sexta-feira, 4 de abril de 2014

Policial militar é morto após reagir a assalto no Maranhão


O sargento da Polícia Militar identificado como Francinaldo Costa Ribeiro Santos, foi morto ao ser baleado quando reagiu a um assalto no bairro do São Cristóvão, em São Luís. O policial estava em uma loja de revenda de peças de motos e bicicletas, localizada na Avenida Lourenço Vieira da Silva, nas proximidades do Terminal de Integração do São Cristovão. O crime ocorreu na tarde da ultima quarta-feira (2).

Segundo informações da 5ª Seção, três homens chegaram no local para fazer o assalto e foram surpreendidos com a reação do PM que nos dias de folga trabalhava como segurança da loja.

O policial, que era lotado no 1º Bartalhão da Polícia Militar, foi encaminhado para o Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria do crime.

Domingos Filho comunica que não renuncia à vice-governadoria


Diante de todos seus aliados do Pros durante no Palácio Abolição ocorrida na quarta,02, Domingos Filho disse com todas as letras que não faz sentido em renunciar ao cargo de vice-governador. Afirmou ainda que é um aliado histórico do governador Cid Gomes, que nunca o procurou com essa proposta ou fez essa sugestão. Esclareceu aos colegas de partido que é um político altivo, e que se renunciasse não teria como explicar o gesto.

A disposição de Domingos Filho é ficar até o final do mandato do governador Cid, mesmo sem disputar nenhum cargo nas eleições deste ano. Revelou não ser empecilho ao projeto eleitoral do Pros. Aceita ser governador tampão e não concorrer à reeleição. Só comandar o processo eleitoral. Tem resistências apenas a renunciar, um gesto que não combina com sua trajetória política.

Assim. o governador Cid pode ser forçado a continuar no Governo ou, diante do impasse, ceder ao desejo do vice-governador assumir o Palácio da Abolição. E confiar em Domingos Filho que nunca deu motivos para qualquer deslealdade.

Porém, os sinais que vêem do Abolição e do Paço Municipal é que vão aumentar as pressões para que Domingos Filho renuncie e seja realizada uma eleição tampão para a escolha do novo governador. Nessa interinidade de até 90 dias assumiria o cargo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gerardo Brígido. Depois, o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, seria o governador tampão, para governar o Ceará, e dependendo das negociações disputar um novo mandato.

Esse projeto esbarra na rejeição do vice-governador Domingos Filho em abrir mão de assumir o Governo no lugar de Cid que preparou-se para renunciar hoje ao cargo mas pode desistir, se prevalecer a vontade de seu irmão, Ciro Gomes, que ontem em Limoeiro do Norte, defendeu que ele permaneça no Abolição até o dia 31 de dezembro.  

Moradores do sítio Novo, Acopiara, também serão contemplados com habitações rurais


Dezenas de famílias participaram de mais uma reunião promovida pela Prefeitura de Acopiara no sítio Novo, Trussu, com foco no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), e tratando do início ao encaminhamento do cadastro e esclarecimentos de dúvidas.

O engenheiro Emídio Calixto informou que a Prefeitura vem trabalhando nesse projeto a mais de um ano. "A casa é um benefício único, vem com toda infraestrutura para uma família viver bem. Essa moradia tem uma área construída de 63,20 m² e contém uma varanda, dois quartos, um banheiro dentro de casa, sala conjugada de estar e jantar, cozinha e uma área de serviço", explicou o engenheiro.

O PNHR contempla agricultores que possuem renda bruta anual de até R$ 15 mil, devem possuir o terreno, o Número de Identificação Social (NIS), apresentar Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), e demais documentos básicos. Segundo o secretário de Agricultura de Acopiara, Dr. Moreira, o programa PNHR em nosso município foi batizado pelo nome de Casa Nova, Novo Tempo e procura ampliar a qualidade de vida dos produtores rurais.

Já para o prefeito Dr. Vilmar esse projeto encanta. "Vamos fazer a permuta construindo uma casa de alvenaria no lugar da de taipa, que até prolifera doenças como a de Chagas. Também acreditando no associativismo preferimos que essas casas fossem construídas através das associações. Já estivemos nas sedes das associações do Transual, conversamos no sítio Escuro, Paus de Leite, Luna e agora no Sítio Novo. A necessidade por moradia do homem do campo é grande, mas não esquecemos da sede do município onde temos um projeto para cerca de 700 casas populares em Acopiara", explanou o prefeito.

