quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Polícia encontra corpo de jovem desaparecida desde março enterrada embaixo de coqueiro


Após quase cinco meses de investigações, a polícia de Pernambuco encontrou, na noite da quarta-feira (4), o corpo da administradora Narda Bionde, de 33 anos. A jovem estava desparecida desde março deste ano. O corpo dela foi encontrado enterrado embaixo de um coqueiro em uma casa no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, região metropolitana de Recife (PE).

Quatro delegados do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção e Pessoa) participaram das investigações do caso. Para a polícia, mais de uma pessoa participou do assassinato e sepultamento da jovem. Os investigadores acreditam ainda que ela foi torturada antes de ser morta.

O corpo estava envolto em lençóis, amarrado com os joelhos presos ao tórax e os braços presos nas pernas.

A jovem desapareceu em março após sair do apartamento em que morava também em Pau Amarelo, depois de brigar com o namorado. A delegada responsável pelo caso já ouviu mais de 40 pessoas e acredita que o crime não foi premeditado.

Curso para radialistas do Centro-Sul começa hoje em Iguatu

Começa hoje (05) no auditório do Sebrae em Iguatu, o curso para radialistas promovido pelo Sindicato da categoria. Mais de 50 pessoas, de Iguatu e cidades vizinhas estão inscritas no curso que prossegue até o próximo dia 27.

O objetivo é qualificar os profissionais que estão atuando na área e não são registrados, como também, habilitar pessoas que futuramente pretendem trabalhar na atividade de rádio. Faz mais de 15 anos que um curso desta natureza não é realizado na região Centro-Sul

O Presidente do Sindicato, Sr. Aderson Maia, abre o curso oficialmente hoje. Na próxima semana, a fonoaudióloga e professora da UFC, Dra. Conceição será a facilitadora. Na terceira semana será a vez do professor e jornalista Nonato Lima, da rádio Universitária FM de Fortaleza e também professor de comunicação social da UFC.

Para encerrar, dois professores, um de língua portuguesa e outro de redação estarão ministrando a última semana do curso.

Cid Gomes acerta visita de Lula ao Ceará

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), acertou nesta quinta-feira(05) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma viagem a Fortaleza e ao interior do Estado para visitar obras de saneamento e habitação financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em entrevista dada após audiência com o presidente - que não estava prevista na agenda - Cid Gomes, que é candidato à reeleição, disse que ainda vai definir um cronograma de viagem da candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, ao Ceará.

Ele também afirmou que a meta é garantir que a petista obtenha 70% dos votos no Ceará, o que, segundo ele, representaria 2% do total de votos no País. Gomes afirmou que ainda vai definir um cronograma de viagem de Dilma ao Ceará.

Ele voltou a afirmar que seu irmão e deputado federal Ciro Gomes (PSB) está engajado na campanha de Dilma, mas ressaltou que ele não deixará o Estado para subir em palanques da candidata. As relações entre o governo federal e Ciro ficaram estremecidas depois que ele foi pressionado a transferir o seu título de eleitor para São Paulo, para se candidatar ao governo do Estado, como forma de se afastar da candidatura à Presidência.

"Eu lhe asseguro que o Ciro está 100% engajado na campanha da Dilma no Ceará", afirmou Cid Gomes. Ele disse que o irmão é responsável pela campanha dele à reeleição para o governo do Estado e de Dilma à Presidência, no Ceará.

Adolescente é assassinado com quatro tiros na cabeça no bairro Tancredo Neves

Um adolescente de 16 anos foi assassinado com quatro tiros na cabeça na noite desta quarta-feira, 4, no bairro Tancredo Neves, em Fortaleza. Segundo a Polícia, testemunhas disseram que o crime foi praticado por um outro adolescente.

A ação aconteceu dentro de um supermercado, quando Odilon de Freitas Sousa Neto, 16, foi surpreendido por um outro garoto, que agiu em uma bicicleta. O adolescente, que teria envolvimento com drogas, morreu ainda no local, depois de ser atingido com quatro tiros na cabeça.

A Polícia não tem pistas do acusado, que fugiu após praticar o crime.

