quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Auditoria fiscalizará recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde para o município de Acopiara

A Secretaria da Saúde em Acopiara está entre as cinco que serão fiscalizadas por uma comissão da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará que realizará auditoria técnica, financeira e administrativa em relação a aplicação de recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde para o Bloco da Vigilância em Saúde. 

De acordo com a Portaria essa auditoria foi sugerida a partir de relatórios da Controladoria-Geral da União Nº 1003, Nº 1004, Nº 1012, Nº 1073 e Nº 1139.

Leia na íntegra a Portaria publicada hoje no Diário Oficial do Estado:

CONSTITUI COMISSÃO PARA REALIZAR AUDITORIA TÉCNICA, FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA NOS MUNICÍPIOS DE ACARAÚ, ACOPIARA, ITAREMA, LAVRAS DA MANGABEIRA E NOVA RUSSAS, CONFORME SUGERIDO EM RELATÓRIOS DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO NO 1003, Nº1004, Nº1012, Nº1073 E Nº1139 E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
 
O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ E GESTOR ESTADUAL DO SISTEMA DE SAÚDE-SUS/CE, no uso da atribuição legal que lhe confere o art.93, inciso III, da Constituição Estadual, o art.17, inciso XI da Lei nº8.080, de 19 de setembro de 1990, e o art.82, inciso XIV da Lei nº13.875, de 07 de fevereiro de 2007, 

CONSIDERANDO de fundamental importância acatar as sugestões contidas nos Relatórios de Fiscalização da Controladoria-Geral da União que tratam da aplicação de recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde para o Bloco da Vigilância em Saúde, RESOLVE:
 
Art.1º Constituir comissão para realizar auditoria técnica, financeira e administrativa nos municípios de Acaraú, Acopiara, Itarema, Lavras da Mangabeira e Nova Russas, conforme sugerido em Relatórios da Controladoria-Geral da União Nº 1003, Nº 1004, Nº 1012, Nº 1073 e Nº 1139.
 
Art.2º A Comissão será composta pelos seguintes membros:

I- Edmilson Quirino de Alcântara Júnior
II- Francisco Cialdine Frota Carneiro
III- Leda Maria Machado Paixão

Art.3º Compete à Comissão elaborar relatórios consubstanciados das atividades realizadas durante o procedimento de auditoria técnica, financeira e administrativa, de acordo com as normas vigentes em auditoria, devendo os resultados serem enviados à Secretaria Executiva da SESA.
 
Art.4º Esta Portaria permanecerá em vigor até a conclusão dos trabalhos.
 
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 29 de outubro de 2010.
 
Raimundo José Arruda Bastos
SECRETÁRIO DA SAÚDE, RESPONDENDO

Ronaldo fará papel de assaltante em filme com Juliana Paes

O jogador do Corinthians Ronaldo Nazário deve fazer uma participação em "The Brazilian", próximo filme do produtor americano Uri Singer, interpretando o papel de um assaltante.

A informação foi divulgada pelo próprio Singer, que está no Brasil para promover o filme "Amor Por Acaso", primeira incursão no cinema do ator Márcio Garcia.

Segundo o produtor, o ator Morgan Freeman está estudando o roteiro para entrar no longa.

A Folha tentou localizar a assessoria do jogador, mas ainda não obteve resposta.

O filme é uma colaboração entre Brasil e Estados Unidos, e as fimagens são programadas para 2011 no Brasil e em Los Angeles, nos EUA.

"Vamos só esperar a Juliana ter bebê e ver quando ela estará pronta para filmar", finaliza Singer.

Presos rebelados matam quatro em cadeia no centro de Manaus

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Amazonas confirmou a morte de quatro presos na rebelião da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoal, localizada no centro de Manaus. O tumulto começou por voltas das 11h (13 h em Brasília) desta quarta-feira. Seis pessoas --três agentes social e três estagiários-- são mantidas reféns. 

A rebelião se concentra nos raios C e B, onde estão os presos acusados de homicídios e de tráfico de drogas. O motivo da rebelião é a disputa entre facções dos dois raios, diz a secretária. A cadeia tem uma construção radial, com eixos onde se localizam as celas.

