quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Morre aos 92 anos o ator Jorge Dória


Morreu, aos 92 anos, o ator Jorge Dória, na tarde desta quarta-feira (6). Ele estava internado desde 27 de setembro, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Barra D´Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele morreu após complicações cardiorrespiratórias e renais.

Em 2005, Jorge Dória se afastou dos palcos e da TV por problemas de saúde, decorrentes de um acidente vascular cerebral. Seu último papel foi no humorístico “Zorra Total”, da TV Globo.

Início nos anos 1940

Dória iniciou sua carreira artística na década de 40. De acordo com o depoimento que deu ao Memória Globo, em 2002, sua estreia no cinema foi no melodrama “Mãe”, de 1947, do radialista Teófilo Barros. Com uma carreira que inclui mais de 80 participações em filmes, teatro, novelas e seriados, o ator se destacou na comédia, na primeira montagem de “A gaiola das loucas”, de 1974, baseado no texto do autor francês Jean Poiret. Na TV, o ator iniciou a carreira em 1970, na extinta TV Tupi. Três anos depois fez sua estreia na TV Globo na primeira versão da “A grande família”, interpretando o funcionário público Lineu, atualmente vivido por Marco Nanini.
          

Suspeito de assaltar mulheres em Iguatu é preso pela polícia


Militares do Programa Ronda do Quarteirão conseguiram efetuar a prisão do acusado de roubar duas mulheres na manhã desta quarta-feira (06) na cidade de Iguatu. O menor de 16 anos foi detido na Rua Dr. João Pessoa, por volta das 11h15min.

O adolescente de iniciais M. J. B foi reconhecido pelas vítimas por uma tatuagem que possui no braço. Os objetos roubados e a faca usada pelo assaltante para cometer o roubo, não foram localizados.

A atuação do menor aconteceu na Rua Floriano Peixoto, na manhã desta quarta-feira, por volta das 09h. O suspeito foi detido aproximadamente 2h depois de ter cometido o ato delituoso.
 
De acordo com a polícia o garoto trocou suas vestimentas após a prática criminosa, “isso é um método de disfarce utilizado pela maioria dos infratores, logo após cometerem esse tipo de ação”, informou o Soldado Nobrega do Ronda do Quarteirão. O jovem foi conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil para serem adotados os procedimentos cabíveis.

Detento morre após dar entrada no hospital municipal Júlia Barreto em Acopiara


Marconi Alves Gomes, 37 anos, presidiário, passou mal e morreu na madrugada de ontem após dar entrada no hospital municipal Júlia Barreto em Acopiara.
 
O detento que cumpria pena em regime fechado pode ter sofrido um infarto e veio a óbito.
 
O rabecão da Perícia Forense de Iguatu esteve no necrotério do hospital e fez a remoção do corpo para ser necropsiado.

Ex-prefeito de Várzea Alegre condenado por não realizar licitações


O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do ex-prefeito de Várzea Alegre (CE), João Eufrásio Nogueira, por ato de improbidade administrativa. Nogueira deixou de realizar licitações para despesas na área de educação em valor superior a R$ 1,2 milhão no ano de 2003.

Durante seu mandato (2001-2004), o ex-prefeito do município cearense figurou na condição de ordenador de despesas de recursos oriundos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Em análise da prestação de contas da gestão, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) identificou uma série de irregularidades, especialmente a realização de despesas sem a comprovação dos procedimentos licitatórios exigidos por lei.

Por conta dos atos de improbidade administrativa, e tendo como base a análise do tribunal, o Ministério Público Federal, através da Procuradoria da República no Município de Juazeiro do Norte, ingressou, em 2008, com ação de improbidade administrativa contra o Nogueira.

A ação resultou, agora, na condenação do réu ao pagamento de multa correspondente a 10 vezes o valor que recebia de remuneração como prefeito. O ex-gestor também teve os direitos políticos suspensos por três anos e seis meses e ficará proibido de contratar com o serviço público ou receber benefícios por três anos.

A sentença com a condenação do ex-prefeito de Várzea Alegre foi expedida pelo juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, da 16ª Vara da Justiça Federal. Por se tratar de uma decisão de primeira instância, o réu ainda pode apresentar recursos.

Número do processo para consulta na Justiça Federal
0001560-61.2008.4.05.8102

Cid Teixeira e seu grupo político assumem comando do Solidariedade em Acopiara


Cid Rocha Teixeira,  pai da mais jovem Presidente de Câmara Municipal do Brasil, vereadora Lara Teixeira acaba de anunciar que está assumindo em nível de Acopiara a Presidência do Partido Solidariedade. "O partido já nasce forte em Acopiara pois conta com a filiação da presidenta do poder legislativo local,  Lara Teixeira", lembrou Cid.
 
