terça-feira, 29 de julho de 2014

Juiz e promotor de justiça reúnem autoridades para discutir segurança pública em Icó


O juiz de direito titular da comarca de Icó (CE), Dr. Ricardo Alexandre da Silva Costa, juntamente com o representante do ministério público, Dr. Thiago Marques, reuniram nesta segunda-feira, 28, às 10h, no plenário do Tribunal Popular do Júri, no Fórum local, autoridades policiais - civis e militares, advogados, prefeito de Icó, Jaime Júnior, além de algumas instituições de classe, para discutir sobre segurança pública e, principalmente, unir todas as forças relacionadas à importante temática, em defesa da sociedade, haja vista o número crescente de violência urbana.

Outro assunto que ganhou destaque também foi a estatística preocupante quanto ao menor infrator, igualmente, por envolvimento com drogas e outros ilícitos criminais.

Haverá uma nova reunião, em data ainda a ser agendada, onde o magistrado e promotor de justiça esperam congregar mais autoridades para discutir a problemática.  

Dentre as propostas, foi estabelecido que será criado, também, um fórum permanente de discussão sobre "segurança pública".

23 acidentes com 2 mortes foram registrados nas estradas do Ceará

As polícias rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF) registraram 23 acidentes nas estradas que cortam o Ceará nas últimas 24 horas. Deste total, 13 pessoas ficaram feridas e 2 morreram.

Um dos acidentes de trânsito com vítima fatal aconteceu na CE-261. A vítima, Maria Erivânia da Silva, pilotava uma motocicleta quando perdeu o controle do veículo. Ela chegou a ser socorrida por populares, mas não resistiu ao forte impacto do acidente e morreu antes de chegar ao hospital.

A PRE informou ainda que 2 motoristas foram autuados em flagrante por dirigir sobre o efeito de álcool, uma pessoa foi autuada por porte ilegal de arma, na CE-040, e um veículo roubado foi recuperado no Km 10 da CE-065, em Maracanaú. 

O balanço da PRF registrou 282 autuações por infrações diversas. Entre as infrações, a PRF verificou excesso de 2.440 quilos de carga de piçarra, que estavam sendo transportados em um veículo no km 158 da BR-116, em Russas. 

Outros 3 veículos também transportavam excesso de carga, sendo um com 8.250 quilos a mais de telha colonial, outro com excesso de 7.920 quilos do mesmo material e o último com excesso de 4.230 quilos de sal grosso. As ocorrências foram encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF).

Ainda segundo a PRF, foram apreendidos 260 litros de óleo diesel no km 359 da BR-116, em Icó. A operação foi resultado de investigações motivadas por denúncias que podem indicar desvio de combustível, adulteração e venda ilegal. O condutor do veículo foi preso e outro indivíduo fugiu, mas já foi identificado. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.

Homem não aceita separação e mantém família em cárcere no Ceará

Um homem manteve a esposa, as três filhas e a sogra em cárcere por mais de 24 horas, na comunidade Colônia, no Bairro Barra do Ceará, em Fortaleza. Segundo o comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate),  Daniel Lima, o homem tentava evitar o fim do casamento e somente liberou a família na tarde de segunda-feira (28), após uma hora de negociação.

De acordo com Lima, o homem usava uma tesoura para manter a família sob a ameaça. Mas os vizinhos perceberam a ação do suspeito e acionou a Polícia Militar que, por sua vez, solicitou auxilio de uma ambulância do Samu. “Viemos de imediato pra estabelecer um canal de negociação, assim foi feito e... Teve uma solução aceitável, sem nenhuma vítima”, disse o comandante Lima, que esteve a frente das negociações com o homem por aproximadamente uma hora.