Segundo o secretário da Justiça e Direitos Humanos, Carlos Lauria, a rebelião é motivada pela superlotação do presídio. São 828 presos para uma capacidade de 104.

"Essa superlotação causa esse ambiente de tensão, os presos do raio B invadiram o raio C", disse o secretário.

Ele afirmou que a cadeia Raimundo Vidal Pessoa deve ser desativada. Um novo presídio, com 568 vagas, está sendo construído para abrigar presos provisórios.

Desde 2007, o Sistema Prisional do Amazonas não registrava rebeliões nos cinco presídios de Manaus. A última aconteceu no Ipat (Instituto Penal Antônio Trindade), quando dois presos foram assassinados por rivais.

Menino de 3 anos morre ao receber injeção em hospital de SC

Um menino de três anos morreu na noite desta terça-feira após receber a aplicação de uma injeção em um hospital da cidade de Tubarão, localizada a 160 km ao sul de Florianópolis.

Pedro Henrique Ayala, filho do cinegrafista da Unisul Christian Ayala, deu entrada no Hospital Nossa Senhora da Conceição com febre e sintomas de gripe. Após uma consulta, foi diagnosticada uma virose e receitada uma aplicação de medimentos via venosa.

Pedro morreu enquanto a injeção era aplicada, de acordo com seus familiares.

A direção do hospital determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar as circunstâncias da morte do menino. A unidade não irá se manifestar sobre o assunto até que a investigação seja concluída. O velório ocorre na capela Santa Terezinha, no Centro de Tubarão.

Polícia fecha fábrica clandestina de remédios em Iguatu


A Polícia Civil de Iguatu fechou uma fábrica clandestina de remédios que funcionava no Bairro Areias Park, Rua A, Nº 56. A invasão do local pelos policiais aconteceu na manhã desta quarta-feira, 09, por volta das 11h.

Os militares ao entrar na fábrica clandestina encontraram cinco pessoas trabalhando no local e com as mesmas, milhares de cápsulas do remédio Telexin que deveria conter Cloridrato de Tetraciclina, mas pelas informações dos policiais as cápsulas continham farinha, “ foi uma operação rápida e quando recebemos a denúncia fomos ao local e ao entrar encontramos uma estrutura impressionante onde colocavam farinha dentro das cápsulas” disse o Delegado Agenor Freitas de Queiróz.

No local foi encontrado além dos comprimidos vários sacos de farinha, “ abrimos muitas cápsulas e percebemos que é farinha de trigo que estavam colocando dentro dos remédios e, além disso, encontramos as máquinas com as cápsulas vazias e como colocavam a farinha” afirmou o Delegado.

As imagens impressionam a todos que chegam na Delegacia Regional de Iguatu, são milhares de cápsulas que podem chegar a quase um milhão de unidades, “ nunca fiz uma apreensão com este porte e realmente podem chegar a quase um milhão de unidades deste medicamento falso em nossa cidade” declarou Agenor Freitas de Queiróz.

As cinco pessoas que foram encontradas no local estão na Delegacia Regional de Iguatu sendo ouvidas pelos policiais.

Entramos em contato com vários médicos que nos informaram que a Tetraciclina é um antibiótico.

Fogo destrói uma Ferrari 458 Italia de 1,5 milhão em São Paulo


Depois que alguns exemplares da Ferrari 458 Italia acabaram incendiados por um problema simples no isolamento térmico na Europa e mesmo com um recall promovido pela marca italiana, outro exemplar do modelo pegou fogo no último fim de semana em São Paulo.

O incidente ocorreu no domingo no Rodoanel Mário Covas e destruiu por completo o esportivo de R$ 1,5 milhão, um dos destaques da Ferrari no Salão do Automóvel. Embora não se saiba a razão de mais esse incêndio, o problema do adesivo volta a ser o suspeito número 1.

Este ano, cerca de 20 exemplares do modelo foram vendidos no Brasil, mas o importador oficial, a Via Italia, afastou o recall dessas unidades. Na época, a empresa garantiu que a Ferrari 458 Italia vendida aqui já trazia essa correção.