Ele afirma que o partido tem sua formação ideológica no movimento trabalhista Polonês, com tendência social-democrata e intransigente defesa dos direitos civis, e que traz consigo o histórico de lutas pela democratização, valorização da classe trabalhadora com a preservação do investimento privado, bem como, a defesa de que o Estado deve ser árbitro das demandas sociais, sem a tutela do absolutismo e a presença tirânica dos pseudos-governantes.

Justiça Eleitoral condena políticos em Acopiara

A Justiça Eleitora de Acopiara condenou o ex-prefeito Antonio Almeida Neto, o então candidato a prefeito Robson Alves de Almeida e o seu vice Glailton Frutuoso ao pagamento de multas no valor R$ 5.320,50 (cinco mil trezentos e vinte reais e cinquenta centavos), para cada investigada.

A ação foi ajuizada pela Coligação "Acopiara É Competência É Trabalho" por prática de captação ilícita de sufrágio, nos termos do art. 73, III, da Lei nº 9.504/97.

Como se não bastasse, o Ministério Público Eleitoral está apurando a possível prática de atos de improbidade administrativa praticada pelos três acima a que se refere o artigo 11, inciso I, da Lei nº 8.429/92, consoante o disposto no art. 73, §7º, da Lei nº 9.504/97.

Universitário de 21 anos é encontrado morto no município de Itaitinga, no Ceará


O universitário Rafael Guerreiro Chaves, 21, foi encontrado morto nesta terça-feira, 5, no município de Itaitinga, localizado a 27 km de Fortaleza.

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que as causas da morte do estudante ainda são desconhecidas. No local, foi encontrada uma pistola 380. A Divisão de Homicídios está apurando o caso.

 Amigos do estudante lamentam morte 

Amigos de Rafael lamentam nas redes sociais a morte precoce do estudante de Sistemas de Informação. Alguns comentários no Facebook demonstram surpresa com a notícia. "Fiquei perplexo agora... meus sentimentos à família, foi uma surpresa a notícia...", diz um dos comentários.

A solidariedade surge mesmo de quem não conhecia o rapaz: "Não o conheço, mas estou arrepiado e comovido..."

Segundo relato da coordenadora do curso na Estácio Fic, onde Rafael era aluno, Josyane Lannes, a morte teria sido causada após o sequestro do estudante, o que não foi confirmado pela Polícia. A Divisão Anti-sequestro desconhece denúncia envolvendo o estudante.

Prostitutas passam a aceitar cartões para pagamento de programa em MG

Depois de investir em capacitação com aulas de idiomas, profissionais do sexo mais uma vez buscam aprimorar o atendimento aos clientes em Minas Gerais. A partir de agora, algumas prostitutas também receberão pelos programas por meio de cartões de crédito e débito. A novidade, segundo a presidente da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), Cida Vieira, somente foi possível graças a uma parceria com a Caixa Econômica Federal. “Foi o primeiro banco a reconhecer a nossa profissão, sem preconceito”, pontua.

Cida diz que foi uma das primeiras profissionais a passar a contar com a máquina para cartão. O equipamento foi recebido, com entusiasmo, por ela nesta segunda-feira (4). A parceria, segundo a presidente da entidade, foi firmada em outubro, depois que a associação procurou o banco.

Cerca de 20 mulheres já se cadastraram e devem ser beneficiadas por um programa da Caixa voltado para microempreendedores, afirma Cida. Além de Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ), elas terão benefícios, como cartão de crédito com anuidade gratuita por um ano, cheque especial e capital de giro.

De acordo com a presidente da associação, além de aprimorar o serviço, a novidade deve contribuir para diminuir a exploração sofrida por muitas garotas, já que elas poderão cobrar, com mais facilidade, o valor dos programas diretamente de seus clientes, sem intermediários. “Vai quebrar também a exploração de alguns locais, que cobram 20% da garota. Vamos também eliminar isso”, diz Cida Vieira.

BOA: Comissão do Senado acaba com 14º e 15º salários para congressistas reeleitos

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou nesta terça-feira (05) o projeto que acaba com os chamados 14º e 15º salários de deputados e senadores que forem reeleitos. Embora o Congresso já tenha limitado essa ajuda de custo, que agora é paga somente no primeiro e no último mês dos mandatos, o projeto estabelece que o congressista que retornar para a Câmara ou o Senado não deve receber o benefício.