Avião da TAM faz pouso forçado em aeroporto do interior de SP

Um avião da TAM fez um pouso forçado por volta das 11h desta quinta-feira (5), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Cerca de 110 passageiros estavam na aeronave, mas ninguém ficou ferido.

Você estava no aeroporto? Tem fotos ou vídeos? Mande para o VC no G1

A aeronave saiu de São Paulo com destino a Cuiabá e faria uma escala em São José do Rio Preto. Quando chegava à cidade do interior paulista, devido a falhas mecânicas, o pouso teve de ser feito cerca de 100 metros antes da cabeceira da pista, o que teria desestabilizado o avião.

As causas do acidente serão investigadas. Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da TAM informou que deve liberar uma nota oficial sobre o que teria acontecido nas próximas horas.

Prisão temporária de Bruno e mais sete termina nesta quinta-feira; juíza analisa prisão preventiva


As prisões temporárias do goleiro Bruno Souza e dos demais denunciados ontem pelo Ministério Público à Justiça terminam nesta quinta-feira (5). O MP pediu a prisão preventiva de todos os que já estão presos e de Fernanda Castro, suposta amante do goleiro que, segundo o advogado Ércio Quaresma, está em Belo Horizonte e aguarda decisão da Justiça.

A juíza Marixa Fabiane, do 1º Tribunal do Júri de Contagem, recebeu a denúncia ontem à tarde. Caso ela aceite o pedido de prisão preventiva feito pelo MP, Bruno e mais cinco continuarão presos na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. A assessoria do MP informou que o promotor Gustavo Fantini deverá se pronunciar nesta quinta-feira sobre os crimes pelos quais ele denunciou Bruno e os demais.

Além de Bruno, estão na Nelson Hungria Luiz Henrique Romão (Macarrão, amigo do goleiro), o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos (Bola, apontado como executor do homicídio), Elenílson Vítor da Silva, caseiro do goleiro, e os amigos Flávio Caetano de Araújo e Wemerson Marques de Souza (Coxinha). A mulher do goleiro, Dayanne Souza, está presa na penitenciária Estevão Pinto, na capital mineira. Já Sérgio Rosa Sales (o Camelo), primo do jogador, permanece no Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) São Cristóvão, anexo ao Departamento de Investigações, em Belo Horizonte.

Se não houver um novo decreto de prisão, todos serão liberados.

Na última sexta-feira, o goleiro foi indiciado pela Polícia Civil pelos crimes de homicídio, sequestro e cárcere privado, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores. Os demais suspeitos foram indiciados pelos mesmos crimes, com exceção de Bola, acusado de homicídio qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver. Todos negam os crimes.

O único suposto envolvido que não foi indiciado é o adolescente J., primo do goleiro. Por ser menor de idade, seu processo é diferente e corre separadamente ao dos demais envolvidos. Ele aguarda julgamento pelo Juizado da Criança e do Adolescente de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte).

Há expectativa de o juiz Elias Charbil Abdou Obeid, da Vara da Infância e Juventude de Contagem, definir a sentença ainda nesta semana. Ele foi acusado pelo Ministério Público por sequestro, cárcere privado e homicídio de Eliza.

Se for considerado culpado, ele deverá cumprir medida socioeducativa por prazo mínimo de seis meses. Ao final desse período, o processo é analisado e a medida pode ser extinta ou prorrogada por igual período por um prazo máximo de três anos.

J. está recluso desde o dia 13 do mês passado no Ceip (Centro de Internação Provisória) São Benedito, localizado no bairro Horto, região leste da capital mineira, onde o juiz determinou que ele ficasse pelo prazo de 45 dias.

Fonte: UOL

TRE cassa registro da candidatura do ex-prefeito de Iguatu Edilmo Costa


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cassou na noite desta quarta-feira (04), o registro da candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Iguatu, Edilmo Barros Costa (PR). Edilmo, conforme consta no processo, teve o seu registro cassado por motivo de desaprovação de contas quando o mesmo administrou o município de Iguatu no período de 2001/2004.

O TRE também cassou o registro da candidatura, a deputado estadual, do petista José Ilário Marques, ex-prefeito de Quixadá, pelo motivo de desaprovação de contas de gestão.