Polícia investiga suposto erro em cirurgia de menino de 2 anos em SP

A Polícia Civil investiga um suposto erro durante uma cirurgia de um menino de 2 anos ocorrida na sexta-feira (5) no Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, na Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo. Segundo a denúncia da mãe no 100º Distrito Policial, no Jardim Herculano, a criança seria submetida a uma cirurgia de fimose, mas foi operada também na boca e no umbigo. Em nota, a direção do hospital diz que “lamenta profundamente o ocorrido”.
A cirurgia ocorreu na manhã de sexta-feira. No mesmo dia, a mãe do menino, de 36 anos, esteve na delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Segundo a polícia, ela não soube informar o nome do médico responsável pelo procedimento. O caso foi registrado como lesão corporal. O menino, liberado logo depois da cirurgia, será submetido a um exame de corpo de delito.

O diretor do hospital, Silvio Possa, afirmou em nota que “as causas do evento estão sendo investigadas e o profissional envolvido está afastado de suas funções até o término da apuração dos fatos”.

Baixa renda é a que gera mais receita para as teles

A baixa renda está despertando a atenção das operadoras de telefonia e internet. Juntas, as classes C, D e E já ultrapassaram a AB nos gastos com telefone celular.

Acima de R$ 100 mensais médios, a baixa renda responde por 58% dos gastos com telefonia. Cerca de 5% das classes D e E já desembolsam esse valor na conta telefônica. É o que revela uma pesquisa inédita do Data Popular.
Nessas classes, até mesmo as operadoras de telefonia fixa estão conseguindo ampliar suas vendas. As classes D e E respondem por 25% das telefones fixos instalados.

Na internet, 70% dos brasileiros que acessam a rede diariamente pertencem às classes C, D e E, ainda segundo o Data Popular. Isso corresponde a 39,5 milhões de internautas.

Desse total, 24,5 milhões visitam diariamente sites de relacionamentos, redes sociais, como o Orkut. Dentre todos os brasileiros que têm blogs, 66% são das classes C, D e E.
O instituto projetou esses números a partir de 5.000 entrevistas feitas com moradores de 12 regiões metropolitanas.

Silvio Santos oferece SBT e Baú como garantia para empréstimo de R$ 2,5 bi

O presidente do conselho de administração do Fundo Garantidor de Crédito (FGC, mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores), Gabriel Jorge Ferreira, afirmou nesta quarta-feira que as empresas do grupo Silvio Santos entraram como garantia no empréstimo de R$ 2,5 bilhões para reestruturação do patrimônio da instituição. Segundo ele, cinco empresas estão diretamente envolvidas na negociação: o SBT, o próprio PanAmericano, a fabricante de cométicos Jequiti, a rede de lojas do Baú da Felicidade e a Liderança Capitalização, que organiza a Tele Sena.

O banco PanAmericano foi alvo de fiscalização do Banco Central, que detectou "inconsistências contábeis" e informou o controlador, o grupo Silvio Santos. Segundo o FGC, o prazo do empréstimo é de dez anos, com três de carência e correção pelo IGP-M. Não há recursos públicos na operação.

O apresentador Silvio Santos se envolveu diretamente na negociação e participou de reuniões com o fundo em São Paulo para garantir o aporte. O dinheiro não passou pelas empresas do grupo e já foi depositado diretamente em uma conta de reserva do banco, para cobrir os prejuízos, segundo Ferreira.

O executivo do fundo diz não ter conhecimento de como o banco chegou a esta situação de falta de fundos e foi acionado pelo BC para evitar intervenção e eventual quebra do PanAmericano. "Nossa relação foi de suporte financeiro. O fundo não se envolveu com as causas. A análise é do BC, que é a instituição responsável", disse Ferreira.

O FGC espera que o grupo não tenha problemas para quitar a dívida dentro prazo. "Na pior das hipóteses, daqui a dez anos, haverá interessados em adquirir o grupo Silvio Santos, mas acreditamos que a holding vai amortizar o empréstimo", afirmou Ferreira. De acordo com o executivo, não á a maior operação do fundo, mas é a primeira para evitar intervenção ou quebra em instituição. Autorizado pelo BC, o banco opera normalmente.

Desde 13 de outubro, as ações preferenciais do Panamericano se desvalorizaram em quase 25%. No mesmo intervalo, o principal índice da Bovespa acumula estabilidade. Especializado nos segmentos de leasing e financiamento de automóveis, o Panamericano teve 49% do capital votante vendido para o banco estatal Caixa Econômica Federal em dezembro de 2009, por R$ 739,2 milhões.

