segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tremor de terra de 2.1 graus atinge distritos do norte do Ceará

Um novo tremor de terra atingiu Sobral, no norte do Ceará, na madrugada deste domingo (5). O tremor foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo os especialistas, tremor foi registrado às 4h20 (horário local), de 2.1 graus de magnitude na escala Ritcher, que vai de 0 a 10.

De acordo com os registros, o tremor foi sentido com maior intensidade na localidade de Hilários, na divisa dos municípios de Meruoca e Alcântaras. Mão houve danos materiais e ninguém ficou ferido.

A atividade sísmica na Serra da Meruoca, no limite dos municípios de Meruoca, Sobral e Alcântaras vem ocorrendo desde 2008, com períodos de maior ou menor intensidade, mas sempre presente. A atividade que ultimamente tem ocorrido com maior frequência a leste do epicentro magnitude 4.2 desta vez migrou para o oeste, no limite dos municípios de Meruoca e Alcântaras. Segundo  Joaquim Ferreira, do Laboratório Sismológico, é impossível prever como a atividade sísmica na região vai evoluir.

Desde 2008, a atividade sísmica da região é monitorada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  O mais forte tremor registrado na região foi também em Sobral, em 2009, e chegou a 4.3 graus, na escla Ritcher. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores são comuns na região devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Mulher é assassinada dentro da secretaria de saúde em Quixeramobim-CE

 
Uma mulher foi assassinada a facadas na manhã desta segunda-feira, 6, em Quixeramobim. Segundo testemunhas o crime ocorreu por volta das 9 horas, dentro da Secretaria de Saúde do Município. A vítima, Samara Pereira Domingues, 25 anos, aguardava atendimento, para marcação de uma consulta médica, no corredor do prédio público, quando foi surpreendida pelo ex-companheiro, conhecido pelo apelido de “Pifite”. Em seguida houve pânico. Havia muitas pessoas. Aguardavam atendimento.
 
Conforme o perito criminalístico Neto Cabral, diretor do Núcleo Regional de Perícia Forense (Pefoce), a vítima foi morta a facadas. Ela foi atingida por três golpes, um deles na região lombar, outro nas costas e o terceiro no braço. 
 
Alguns funcionários da Secretaria, enfermeiros, ainda  prestaram os primeiros socorros, tentando salvar Samara Domingues, todavia, um dos golpes atingiu a jugular. Não houve como estancar a hemorragia, acrescentou um funcionário.
 
Até a publicação desta edição equipes das policiais Civil e Militar realizavam cerco em um bairro da periferia de Quixeramobim, para onde o assassino teria empreendido fuga.

Ex-guitarrista da Pitty, Peu Sousa é encontrado morto


O guitarrista Pedro Sérgio dos Santos Maia de Souza, conhecido como Peu Sousa, foi encontrado morto em sua casa, em Salvador, neste domingo (5), por volta das 22h30. Segundo informações da Polícia Civil, a morte é tratada como suicídio pois o músico de 35 anos foi encontrado pela mulher, Monique Ferrari, com um cinto amarrado ao pescoço. No entanto, apenas exames poderão confirmar a causa da morte.

À polícia, a mulher do guitarrista disse que teve uma discussão com o marido no domingo e saiu de casa com os dois filhos. Quando retornou, Peu já estava morto. A família mora em um condomínio no bairro de Itapuã. Aberto ao público, o enterro será nesta terça-feira no cemitério Bosque da Paz. O horário ainda não foi confirmado.

Peu é autor dos sucessos "Equalize e "DéJà vu" e foi integrante da banda da cantora Pitty. No Twitter, Pitty lamentou a morte do amigo. "Muito, muito triste com essa notícia.

De acordo com o músico Marcio Mello, amigo do guitarrista, ele se encontrou com Peu e alguns amigos em um bar na sexta-feira. Embora aparentasse estar bem, Peu estava triste. "Ele estava com a cabeça raspada, até brinquei com ele. Ele estava meio triste com o fato de grana e as paradas com músicas que não aconteciam. Eu sei que essas coisas deprimem as pessoas", disse o Márcio. Peu deixa dois filhos, uma adolescente e uma criança de 4 anos. 