A cassação dos registros dos referidos candidatos acima citados ainda não é definitiva. Os mesmo podem ainda recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal(STF). Nessa última instância da lei, os juízes estão divididos quanto a aplicação do Ficha Limpa para as eleições deste ano: de um lado, os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello seriam contrários à sua vigência imediata. Favoráveis à aplicação da Lei este ano estariam ministros como Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior, e seu antecessor no cargo, Carlos Ayres Britto.

Em tempo

Todos os candidatos com registros cassados vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal para manterem as suas candidaturas. No caso de Iguatu, Edilmo Costa, continua com dua campanha normalmente até o desfecho final.

Iguatu Notícias

Produtores iniciam colheita de algodão


Iguatu. Este Município, que já foi o maior produtor de algodão do Ceará por sucessivos anos nas décadas de 1960 e de 1970, mais uma vez dá o exemplo de que é possível produzir a cultura, denominada de "Ouro Branco", de sequeiro. Máquinas e homens trabalham na colheita de uma área de 500 hectares, no Sítio Minas, nas proximidades da Lagoa de Iguatu. Apesar da irregularidade das chuvas que neste ano provocou uma queda de 30% da safra estimada, os produtores estão animados com os resultados obtidos.

O cultivo de algodão transforma a paisagem do local. O branco se espalha na extensa área e desperta a atenção de quem passa na estrada de terra em direção à região do Baú. Para a geração mais jovem, a lavoura é motivo de surpresa e admiração. Para os agricultores que produziram e trabalharam nos campos de algodão, o sentimento é de saudade e de lembrança de uma época em que havia riqueza no campo e trabalho o ano inteiro.

Este é o quarto ano seguido que os irmãos Erosimar e Francisco Rufino de Lima (Mazim) fazem o cultivo de algodão no Sítio Minas, nas proximidades da Lagoa de Iguatu. Os dois são oriundos do Município de Acopiara, onde dispõem de extensas áreas de terra e de indústria de beneficiamento de algodão. Para reduzir o custo de produção, os irmãos Rufino optaram pela mecanização do plantio e da colheita. O trabalho é facilitado graças às terras planas que a região de Iguatu dispõe.

Pouca chuva

O produtor, Virgílio Holanda, filho do Francisco Rufino, trabalha com o pai e o tio, na produção de algodão neste Município. "Este ano, faltou chuva no mês de maio e isso afetou a safra", disse Holanda. "O índice de pluviometria foi até bom, mas foi irregular". Os produtores esperavam uma produtividade média de 2.500 Kg por hectares, mas caiu para 1.500 Kg.

A colheita começou há uma semana e deve prosseguir até a primeira quinzena de setembro. "A mecanização permite um investimento mais baixo, reduzindo o custo de mão-de-obra", diz Holanda. Duas máquinas fazem o serviço, substituindo o trabalho de dezenas de operários.

Honório Barbosa

Um mês de compra de votos

De acordo com o deputado Artur Bruno (PT), apesar da campanha ter iniciado há apenas um mês a prática da compra de votos está disseminada em todos os pontos do Estado, inclusive com a variação do preço do voto chegando até a cifra de R$ 100, para os mais ricos.

Os deputados Fernando Hugo e Moésio Loiola, ambos do PSDB apoiaram o discurso do petista, acrescentando que no Estado, a compra de votos está uma "esculhambação", reconhecendo a impotência da Justiça Eleitoral para coibi-la e do Ministério Público para fiscalizar.

Para o deputado Artur Bruno, apenas a reforma eleitoral, que ainda não foi feita pelo Congresso Nacional, pode acabar com esse tipo de prática. "Tenho ficado perplexo com o grau de deturpação da atividade política. Alguns milionários têm percorrido as cidades comprando votos, fazendo com que o voto não seja da vontade do eleitor, mas sim uma grande mercadoria", lamentou.

O parlamentar defende algumas mudanças que para ele, só podem ser implementadas através de uma reforma eleitoral profunda e completa, como é o caso do voto distrital misto, em que cada deputado representa uma região do Estado.