À polícia, o suspeito de 28 anos relatou ter problemas de saúde e não aceitar a separação pedida pela esposa. “Ela quer deixar ele, quer se separar e ele não aceita (sic). Então ele manteve a esposa e as filhas em carcere privado”, contou o comandante. A versão do marido foi confirmada pela mulher, “tudo que eu sempre quis foi ficar livre dele. Ele começou a ameaçar se matar, me obrigando a viver com ele (sic)”. O suspeito foi encaminhado para o 7º Distrito Policial. Ninguém ficou ferido.

Homem é encontrado enforcado dentro de casa em Acopiara

Um corpo sem vida foi encontrado na manhã dessa segunda-feira, por volta das 07h da manhã  na localidade do Sítio Cambitos, distante 10 km da sede do município de Acopiara.. 

A vítima foi Elias Ferreira de Lima, agricultor, divorciado, natural de Acopiara residente no endereço citado. 

O mesmo foi encontrado em casa por seu irmão (não identificado) pendurado nos cordões da rede onde dormia. Ainda de acordo com populares, ele estava sofrendo fortes problemas depressivos e ultimamente ingeria bastante bebida alcoólica. O IML nº 7059, compareceu ao local para os
procedimentos cabíveis.

Voto em branco e voto nulo: entenda qual é a diferença

Nas eleições de outubro próximo serão escolhidos pelo voto popular o presidente que comandará o país de 2015 a 2018 e também os deputados estaduais, deputados federais, senadores e o governador de cada Estado. No Distrito Federal, as eleições contemplam a escolha dos deputados distritais e do governador. 

Diante da proximidade das eleições, uma das dúvidas mais comuns do eleitor é sobre como vai votar.

Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório, o eleitor, de acordo com a legislação vigente, é livre para escolher o seu candidato ou não escolher candidato algum. Ou seja: o cidadão é obrigado a comparecer ao local de votação, ou a justificar sua ausência, mas pode optar por votar em branco ou anular o seu voto.

Mas qual é a diferença entre o voto em branco e o voto nulo?

 Voto em branco

De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Antes do aparecimento da urna eletrônica, para votar em branco bastava não assinalar a cédula de votação, deixando-a em branco. Hoje em dia, para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.

Voto nulo

O TSE considera como voto nulo aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

Prefeitos aderem a Eunício Oliveira


Prefeitos de diferentes cidades do Vale do Jaguaribe declararam apoio à coligação encabeçada pelo peemedebista Eunício Oliveira ao governo do Ceará. A atitude, em alguns casos, contraria o posicionamento das siglas à qual pertencem, cuja aliança está firmada com a candidatura do deputado Camilo Santana (PT), indicado pelo governador Cid Gomes (Pros) para a sucessão estadual. O evento de adesão ocorreu ontem, durante reunião no comitê central.

Diversas lideranças ressaltaram a falta de diálogo com Cid como motivação para adesão a Eunício e Tasso Jereissati (PSDB), candidato ao Senado. Alguns prefeitos, inclusive, admitiram ter apoiado Cid Gomes na eleição de 2010, entretanto, agora, manifestaram “arrependimento”. Em todos os discursos, o sentimento de “desprezo” do atual governo em relação aos chefes dos Executivos municipais foi reafirmado como motivo de mágoa dos gestores.

Por outro lado, alguns prefeitos ressaltaram o trabalho de Eunínio, como senador, no processo de renegociação das dividas dos agricultores e defenderam este como justificativa para adesão à candidatura do PMDB.

Eunício classificou o apoio como uma “unidade necessária” e garantiu que surpresas virão nos próximos dias, inclusive com novas adesões. O peemedebista justificou ainda que possuir uma proposta aberta de governo para “cuidar das pessoas, onde não se pensa em prédios bonitos, mas na solução dos problemas da população”. Eunício admitiu que, em determinados momentos, acreditou que o principal problema da população cearense era a questão da segurança pública, porém, visitando algumas regiões, disse estar assustado com a reclamação  da sociedade em relação à saúde.