Em juízo, primo de Bruno desmente parte de depoimentos dados à polícia

O primo de Bruno, Sérgio Rosa Sales, durante audiência nesta quarta-feira (10), presidida pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, desmentiu parte dos depoimentos prestados anteriormente à polícia. Sérgio disse à juíza que Eliza não foi mantida em cárcere privado e que não estava machucada no sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nos dois depoimentos prestados à Polícia Civil nos dias 7 e 15 de julho, Sérgio afirmava que Eliza estava com um machucado profundo na cabeça e que ela era mantida sempre dentro de um quarto, sem poder andar livremente pela casa.
Sérgio manteve ainda a declaração do segundo depoimento, em que afirma que Bruno não entrou no Ecosport com Macarrão e o menor no dia 10 de junho, dia do suposto assassinato de Eliza. Segundo o primo do goleiro, Bruno permaneceu no sítio e não acompanhou Eliza até a casa do ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de ser o executor da ex-namorada de Bruno. No dia 15 de julho, ele negou que o goleiro tenha presenciado ou participado da morte da jovem.
Sérgio disse ainda, na audiência desta quarta-feira (10), que nunca teve nenhum tipo de desavença com Macarrão, como estava descrito nos depoimentos anteriores.

Sobre a morte de Eliza, Sérgio afirmou que tudo o que falou no primeiro depoimento ouviu do adolescente – que hoje está apreendido em Belo Horizonte – durante o jogo do time ‘100%’, em 15 de junho no Rio de Janeiro.

Jovem tenta envenenar o pai no DF, diz polícia

Uma jovem de 15 anos tentou matar o próprio pai colocando veneno de rato na comida servida durante o jantar na última terça-feira (9), na casa onde a família mora, em Planaltina, a cerca de 40 Km de Brasília (DF), segundo a polícia. A adolescente confessou que havia colocado "chumbinho" na comida do pai porque estava com raiva.

Ela havia saído escondido de casa e foi descoberta pelo pai que acabou batendo na jovem. No dia seguinte, ela preparou o jantar e deixou o prato dele pronto. O pai da garota comeu e começou a passar mal, a mãe provou e percebeu que havia "chumbinho", veneno que eles usavam para matar rato.

Os pais da jovem chamaram a polícia e a adolescente acabou confessando o crime. Mas ela disse que não tinha intenção de matar os pais, que foram atendidos no Hospital de Planaltina. A menina continua detida e vai ser apresentada à Vara da Infância e Juventude nesta quarta-feira (10). O pai já prestou depoimento e a mãe ainda vai ser ouvida pela polícia.

Bandidos fortemente armados trocam tiros com militares do Sertão Central do Ceará

No dia de ontem, 09, por volta das 17h policiais de Quixadá perceberam a movimentação de uma S10 preta, cabine dupla, de placa NHI 2329 de São Luis-MA ao tentar abordar os suspeitos que chegavam a cinco homens o carro fugiu dos policiais que em seguida saíram na sua perseguição.

O destacamento de Quixadá comunicou o fato aos militares de Milhã que fizeram uma barreira policial na entrada da cidade mas o veículo S10 conseguiu passar pelo bloqueio e em seguida os meliantes atiraram contra os policiais.

A perseguição continuou e na entrada do Sítio Nova Assunção, zona rural do município de Solonópole o veículo foi abandonado. E dentro dele os militares encontraram roupas do fardamento do exército e bala clavas. Os policiais afirmam que os cinco indivíduos estavam fortemente armados e entraram em seguida em uma mata.

Quer cantar na televisão e fazer sucesso? Tem que pagar até R$ 45 mil

cada vez mais complicada a situação da música em várias emissoras de rádio e TV. Se pagar, toca. Caso contrário, esquece. É assim que funciona e até com alguma organização.

Um dos programas mais conhecidos, gerado de São Paulo, cobra R$ 45 mil para duas apresentações. Este valor é dividido ao meio, porque a televisão também leva a parte dela. Detalhe: com nota fiscal.

Ninguém admite ou fala escancaradamente sobre o assunto, mas como se vê não tem sonegação. Legal, mas imoral.