Desse modo, Bruno explica que o Estado ficaria dividido em 11 distritos e cada distrito iria escolher seu representante. "Da maneira que acontece hoje, os deputados do mesmo partido disputam entre si, o que é absurdo", avaliou.

Ele ainda esclarece que no caso do voto distrital misto, a outra metade dos deputados seria composta pelos candidatos temáticos, ou seja, os que defendem áreas mais específicas como educação ou saúde, por exemplo.

Ele também defende o financiamento público de campanhas, alegando que não se podemos mais aceitar que as campanhas milionárias deturpem a vontade do eleitor. "Que pode eleger um médico, um agricultor, um funcionário público, um professor. Com as campanhas milionárias, daqui a pouco ninguém mais poderá ser candidato porque só os milionários, grandes empresários, terão chance", reclamou.

Na sua avaliação, a reforma eleitoral também deveria diminuir a quantidade de partidos para acabar com as siglas de aluguel hoje existentes.

Descarte de córneas chega a quase 50%


O Ceará descartou quase 50% das córneas captadas, em 2009. Dos 874 globos oculares obtidos com doações ao Banco de Olhos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) de 443 doadores, 430 córneas foram descartadas. O Estado é o que mais desperdiça córneas do Nordeste.

Quase metade dos tecidos obtidos é jogado fora, o que é considerado um índice elevado. Enquanto isso, 779 pessoas esperam na fila. Em 2008, aconteceram 851 doações, com 387 córneas desperdiçadas e 464 transplantadas.

A principal causa do descarte no Estado é a má qualidade do tecido. O número de córneas desperdiçadas por este motivo foi de 242. Em seguida, vem a Hepatite B que provocou o descarte de 76. HIV, com dois casos; Hepatite C, com nove casos; validade, com 34 casos; contaminação, com 37 casos; e contraindicação clínica, com25, casos são outros motivos.

Mulher é assassinada e seu irmão baleado

Uma mulher morreu e seu irmão, um adolescente de 16 anos, foi baleado, no fim da tarde de ontem, em uma estrada carroçável, na localidade de Camará, em Aquiraz.

Segundo a Polícia, a atendente Antônia Rejane Alves, 40, voltava da casa do sogro, onde havia ido visitar os três filhos, em uma moto Honda Bross, juntamente com o irmão identificado como Pedro Lucas Alves de Abreu, 16, na garupa da moto.

Em determinado ponto da estrada, na localidade de Camará, os dois foram atacados por bandidos a bordo de veículo Gol, de cor prata. Conforme a Polícia, os bandidos efetuaram vários disparos contra os irmãos, ferindo fatalmente Rejane e lesionando com gravidade Lucas.

A mulher foi atingida na cabeça, pescoço e tórax. O jovem foi baleado na cabeça e levado para a emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). Segundo o major PM Valberto Melo, supervisor de Policiamento da Capital, Lucas não corria risco de morte.

A Polícia não sabe o que motivou o ataque. Rejane morava em Itaitinga e seu companheiro foi assassinado naquele Município, em fevereiro deste ano.

Filho mata mãe a facadas em Solonópole

Um homem foi preso, na noite desta quarta-feira, 4, no município de Solonópole, acusado de ter matado a facadas a própria mãe, identificada como Antônia Valbe Pinheiro, 69. O crime aconteceu na tarde de quarta-feira.

De acordo com o cabo Erinaldo, da delegacia do município, o crime foi motivado depois de uma discussão entre mãe e filho, porque Antônia não estaria aceitando o namoro de Francisco Arnaldo Pinheiro, 31, com sua atual companheira.

O cabo relatou ainda que o acusado desferiu vários golpes de facas contra a mãe enquanto faziam uma refeição dentro de casa. Após o crime, Francisco Arnaldo empreendeu fuga, mas acabou preso no sítio Barra Nova.

Ele foi autuado na delegacia regional de Senador Pompeu e, em seguida, foi reconduzido para a cadeia pública de Solonópole.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 7 milhões


Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (4), pelo concurso 1.202 da Mega-Sena.

