segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ser vizinho de posto de gasolina faz mal à saúde

Morar muito perto de um posto de combustível pode prejudicar a saúde, segundo uma pesquisa da Universidade de Murcia, na Espanha. De acordo com o estudo, os gases dissipados pelo combustível na hora em que os carros são abastecidos contaminam o ar em um raio de até 100 metros.

Os pesquisadores da Universidade de Murcia mediram os níveis de dois poluentes comumente encontrados na gasolina - benzeno e hexano - na área ao redor dos postos. Eles então compararam os resultados com a contaminação causada pelo tráfego normal de automóveis na região e descobriram que os níveis mais elevados de poluição estavam em torno dos postos.

"Alguns compostos orgânicos que evaporam - como o benzeno, que aumenta o risco de câncer - foram registrados em postos de gasolina em níveis acima do recomendado para as zonas urbanas", explicou Marta Doval, da Universidade de Murcia, autora da pesquisa.

O estudo, publicado em dezembro na revista científica Journal of Environmental Management, recomenda que residências sejam construídas a uma distância de pelo menos 50 metros dos postos. Já edifícios mais sensíveis, como hospitais e escolas, deveriam ser construídos a uma distância de pelo menos 100 metros da fonte de poluição, de acordo com os cientistas.

Lula acusa sindicalistas de oportunismo na discussão do mínimo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de oportunista a recusa dos dirigentes sindicais em aceitar o aumento no salário minimo proposto pelo governo de sua sucessora, Dilma Rousseff.

Lula fez duras críticas às entidades por, segundo ele, não respeitarem a regra informal do reajuste negociada em sua gestão.

Lula disse que a regra do reajuste não foi dada pelo governo, e sim negociada com as centrais sindicais pelo então ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), hoje prefeito de São Bernardo do Campo.

Ao assinalar o apoio a Dilma, Lula contraria líderes sindicais que apontam uma relação mais fluida com o seu governo, em contraponto à nova gestão. 

O deputado Paulinho da Força (PDT-SP), presidente da Força Sindical, chegou a dizer que Dilma, ao negar maior reajuste no piso salarial, vai contra o legado de Lula e se alinha à política econômica de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

MUNDO À FORA:Jovem diz ser viciada em comer sabão

A americana Tempestt Henderson, de 19 anos, que mora na Flórida (EUA), tem um estranho vício. A jovem tem compulsão por comer sabão, tanto em barra quanto em pó. De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", Tempestt devora até cinco barras de sabão por semana.

A estudante de enfermagem diz que sabe que comer sabão é perigoso, mas preferiu ignorar as advertências. Ela disse que adora a sensação de limpeza que o ato proporciona. Tempestt destacou ainda que se sente muito mais limpa ao comer sabão.

Projeto do governo vai prever mínimo de R$ 545, diz ministro

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Luiz Sérgio, afirmou nesta segunda-feira (7) que o governo enviará até a próxima semana um projeto de lei ao Congresso Nacional que fixa o valor do salário mínimo em R$ 545. O envio da proposta, no entanto, depende de um acordo com os líderes do governo na Câmara e no Senado.

Segundo Luiz Sérgio, o valor do salário mínimo foi tema da reunião de coordenação política, realizada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira. Participaram do encontro os líderes do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Sete são mortos em chacina no interior da Bahia

Sete homens foram mortos a tiros em uma chacina em Crisópolis, na Bahia, na noite de sexta-feira (4). Uma força tarefa, formada por peritos e investigadores, foi enviada à cidade para ajudar nas investigações. Até a tarde desta segunda-feira (7), a polícia ainda não tinha pistas dos autores dos homicídios.

O delegado Pedro Augusto Mauro de Oliveira disse que o grupo estava em um bar localizado numa estrada vicinal da cidade.

Depois que o estabelecimento fechou, os homens foram para a casa de uma das vítimas que fica próximo ao local. Eles estavam na varanda, quando foram surpreendidos pelos criminosos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, os assassinos obrigaram os rapazes a deitar no chão. Todos foram mortos com tiros na cabeça.

Atropelamento em Acopiara deixa vítima gravimente ferida

Ontema (06) ocorreu um acidente de trânsito (atropelamento),na vila Moreira Acopiara que teve como  vítima a pessoa de ANTONIO MOREIRA NETO, gari, o referido foi  atropelado por um caminhão Mercedes Benz/L, de cor vermelha,ano 2010,  placas NVF 9335, que estava sendo guiado por HELENO RODRIGUES PEREIRA, motorista, casado, 31anos, natural de Acopiara-CE, o qual prestou socorro a vítima e em seguida apresentou-se na Delegacia Municipal de Acopiara-CE, onde foi adotadas as medidas cabíveis. 

