segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Polícia procura enfermeiro falso que estava atendendo na UPA de Quixadá

Um enfermeiro de Horizonte, cujo nome ainda não foi revelado, está sendo procurado pela Polícia de Quixadá. Segundo informação de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) desta cidade do Sertão Central, ele foi reconhecido por uma paciente no fim da manhã desde domingo, 11, quando ela procurou a UPA em busca de atendimento médico. Após ser atendida pelo falso médico a paciente o denunciou à recepção da unidade de assistência médica.

Ao ser denunciado, o falso médico, o qual se passava por Diego Lopes Silva, se evadiu da UPA. Ele utilizava um carimbo com um número do Conselho Regional de Medicina. O fato foi imediatamente comunicado à direção da UPA. O diretor administrativo deverá registrar Boletim de Ocorrência na delegacia regional da Policia Civil e denunciar o enfermeiro por exercício ilegal da profissão e fraude. Conforme a Prefeitura de Quixadá o diretor clínico da UPA de Quixadá assumiu o plantão naquela unidade.

Médico alcoolizado dá trabalho a Polícia de Alto Santo

Sob efeito de bebida alcoólica um médico foi preso por ato obsceno. O desdobramento da ação, no entanto, surpreendeu inclusive a Polícia. O caso aconteceu neste domingo, na cidade de Alto Santo. O médico mostrou seus órgãos genitais e foi abordado pelos policiais, acabou desacatando os agentes e foi preso. Mas o caso não terminou assim, houve novos desdobramentos.

O médico fugiu da delegacia, invadiu residências, fez uma criança refém e acabou detido novamente pela Polícia. O homem, que não teve a identidade revelada, está preso na Cadeia Pública do município.

O acusado estava numa vaquejada quando o praticou o ato obsceno. Segundo a delegada  plantonista Karina Daniela, após ser abordado por policiais ele foi conduzido para fora da festa, e criou uma nova confusão e acabou derrubando uma barraca de espetinhos.

Ele resistiu à prisão e pronunciou palavras de baixo calão contra os policiais. Então foi imobilizado e conduzido  à Delegacia de Alto Santo. Enquanto os policiais retornaram ao local da festa para pegar informações do dono da barraca danificada, o médico, que estava detido no órgão, quebrou a porta e a vidraça da sala de reconhecimento. Ele ainda avançou contra um inspetor, quebrou a porta, correu e invadiu três residências.

Na última casa, quando foi cercado pelos policiais ele pegou uma criança e a fez de refém. Como estava desarmado, os policiais o dominaram mais uma vez. O médico deverá  responder por ato obsceno, resistência à prisão, constrangimento ilegal, violação de domicílio, dano ao patrimônio e desacato à autoridade. Em depoimento, ele disse que não se lembrava da maioria dos fatos.

PL atingirá base de Eunício Oliveira na Assembleia


Derrotado na disputa pelo Governo do Estado e fora do Ministério da Presidente Dilma Rousseff, o senador Eunício Oliveira (PMDB) se prepara para enfrentar um novo contratempo: o esvaziamento da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa. Muitos parlamentares, além dos peemedebistas, querem aproveitar a janela da legislação partidária e pular para o PL.

Dos seis deputados estaduais eleitos pela sigla, em 2014, três (Carlomano Marques, Dra. Silvana e Agenor Neto) poderão migrar para o PL (Partido Liberal), sigla que está sendo criada no Brasil e que, no Ceará, tem sintonia com o grupo do Ministro da Educação, Cid Gomes (PROS). O PL irá atrair, ainda, outros oposicionistas que não querem ficar longe do guarda chuva do Governo do Estado.

O PMDB elegeu, ainda, os deputados Walter Cavalcante, Daniel Oliveira e Audic Mota. Walter e Daniel tem laços de gratidão e familiares com Eunício Oliveira, enquanto Audic, ligado ao deputado estadual Idemar Citó e ao primeiro suplente de senador Chiquinho Feitosa (DEM) ficarão mesmo na oposição ao Governo do Estado e não irão sair do PMDB.

O grupo que se articula para formar o PL quer, além dos aliados de Eunício Oliveira na Assembleia Legislativa, suplentes de deputado estadual e federal, vereadores, prefeitos e ex-prefeitos. Na lista de futuras adesões, está a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PMDB). Bem mais identificado com o grupo político do Ministro Cid Gomes, os liderados do ex-vice-governador e atual conselheiro do TCM, Domingos Filho, tendem a fortalecer as bases partidárias de sustentação ao Governo Camilo Santana (PT).

O Partido Liberal que, nos anos 90, teve os seus primeiros representantes na Assembleia Legislativa do Ceará, elegendo Fernando Hugo e Ted Pontes (1990) pode ficar com a segunda maior representação parlamentar na legislatura (2015-2019) que começa no dia primeiro de fevereiro.

Um dos nomes que podem voltar às origens do PL é o médico Fernando Hugo, que assumirá o mandato como suplente na Assembleia Legislativa. Hugo foi eleito, pela primeira vez, em 1990 e até 2010, conseguiu se eleger. Em 15 anos de mandatos consecutivos, Fernando Hugo passou pelo PL, PSDB e, hoje, está no Solidariedade. Agora, Hugo é sondado para voltar ao PL.

O PL está sendo recriado no Brasil pelo ex-prefeito de São Paulo e Ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O ex-governador e Ministro da Educação, Cid Gomes, está, também, ajudando a criar a sigla que interessa diretamente ao Palácio do Planalto. No Ceará, o advogado Almici Pinto, que dirige o PSD, foi incumbido de mobilizar os novos militantes do PL.

Profetas da chuva mostram otimismo na previsão da quadra chuvosa do Ceará


A quadra chuvosa este ano no Ceará será um pouco melhor do que a registrada no ano passado, mas ainda assim, o inverno não será o desejado pela maioria. 

As chuvas ficarão abaixo da média históricae não serão suficientes para repor a carga hídrica da maioria dos açudes do Estado. Foi este o prognostico dos profetas e profetisas da chuva noXIX Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no último sábado, 10, em Quixadá. 

Mesmo assim, dos 26 participantes, 17 acreditam que haverá um período regular de chuvas para a agricultura. 

As apresentações dos profetas ocorreram por quase duas horas, para uma plateia lotada, no pavilhão do parque de exposições da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece). Além da população local, havia visitantes de outras cidades do Ceará e de outros Estados, como o Rio Grande do Norte, o Piauí, Minas gerais e o Maranhão.