terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Negócios IPVA terá redução de até 37% em 2014, afirma Sefaz

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2014 terá uma redução média de 10,92% sobre a tabela realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) - base de cálculo do imposto -, conforme divulgou, na manhã desta terça-feira (17), o titular da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), João Marcos Maia. Em alguns casos, conforme as regras apresentadas, a redução no tributo pode chegar a até 37%.

"A redução média será em 10,92% contemplando todos os veículos. É uma redução maior do que a pesquisa realizada pela Fipe, porque fazemos uma adequação com o Sindicato de Revendedores de Veículos", explica o titular da pasta.

Determinantes em relação ao valor a ser cobrado do imposto, as alíquotas de cálculo do IPVA foram mantidas e continuam em 2,5% para automóveis - "carros, caminhonetes, caminhonetas e utilitários" - e embarcações; 1,5% para aeronaves e 1% para caminhões e motocicletas de até 125 cilindradas (desde que os proprietários delas não tenham cometido infrações de trânsito, caso contrário será de 2%).

Os boletos serão enviados a partir deste mês, mas diferentemente dos anos anteriores, somente 49% dos contribuintes terão acesso ao papel em casa. 44% dos contribuintes terão o boleto exclusivamente pela internet, através do site da Sefaz. Outros 7% podem retirar o papel para pagamento nas células de Execução da Administração Tributária (Cexat). Os boletos estarão disponíveis no site a partir do dia 2 de janeiro.

Pagamento único dá desconto

Os contribuintes dispostos a quitar o imposto todo de uma vez continuarão com a data de 31 de janeiro como limite para o pagamento, e terão desconto de 5%.


Aqueles que preferirem parcelar o imposto (sem juros e em quatro parcelas), deverão fazer os pagamentos a cada dia 14, a partir de fevereiro. O imposto também continua podendo ser pago através de cartões de crédito dos bancos do Brasil e Bradesco

Acopiara Cidade Luz, continua encantando


O clima de Natal tomou conta da cidade de Acopiara que recebeu uma decoração especial de símbolos e luzes que estão encantando os acopiarenses e visitantes.

O Acopiara Cidade Luz, promovido pela Prefeitura de Acopiara, tem ainda apresentações culturais, artísticas e musicais locais e com grandes nomes nacionais como o Padre Antonio Maria que se apresenta nesta sexta-feira (20), Toca do Vale e a dupla Ronny e Rangel, destaques do Show da Virada, e Agnaldo Timóteo no dia 1º de janeiro.
 
Sempre nos finais de semana, sextas, sábados e domingos, acontecem eventos como o do último domingo (15), show católico com o Ministério Jovem em Ordem de Batalha e o Ministério de Música O Senhor é Rei, ambos da Renovação Carismática Católica de Acopiara.

O senhor Josias Alves, que reside no centro da cidade, se diz encantado com a decoração nunca vista em Acopiara. “Já tenho uma boa idade e nunca vi isso aqui, parabéns ao prefeito Dr. Vilmar e obrigado pelo presente que deixa a todos nós e as crianças muito contentes”, disse Josias.
 

O prefeito Dr. Vilmar falou que realmente a prefeitura procurou caprichar e que tudo isso foi pensado para os que mais precisam. “A beleza do Natal encanta pessoas de todas as idades e faz nascer dentro de cada um de nós o desejo de fazer o melhor pelo próximo. É isso que desejamos que aconteça em Acopiara. Que as famílias possam usufruir de tudo que estamos preparando para espalhar a boa nova do nascimento do menino Jesus e buscarmos juntos, o melhor para próximo e consequentemente por nossa cidade”, comentou o prefeito.

O Acopiara Cidade Luz também é um atrativo a mais para as pessoas prestigiarem o comércio de Acopiara, principalmente próximos as praças e os vários pontos iluminados, onde se aglomeram as famílias e visitantes

Acidenmte entre van e caminhão deixa 11 pessoas mortas em MS


A Polícia Civil diz que 11 pessoas morreram no acidente entre uma van e um caminhão frigorífico, na madrugada desta terça-feira (17), na BR-267, em Nova Andradina (MS). Conforme a polícia, entre os mortos estão o motorista do caminhão, o condutor da van e os passageiros, que saíram de Três Lagoas (MS). Os veículos pegaram fogo após a colisão frontal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dois corpos foram encontrados fora dos veículos e, por isso, não estavam carbonizados. Os demais corpos ficaram presos no caminhão e na van.


Dois passageiros do caminhão conseguiram sair do veículo e foram socorridos com ferimentos graves, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Eles foram encaminhados para o Hospital Regional de Nova Andradina. A PRF informou que o acidente ocorreu por volta das 3h (de MS). O trânsito na rodovia está liberado.

Amigo de vítima a bordo de avião que caiu diz que foi convidado para esse voo

Adriano Júnior, amigo de vítima do acidente

O estudante de direito Adriano Júnior, 22 anos, contou que foi convidado um dia antes pelo amigo Guilherme Rodrigues a fazer o voo de instrução no avião que caiu nesta segunda-feira (16) no Aeroporto Petrônio Portela em Teresina. Guilherme foi uma das quatro vítimas que morreram no acidente.


 Adriano relatou que encontrou o amigo no domingo (15) por volta das 22h em uma festa e que nessa ocasião Guilherme teria o convidado a voar com ele na segunda-feira. Os amigos, que estudaram juntos até o 3º ano do Ensino Médio, não se viam há três meses.