Entenda o programa

Criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV, o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR tem como objetivo subsidiar a produção de unidade habitacional aos agricultores familiares e trabalhadores rurais e abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes.
Os recursos para produção da unidade habitacional são oriundos do OGU e são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma coletiva, por uma Entidade Organizadora.

O valor das propostas/intervenções individuais é definido pela EO, para análise e aprovação pela equipe técnica da CAIXA, observados os requisitos constantes neste normativo.

Buscando integrar as ações voltadas ao combate da pobreza rural, o MDS e MCIDADES formalizaram Termo de Cooperação Técnica prevendo ação em parceria do Programa Cisternas com o PNHR, que visa a construção de cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva.

Homem é assassinado com quatro tiros dentro de carro no Bairro São José


Um homem foi encontrado morto com pelo menos quatro disparos de arma de fogo, dentro de um carro, no bairro São José, Zona Leste de João Pessoa, na Paraíba.

Segundo informações da Unidade de Polícia Solidária, o cenário encontrado no local envolvia bastante mistério, e como de costume, nenhum morador das imediações quis se pronunciar sobre o caso, que mesmo aparentemente sem testemunhas, reuniu muitos curiosos. Ainda segundo informações da polícia, a vítima estava caída sobre o banco do passageiro e tinha marcas de tiros na cabeça, peito e braço.

40 presos fogem de unidades prisionais da RMF nesta madrugada

40 presos fugiram de duas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) na madrugada desta sexta-feira (4): 29 da CPPL II, em Itaitinga, e 11 do 10º Distrito Policial (DP), no bairro Antônio Bezerra.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), durante a madrugada desta sexta-feira (4), 29 presos da Rua D da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) utilizaram o sistema de ventilação para fugir da unidade.

Os presos fizeram um grade arrancada em uma cela, quebraram o pergolato de ventilação - que liga a cela para o pátio externo da unidade - e usaram uma grade e um colchão para escalar uma cerca de arames de mais de 2 m de altura que fica na saída da unidade. Não havia nenhum policial na guarita próxima ao local. Os presos usaram pedaços de colchões enrolados nos braços e pernas para não se ferirem.

Segundo a Sejus, 10 homens já foram recapturados até as 8h30 desta sexta. Agentes Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e policiais do Comando Tático Motorizado (Cotam) estão no municipio trabalhando na recaptura dos internos. 

Fuga também no Antônio Bezerra

De acordo com a Polícia Civil, por volta das 3h30 11 presos serraram as grades das celas, pularam o muro e fugiram do 10º DP, no bairro Antônio Bezerra. Apenas dois agentes estavam de plantão na unidade e não perceberam a ação dos detentos.

A Polícia não divulgou o número total de presos que estavam detidos na unidade e está a procura dos homens, mas ninguém foi preso até o momento. De acordo com um policial que preferiu não se identificar, o circuito interno de segurança da delegacia está com defeito e não conseguiu capturar as imagens dos presos devido à escuridão no local.

No total, 30 detentos ainda estão foragidos, 19 da fuga na CPPL II e 11 do 10º DP.

Clima de tensão: Cid passa mal e adia decisão sobre renúncia


O clima é de tensão nos bastidores da sucessão do Governador Cid Gomes (PROS). O ambiente é marcado pelo conflito após uma sucessão de reuniões realizadas entre a última segunda-feira (31/03) e essa quinta-feira (03/04). Cid admitiu a renúncia, mas há um impasse: o vice-governador Domingos Filho (PROS) não o acompanha na desincompatibilização.

Domingos disse não ter interesse em disputar as eleições deste ano e comunicou que ficaria no Governo para cumprir o restante do mandato de Cid Gomes até o dia 31 de dezembro. Durante a reunião, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, propôs a renúncia de Domingos para ser escolhido um governador tampão, facilitando, assim, a composição de uma chapa para o Governo do Estado.

