quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Começa a valer hoje nova regra para pensão por morte

Começa a valer nesta quarta-feira (14) uma das novas regras anunciadas pelo governo para a pensão por morte. A partir de agora, só terá direito ao benefício quem tiver pelo menos dois anos de casamento ou união estável. A legislação anterior não estabelecia um prazo mínimo para a união.

As mudanças na pensão por morte fazem parte de um pacote de medidas provisórias anunciadas pelo governo no final do ano passado para tornar mais rigoroso o acesso da população a uma série de benefícios previdenciários. As mudanças não afetam quem já recebe o benefício.

Já no dia 30 de dezembro, entrou em vigor a alteração que estabelece que deixa de ter à pensão o dependente condenado pela prática de crime que tenha resultado na morte do segurado.

Outras regras para o benefício entrarão em vigor a partir de 1º de março. Uma delas estabelece um prazo de “carência” de 24 meses de contribuição do segurado para que o dependente obtenha os recursos. Atualmente, não é exigido tempo mínimo de contribuição para que os dependentes tenham direito ao benefício, mas é necessário que, na data da morte, o segurado esteja contribuindo.

TCM recomenda cancelameno de carnaval em Acopiara e nos demais municípios cearenses. Prefeito Dr. Vilmar vai se reunir com a equipe para tratar o assunto


O prefeito Dr. Vilmar viajou à Fortaleza na madrugada de hoje preocupado em relação a uma recomendação do TCM, enviada a Prefeitura, ontem (13) que pede através de Ofício Circular que o município se abstenha de empregar dinheiro público no Carnaval deste ano.

Em contato com o blog, o prefeito Dr. Vilmar informou que retornará ainda hoje (14) da capital cearense para se reunir com sua equipe e tratar sobre o assunto. 

A verdade é que o Carnafest Acopiara 2015 pode não ser realizado por conta desta recomendação. Os municípios de Catarina e Várzea Alegre já desistiram de realizar a festa.

Veja matéria publicada no blog do jornalista Roberto Moreira da TV Diário que também fala sobre o assunto:

O presidente do TCM, Francisco Aguiar, enviou nesta terça-feira (13/01), ofício circular aos 184 prefeitos cearenses. Lembra o cenário de dificuldades econômicas que todos os municípios estão passando, por motivos diversos, e, em função disso, pondera que é melhor não empregarem dinheiro público na contratação de festas carnavalescas.

A reclamação geral das prefeituras é de que houve queda continuada nos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estão acontecendo demissões de terceirizados e ocupantes de funções comissionadas por incapacidade de pagamento, muitas devem a folha de pessoal, as transferências voluntárias de recursos escassearam, a seca permanece e os fornecedores estão deixando de receber suas contas.

Esse quadro geral negativo acaba de ser ampliado, conforme os municípios, pelo novo piso nacional fixado pela União para os professores. Tudo isso junto, argumenta o presidente do TCM, Francisco Aguiar, são motivos mais do que suficientes para que as prefeituras analisem com a maior profundidade a possibilidade de financiar a folia, deixando o aviso de que o Tribunal acompanhará atentamente todas essas questões.

Iguatuense é assassinado em Acopiara no 2º homicídio em 12 horas


Em apenas 12 horas, dois homicídios foram registrados na cidade de Acopiara. Após o estudante Antônio Francisco Torres, de 25 anos, ter sido executado com sete tiros na noite de ontem, 13 de janeiro, o iguatuense Alcemir Alves do Nascimento, de 50 anos, foi morto no Sítio Santa Felícia, zona rural de Acopiara.

O agricultor foi executado também com vários tiros. A vítima trafegava em uma motocicleta Honda Titan de placa HVP-8619, quando foi surpreendido nas proximidades de um posto de combustíveis. Segundo informações da Polícia Militar, “o corpo estava crivado à bala, não podendo identificar a quantidade de tiros”.