Menina de 11 anos baleada ao defender o pai em Goiás tem morte cerebral


A equipe de médicos do Hospital de Urgências de Goiânia constatou, na noite deste domingo, a morte cerebral de Kerolly Alves Lopes, 11 anos, baleada durante uma briga entre o pai dela e o dono de uma pizzaria em Aparecida de Goiânia. Segundo o hospital, a garota vinha passando por exames desde quinta-feira, até que, às 20h de ontem, fosse constatada a falta de atividade cerebral.

Segundo a direção do hospital, a família da menina já foi avisada e orientada sobre a importância da doação de órgãos. Uma equipe da Central de Transplantes do Estado de Goiás já foi informada sobre o caso, mas as equipes médicas aguardam uma decisão dos familiares da jovem, que podem optar pela doação ou não. 

Apesar de ter a morte encefálica comprovada, até o final da manhã desta segunda-feira, Kerolly permanecia respirando com a ajuda de aparelhos.

Briga, tiros e arrependimento

No dia 27 de abril, o pai da menina foi até a pizzaria de George Araújo de Souza acompanhado das filhas:

Kerolly e uma irmã de 14 anos. Após uma discussão, Souza apontou um revólver para o pai das meninas, ameaçando atirar. Quando os três já estavam na calçada, o dono da pizzaria disparou, acertado a cabeça e uma das pernas de Kerolly.

O autor dos disparos se apresentou à polícia após o período de flagrante e foi liberado. A delegada Marcella Cordeiro Orçai, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Aparecida de Goiânia, se manifestou sobre a liberação de George.

Operação Acopiara Limpa chega aos distritos

A Prefeitura de Acopiara dá continuidade aos serviços de manutenção, inclusive em prédios e locais públicos de todo município. Depois da sede, agora a Secretaria de Infra Estrutura realiza a Operação Acopiara Limpa nos distritos, o primeiro a receber esse mutirão de limpeza foi Trussu.

Na última sexta-feira (03), dezenas de homens colocaram mãos à obra em praças, ruas e escolas com poda de árvores, manutenção elétrica e hidráulica, retirada de lixos e entulhos, além de vários outros serviços que darão mais qualidade vida aos moradores do Distrito.

Segundo Lindomar Duarte, da equipe da Secretaria de Infra Estrutura, o esforço é para que toda cidade receba esse serviço o quanto antes. “Estamos fazendo a nossa parte, ainda não na agilidade que queremos. O Prefeito Dr. Vilmar nos pediu emprenho, acredito que se seguirmos com os serviços e o cidadão também fizer a parte dele, teremos uma Acopiara mais limpa e mais agradável”, relatou Lindomar.

O próximo Distrito a receber o mutirão será São Paulinho.

A equipe de pequenos reparos, vinculada a Secretaria de Infra Estrutura do Município, informa alguns serviços já realizados em Acopiara:

• Retelhamento e reposição de lâmpadas na Escola Padre João Antonio;
• Reforma na calçada do anexo do CDI no Muquém;
• Limpeza geral com poda de árvores nos PSF’s da Aroeira e da Rodoviária;
• Limpeza geral no CDI e desobstrução de esgoto com retro escavadeira próximo ao Arco da Santa;
• Manutenção e retelhamento na Escola do Sítio Cambitos;
• Para o lançamento do Projeto São José III no Liceu, foi realizado limpeza geral, poda de árvores e pintura, inclusive nas ruas adjacentes;
• Para realização da 5ª Conferência das Cidades no Centro Pastoral, foi realizado limpeza geral e pinturas, inclusive na praça e escadaria da Capela de São Francisco;
• Na Casa do Idoso, Convívio da 3ª Idade, limpeza geral, jardinagem, poda de árvores e reparo na iluminação;
• No antigo CSU, onde hoje é a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Pólo de Atendimento e o PSF Cobal, limpeza geral e reparo na iluminação;
• Limpeza geral e reparo na iluminação da Escola Francisco Uchôa e na pracinha da Farias Brito;
• Limpeza, retirada de entulho e desobstrução de esgoto na Vila Moreira e Rua Bom Sucesso;
• Retirada de entulho e limpeza geral no Galpão dos Feirantes;
• Limpeza geral, retirada de entulho e desobstrução de escoamento d’água na ponte da Barragem Tibúrcio Soares;
• Mais de vinte ruas já receberam reforma de calçamento.

Pai mata filho de 1 ano com pedaço de telha no RJ


Um pai matou o próprio filho na noite deste domingo no Rio de Janeiro. A criança, que teria cerca de 1 ano de idade, estava sendo maltratada pelo pai, o que fez com que vizinhos chamassem policiais. Um grupo da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Batan foi à residência do incidente, localizada na rua Curitiba, onde encontraram a criança morta com um ferimento no pescoço.