“Ele me convidou para voar um dia antes. Nos encontramos e me falou que voaria no domingo, mas que tinha esquecido e daí me convidou a fazer esse voo na segunda-feira. Pegou meu telefone e ficou de me ligar. Passei o dia esperando e ele não ligou. Quando soube que o avião tinha caído fiquei em choque, quase que a ficha não caiu. Era pra eu estar junto”, disse emocionado.



Além de Guilherme Rodrigues, 23 anos, outras três pessoas morreram no acidente. O piloto Rodrigo Viana, 32 anos e os estudantes do curso Pilotagem Profissional de Aeronaves faziam um voo de instrução quando o avião caiu. Os outros dois jovens são Marcos Ronald e Marcus Escórcio, 27 anos.

O nutricionista Bruno Allisson, primo de Marcos Ronald disse que viu ele pela última vez no domingo em um posto de lavagem. “Era o sonho dele ser piloto. Era tudo que queria”, disse o familiar bastante emocionado.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal e os familiares ainda aguardam liberação.

Flamengo recorrerá da decisão do STJD



O Flamengo deverá recorrer da decisão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na qual perdeu quatro pontos e cai da 13ª para a 16ª posição no Brasileirão.

A decisão do clube carioca se dará devido a questões financeiras. Isso porque o contrato da agremiação com seus patrocinadores prevê uma redução dos valores caso a equipe termine o campeonato nacional nas últimas colocações.

O Flamengo foi penalizado com a perda de quatro pontos por ter escalado de forma irregular o lateral esquerdo André Santos no empate em 1x1 com o Cruzeiro na última rodada do Brasileirão. Só não foi rebaixado porque a Portuguesa também foi punida e acabou sendo rebaixada à Série B.

ACOPIARA CIDADE LUZ 2013: Confira a programação completa


Divulgado os gabaritos preliminares do concurso público de Iguatu


Foi divulgado nesta segunda-feira, 16, o gabarito preliminar do concurso público do Edital 011/2013 da Prefeitura de Iguatu. O mesmo foi publicado no site da empresa Pró-município, a mesma foi responsável pela organização do concurso.

Voltado ao preenchimento de 1.821 vagas, das quais 5% serão reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNE) o concurso teve sua realização neste último domingo, 15. Após a prova escrita, a seleção dos participantes seguirá ainda com prova de títulos, prova de aptidão física e exame psicológico, de acordo com o cargo pretendido.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Para ver os gabaritos de todos os cargos Clique aqui

Com a divulgação destas informações, fica aberto o prazo para apresentação de recursos conta a formulação das questões e a aplicação das provas escritas, conforme previsto no Capítulo XII do Regulamento do Concurso, começando este prazo na próxima Quarta-feira, dia 18 (dezoito).

Homem tira vísceras de cão e lambe sangue da faca no interior do Ceará


Na noite do último domingo (15), na localidade de Canto da Cruz, em Palhano, interior do Ceará, um homem com problemas mentais, teria apanhado um cão morto na via pública, e levado para sua residência onde amarrou uma corda em uma das patas de trás e pendurado em um armador, e estaria tirando o couro do cão. 

Os PMs que compareceram ao local da ocorrência, se depararam com um fato lastimável, a pessoa conhecida por ‘PIPOCA’, estava com uma faca na mão tirando as vísceras do cão, e lambendo o sangue, foi quando percebeu a presença dos Policiais, e logo tratou de informar que, iria cozinhar a carne para comer, diante da situação o mesmo foi conduzido para o Hospital local, e devido à falta de Médico, foi conduzido na Ambulância do Município para o Hospital da Cidade de Russas-CE, com um dos PMs fazendo a escolta.

Papa questiona contas de bispo do Ceará

Um bispo no Brasil está na mira do papa Francisco, que vem marcando seu pontificado com a luta contra a corrupção, a reforma da Cúria e a exigência de posturas exemplares por parte dos religiosos. O bispo da diocese de Crato, d. Fernando Panico, de 67 anos, entrou no radar do chefe da Igreja em Roma depois de inquérito aberto pela Polícia Civil em sua cidade por causa de uma polêmica em torno da venda de casas da diocese e até por acusações de estelionato.

Papa incentiva a transparência das finanças do Vaticano

Fontes no Vaticano confirmaram ao Estado que Francisco ainda não tomou uma decisão sobre o que será feito e espera a conclusão das investigações da Justiça. Mas Jorge Bergoglio não gostou do caso.

O número de acusações contra d. Fernando Panico não é pequeno. Mas, acima de tudo, fontes no Vaticano revelam que é justamente a atuação de uma diocese como negociadora de imóveis que desagradou ao papa.

As investigações foram abertas depois que o bispo foi acusado de ter continuado a cobrar aluguéis das casas de prioridade da diocese, mesmo depois de elas terem sido vendidas. Outra acusação era de que a venda dos imóveis ocorreu sem que os moradores tivessem a opção de compra. O bispo acabou sendo convocado para depor.

O caso chegou até Roma e, em outubro, Panico esteve reunido em duas ocasiões com o papa no Vaticano. 

Oficialmente, as audiências tinham como meta debater o processo de reabilitação canônica do padre Cícero (1844-1934) e sobre o processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, mártir da castidade (1928-1941).

Ex-Vice prefeito de Caririaçu se envolve em acidente na Rodovia Padre Cícero


O ex-vice prefeito de Caririaçu, Luiz Pereira Tavares, mais conhecido como Luizinho do Vale, se envolveu em um acidente na manhã desta segunda-feira (16) na CE-060 que liga as cidades de Caririaçu e Juazeiro do Norte. O acidente ocorreu por volta das 07:00h da manhã na altura do km 507 próximo a vila 2000.