No local do crime imperou a “lei do silêncio”. Ninguém quis passar informações acerca do homicídio. O corpo de Alcemir foi levado ao Instituto Médico Legal – IML de Iguatu.

Cotar captura cinco suspeitos de integrarem quadrilha no Ceará

Equipes do Comando Tático Rural (Cotar) prenderam nesta terça-feira, 13, cinco homens acusados de integrarem uma quadrilha de assaltantes. Segundo a Polícia o grupo trafegava na madrugada pela BR-020, num trecho próximo a sede de Boa Viagem, em dois veículos, um Honda Civic com inscrição de Itaitinga e um Corsa com inscrição de Fortaleza, quando foram abordados pelos policiais do Cotar.

Ainda de acordo com a Polícia, foram encontradas duas pistolas calibre 380mm, uma em cada veículo.

Os suspeitos, identificados como Eudásio Sales de Oliveira, 29 anos, natural de Boa Viagem, Gleicione Ribeiro Cordeiro, 29, natural de Beberibe, Djalma Viana Cavalcante, 49, nascido em Santa Quitéria, Moisés Ferreira da Silva, 30, natural de Carapicuíba (SP) mas morando em Aquiraz e ainda Francisco Valdeci Veríssimo Júnior, 29 anos, nascido em Tauá, este último foragido da Justiça, foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil de Boa Viagem.

Ex-diretor da Petrobras é preso pela Polícia Federal na madrugada desta quarta


A Polícia Federal (PF) prendeu, nas primeiras horas da madrugada desta quarta (14), o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, quando o executivo desembarcava no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, procedente de Londres, na Inglaterra.

Cerveró passou toda a madrugada em uma sala especial determinada pela PF nas dependências do terminal aeroportuário, de onde seguiu em avião de carreira para Curitiba, onde estão presos outros acusados de participar da Operação Lava Jato.

Em nota divulgada na madrugada, o Ministério Público Federal (MPF) informou que foi cumprido mandado de prisão preventiva contra o executivo, uma vez que havia indícios de que ele “continua a praticar crimes e a a transferir bens a seus familiares”.

Durante a madrugada foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Cerveró e de parentes. Informações obtidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicavam, entre outras coisas, que o executivo tentou transferir para sua filha R$ 500 mil, em uma operação em que perderia soma considerável de dinheiro, além de imóveis adquiridos com recursos de origem duvidosa e por valores abaixo dos praticados no mercado.

Cid pode estar saindo do PROS rumo ao PL


O ex-governador e Ministro da Educação, Cid Gomes, estaria de malas prontas para desembarcar no Partido Liberal (PL), sigla articulada pelo Ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). A informação está em uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo. Cid se filiou ao PROS em 2013, rompendo com o PSB que tinha como projeto lançar o então Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Cid optou pela aliança com o PT e, como contrapartida da lealdade a presidente Dilma Rousseff, recebeu o Ministério da Educação.

O PL está sendo recriado e, dentro de 40 dias, terá o seu registro solicitado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  No Ceará, a sigla está sendo articulada pelo advogado e presidente regional do PSD, Almicy Pinto. O PL seria uma segunda sigla dos irmãos Ferreira Gomes no Ceará, mas, se confirmada a saída de Cid e Ciro do PROS, o Partido Liberal nascerá na Assembleia Legislativa com mais de 15 deputados estaduais. Além dos parlamentares eleitos pelo PROS, o PL irá atrair deputados de outras legendas, como o PMDB e Solidariedade.

De acordo com a reportagem da Agência Estado, Cid está desconfortável no PROS e busca um novo caminho partidário. O mesmo destino seria adotado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, pelos deputados estaduais e federais eleitos pelo PROS, além de mais de 70 prefeitos. De acordo com informações de bastidores, Cid gostaria de ir para o PT, mas encontra obstáculos como a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Eleita deputada federal, Luizianne é inimiga política do ex-governador desde as eleições de 2012.