A vítima foi socorrida ao Hospital municipal Júlia Barreto e em seguida transferido para o Hospital Regional de Iguatu-CE, estado de saúde inspira cuidados.    

Dona de casa morre enforcada em Acopira

Nesse domingo (06),  no sítio Serra Grande a 40 KM de Acopiara-CE, ocorreu um suicídio (enforcamento).

A vítima foi JUCELIA SOARES DE OLIVEIRA, 27 anos, casada, natural de Acopiara-CE, a mesma foi encontrada pelo esposo pendurada em uma corda próximo ao quanto do casal, segundo informações de familiares a vítima sofria de depressão. O policiamento acionou o rabecão da cidade de Iguatu-CE para conduzir o corpo ao IML, onde o corpo será necropsiado.

Fernandinho Beira-Mar está na cadeia de segurança máxima de Mossoró

“O traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e outros cinco detentos, foram transferidos no último sábado (05) do presídio federal de Catanduvas, no Paraná, para o Rio Grande do Norte.

Beira-mar e os outros cinco presos foram levados para a penitenciária de Mossoró em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fretado pela Polícia Federal. A transferência faz parte de um sistema de rodízio aplicado ao traficante desde 2006.

A unidade de Mossoró é uma das cinco penitenciárias federais do Brasil e a única no Nordeste. O presídio, que tem capacidade para abrigar 208 homens e área coberta de 13 mil metros quadrados, fica localizado no Complexo Mário Negócio, a cerca de 15 quilômetros do centro da cidade de Mossoró.”

`Antes ele do que eu´, diz jovem que confessou morte de jogador

O jovem Darisson Carlos Ferraz da Silva, 18 anos, um dos três suspeitos que confessaram ter matado o atacante William Morais, emprestado pelo Corinthians ao América-MG, afirmou neste domingo que não se arrepende do crime, cometido durante a madrugada na região da Pampulha, em Belo Horizonte. "Meu sentimento não é de arrependimento não, agora vou fazer o quê? Se ele tivesse uma arma lá naquele momento ele poderia ter me matado. Antes ele do que eu", afirmou a jornalistas. As informações são da rádio Jovem Pan.

Darrisson também disse que a confusão começou por conta de uma mulher, negando que tivesse o intuito de roubar o atleta. "Ele ficou bravo porque eu mexi com a menina que ele estava conversando e veio discutir. Daí eu falei pra ele que não estava escrito na testa dela que ela é mulher dele. Se eu quisesse roubar tinha levado alguma coisa", afirmou. No entanto, o jovem e os outros dois acusados presos - Hebert Lopes dos Santos, 18 anos, e Daivisson Carlos Basílio Moreira, 23 anos -, serão indiciados por latrocínio (roubo seguido de morte).

Piora estado de saúde de Chico Anysio

O comediante Cearense Chico Anysio voltou a usar antibióticos e respirar com a ajuda de aparelhos. A informação é do boletim divulgado neste sábado (5) pelo Hospital Samartiano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde ele está internado desde o dioa 2 de dezembro. O quadro clínico é considerado “estável dentro de sua gravidade”.

O comediante de 79 anos foi submetido a uma traqueostomia, por isso, faz reabilitação vocal, com fonoaudiólogos para voltar a falar normalmente. Apesar de depender de aparelho duas vezes ao dia, ele já passa a maior parte do dia respirando sozinho. O quadro infeccioso também encontra-se controlado. Ele postou a seguinte mensagem, no Twitter, para seus fãs:”Brasil, eu tô aí”. A informação foi passada pela esposa de Chico, Malga di Paula.

Brasil cai para a Argentina e perde liderança do hexagonal no Sub-20

O tango levou a melhor sobre o samba. Com um jogador a menos desde os seis minutos de jogo, quando o zagueiro Juan foi expulso, a Seleção Brasileira foi derrotada pela Argentina por 2 a 1 na noite deste domingo, em Arequipa (Peru), pela terceira rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20. 

Com o resultado, o time canarinho perdeu a invencibilidade e caiu para a segunda colocação do torneio, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia. 

Exemplo do nervosismo que atrapalhou a garotada, o atacante Neymar levou o segundo cartão amarelo e vai desfalcar a equipe de Ney Franco na próxima rodada da competição.