Segundo informações do ex-vice prefeito Luizinho do Vale o veículo Voyage de placa OIQ – 9877 inscrição de Lavras da Mangabeira, que vinha no sentido Juazeiro/Caririaçu, sobrou na curva e veio na sua direção, colidindo-se com a sua D-20 de placa KIF-5265 inscrição de Caririaçu. Ele disse também que faltou muito pouco cair no barranco e que foi salvo pelo cinto de segurança.

Já o motorista do Voyage que não quis se identificar, disse que chovia na hora do acidente e que estava nublado prejudicando assim a visão.

O policial que estava no local, André do destacamento de Juazeiro fez as averiguações e disse que os envolvidos entraram em acordo para reparar os danos matérias.

Avião do Ceará cai em Teresina e deixa 4 mortos

Um acidente aéreo ocorrido no começo da noite de ontem, no Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina (PI), deixou quatro mortos, entre eles, o piloto e instrutor de voo do Aero Clube do Ceará, Rodrigo Viana Moraes, que morava em Fortaleza.

O desastre ocorreu por volta de 18h30 quando o aparelho de modelo Cessna, modelo 172, de prefixo PT-CNL, caiu próximo da pista. Testemunhas contaram que o avião rodopiou no ar e caiu "de barriga" na pista, explodindo imediatamente. Os quatro ocupantes da aeronave morreram carbonizados.

Curso

Além do instrutor do Aero Clube do Ceará, morreram também no desastre três rapazes que estariam concluindo o curso de aviação e, na ocasião, participavam de uma aula noturna. Um deles era Marcos Ronald.

Os outros dois mortos foram identificados como Guilherme Escorcio e Marcos Escorcio.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, tão logo caiu na pista, o avião explodiu. As chamas se alastraram rapidamente e os tripulantes tiveram morte imediata, não sendo possível o socorro.

O presidente da Infraero em Teresina, Wilson Estrela, informou que só falaria sobre o caso após a conclusão dos trabalhos do Corpo de Bombeiros e da Perícia no local.

Até o fim da noite passada as informações eram contraditórias acerca da procedência da aeronave. Alguns sites diziam que o aparelho decolara de Fortaleza. Outros informaram que a decolagem para o voo de instrução noturna para os três alunos partira do próprio aeroporto Petrônio Portella.

Imagens

Um dos jovens que participavam do treinamento, identificado como Marcos Ronald, chegou a postar nas redes sociais fotos que fez antes da decolagem. Numa das imagens ele aparece já na cabine de comando da aeronave sendo cumprimentado pelo instrutor. Tão logo ocorreu a queda da aeronave, seguida de explosão, o aeroporto foi interditado pela Infraero para que os Bombeiros pudessem trabalhar com maior segurança. Algumas pessoas tentaram invadir a pista e foram detidas no local.

As causas do acidente aéreo não são ainda conhecidas. Na manhã de hoje, deverão desembarcar em Teresina peritos da Aeronáutica que farão levantamentos no que restou do avião para a produção de um laudo sobre o sinistro. 

Imprensa internacional dá destaque à volta do Flu à Série A e queda da Lusa


A imprensa internacional também deu destaque ao julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que puniu Portuguesa e Flamengo. Os clubes perderam quatro pontos por terem escalado os jogadores Héverton e André Santos de forma irregular, sem terem cumprido suspensão, na última rodada do Campeonato Brasileiro. A punição alterou a tabela de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A Lusa acabou caindo, e o Fluminense escapou do descenso. O diário "Olé" deu uma pitada de crítica à situação na matéria cujo título é "Acesso de escritório".

- A situação foi incrível. O Fluminense, que foi campeão brasileiro em 2012, caiu em 2013 depois de um Brasileirão sombrio. Mas agora, a história vai ao ridículo. A equipe do Rio, depois de perceber irregularidades na inclusão de um jogador da Portuguesa, reivindicou a perda de quatro pontos para o clube paulista. Ele foi bem-sucedida . E assim se afastou de ir para a Série B - afirmou o diário argentino, que cometeu um erro de informação - na verdade, foi a CBF quem notificou a irregularidade ao STJD, que fez a denúncia.


O diário argentino ainda citou a comemoração dos torcedores.

- Com a sanção, o Fluminense passou a Portuguesa na classificação e, assim, salvou-se de jogar na Série B. Fãs cariocas aplaudiram nas portas do Tribunal a medida, que teve muita polêmica no Brasil. Um acesso de escritório.

Mega-Sena de Natal tem primeiro sorteio nesta terça-feira

Na semana que antecede o Natal, a Caixa Econômica Federal (CEF) vai realizar três sorteios da Mega-Sena. A loteria, que normalmente conta com dois sorteios semanais, às quartas e sábados, terá uma de suas datas alterada, além de ganhar uma data extra. Assim, haverá sorteios nesta terça-feira (17), na quinta (19) e no sábado (21) - concursos 1.557, 1.558 e 1.559.


Nesta terça-feira, a Mega-Sena deve pagar R$ 40 milhões para o apostador que acertar os seis números, informa a Caixa. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) nos dias de sorteio.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ministério Público denuncia ex-prefeito de Arneiroz

O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com cinco Ações Civis Públicas (ACPs) por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Arneiroz José Ney Leal Petrola, que ocupou o cargo de 1997 a 2004 e de 2005 a 2008. Ele é acusado de irregularidades na aquisição de diversos produtos e serviços. Todas as ações foram ajuizadas pela promotora de Justiça Valeska Catunda Bastos no dia 28 de novembro.

