quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Exclusivo: Cid mandou afastar diretor da Cagece, filho de Acopiara, acusado de envolvimento em falcatrua


O presidente da Cagece, Gotardo, foi chamado hoje pela manhã, no Palácio da Abolição, para explicar o contrato entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a empresa Allsan Engenharia e Administração Ltda.
O Chefe de gabinete do Governador, ouviu o presidente da Cagece e passou a ordem:
1- Afastar imediatamento o Diretor Comercial da Cagece Antônio Alves Filho, o “Conin”.
2- Cid mandou encaminhar para a Procuradoria Geral do Estado e Ministério Público toda documentação do processo licitatório em que saiu vencedora a empresa ALLSAN Engenharia e apurar tudo.
3- Cid mandou suspender o contrato até que tudo fique esclarecido.

Um relatório de inteligência da Operação Águas Claras citou o nome do deputado Guimarães (PT) nas investigações. Guimarães seria a ponte entre a ALLSAN e o diretor comercial da Cagece, Antônio Alves Filho, o “Conin”, responsável pela licitação onde a empresa paulista saiu vencedora, em um pregão realizado em 2008.

Na grade de cargos da CAGECE, o nome de Guimarães aparece como tendo indicado o senhor Antônio Alves Filho, o “Conin” nos dois mandatos de Cid Gomes.
Em tempo
Antonio Alves Filho, o Conin, é filho natural de Acopiara. Nas eleições de 2000 ele disputou a prefeitura como candidato a vice-prefeito, na época, a chapa era encabeçada pelo atual prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto (PTB). Conin foi indicado pelo PT - Partido dos Trabalhadores para disputar o cargo.

Deputado Guimarães é citado em investigação de fraudes na Cagece


Uma operação desencadeada na última segunda-feira (12), denominada “Águas Claras”, chegou a uma quadrilha formada por 18 pessoas acusada de corrupção e fraudes em licitações de prestadoras e serviço a autarquias de água e esgoto em municípios de quatro Estados.

O alvo principal é a Allsan Engenharia e Administração e seus sócios, os empresários Reynaldo Costa Filho e Moisés Ruberval Ferraz Filho.

Dentro das regiões envolvidas aparece o Ceará e durante investigação sobre empresários envolvidos com o esquema, o nome do deputado e vice líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT) foi citado por suspeitas no Relatório de Inteligência da Operação Águas Claras.

O principal alvo é a Allsan Engenharia e Administração e ligadas as investigações foram encontradas citações frequentes ao nome de Guimarães, em diálogos grampeados dos empresários da Allsan que chamam o deputado ora pelo nome, ora por “cueca”, ora por “capitão cueca”.

Cópia do relatório será enviado ao Ministério Público do Ceará (MP/CE) . O contato de Reynaldo e Moisés na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) seria Antonio Alves Filho, o Cony, diretor comercial. A Cagece mantém contrato de R$ 8,94 milhões com a Allsan.

O deputado José Guimarães ao ser apontado como uma suspeita reagiu enfaticamente à citação ao seu nome no relatório. Afirmando que "não conhece, nem nunca falou" com os empresários investigados. 

Negou, ainda, que tenha qualquer influência nas nomeações da Cagece e disse que "não sabe absolutamente nada, nem da existência" da empresa Allsan Engenharia e Administração Ltda.

Senador defende redução da maioridade penal para 16 anos

As mudanças no Código Penal Brasileiro, que estão sendo discutidas no Senado, devem passar por alteração na maioridade penal.

Esse é o pensamento do senador Eunício Oliveira (PMDB), Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e da Comissão Especial criada para discutir a reforma de leis que definem novas penas para traficantes e, também, para adolescentes infratores.

Eunício defende a redução da maioria penal de 16 para 18 anos e em entrevista ao jornalista Luzenor de Oliveira, no Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (14), afirmou que jovens de 16 anos que já possuem o direito para votar, podem, também, responder por seus atos.

Morre aos 37 anos jogador Alex Alves

O atacante Alex Alves, de 37 anos, que fez sucesso por vários clubes brasileiros, morreu às 8h40 desta quarta-feira (14) no Hospital Amaral Carvalho em Jaú (SP). Ele fazia tratamento no local contra uma doença na medula que atrapalhava a produção de sangue, chamada hemoglobinúria paroxística noturna. 

A doença se manifestou em 2007, mas só em setembro deste ano ele foi internado para o tratamento e chegou a fazer um transplante de medula no mês passado, cujo doador foi o irmão. Mas não apresentou evolução após o procedimento e a causa da morte foi "doença do enxerto contra o hospedeiro aguda", que é uma forma de agressão da medula do doador contra o órgão do receptor. Essa agressão atingiu pele, fígado e intestino.