Com isso, Cid afirmou que continuaria no cargo e Ciro expôs mais uma vez que não teria interesse em concorrer ao Senado. O clima de tensão, que começou a se acirrar na última quarta-feira (02), teve temperatura elevada nessa quinta, quando Ciro Gomes, após as longas reuniões, pediu a Domingos Filho que refletisse sobre a decisão que deveria tomar para facilitar o entendimento entre os aliados e o PROS eleger o novo governador – entre os nomes, Mauro Filho, José Albuquerque, Izolda Cela e José Albuequerque.

Uma nova reunião estava programada para ontem à noite, em Fortaleza, após a inauguração da Policlínica de Limoeiro do Norte, onde estavam presentes a cúpula do Governo do Estado, pré-candidatos a governador e as principais lideranças do PROS.

Durante a solenidade, Cid passou mal, teve uma queda de pressão e, ao retornar à Capital, foi direto para o Hospital Geral de Fortaleza. Cid Gomes foi submetido a outros exames clínicos que o apontaram com bom estado de saúde.

Recuperado, Cid deve voltar a se reunir, nesta sexta-feira, com os aliados para saber se Domingos Filho vai ou não acompanhá-lo na renúncia. O prazo de desincompatibilização fica encerrado nesse sábado, mas Cid Gomes, a exemplo do que estão fazendo outros governadores, secretários e ministros, que irão disputar as eleições, gostaria de tomar a decisão nesta sexta-feira (04).

VONTADE DE FAZER O MAU: Sindicato dos Servidores Públicos de Acopiara perde a característica e funciona a serviço do grupo político de oposição


O Sindicato dos Servidores Públicos de Acopiara que há anos não representa com qualidade a classe de trabalhadores do município e que ficou conhecido na cidade por representar um único grupo político voltou a se reunir na tarde de ontem para discutir o reajuste de 8,5% proposto pela Prefeitura em benefício do magistério. 

Como já era esperado o sindicato não concorda com o reajuste proposto e quer 12,5%. 

A politicagem tem reinado de forma tão ridícula no âmbito da entidade que apenas os vereadores de oposição são convidados para participar dos debates.  

Isso é uma vergonha!

Está passando da hora dos servidores públicos de Acopiara que gostam da coisa organizada trabalharem para criar um Sindicato paralelo que trabalhe de verdade, em prol da classe, independentemente de quem esteja no poder. O atual sindicato só aparece para trabalhar quando o grupo político o qual representa fica de baixo em relação ao poder.

Acusado de matar esposa condenado em Tauá-CE

O protético Ismael Sampaio Costa, acusado de matar a esposa, Antônia Roseana Alexandrino Mota, 26, foi submetido a júri popular, ontem, em Tauá (344Km de Fortaleza) e terminou condenado. O juiz Luciano Nunes Maia Freire sentenciou o homicida a 31 anos e oito meses de reclusão.

O réu confessou ter matado Roseana Alexandrino a pauladas. Ele contou que teria agredido a esposa após uma discussão, mas não queria matá-la. Quando percebeu que a mulher tinha morrido, decidiu ocultar o cadáver. Ismael contou ter levado o corpo do local onde o crime aconteceu – às margens da CE-176, entre os municípios de Arneiros e Tauá – até um local ermo, no Município de Pimenteiras, já no Piauí. Chegando lá, o protético disse ter jogado gasolina e ateado fogo ao corpo de Roseana.

Ao ouvir o depoimento, a mãe da vítima não controlou a emoção e teve que deixar o Fórum. Ismael disse ainda, ter agido sozinho e que as duas pessoas que eram citadas no inquérito policial como partícipes do crime, Wilames Gomes Mota e Felipe Maciel Fernandes, não tinham nada a ver com o ocorrido.

O caso

Roseane Alexandrino era professora, na cidade de Tauá. Ela saiu de casa, no bairro Colibris, no dia 2 de dezembro para ir dar aulas, mas nunca mais voltou. A mãe da professora iniciou buscas e acionou a Polícia. O delegado Osmar Berto, titular da Delegacia regional de Tauá na época, diligenciou durante vários dias até que os restos mortais de Roseana foram encontrados, em Pimenteiras, no Piauí. Um exame de DNA teve que ser feito para que o corpo fosse identificado, já que havia sido carbonizado e o que restou estava putrefato.