A primeira ACP diz respeito à não realização de procedimento licitatório para compra de combustível e contratação de uma construtora no ano de 2007. De acordo com relatório enviado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao MP, os gastos custaram aos cofres públicos cerca de R$ 183 mil e R$ 43 mil, respectivamente. Após uma inspetoria técnica, o TCM considerou irregulares as contas do ex-gestor, aplicando uma multa de R$ 7.980.

A segunda ação é baseada em uma representação também emitida pelo TCM. O documento demonstra ausência de licitação para compra de materiais de construção e combustíveis em 2005. José Ney Leal Petrola teria feito contratações que somam R$ 91 mil. O Tribunal julgou as contas irregulares e aplicou multa de R$ 9.576.

Já a terceira Ação Civil Pública é resultado de aquisição de combustíveis e contratação de uma construtora no ano de 2006 sem licitação. De acordo com inspetoria técnica feita pelo TCM, foram gastos R$ 183 mil e R$ 43 mil, respectivamente. Novamente foi aplicada uma multa, desta vez no valor de R$ 7.980.

A quarta ACP denuncia irregularidades praticadas pelo ex-gestor ao adquirir combustíveis e contratar uma construtora no ano de 2006, ocasião em que foram gastos respectivamente R$ 183 mil e R$ 43 mil dos cofres públicos sem que fossem feitos os devidos procedimentos licitatórios. Mais uma vez José Ney Leal Petrola teve as contas desaprovadas pelo TCM, com imposição de multa no valor de R$ 7.980.

A quinta ação pede a condenação do ex-prefeito pelo fato de ele ter cometido irregularidades ao contrair despesas para a ampliação de uma escola (R$ 383 mil); para a compra de gêneros alimentícios (R$ 6.632); para contratação de assessoria técnico-contábil (R$ 21.876); para a reforma da escola Antônio Petrola (R$ 67.762); para a construção de uma infraestrutura esportiva (R$ 66.869); e aquisição de material didático (R$ 11.271). Segundo o TCM, as compras foram feitas sem licitação e no exercício financeiro de 2006. Novamente as contas foram consideradas irregulares e foi aplicada multa no valor de R$ 27.134.

Em todos os casos, a conduta do ex-gestor viola a Lei de Licitações (Lei nº 8.666/93) e está prevista na Lei Nº 8.429/92, que trata dos atos de improbidade administrativa. O Ministério Público entende que houve prejuízo ao erário e desrespeito aos princípios da administração pública, que, segundo a Constituição Federal, deve se pautar pelos valores de legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. 

Por conta disso, nas cinco ações o MP pede que José Ney Leal Petrola seja condenado à suspensão dos direitos políticos por um período de cinco a oito anos, ao pagamento de uma multa civil e à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios durante cinco anos.

Detento acusado de pedofilia sofre tentativa de homicídio dentro da Cadeia de Iguatu-CE


O detento Antônio Carlos de Moura, de 56 anos, natural de Mombaça, foi vítima de tentativa de homicídio na noite deste domingo (15), dentro da Cadeia Pública da cidade de Iguatu, onde cumpre pena por pedofilia (Artigo 200).

Carlos foi espancado com um pedaço de madeira pelo detento Samuel Sousa Bezerra, de 30 anos, preso pela pratica de furtos. Os policiais que faziam a vigilância no presídio ouviram os gritos de socorro vindos da cela em que ambos compartilhavam, conseguindo, assim, cessar à agressão.

O detento foi socorrido com certa demora ao Hospital Regional de Iguatu e em seguida, transferido a uma unidade hospitalar de Fortaleza, devido à gravidade dos ferimentos. De acordo com os militares, a demora no resgate aconteceu devido às chaves das celas estarem em posse do Agente Penitenciário Aristóteles, que teria “se ausentado para comprar um lanche”.

Mulher assassinada com 32 facadas pelo esposo no interior do Ceará



Um dos crimes mais violentos deste fim de semana na região, aconteceu na cidade de Aurora. Joana Alexandre Lucena, 32 anos, foi assassinada a golpes de faca pelo seu esposo Francisco Luiz de Sousa de Oliveira, 35, o Luiz Macauba. 

O homicídio aconteceu na residência do casal na Rua Rosa Mística, bairro Araçás. Segundo a Polícia, o acusado teria retornado São Paulo, onde trabalha no corte da cana-de-açúcar, quando teria escutado rumores de que estaria sendo traído.

Luiz tomou os boatos como verdade absoluta e, após jantar com a esposa a assassinou. Apesar de ser tido como um vizinho calmo, o acusado desferiu 32 golpes de faca contra a companheira. A vítima deixou quatro filhos.

Acopiara Cidade Luz: Concurso elege Árvore de Natal Sustentável

 
Com o início do projeto Acopiara Cidade Luz, nas comemorações de fim de ano, a Prefeitura municipal, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promoveu o concurso “Árvore de Natal Sustentável”, uma iniciativa da secretária Dra. Lúcia Martins de cultivar o espírito natalino dos que formam os aparelhos da STDS.
O objetivo deste projeto foi de promover a integração entre os servidores incentivando a educação ambiental com a reciclagem contribuindo com o respeito a natureza e a formação de cidadãos conscientes. 
O concurso teve resultado positivo, sendo apresentadas árvores de materiais diversificados e bem criativos. O júri esteve composto de representantes de outras secretarias que analisaram os critérios da simbologia do espírito natalino, originalidade, harmonia e beleza.
Concorreram a STDS com a Árvore das Boas Novas, Pólo de Atendimento com a Árvore da Sabedoria, CREAS com a Crenatal, CRAS I com a Árvore da União, CRAS II com a Árvore da Perseverança, CRAS III com o Projeto Fênix, Brinquedoteca com a Magia do Reciclar e Convívio da Terceira Idade com a Árvore Irene. 
Depois da apresentação foram somadas as notas e a campeã foi a árvore "Magia do Reciclar" da Brinquedoteca, em segundo lugar ficou o "Projeto Fênix" do CRAS III.