Caso diferente

Outro programa semanal, na mesma televisão, cobra bem menos. Apenas R$ 20 mil, também por duas músicas, porém, neste caso, a emissora não tem participação. Tudo feito por debaixo do pano.

O dinheiro é dividido em sua maior parte entre o diretor e o apresentador, além da comissão de praxe ao intermediário.

Prática antiga

Mas isso não chega a ser nenhuma novidade. No rádio, principalmente em emissoras dos grandes centros, esta é uma prática de muito tempo. Os preços em São Paulo variam de R$ 10 mil a R$ 30 mil, conforme a colocação no Ibope. Também com nota fiscal.
São 3 execuções diárias durante 20 dias.

Morre em Acopiara "Dr. Luiz Dentista"


Morreu na madrugada de hoje(10) em Acopiara,vítma de infarto e complicações decorrentes do mal de Alzheimer o odontólogo e maçom Luiz Gonzaga da Silva, 86 anos, popularmente conhecido como "Dr. Luiz Dentista".

O corpo está sendo velado em sua residência na avenida Cazuzinha Marques, próxima a casa Paroquial.

O sepultamento está previsto para acontecer às 16 horas de hoje no cemitério local. Antes haverá missa de corpo presente na Igreja Matriz.
 
A família os mais sinceros votos de pesar.

Ônibus de Turismo de Petrolina tomba em Acopiara

O plantão de polícia registrou na madrugada de hoje, próximo a vila Aroeira, em Acopiara, CE 060, um acidente de trânsito (tombamento) envolvendo um ônibus da empresa Cirlei Turismo que seguia de Petrolina/PE para Fortaleza no Ceará.

O referido ônibus fazia excursão com vinte e três passageiros quando a barra da direção quebrou. O motorista, Moisés de Oliveira, 26 anos, perdeu o controle do veículo, ocasionando-lhe o tombamento.

Dentre os passageiros, alguns sofreram lesões mais graves, como mandíbula fraturada, dores fortes na região lombar e estado de pânico.
 
Delvanete Sobral, 37 anos, Manuela de Oliveira Silva, 26 anos, Letícia Diniz Munoz, 33 anos e José Hermes Chaves de Sá, 37 anos foram transferidos para o hospital regional de Iguatu. Os demais sofreram apenas escoriações leves.

Senado aprova em 1º turno mudanças no Código de Processo Penal

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (9), em primeiro turno, um projeto que faz diversas alterações no Código de Processo Penal. A proposta, que está sendo chamada de "Novo Código de Processo Penal", tem como objetivo acelerar o trâmite dos processos judiciais na área penal. O projeto tem de passar por mais uma votação no plenário do Senado antes de ir para a Câmara dos Deputados.
O relator da proposta, Renato Casagrande (PSB-ES), destacou que o Código atualmente em vigor é de 1941 e está "ultrapassado". "É um código que está ultrapassado, foi remendado, remendo bem feito em alguns casos, mas remendado. O espírito do código é de 1941, de um período fascista no mundo, de uma influência fascista muito forte", afirmou.

Segundo o senador, a aprovação da proposta deve agilizar o trâmite dos processos penais. "Estamos dando um passo importante na reforma de uma legislação que favorecerá e fortalecerá as nossas instituições. Não tenho nenhuma dúvida disso", afirmou. "Se aprovarmos esta matéria, estaremos dando mais agilidade, mais celeridade ao Processo Penal, que é, hoje, um instrumento da impunidade.".

Uma das medidas aprovadas é a redução do número de recursos. Atualmente, por exemplo, os advogados podem apresentar vários embargos de declaração sobre o mesmo caso. Esses recursos não visam alterar a decisão judicial, mas apenas esclarecer pontos da decisão. Com o novo código, só será permitido apresentar um recurso desse tipo em cada instância.

O projeto também separa o juiz que trabalha na fase de investigação do juiz que fará o julgamento do caso. A intenção é evitar a "contaminação" do magistrado pelo processo. O magistrado que atua na parte de investigação passará a ser chamado de juiz de garantias.