Diante das muitas discussões entre o casal, da vida atribulada que levavam e do fato de saques terem sido feitos da conta bancária da vítima depois de seu desaparecimento, Ismael foi apontado como principal suspeito e acabou preso. O protético conseguiu fugir, mas foi recapturado em fevereiro deste ano, em Santa Inês, no Maranhão, e desde então permanece preso.

Fortes chuvas alagam casas e derrubam árvores e placas de publicidade em Iguatu


Uma chuva torrencial deixou alguns moradores preocupados na madrugada desta sexta-feira (04). Apesar do volume registrado de 69 milímetros não ter sido o maior do ano no município, a força em que água caiu num curto espaço de tempo foi suficiente para alagar casas, interditar ruas e derrubar árvores.

O Corpo de Bombeiros recebeu dois chamados de alagamento. O primeiro pedido de resgate aconteceu em uma residência próximo ao Rio Jaguaribe, a segunda, no bairro Prado, ambas próximas um da outra. No bairro Aeroporto, o acumulo de água em algumas casas também foi considerável. O volume de água na Praça das Mulheres chegou a quase um metro. Já próximo a rodoviária, o vento foi tão forte ao ponto de derrubar uma placa de publicidade da empresas “Pneus Canteiros”. Vizinho a distribuidora de bebidas, outra árvore veio ao chão, interditando-a.


Imagens mostram duas árvores derrubadas pela força do vento. Os flagrantes foram feitos no início da manhã, nas Ruas Deocleciano Bezerra e 15 de Novembro. Além das chuvas e ventos, a cidade teve uma noite de intensas trovoadas. Na zona rural os estragos foram ainda maiores. Uma árvore caiu no meio da estrada que liga a Barra à Gameleira, deixando a via intransitável, próximo ao Pontilhão.


A previsão para os próximos três dias é de mais chuva. De acordo com a FUNCEME, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá permanecer próxima do Nordeste, favorecendo a incidência de chuvas em algumas regiões do estado.

Dois PMs são roubados em menos de 48 horas

Em menos de 48 horas dois policiais militares foram vítimas de assaltos, em Fortaleza. O primeiro caso aconteceu anteontem, na Rua Humberto Monte, na Parquelândia e teve como vítima um soldado, que voltava fardado do serviço. O segundo ocorreu na Avenida José do Patrocínio, no Montese, e teve como vítima um coronel da Reserva.

Conforme informações da Polícia, o coronel portava uma maleta que continha cerca de R$ 1,6 mil. O dinheiro foi levado, bem como sua arma. O porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, disse que a Corporação não iria se manifestar sobre o fato, já que o coronel já é aposentado e a arma levada não era da Instituição. Dois homens que estavam em uma motocicleta preta teriam praticado o roubo. Anteontem, um soldado voltava do bairro Vila Velha, onde é destacado, quando foi abordado por cinco homens armados, que ocupavam um automóvel, modelo Prisma, de cor prata. Eles desceram do veículo e abordaram o PM, que não teve chances de reagir à ação criminosa.

Os assaltantes levaram a pistola, o colete balístico e a carteira funcional do militar. A moto Honda, modelo Biz, que ele pilotava não foi subtraída. Por enquanto, os suspeitos de terem efetuado o roubo não foram presos. O procedimento já foi registrado pela vítima, em uma delegacia de Polícia Civil e o caso está sendo investigado.

O tenente-coronel Fernando Albano disse que a PM está agindo junto com a Polícia Civil, dando apoio para que os culpados sejam identificados e presos.

Homem mata irmão após discussão banal em Itapipoca

Uma discussão acerca de um aparelho de som motivou um homicídio na noite da última quarta-feira (2), por volta das 21h, no distrito de Assunção, em Itapipoca. Antônio Agerlando Gonçalves Sousa, de 21 anos, é o principal acusado da morte de seu irmão, Francisco Herlando Gonçalves Sousa, 23.

Conforme o Comando do Policiamento do Interior (CPI), após iniciarem a discussão, o acusado sacou uma faca e desferiu um golpe na vítima, perfurando o lado direito do peito.

Antônio chegou a socorrer o irmão ao Hospital São Camilo, porém Francisco não resistiu. A Polícia se deslocou à unidade de saúde, onde prendeu o acusado pelo crime.