Dra. Lúcia expôs o desejo de que o concurso alcance todas as secretarias municipais no próximo ano. A secretaria ainda informou que a premiação acontecerá na quinta-feira (19), em jantar de confraternização da STDS. O prefeito Dr. Vilmar, assessores e secretários municipais também prestigiaram o evento.

Mais Saúde Para Pessoa Idosa



Com o objetivo de motivar os idosos acopiarenses às práticas saudáveis e incentivo de atividades que proporcionem a eles viverem esta fase da vida com dignidade e qualidade de vida, a Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria da Saúde, lança o projeto piloto Mais Saúde Para Pessoa Idosa.

Constantemente os pacientes terão aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar e índice de massa corpórea (IMC), além de dicas de como aproveitar bem a melhor idade, eles receberão a atenção de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que avaliam dieta, proporcionam atividade física e debatem dúvidas, ansiedade e medos.

Inicialmente o projeto acontece na Unidade de Saúde Dr. João Ivan Teixeira, o PSF Rodoviária, num trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e segundo o prefeito Dr. Vilmar, será ampliado a mais 5 unidades com a contratação de novos profissionais.
O Mais Saúde Para Pessoa Idosa também faz parte da política de prevenção da Secretaria de Saúde de Acopiara de trabalho em grupo, encaminhamento e atendimento, onde tem como parceiras as agentes de saúde municipais e conta com apoio de todos que compõe a unidade.

Equipe PSF Rodoviária

Dra. Caroline, médica; Dr. Carlos Átila, médico; Dr. Vandevelde, dentista; Rafaela Teixeira, fisioterapeuta; Luciane Tavares, enfermeira; Renata Kely, enfermeira e Edna Alencar, assistente social do NASF.

Agentes de Saúde


Tânia Albuquerque, Francisca Pessoa, Joelma Queiroz, Neuzimar Rodrigues, Ionara Pinheiro e Nélia Rolim.

Acopiara, Cidade Luz

A cidade de Acopiara, localizada na região centro Sul do Ceará recebeu um grande público na noite de ontem (14) que veio assistir de perto a abertura do Acopiara Cidade Luz, o maior evento natalino da história da Terra do Lavrador.

A festa foi organizada pela Prefeitura Municipal através da administração Um Novo Tempo Começa Agora com o apoio do Governo do Estado do Ceará.

Mais de 20 mil pessoas lotaram as ruas da cidade, para acompanhar de perto pela primeira vez um evente de ão grande magnituide.


Crueldade com animal causa revolta na cidade de Quixelô, no Ceará


Na ultima sexta feira (13), aconteceu um fato bárbaro e cruel na cidade de Quixelô, na região centro-sul, onde a vitima foi um Burro de propriedade do senhor João Mauricio Carolino da Silva, carroceiro, residente na rua Samuel vieira Ibiapina Quixelô. 

Como de costume, depois de mais um dia de trabalho, o animal foi colocado na roça para o descanso. Não se sabe ainda por quem, o animal foi levado para o centro de eventos da prefeitura local e lá foi torturado até a morte. 

O animal foi enforcado, teve várias perfurações na barriga e ainda teve um pedaço de pau colocado no ânus. O animal foi encontrado já no sábado a tarde. População está revoltada com o triste fim de um animal indefeso. A polícia foi informada, um trabalho de investigação já está sendo feito para identificar o autor ou autores desse perverso crime.

Compra de maconha no Uruguai poderá ser feita por cartão magnético

O governo uruguaio está desenvolvendo um programa de computador para que os usuários cadastrados pelo Estado possam realizar a compra da droga em farmácias por meio de um cartão magnético pessoal. Fontes do governo afirmaram ao jornal local "El Observador" que o cartão não terá qualquer identificação do proprietário, para preservar o anonimato do comprador.

De acordo com o jornal, a agência oficial do Governo Eletrônico e Sociedade da Informação (Agesic) trabalha há mais de dois meses no projeto de um software que será instalado em farmácias que voluntariamente optarem por participar da comercialização. Assim, quando um uruguaio desejar comprar a erva só precisará apresentar o cartão e o farmacêutico terá acesso ao seu nome.

Agora, o governo está pensando em maneiras de evitar que o cartão seja compartilhado ou usado por outra pessoa em caso de perda. Uma opção é que, ao apresentar o documento, apareça na tela o rosto do consumidor, de modo que o farmacêutico possa reconhecê-lo. O diretor-executivo da Agesic, José Clastornik, confirmou que o projeto está em fase de análise.

- Estamos trabalhando com a Secretaria Nacional de Drogas , mas ainda estão sendo discutidas algumas considerações e o projeto ainda não está em funcionamento - disse Clastornik, que se recusou a dar mais detalhes sobre o software.

Bandido de alta periculosidade é morto pela em troca de tiros com a policia em Juazeiro do Norte


Romero Bernando dos Santos, conhecida como "Penaforte", um dos homens mais procurados na Região do Cariri, foi morto, na tarde de sábado (14), durante uma troca de tiros com a Polícia em Juazeiro do Norte, distante 545 km de Fortaleza.

