volta de 10 horas, a dona de casa Karliana Maria da Silva Barros, 32 anos, foi assassinada com vários tiros dentro de sua residência, na Rua Antônio Bezerra, bairro Pompéia, na periferia da cidade de Quixeramobim, no Sertão Central (a 201Km de Fortaleza). O suspeito do crime, Antônio Evilázio da Silva, 48 anos, suicidou-se logo em seguida com a mesma arma. Os corpos foram encontrados um ao lado do outro. 

Também no domingo (10), ainda na madrugada, a dona de casa Sinete Alves Rodrigues, 31 anos, foi morta com vários golpes de faca. O crime ocorreu no bairro Campinas, na periferia da cidade de Canindé (a 97Km de Fortaleza). O acusado do crime é o ex-marido dela, que está foragido. A mulher foi atacada quando voltava de uma festa no clube BNB. Informações dão conta de que, ainda no clube, o ex-marido tentou agredir a mulher e foi contido por seguranças. Ele e,tão, armou uma tocai a esperou Sinete voltar para casa para matá-la.

Viatura do Corpo de Bombeiros capota e deixa dois integrantes em estado grave no Ceará


Dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM) permanecem internados em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), na Capital, após sofrerem um acidente na noite deste domingo (11) na região do Maciço de Baturité. A viatura em que eles viajavam capotou na descida da Serra da Aratuba (a 122Km de Fortaleza). 

O desastre ocorreu por volta das 19 horas e, segundo a Corporação, a viatura, um caminhão auto-bomba-tanque (ABT), pertence ao Quartel de Guaramiranga e havia sido acionada para combater um incêndio de vegetação na encosta da Serra da Aratuba, entre os Municípios de Aratuba e Capistrano. No retorno para o Quartel, ocorreu o desastre. 

Feridos 

Dois bombeiros foram resgatados no local com ferimentos leves e foram socorridos para o Hospital Municipal da cidade de Aracoiaba (a 73Km de Fortaleza). Os outros dois – cujos nomes não foram revelados – ficaram presos nas ferragens do caminhão e só foram resgatados com a chegada de outras guarnições enviadas ao local pelas autoridades. 

Durante toda a noite, equipes de resgate trabalharam no local para o resgate dos feridos. Na manhã desta segunda-feira, uma perícia deverá ser realizada no local do sinistro. O Comando-Geral da Corporação deverá se manifestar oficialmente logo mais.

Pesquisa mostra Lula na preferência dos brasileiros para 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários do primeiro turno da corrida pela Presidência da República nas eleições de 2018, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, realizada nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016, com 2.828 entrevistados. 

A sondagem foi feita antes, portanto, do vazamento da delação premiada de um executivo da Odebrecht que nomina os principais caciques do PSDB e PMDB por suposta recebimento de propina. 

Lula, citado em delações premiadas e nas investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro do sistema Petrobras, continua como alternativa do PT ao Palácio do Planalto e, caso não seja condenado, estará na briga pela sucessão presidencial.