De acordo com a assessoria do hospital, a família do jogador não quer se manifestar sobre ocorrido.


- Ele brigou heroicamente, foi colaborativo em todos os aspectos, mas teve muitas dificuldades. O transplante foi um sucesso, a medula se recuperou, mas essa mesma medula causou a rejeição ao corpo dele – afirmou o hematologista do hospital Amaral Carvalho, Mair Pedro de Souza.
 
Carreira

Alex Alves não defendia um clube profissional desde 2010, quando vestiu a camisa do União Rondonópolis, do Mato Grosso, mas nunca chegou a anunciar o fim de sua carreira.

Revelado nas categorias de base do Vitória, defendeu também Palmeiras, Portuguesa, Cruzeiro, Hertha Berlim, Atlético-MG, Vasco, Boavista, Fortaleza, Kavala, da Grécia, e União Rondonópolis.


Assaltante é morto por engano pelo comparsa no interior do Ceará

Quatro homens armados e encapuzados invadiram uma casa e fizeram uma família refém na localidade de Lagoa Velha, em Croatá, a 355km de Fortaleza, na noite desta terça-feira, 13. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), eles anunciaram o assalto e ameaçaram atirar caso os reféns reagissem.

Ainda de acordo com o CPI, uma mulher tentou correr e os criminosos atiraram contra ela, mas acabaram acertando um dos comparsas identificado como Damião Viana Ferreira, que morreu na hora. Após a morte de um dos assaltantes, os demais fugiram sem levar nada e ainda não foram localizados.

60 prefeituras fecham as portas no Interior do Ceará

Pelo menos 60 prefeituras do interior cearense amanheceram a terça-feira de portas fechadas. Nos gabinetes, não havia servidores. Nas repartições públicas, apenas os serviços essenciais funcionaram: saúde, educação e coleta de lixo. A mobilização segue tendência iniciada em Pernambuco, em protesto contra as quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a falta de ações no combate à seca pelo Governo Dilma Rousseff.

Sem dinheiro suficiente repassado pelo Governo Federal, os prefeitos alegam não ter como cumprir os compromissos financeiros das gestões. Em fim de mandato, a crise financeira e a penúria teriam se agravado com as obrigações legais do período de transição. Entre os prejuízos, gestores e servidores apontam ondas de demissão e atrasos no pagamento dos salários, o que pode levar ao descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quanto à estiagem, os efeitos da diminuição do repasse do FPM tornam-se mais devastadores à medida em que a arrecadação diminui e as ações de combate à seca emperram por falta de recursos. No Ceará, o quadro de estiagem já é considerado o pior dos últimos 50 anos.

Esquadrilha da Fumaça encanta multidão em Iguatu


Pelo menos 10 mil pessoas lotaram  o Aeroporto Tomé da Frota para assistir as manobras radicais da Esquadrilha da Fumaça, que se apresentou nesta terça-feira, 13, em Iguatu, em  show de acrobacias aéreas em comemoração aos 60 anos da equipe e também pela semana da Proclamação da República.


A tradicional apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça, teve duração de 45 minutos, onde foram exibidas 22 sequências de manobras em equipe  e 55 acrobacias individuais. Os iguatuenses que foram ao aeroporto municipal acompanharam sequências de manobras como o loopingem formatura V, tonneau lento, wingovers simultâneos, cruzamento simultâneo, dispersão em leque e muitas outras.


Toda apresentação contou com sete aviões Tucano T-27. Os pilotos são formados na Academia da Força Aérea de Pirassununga,em São Paulo. Podem se candidatar a ingressar na Esquadrilha  após completarem 1,5 mil horas de voo. A Esquadrilha é acompanhada pelos Anjos da Guarda, grupo de especialistas em mecânica e segurança de voo, que estão onde os “fumaceiros”, apelido carinhoso dos pilotos, se encontrarem em apresentação.


Além de comemorar a Proclamação da República, a apresentação em Iguatu  faz parte da Missão Venezuela onde teve início com o Circuito Nordeste que percorreu Salvador, Petrolina e Iguatu. E continua com apresentações em Aracati, Fortaleza, Sobral, e em Pernambuco nas cidades de Macaparana e Recife, finalizando as apresentações na cidade de Florânia no Rio Grande do Norte.