De acordo com o capitão Lucivando Rodrigues, comandante da 3ªCia do 2ºBPM (Brejo Santo), ele seria apontado como responsável por homicídios e assaltos na Região.

Romero já estava sendo monitorado há alguns dias pela Polícia após roubar uma motocicleta, no município de Brejo Santo, e tentar extoquir a vítima para devolver o veículo, conforme o capitão Rodrigues, responsável pela operação.


Durante a ação, que buscava prender o acusado, houve uma troca de tiros com a Polícia e Romero morreu no local. O suspeito estava armado com um revólver calibre 38 e era fugitivo da Cadeia Publica de

sábado, 14 de dezembro de 2013

Acopiara Cidade de Luz: Maior evento natalino da história da Terra do Lavrador começa hoje


A Prefeitura Municipal programou para hoje (14), o acendimento das luzes do Acopiara Cidade Luz, o maior evento natalino da Terra do Lavrador. A saída será no Arco da Santa, a partir das 18h30min, percorrendo as ruas da cidade.

A iniciativa conta com o apoio da população que deseja ansiosa conhecer de perto as muitas novidades que estão por vir.

Um aspecto que precisa ser realçado é a preocupação do prefeito Dr. Vilmar com a geração de emprego e renda nesse período. Por essa razão, a prefeitura de Acopiara irá oferecer dois shows, sendo um religioso e outro para a população em geral. Com a iniciativa, um grande público é esperado, o que irá garantir dinheiro novo para circular dentro da cidade.


"Precisamos investir no turismo como forma de atrair mais recursos pra nossa terra e com isso gerarmos emprego e renda para os nossos irmãos acopiarenses", observou Dr. Vilmar.


Segundo o assessor Especial da Prefeitura, Theognis Florentino e coordenador geral do evento "a expectativa é de que tenhamos um fim de ano iluminado, com muitos motivos para juntos comemorarmos as vitórias atá aqui alcançadas.

Vasco perde oito e Atlético/PR, 12 mandos de campo por conta da confusão de domingo na Arena Joinville

A 4ª Comissão Disciplinar do STJD vai obrigar Atlético/PR e Vasco a jogarem com portões fechados no próximo ano. O clube de Curitiba cumprirá seis partidas de pena, já o time carioca terá que atuar sem presença de torcedores em quatro jogos.

Além de jogar com portões fechados, a equipe paranaense perdeu o mando de campo de outras seis partidas, e o Vasco de mais quatro. Esses duelos terão que ocorrer a, pelo menos, 100 km da sede dos clubes.

As punições foram anunciadas na tarde de ontem, no centro do Rio de Janeiro.
Os auditores julgaram o processo envolvendo a briga dos torcedores dos dois times em Joinville, domingo passado, pela última rodada do Brasileirão.

“É uma pena inédita para fatos inéditos. É uma sanção justa para os clubes, que são responsáveis pela violência de seus torcedores. O objetivo é dar um basta na barbárie”, disse o presidente da 4ª Comissão Disciplinar, Paulo Bracks.

O Atlético/PR também foi punido com uma multa de R$ 140 mil. Já a equipe carioca recebeu multa de R$ 80 mil.

As punições vão ser cumpridas nas competições organizadas pela CBF no próximo ano, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

O árbitro da partida, Ricardo Marques, e as federações de Santa Catarina e Paraná acabaram sendo inocentados.

Os dois clubes deverão recorrer da sentença. O caso deverá ser julgado no pleno do STJD no próximo dia 27.
O diretor técnico atleticano Antonio Lopes achou justa a punição. “Infelizmente o torcedor ordeiro vai ser penalizado. Mas não acho injusto diante daquelas cenas”, disse. 

Servidores do Estado receberão a parcela restante do 13º Salário na próxima segunda-feira

O Governo do Estado pagará a segunda parcela do 13º na próxima segunda-feira (16). A quantia a ser injetada na economia cearense chega a R$ 283,5 milhões. 

Em 30 dias, contabilizando os desembolsos de três importantes folhas de pagamentos, quais sejam: de novembro, quitada no dia 2; dos 50% restantes do 13º salário a serem pagos na segunda-feira (16) e ainda, a de dezembro a ser quitada em 2 de janeiro de 2014, farão com que sejam injetados na economia cearense a soma de R$ 1,417 bilhão. 

Em 18 de junho último, o Estado do Ceará foi o primeiro dos estados brasileiros a pagar a primeira parcela do 13º. O pagamento foi realizado em uma única data e representou um desembolso aproximado de R$ 280 milhões aos cofres públicos.

Ciro comenta desejo de Dilma de tê-lo à frente do Ministério da Saúde

O secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, comentou nessa quinta-feira (12) a nota publicada no jornal O Globo, a qual dizia que a presidente Dilma Rousseff  já não esconde seu desejo de entregar-lhe o Ministério da Saúde em janeiro de 2014, data em que a petista pretende realizar uma reforma ministerial em seu governo.

A presidente tem dito, para explicar a recusa ao apelo do PT paulista pelo nome de Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que a pasta merece um “ministro do tamanho do cargo”.

Questionado sobre o desejo de Dilma de tê-lo no comando do ministério de maior orçamento da Esplanada, o irmão de Cid apenas desconversou.

“Meu destino acertado, aquele que eu conheço, e se Deus não me levar e eu acho que Ele não vai me levar tão cedo, é servir aos cearenses sob a liderança do governador Cid Gomes para melhorar a saúde pública no Estado do Ceará”, afirmou, sem confirmar nem negar o convite da presidente.