O projeto prevê ainda a aplicação de medidas mais relativas do que a prisão ou a libertação do suspeito ou criminoso. O juiz passará a ter a possibbilidade de aplicar a prisão domiciliar, o monitoramento eletrônico de presos e a suspensão de atividades profissionais, por exemplo. O texto também põe fim à prisão especial para quem tem curso superior ou foro privilegiado.
O projeto poderá receber emendas propondo novas alterações antes de ser votado novamente no Senado. Casagrande, inclusive, disse que há conversas com o Ministério da Justiça, o Supremo Tribunal Federal e outros parlamentares para discutir possíveis mudanças no texto.

Mega-Sena sorteia R$ 18 milhões nesta quarta

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (10) o prêmio de R$ 18 milhões, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. O valor está acumulado desde a quarta-feira (3), quando ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.228 da Mega-Sena.

Os números sorteados pela loteria no sábado (6) foram 12 - 30 - 32 - 40 - 49 - 60.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer casa lotérica do país. A aposta simples, de seis números, custa R$ 2.

Gastos da Prefeitura de Acopiara com serviços de terceiros "Pessoa Jurídica" ultrapassam 10 milhões de reais

Somente esse ano, conforme dados publicados no Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, a Prefeitura Municipal de Acopiara gastou mais de 10 milhões de reais com serviços de terceiros - Pessoa Jurídica.

Clicando nos itens abaixo o internauta poderá ver de forma descriminada com foram esses gastos. Para ter acesso aos gastos Clique aqui

TRE aprova nova eleição em Santa Quitéria

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), aprovou, ontem à noite, a Resolução 420/10, a qual define as normas das eleições suplementares no Município de Santa Quitéria para o dia 5 de dezembro próximo. A referida determinação ainda depende de autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A determinação de novas eleições naquela cidade se deu com as cassações dos mandatos de Francisco das Chagas Magalhães Mesquita, e Eduardo Sobral Monte e Silva, prefeito e vice-prefeito, pelo Pleno do TRE, em sessão realizada no dia 5 de outubro de 2010, no julgamento de um recurso contra a decisão do juiz eleitoral do município que julgou procedente uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME).

Como Chagas Mesquita foi eleito com mais de 50% dos votos válidos e estes foram anulados, o TRE cearense determinou a realização de uma nova eleição.

Prazos

De acordo com a resolução aprovada pelos magistrados do TRE-CE, as convenções partidárias para a homologação dos postulantes à Prefeitura de Santa Quitéria se darão entre os dias 15 e 16 de novembro e, no referido pleito, a Lei Complementar 135/10 (Lei da Ficha Limpa) será um dos critérios para condição de elegibilidade dos candidatos.
Do dia 15 de novembro até a realização das eleições suplementares, o cartório eleitoral em Santa Quitéria funcionará das 8 às 19 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

No dia 17 de novembro, será permitida a propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito, assim como, até as 19 horas, é o prazo para que os postulantes encaminhem ao referido cartório eleitoral a documentação referente ao registro de candidatura. O TRE disponibilizará, em sua página eletrônica na internet, sistema próprio para formalização dos registros de candidaturas.

Ainda segundo a resolução do TRE-CE, as mesas receptoras e juntas eleitorais que funcionaram no pleito de 2010, ressalvando-se as substituições necessárias, serão mantidas.

Seca provoca perdas no sertão

Canindé. Criadores de gado dos Sertões de Canindé já amargam perdas significativas no rebanho com a morte de animais por falta de pasto e água. Eles mostram-se preocupados porque, dia após dia, os animais vão perdendo as fontes para beber e comer. Sob uma temperatura diária de 38º C à sombra, moradores que habitam a Zona Rural não escondem a tristeza com o quadro que se delineou na região.

Em meio ao pedregulho em verdadeiros desertos, os animais buscam o que comer, mas dificilmente encontram. Nos pequenos açudes, a pouca água esverdeada não serve mais para o consumo. Um cenário triste que já está se tornando comum no campo.

Infelizmente, a situação não será modificada em curto prazo por meio da tão sonhada chuva. Pelo menos nas próximas 48 horas, o Ceará não tem previsão de precipitações, segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Paulo Barbieri. O Estado do Ceará vem sofrendo as muitas consequências da estiagem deste ano: mortandade de animais, perda da produção agrícola e diminuição dos níveis de açudes e mananciais, ficando impróprios para consumo humano.