Os policiais empreenderam busca pela vizinhança, durante a qual encontraram o pai, que confessou ter matado o filho usando um pedaço de telha. O homem, de idade não informada, foi detido e conduzido à 34ª Delegacia de Polícia (Bangu).

Meruoca tem novo prefeito escolhido em eleição suplementar

Manuel Costa Gomes é o novo prefeito de Meruoca, município da região norte do Ceará, que fica a 277 quilômetros de Fortaleza. Neste domingo, 5, os eleitores do município voltaram às urnas para nova eleição. O candidato Manuel Costa Gomes (PT), da coligação PT-PC do B-PRB-PDT-PMDB, que tem como vice-prefeito Rubens Lima Vasconcelos, venceu com 64,04% dos votos válidos. Ele derrotou o candidato George Luiz Bernardo Martins (PHS), da chapa que tinha como candidato a vice-prefeito Francisco Edson Silva Costa e alcançou 35,96% dos votos válidos.

A eleição suplementar foi realizada porque o candidato a prefeito João Coutinho Aguiar Neto (PT), que obteve 58,91% dos votos válidos nas eleições municipais de 2012, teve o registro indeferido pelo TSE, enquadrado pela Lei da Ficha Limpa.

Na eleição deste domingo, em Meruoca, compareceram às urnas 8.452 eleitores dos 10.295 aptos a votar, registrando uma abstenção de 17,90%. Houve ainda 4,64% de votos nulos e 7,57% de brancos. Os eleitores votaram em 33 seções com urnas espalhadas em 19 locais do município. Nenhuma das urnas apresentou problema e as eleições se desenrolaram com tranquilidade. A apuração foi concluída às 18h:12m, pouco mais de uma hora após o encerramento da votação.

O juiz da 106ª Zona Eleitoral, Rafael Lopes do Amaral, coordenou o pleito, tendo como chefe de cartório, Jeferson Maciel Pimentel, e, atuando como promotor eleitoral, Zenusto da Silva Cardoso. Os custos desta eleição suplementar, no município de Meruoca, foram orçados pela Justiça Eleitoral em R$ 14.980,00.

68 pessoas são detidas no domingo de Clássico-Rei em Fortaleza

Com o Clássico-Rei deste domingo (5), 68 pessoas foram detidas, de acordo com o balanço final de operações da Polícia Militar, em Fortaleza. Destes, 25 eram menores de idade, segundo o coronel da PM, Carlos Ribeiro. Mesmo com o grande número de detidos, a tarde do jogo foi considerada tranquila pela polícia. O Ceará venceu por 3x0 o Fortaleza no Estádio Presidente Vargas, pela primeira semifinal do Campeonato Cearense.

Na Avenida Bezerra de Menezes, 29 pessoas foram presas e 18 adolescentes apreendidos. Segundo o coronel  Carlos Ribeiro, sete dos 29 presos já respondiam a vários artigos do Código Penal, como tráfico de drogas e porte ilegal de armas. Os suspeitos foram vistos invadindo lojas e foram detidos com pedras e rojões.

No Bairro Gentilândia, onde fica o Estádio Presidente Vargas, 14 pessoas foram presas e sete menores apreendidos. Na operação deste domingo (5), também foram apreendidos duas motos e um ciclomotor. Ainda de acordo com a Polícia Militar, não houve registro de mortes por conta do jogo.

Iguatu empata em 1×1 contra o Maranguape fora de casa

A Associação Desportiva Iguatu voltou a enfrentar o Maranguape vice-líder da série B cearense neste domingo,05. Agora fora de casa no Estádio ‘Moraisão’ a partida válida pela primeira rodada (10ª rodada) da fase de volta da competição, o azulão do centro sul desta vez conquistou um ponto importante fora de casa no empate de 1 X 1.

As equipes haviam se enfrentado na última quarta-feira, 01, no Estádio ‘Agenorzão’ onde o Iguatu teve uma bela vitoria por 2×1. O empate com o Gavião da Serra foi bastante comemorado pela direção e comissão técnica tendo em vista a força do adversário dentro da sua casa, lembrando que o mesmo tinha apenas uma única derrota durante todo o campeonato que foi para o líder Quixadá e em seguida obteve uma nova derrota, agora para o Iguatu.