Desempregada é presa por não pagar pensão de R$ 90 a ex-marido, em RR

A dona de casa Maria Francelina Viana Silva, de 31 anos, foi presa nessa quinta-feira (3) por não pagar a pensão alimentícia ao ex-marido, detentor da guarda do filho do casal. A prisão ocorreu na casa dela, no bairro Caranã, zona Oeste de Boa Vista.

Segundo o delegado titular da Polinter, Emerson Freire, Francelina disse que foi casada por uma década e, na separação, o ex-marido teria ficado com todos os bens do casal e com a guarda do filho, hoje com dez anos.

O ex-marido entrou com uma ação na Justiça pedindo pagamento de pensão alimentícia, uma vez que Francelina havia conseguido um estágio em uma empresa privada. Ela revelou a um agente de polícia que na ocasião entrou em acordo com o ex-marido e acertaram que a pensão seria no valor de R$ 90.

Atualmente desempregada, a mulher alegou que não tem condições de pagar a pensão, acumulada em R$ 286,46. "Segundo consta, ela nunca pagou, então o juiz pegou as últimas parcelas e somou o valor divulgado", declarou Freire.

A prisão de Maria Francelina foi decretada pelo juiz da Vara de Justiça Itinerante da capital pelo prazo de 30 dias ou até que a dívida seja quitada. 

Após passar por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), Francelina foi encaminha para a Cadeia Pública Feminina, onde ficará à disposição da Justiça.

Pai e filho são presos após duplo homicídio em Fortaleza

Um trabalho rápido da Policia Civil resultou, em menos de 12 horas, na prisão de dois homens suspeitos de terem praticado um duplo homicídio. O crime aconteceu na madrugada de ontem e os corpos foram encontrados por populares pela manhã, no bairro Bom Jardim. Os dois homens detidos são pai e filho. Francisco de Paula Massau da Silva e Francisco Wagner Massau Brito foram capturados como acusados de terem matado a golpes de arma branca, Ricardo Nascimento da Silva, 21; e Antônio Ferreira dos Santos, 35.

Conforme o delegado titular do 32ºDP (Bom Jardim), Rudson Rocha, o assassinato dos dois homens se deu por motivos banais. Segundo o delegado, na noite anterior, estavam os quatro homens bebendo em uma vacaria, no mesmo bairro, quando começaram a discutir.

A briga se agravou e Francisco de Paula e Francisco Wagner acabaram tirando a vida de Ricardo Nascimento e Antônio Ferreira. As vítimas tiveram os corpos despidos e jogados em uma estrada carroçável, na Rua Nayara Batista, próximo à vacaria, onde os dois estavam bebendo, horas antes do crime.

Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e policiais 32ª DP foram ao local para checar a denúncia do achado de dois cadáveres que estavam despidos e enrolados em sacos plásticos, em um local isolado. Os corpos apresentavam profundos ferimentos de arma branca, um deles estava, inclusive, praticamente degolado, conforme a avaliação dos peritos. Uma mancha de sangue na rua onde os corpos foram encontrados deu aos inspetores do 32º DP uma pista sobre o possível local do assassinato.

Queda de edifício residencial deixa soterrados na China


Várias pessoas ficaram soterradas nesta sexta-feira (4) depois que um edifício residencial de cinco andares desabou na cidade de Fenghua, na província de Zhejiang, leste da China, informou a agência oficial "Xinhua".

O incidente ocorreu às 8h45 locais (21h45 de Brasília da quinta-feira, 3) e, até o momento, as equipes de resgate recuperaram quatro pessoas com vida, enquanto um número indeterminado segue sob os escombros do edifício.

De acordo com informações das autoridades locais divulgadas através das redes sociais, um total de 15 imóveis desabaram e mais de 500 pessoas participam das tarefas de busca e resgate.

A televisão estatal "CFTV" informou que pelo menos seis pessoas podem estar presas nos escombros e que duas delas teriam telefonado de seus celulares para os serviços de emergência para pedir ajuda.

A televisão estatal "CFTV" informou que pelo menos seis pessoas podem estar presas nos escombros e que duas delas teriam telefonado de seus celulares para os serviços de emergência para pedir ajuda.