Ainda não é sabido, então, se Ciro assumirá o posto de Alexandre Padilha, que deixa a Saúde para disputar o governo paulista. Por ora, lideranças nacionais do PROS confirmam a indicação do secretário na reforma ministerial e dizem até que o ex-ministro já aceitou, apesar das resistências, cumprir a missão.

Por outro lado, aliados cearenses, como o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (PROS), descartam a possibilidade.

Resta agora, esperar a oficialização do convite e o a resposta do primogênito dos irmãos Ferreira Gomes.
A declaração de Ciro Gomes foi dada, em Iguatu, ao correspondente do Ceará News no município, Alex Santana. Ontem, ele e o governador inauguraram a Policlínica de Iguatu (Centro-Sul), a 16ª construída e inaugurada pelo Governo do Estado.


Mais quatro policlínicas estão com as obras concluídas e sendo equipadas para serem entregues: Barbalha, Crateús, Limoeiro do Norte e Canindé, e duas em obras nos municípios de Maracanaú e Crato.

Brasileira é encontrada carbonizada dentro de centro de estética na Itália

A brasileira Bruna Bovino, de 29 anos, foi encontrada morta na noite de quinta-feira (12) na Itália, dentro de um centro de estética da qual era proprietária na cidade de Mola di Bari, região da Puglia, informou a Agência Italiana de Notícias (Ansa-Brasil).

O corpo da brasileira foi encontrado semicarbonizado em cima de uma maca do estabelecimento e rodeado por velas. Os bombeiros foram chamados por vizinhos que sentiram cheiro de queimado.

Um médico legal da polícia italiana afirmou que o corpo da jovem possui algumas lesões no crânio, mas que "poderiam ser compatíveis com uma queda". "A cena onde o corpo foi encontrado não esclarece muita coisa. Serão necessárias mais investigações e perícias", disseram os policiais, conforme a Ansa.

De acordo com a imprensa local, Bruna era filha de um italiano e de uma brasileira e o centro de estética, denominado "Arwen", estava em seu nome.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Moto bate em caminhão após derrapar e coronel da PMDF morre, o mesmo era cearense da cidade de Piquet Carneiro

Um acidente entre uma moto e um caminhão na Epia Norte, altura do Cruzeiro, no Distrito Federal, deixou um homem morto na manhã desta quinta-feira (12). A vítima, de 52 anos, era um coronel da Polícia Militar.

O  Coronel da polícia militar do DF José Wilame Matias Vitoriano, é natural de Piquet Carneiro no Ceará, o mesmo era  filho do Sr. Quim Matias.

Um acidente entre uma moto e um caminhão na Epia Norte, altura do Cruzeiro, no Distrito Federal, deixou um homem morto na manhã desta quinta-feira (12). A vítima, de 52 anos, era um coronel da Polícia Militar.

Segundo o Samu, a moto do coronel José Wilame Vitoriano Matias derrapou em uma mancha de óleo na pista e atingiu a traseira de um caminhão. O Samu informou que Matias foi socorrido e levado ao Hospital de Base, mas morreu após uma parada cardíaca.

O coronel era responsável pelo Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) e estava na PM havia 28 anos. Ainda não foi informado se ele estava em serviço no momento do acidente.

ALMA SEBOSA: Bandido é flagrado afrouxando os parafusos da tubulação da adutora de Acopiara

O gerente local da CAGECE, Sérgio Almeida e o secretário da Agricultura, Moreira Andrade, flagraram na manhã de ontem (12), um elemento folgando os parafusos da adutora do Trussu que abastece o município de Acopiara. 

Ao perceber a aproximação dos homens o elemento se embrenhou na matas. Ele conseguiu afrouxar pelo menos três parafusos de parte da tubulação, inclusive, jogando um fora. 

Acredita-se que o irresponsável pode ter atuado em outros trechos da adutora. O caso está sendo levado ao conhecimento da polícia de Acopiara e das autoridades competentes para que providenciem ronda no trecho. 

Ao tomar conhecimento do fato, o prefeito Dr. Vilmar informou ao superintendente da COGERH, Rennys Aguiar que por sua vez autorizou a vinda de uma equipe para providenciar solda elétrica em todos os parafusos da adutora. Ele teme que nos locais onde possivelmente houve este tipo de sabotagem sejam estourados por conta da pressão da água.

Não está descartada a possibilidade de envolvimento de políticos neste escândalo. Existe uma turma que não tem interesse que a água do Trussu chegue em Acopiara com abundância.

96 pessoas tiradas do regime escravo no interior do Ceará


Uma operação conjunta entre Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 96 trabalhadores que estavam em situação de trabalho escravo no Interior do Ceará. A ação, que teve início no último dia 3 de dezembro, ocorreu em duas fazendas localizadas nos municípios de Granja e Barroquinha e foi concluída nesta quinta-feira (12).

De acordo com a PRF, os trabalhadores, que desenvolviam atividades relacionadas à produção do pó de carnaúba, estavam instalados em alojamentos precários, em más condições de higiene, sem banheiros, nem instalações elétricas. Alguns preferiam dormir debaixo de pés de cajueiro devido à precariedade dos locais onde estavam alojados, segundo informaram as autoridades policiais.

Ainda segundo a PRF, a alimentação disponibilizada era insuficiente, constituindo-se basicamente de arroz com feijão no almoço e no jantar, sem nenhuma mistura, com exceção do almoço das quintas-feiras, quando era fornecida carne de porco ou de frango.