Veja o vídeo

Jogador da seleção de Catarina more após colidir motocicleta com animal

Um acidente de motocicleta registrado ontem, por volta das 21 horas, entre os sítios Veados e Quandús, em Catarina vitimou fatalmente João Eudes, 37 anos. 
O rapaz chegou a ser socorrido, porém, não resistiu aos ferimentos. Um animal foi o causador do acidente. Segundo informações de populares João Eudes estava sem capacete. 
Ele era jogador da seleção de futebol local e atualmente trabalhava como gerente de um clube de festa. O clima na cidade de Catarina é de consternação.

Polícia e Exército apreendem 700 quilos de explosivos no Ceará

Uma operação conjunta da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) com o Exército Brasileiro e Secretaria da Fazenda do Ceará (SEFAZ) apreendeu 700 quilos de explosivos na tarde desta terça-feira (13), em cinco municípios da Região Metropolita de Fortaleza (Itaitinga, Caucaia, Redenção, Pacajus, e Acarape) e dez no interior do Ceará (Juazeiro do Norte, Crateús, Sobral, Forquilha, Senador Pompeu, Morada Nova, Russas, Jaguaruana, Aracati e Quixeré).

Foram apreendidos 681 quilos de explosivos; 1.930 metros de cordel detonante; 1.060 metros de estopim; 54 espoletas montadas; 242 espoletas; 33 retardos (artefato que faz detonações em tempos diferentes); e 43 brinéis (dispositivo de iniciação de explosões). Todo material foi levado para 10ª Região Militar, em Fortaleza.

As ações ocorreram entre 6 e 9 de novembro. Segundo o delegado titular da Coordenadoria de Planejamento Operacional (COPOL) da SSPDS, Andrade Júnior, uma pessoa foi presa em Morada Nova.

Motorista que provocou o acidente com Shaolin é condenado na Paraíba

O caminhoneiro Jobson Clemente, de 23 anos, acusado pelo Ministério Público de ter causado o acidente com o humorista Francisco Jozenilton Veloso, de 39 anos, o Shaolin, foi condenado pela 4ª Vara Criminal da cidade de Campina Grande na tarde desta terça-feira (13).  A pena foi de dois anos de detenção em regime aberto, que foram convertidos em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salários mínimos a entidades a serem determinadas pela justiça. Além disso, Jobson teve a habilitação suspensa por um ano.

O juiz Vandemberg de Freitas titular da 4ª Vara Criminal de Campina Grande considerou o caminhoneiro culpado e o condenou à pena alternativa de prestação de serviços e pagamento de multa. Ele considerou a conduta não intencional e o fato de ser réu primário diminuíram a gravidade do delito cometido pelo motorista.

Ainda segundo o juiz, não houve qualquer culpa de Shaolin no acidente, constando nos autos o laudo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), confirmando que Jobson Clemente invadiu a contramão no momento do acidente, que aconteceu em 18 de janeiro de 2011.

Pelé está internado em um hospital de São Paulo


Pelé está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A família do ex-jogador não autorizou a divulgação de informações sobre o caso, mas ele teria passado por um procedimento relativamente simples: uma cirurgia no quadril. E a expectativa é de que tenha alta ainda nesta semana.

A assessoria de imprensa do Albert Einstein confirmou nesta terça-feira a internação de Pelé, mas, seguindo orientações da família do paciente, não divulga mais nenhum detalhe. Segundo a TV Globo, o ex-jogador se recupera muito bem e poderia deixar o hospital já nesta quarta.

Com 72 anos, Pelé mantém uma agenda cheia de compromissos mundo afora, graças aos incríveis feitos que alcançou ao longo da brilhante carreira como jogador. E também costuma ser presença constante na Vila Belmiro para acompanhar os jogos do Santos, seu time do coração.

Mais um policial tomba morto em São Paulo

Um policial militar foi baleado e morto na noite desta terça-feira (13) em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, quando chegava em casa do trabalho.

Segundo a polícia, o soldado Edgar Lavado, de 43 anos, foi morto no Jardim Cumbica, por volta das 21h. De acordo com testemunhas, disparos teriam sido feitos pelo ocupante de um carro prata.

As circunstâncias indicam, segundo a PM, que houve uma execução - nada da vítima foi levado. A moto usada pelo policial foi deixada no local do crime.

Lavado foi baleado quando voltava para casa. Ele desceu da moto para abrir o portão quando um homem desceu do carro que o seguia, atirou e fugiu. Após ser baleado, dois homens em uma moto passaram pelo local, viram Lavado caído no chão e fugiram em alta velocidade.

O policial foi socorrido por um vizinho, mas morreu no Pronto Socorro Alvorada, em Guarulhos. Até o início da manhã desta quarta-feira (14), não havia pistas dos criminosos.