Animais mortos levam a mistério e medo em Sobral


Sobral. Tudo que parecia apenas um desaparecimento de animais, quando descoberto trouxe medo e preocupação para os moradores da localidade de Desterro, situado no Distrito do Baracho, neste Município. Uma cabra e um bode foram encontrados mortos com a língua e os olhos arrancados, na manhã do dia 21 de outubro, pelo agricultor Fábio da Silva de Souza, que saiu à procura dos animais a pedido do pequeno produtor João Batista Cruz.

A forma como os animais foram encontrando e a distância entre um e o outro, chamou mais ainda a atenção. "O bode foi o primeiro animal que encontrei, estava em cima de uma grande pedra. Era como se alguém tivesse levado ele para lá. Estava com os olhos arrancados e a língua cortada", contou Fábio da Silva.

Para o dono dos animais, a morte dos caprinos teria sido comum se os bichos tivessem invadido algum roçado e alguém, por vingança, mutilado os dois. Mas devido à estiagem e a seca que predomina nessa época do ano na região, a hipótese é improvável já que não há muita opção de alimentos em propriedades vizinhas.

"Você pode andar por toda esta região que não vai encontrar roçado algum. E os bichos estavam num descampado, dentro da mata seca", disse o aposentado Gerardo da Cruz Souza, responsável em cuidar dos caprinos na propriedade.

Ele contou ainda que todos os dias, antes do entardecer, o bode e a cabra mortos costumavam passar pelo terraço do casarão e depois de comer alguns grãos de milho seguia para o curral onde pernoitavam.
"Na quarta-feira, dia 20, eu não vi eles por aqui, e, quando acordei notei que eles também não dormiram no curral. Daí veio a preocupação de procurá-los", contou Gerardo Cruz.

Como forma de recordação e de encontrar uma resposta para a morte dos animais, a agricultora Celeste Felix da Silva, guarda o par de chifres do bode. "Tenho a certeza que não foi ataque de outro animal. Se foi algum morador daqui isso precisa ser investigado", disse Celeste Felix.

Ufologia

A notícia da morte desses animais na Serra do Rosário, no Baracho, se junta a outro caso acontecido na Zona Norte, na cidade de Cruz, onde parte de um rebanho, que tinha cerca de 25 animais, foram encontrados com os olhos arrancados.
O caso do Município de Cruz está sob a investigação, mas não por veterinários, e sim pelo Centro Sobralense de Pesquisa Ufológica (CSPU).

Enquanto isso, a população dessa localidade, em Sobral, vive assustada e temerosa com relatos de que durante a noite são vistas luzes também na Serra do Rosário. "É como se fosse uma bola de fogo em movimento no céu, que de repente se apaga e surge noutro lugar", descreve Fábio Silva.
Por conta desse fenômeno, é difícil encontrar quem se arrisque a sair de casa sozinho à noite. "Domingo eu retornava para casa de um jogo de futebol e minha camisa caiu na estrada. Como já estava anoitecendo não tive coragem de parar para pegar a camisa. Fiquei com medo de chegar em casa depois do entardecer", finalizou Silva.

Em Cruz, os agropecuaristas foram pegos de surpresa com animais dentro de suas propriedades com os olhos arrancados. Segundo relatos dos moradores, um dos criadores chegou a encontrar, de uma só vez, 15 animais atacados, alguns já mortos e outros agonizando, todos com os olhos arrancados. Os primeiros relatos da ocorrência desse fenômeno foram registrados na zona rural de Jenipapeiro, Correguinho e Espinho.

De acordo com o professor e radialista Cleyton Albuquerque, que chegou a ver um desses animais atacados, a cena chama bastante atenção. Por toda cidade, há pessoas contando histórias, curiosas com o fato.

Fortaleza,sinônimo de violência: Segue a ´guerra´ nas ruas da RMF


Subiu, ontem, para 1.527 o número de pessoas assassinadas, na Grande Fortaleza, neste ano. Entre a noite de segunda-feira e a tarde de ontem, foram registrados mais oito homicídios no intervalo de menos de 20 horas.
A sequência de crimes foi acompanhada, passo a passo, pela Reportagem, seguindo as equipes da Polícia Militar, da Divisão de Homicídios (DH), Rabecão e Perícia da Pefoce. Em nenhum dos casos houve prisão dos criminosos.