Estudo já mostra viabilidade de 4 aeroportos no Ceará

Já foram concluídos os estudos de viabilidade técnica de quatro dos nove aeroportos cearenses incluídos no Plano de Aviação Regional, lançado em dezembro de 2012 pela presidenta Dilma Rousseff. Ao todo, serão investidos R$ 363 milhões nos nove aeródromos do Estado. Ontem, o governo federal publicou uma Medida Provisória com uma nova etapa do programa, com a criação do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), que prevê subsídios a empresas aéreas para ampliação da malha aeroviária.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), os aeroportos cearenses que já possuem estudo de viabilidade prontos são os de Quixadá, Jericoacoara, Iguatu e Crateús. A secretaria acrescentou que, no momento, estão sendo realizados os projetos preliminares destes aeroportos, que definirá os aspectos da obra, para que sejam então levados à licitação. No âmbito nacional, serão beneficiados com o programa 270 aeroportos, dos quais 200 já se encontram com os projetos de viabilidade finalizados.

Os de Juazeiro do Norte, Itapipoca, Canindé e Aracati ainda estão em fase de conclusão deste estudo. O que se encontra em situação mais preliminar é o de Sobral, que chegou a ter o estudo concluído, mas, como não foi aprovado, terá que ser refeito.

O plano prevê não só a criação de novos aeródromos, mas a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), os investimentos incluirão, por exemplo, reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos, entre outros. No caso do Ceará, apenas um aeroporto, o de Itapipoca, está partindo do zero, aponta a SAC.

Dos R$ 7,3 bilhões previstos para os 270 aeroportos do plano, R$ 2,1 bilhões estão destinados ao Nordeste, que terá 64 incluídos na primeira fase do programa. O Ceará, juntamente com Pernambuco, ocupa a terceira posição em número de terminais, ficando atrás da Bahia, com 20, e do Maranhão, com 11. Já quanto ao volume de recursos, só perde para a Bahia, que terá R$ 548,0 milhões.

TRE barra mais 18 registros de candidatura no Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) indeferiu, na sessão de ontem, mais 18 pedidos de registro de candidatura. Até o momento, das 874 solicitações formalizadas, foram julgados 517 processos e 27 pretensos candidatos já foram barrados pelo órgão. No entanto, foram deferidos 468 registros e 15 DRAPs (Demonstrativo de regularidade de atos partidários), além de homologadas 7 renúncias. Todos os impugnados podem ainda recorrer da decisão para o TSE.

Das candidaturas barradas durante a sessão de ontem, 6 foram motivadas por falta de quitação eleitoral provocada por ausência em algum pleito anterior. O vereador Aonde É (PTC) é um dos pretensos candidatos a deputado estadual impedidos por esse problema. Ainda nos julgamentos de ontem, outras 5 candidaturas foram barradas por falta de prestação de contas referente à última eleição e outros três pretensos postulantes foram impedidos concorrerem por não constarem como filiados dos partidos que representam.

Impugnadas

O TRE também indeferiu, ontem, duas candidaturas impugnadas pela Procuradoria Regional Eleitoral. Uma delas foi a solicitação do ex-prefeito de Pacajus, José da Cunha, que já foi condenado por improbidade administrativa e também teve rejeitada a prestação de contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A outra candidatura negada foi a do ex-prefeito de Horizonte, José Rocha Neto. Ele também teve as contas rejeitadas pelo TCM.

Já Aline da Silva (PTC)não poderá disputar o pleito, porque ainda não teria 21 anos caso assumisse o cargo, enquanto Ana Mirtes Machado deixou de apresenta a fotografia exigida pela legislação eleitoral. As 18 candidaturas indeferidas, ontem, juntaram-se a outras 9 que já haviam sido rejeitadas pelo TRE.

Do total de candidaturas indeferidas, 22 solicitações eram para o cargo de deputado estadual, enquanto outras 5 eram para o pleito de deputado federal. Quanto à eleição majoritária, apenas a candidatura de Ailton Lopes (PSOL) ao Governo do Estado foi julgada.