Confira os números sorteados: 08 – 09 – 11 – 48 – 53 – 60

Segundo a Caixa, 63 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 19.441,55. Outras 4.195 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 417,10.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso é de R$ 7 milhões

Em 37 minutos, três terremotos atingem região central do Chile

Três terremotos consecutivos, de magnitudes 5,7, 5,2 e 4,7 graus, sacudiram a região de Bio Bio, no centro do Chile, na madrugada desta quinta-feira, segundo o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Entre o primeiro e o terceiro tremor se passaram 37 minutos.

Até o momento, o Escritório Nacional de Emergência no Chile não informou sobre danos ou vítimas, mas confirmou que tremores foram sentidos na regiões de O'Higgins, Maule e La Araucanía.

O primeiro e mais forte terremoto, de magnitude 5,7 graus, ocorreu às 2h01. Seu epicentro foi produzido a 16 km de profundidade e a 495 km de Santiago, segundo o USGS. O seguinte, de 5,2 graus, ocorreu 26 minutos depois; o terceiro, de 4,7 graus, 11 minutos depois.

Justiça Eleitoral tem até está quinta para analisar registros de candidatura

Termina nesta quinta-feira (5) o prazo determinado para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os tribunais regionais eleitorais analisem todos os pedidos de registros de candidaturas para as eleições deste ano. De acordo com dados do TSE, a Justiça Eleitoral recebeu mais de 22,5 mil requerimentos de candidaturas de políticos.

Desse total, 9,7 mil pedidos de registro ainda não haviam sido julgados até o início da noite desta quarta-feira (4), segundo dados do TSE. Em outubro, serão eleitos presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federal, estadual e distrital.

Em relação à disputa pelo Palácio do Planalto, a expectativa é que o plenário do TSE conceda na sessão desta quinta os sete registros de candidatos à Presidência da República que ainda não foram analisados em plenário.

Nesta última terça-feira (3), os ministros do TSE aprovaram os registros da coligação e do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e seu vice, Indio da Costa (DEM-RJ). A coligação liderada pelo PT, a candidata à Presidência da legenda, Dilma Rousseff, e o vice também tiveram os pedidos deferidos.

Além de conceder os registros dos candidatos a presidente, cabe ao plenário do TSE tem até o dia 19 de agosto para julgar eventuais recursos de pedidos indeferidos pelos TREs nos estados.

Santos perde do Vitória, mas levanta caneco inédito

Se você veste preto e branco e gosta de futebol arte, pode entrar: a festa está só começando. Se por acaso o barrarem na porta, avise que é amigo de Ganso, Neymar, Robinho e cia. Com certeza vão liberá-lo. Em um ano que vimos uma Seleção Brasileira sem cara de Brasil, o Santos desses garotos mostrou que é possível acreditar em renovação. Na noite desta quarta-feira, o Peixe confirmou essa tendência com o incontestável título da Copa do Brasil. Inédito para o clube, que garante participação na Libertadores de 2011.

A taça foi levantada com uma derrota por 2 a 1 no Barradão, em Salvador. Mas o começo da glória foi construído na Vila Belmiro, na semana passada, quando o Santos fez 2 a 0. Vale lembrar que, antes da Copa do Mundo, o mesmo Peixe levou também o Campeonato Paulista, dando show atrás de show e perdendo na grande final por 3 a 2 para o Santo André. Mas nada que tirasse o brilho da conquista.

O Vitória, embora vice-campeão, também tem seus méritos nesse renascimento do futebol arte. Até porque também joga para frente, sem se esconder atrás da linha do meio-campo. Não à toa terminou o torneio com um ataque bastante positivo (foram 25 gols). E se serve como alento, o time baiano tem mais uma chance de pegar vaga na Libertadores. Afinal, disputa neste segundo semestre a Copa Sul-Americana. Encara o Palmeiras. O Santos, por sua vez, joga contra o Avaí.

A estreia do Leão na competição internacional será quarta-feira, no Barradão. O Peixe, por outro lado, receberá o time catarinense quinta-feira, na Vila Belmiro. Até lá, porém, o clube vai comemorar esse inédito título, que agora faz companhia a outras importantes conquistas, como as cinco Taças Brasil, o Robertão, os dois Brasileiros, as duas Libertadores, os dois Mundiais, os 18 paulistas, a Conmebol e os cinco Torneios Rio-São Paulo.