A restrição também vai atingir suplentes que sejam reconvocados para assumir mandatos de titulares que deixarem as Casas. O projeto ainda precisa passar pelo plenário do Senado, depois para a Câmara, para entrar em vigor.

Como o objetivo dos salários-extras é custear as mudanças dos deputados e senadores para Brasília, o projeto extingue o benefício uma vez que os congressistas já viviam na capital federal em seu mandato anterior.

"O membro do Congresso Nacional não tem que retornar ao seu Estado e, consequentemente, não terá despesas de mudança e transporte. Temos a certeza de que essa alteração irá ampliar a busca da isonomia entre os parlamentares e os demais cidadãos", disse a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), autora do projeto.

O Congresso aprovou este ano proposta que reduziu o pagamento dos chamados 14º e 15º salários dos congressistas. Todos recebiam o benefício no início e no final de cada ano, mas passaram a receber os dois salários-extra apenas no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (oito anos). O pagamento é equivalente ao salário dos congressistas, que é de R$ 26.723,13.

Na época em que o benefício foi criado, na década de 1940, tinha como justificativa servir como ajuda para os parlamentares retornarem aos seus Estados de origem anualmente.

Além do salário mensal de R$ 26,7 mil, cada senador recebe mensalmente o chamado "cotão" de R$ 15 mil para despesas em seus Estados de origem, combustíveis e divulgação do mandato, entre outras finalidades. Também recebem cota de passagens aéreas para deslocamentos aos Estados e as despesas com telefone e Correios pagas pelo Senado.

Decreto que permite migração de rádio AM para FM será assinado amanhã

A presidenta Dilma Rousseff vai assinar nesta quinta-feira (7) o decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa FM. A cerimônia está marcada para as 11h, no Palácio do Planalto.

A migração é um desejo antigo dos radiodifusores, que enfrentam cada vez mais dificuldades com a faixa AM, por causa das interferências no sinal. A proposta foi feita pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em parceria com entidades estaduais.

A estimativa da Abert é que 90% das 1.784 emissoras AM passarão a operar na faixa FM. Nesta frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e poderão ser acessadas por meio de telefones celulares.

O dia 7 de novembro é simbólico para o setor, porque é o Dia do Radialista. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a migração das rádios será opcional. Ele disse que o ministério não dará mais outorgas para AM, a fim de substituir, aos poucos, pela FM.

“A rádio AM está perdendo qualidade, ela tem uma frequência muito difícil. Então, nas grandes cidades, principalmente, é muito difícil você sintonizar as rádios AM. Às vezes ela pega, às vezes não pega. Nos rádios de automóveis, por exemplo, nem tem mais onde sintonizar rádio AM. Então, significa que uma grande parcela dos receptores nem tem como sintonizar”, disse o ministro recentemente, no programa Bom Dia, Ministro, da EBC Serviços.

Brasileira diz que fará novo leilão de virgindade por conta própria

Após garantir que não teve a primeira vez durante o documentário “Virgins wanted”, para o qual originalmente vendeu a virgindade por cerca de R$ 1,5 milhão, a brasileira Ingrid Migliorini afirmou que irá organizar seu próprio leilão no Brasil.

A jovem catarinense de 21 anos adiantou que está produzindo um site próprio há certo tempo, no qual deixará novamente sua virgindade à mercê dos lances dos compradores.

“Como não deu certo o primeiro [leilão] porque tinha o Justin [diretor do documentário] por trás, resolvi eu mesma fazer, por minha própria conta”, revelou Ingrid, que se tornou conhecida mundialmente pelo nome “Catarina Migliorini”, um “nome artístico” que, segundo ela, é fruto de um apelido que a catarinense ganhou durante o tempo em que morou no estado de São Paulo.


Quadro nu

Além do projeto de construir o próprio site para a realização de um leilão independente, Ingrid revelou que, além de posar nua para uma revista masculina em janeiro deste ano, também realizou um segundo ensaio, mas desta vez para um pintor argentino.

Mega-Sena pode pagar R$ 75 milhões no sorteio desta quarta-feira

O concurso de número 1.545 da Mega-Sena pode pagar R$ 75 milhões nesta quarta-feira (6) caso algum apostador acerte as seis dezenas. É o maior prêmio do ano de 2013. O sorteio acontece às 20h25, em Osasco (SP).

Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o valor é suficiente para adquirir 625 carros de luxo ou 120 iates.

Investidos na poupança, os R$ 75 milhões dão um rendimento mensal de cerca de R$ 380 mil, equivalente a R$ 12,6 mil por dia.

As apostas custam a partir de R$ 2 e podem ser feitas até as 19h do horário de Brasília, em qualquer lotérica do país.