Das 31 agremiações partidárias vigentes no Estado, há 16 legendas na relação de partidos que já tiveram os candidaturas com registros indeferidos. Estão o PSC, PDT, PC do B, PROS, PSDC, PTN, PPS, PTC, PR, PRP, PTB, PTdoB. PEN, PRTB, PSDB e também o PMDB. O TRE têm prazo até o dia 5 de agosto para julgar os demais processos de registros. Até lá, diariamente, haverá sessão de julgamento, inclusive no sábado e domingo.

Motorista sofre infarto e morre ao volante da carreta em Abaiara-CE

O caminhoneiro Adeilton Miranda da Cruz, de 53 anos, que residia no Estado do Pernambuco, morreu ao volante do seu veículo em conseqüência de um infarto fulminante no meio da tarde desta segunda-feira. 

Segundo um frentista do posto de combustíveis que funciona às margens da CE-293, mais precisamente na localidade denominada Café da Linha em Abaiara, o motorista tinha acabado de lanchar no restaurante e estava de saída numa carreta Volvo de cor branca.

Ele ainda comentou que ia encontrar um amigo na estrada e adentrou a mesma e ligou. Com os vidros fechados e o veículo funcionando, populares até imaginaram que Adeilton tivesse desistido e ligado o ar condicionado para dar um cochilo. Cerca de duas horas após notaram que o caminhoneiro estava debruçado sobre o volante e só aí perceberam a morte do homem quando avisaram aos policiais do Destacamento de Abaiara. Estes conseguiram manter contatos com familiares da vítima e souberam que o mesmo tinha problemas cardíacos.

Mistério aumenta: cientistas encontram dois novos buracos na Sibéria


Na metade do mês, o mundo recebeu com curiosidade a informação sobre o misterioso surgimento de uma imensa cratera na Sibéria. Acontece que ela não está sozinha. Reportagem do “The Siberian Times” relata a descoberta de dois novos buracos na região, sendo um na Península de Yamal — conhecida pelos locais como “o fim do mundo” e onde a primeira cratera foi avistada — e outro na Península Taymyr.

A origem dos fenômenos ainda é desconhecida. As teses vão desde a queda de meteoritos à presença de extraterrestres. A versão mais aceita é que o solo da região, conhecido como pergelissolo ou permafrost, está se derretendo de forma mais acelerada devido ao aquecimento global e criando bolsões subterrâneos de gás metano. Por causa da pressão criada internamente, podem ter acontecido erupções que deram origem aos buracos.

A primeira cratera descoberta tem cerca de 80 metros de diâmetro, pouco menor que um campo de futebol, e 60 metros de profundidade. As mais recentes são menores, mas apresentam características semelhantes, como a presença montes de terras nas laterais, que sinalizam algum tipo de movimento violento de dentro para fora.

O novo buraco descoberto na Península de Yamal fica a cerca de 30 quilômetros da primeira e tem diâmetro de aproximadamente 15 metros.

— De acordo com moradores locais, o buraco foi formado no dia 23 de setembro de 2013. Observadores dão versões distintas. Um disse que no local havia fumaça e depois, um forte brilho. Já uma segunda versão diz que um corpo celeste caiu lá — disse Mikhail Lapsui, parlamentar que sobrevoou a região no dia 19 de julho.

Para Marina Leibman, cientista chefe do Earth Cryosphere Institute, a descoberta de novas crateras semelhantes pode ajudar na investigação das causas do fenômeno.

— Cada novo funil fornece informações adicionais aos cientistas — disse Marina ao site URA.RU. — Sem dúvida, nós precisamos estudar todas essas formações. Isso é essencial para podermos prever novas ocorrências.

A terceira cratera fica na Península Taymyr, à leste da Yamal. Ela foi descoberta acidentalmente por pastores locais, moradores do vilarejo de Nosok. O buraco tem o formato perfeito de um cone, com cerca de quatro metros de diâmetro e profundidade entre 60 e cem metros.