Conforme os trabalhadores resgatados, a água era inadequada para consumo humano, já que não passava por nenhum processo de filtragem. Além das irregularidades apontadas, a PRF afirma que ficou constatado, durante a fiscalização, que durante todas as etapas do trabalho, do corte da palha da carnaúba até à produção do pó, o grupo não utilizava equipamentos de segurança, recomendados para esse tipo de serviço. 

Também não foi identificada a realização de exame médico admissional antes das atividades se iniciarem. Outra grave infração constatada pelos órgãos foi em relação à remuneração paga ao grupo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, eles recebiam em sistemas de diárias, sem direito ao descanso semanal remunerado.

Manifestante jogam lixo no plenário e encerram sessão em Juazeiro do Norte


A sessão da Câmara de Juazeiro do Norte desta quinta-feira (12), foi encerrada mais cedo em consequência do intenso mal cheiro no plenário, causado pelo grande volume de lixo jogado por quatro manifestantes.


Os quatro rapazes invadiram a Câmara com sacolas de lixo e, ao rasga-las, no meio do plenário disseram que o lixo representava a atuação dos vereadores de Juazeiro. O presidente interino da Casa, vereador Darlan Lobo (PMDB), encerrou a sessão, contrariando muitos dos colegas que queriam a continuação do debate que acontecia.



Os vereadores debatiam a votação do Código Tributário do Município que tramita na Câmara. O vereador Normando Sóracles (PSL) pedia mais tempo para analisar, tanto o teor do Código, quanto as suas emendas.

O líder do prefeito, vereador Sargento Nivaldo (DEM), debatia a possibilidade de uma sessão extraordinária para discutir e votar o Código com mais rapidez. Segundo ele, a matéria é muito importante para esperar até a volta do recesso parlamentar que deve acontecer em duas sessões.

O presidente Darlan Lobo, ressaltou que a votação da extraordinária dependia dele é que, no momento, iria pleitear mais tempo para discussão. Darlan reclamou da impossibilidade de funcionamento da Câmara, motivada pela falta de material de expediente. “Está faltando até papel higiênico nos banheiros, açúcar na cozinha, e muito mais,” disse Darlan.


Durante a manifestação, o vereador Capitão Vieira Neto (PTN), chegou a pedir que o presidente interino solicitasse a prisão dos manifestantes, o que, não aconteceu. Darlan disse não faria por considerar uma manifestação popular e não um ato de vandalismo.

Após o encerramento da sessão, Capitão Vieira, se dirigiu a Delegacia Regional da Polícia Civil de Juazeiro do Norte, para registrar Boletim de Ocorrência (B.O.). Em seguida, os quatro manifestantes foram detidos para interrogatório. Contra os manifestantes foi instaurado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

Miséria

Bota e Fla encaram altitude, mineiros se dão bem, e Grêmio tem pedreira

O Grêmio caiu no "Grupo da Morte"; Botafogo e Flamengo vão encarar altitude; os mineiros Cruzeiro e Atlético terão adversários teoricamente mais fáceis; e o Atlético-PR vai encarar o Sporting Cristal, tradicional time peruano, na pré-Libertadores. 

Este é o resumo para os brasileiros do sorteio da Libertadores-2014, realizado nesta quinta-feira, em Luque, no Paraguai. 

O Flamengo caiu no 7, que tem o Bolívar, da Bolívia, e terá de jogar em La Paz, 3.600 metros acima do nível do mar. Além de encarar o ar rarefeito da capital boliviana, o Rubro Negro ainda terá de viajar bastante: atuando contra Emelec, do Equador, a quem enfrentou no ano passado, e diante do León, do México.

Já o Botafogo estreia na primeira fase, a chamada pré-Libertadores, contra o Deportivo Quito, do Equador, na capital equatoriana, a 2.850 metros. Quem avançar entra no Grupo 2, com Unión Española (Chile), o terceiro representante da Argentina (San Lorenzo ou Lanús) e o Independiente José Teran (Equador). 

O Grêmio não terá de jogar nas alturas, mas pegou um grupo complicado, o 6, com Newell's Old Boys, da Argentina, e Nacional de Medellín, da Colômbia, e o vencedor do confronto entre Nacional (Uruguai) e Oriente Petrolero (Bolívia), pela pré-Libertadores. 

O Atlético-PR, terceiro colocado do Brasileirão, enfrentará o Sporting Cristal, do Peru, também pela pré-Libertadores. Quem avançar entra no Grupo 1, com Vélez Sarsfield (Argentina), Bolívia 2 (The Strongest ou San José) e Peru 1 (Garcilaso ou Universitário).

O Cruzeiro encabeça o Grupo 5, com Defensor (Uruguai), Peru 2 (Garcilaso ou Universitário) e o vencedor do jogo 3 (Guarani-PAR e Chile 3). 

Atual campeão, o Atlético-MG, cabeça do Grupo 4, terá pela frente Nacional (Paraguai), Zamora (Venezuela) e o vencedor do duelo entre Independiente Santa Fé (Colômbia) e Monarcas Morélia (México).

Veja como serão os confrontos da chamada Pré-Libertadores:

Jogo 1 - Atletico-PR x Sporting Cristal-PER
Jogo 2 - Botafogo x Deportivo Quito-EQU
Jogo 3 - Guarani-PAR x Chile 3
Jogo 4 - Argentina 5 x Caracas-VEN
Jogo 5 - Independiente Santa Fé-COL x Monarcas Morelia-MEX
Jogo 6 - Nacional-URU x Oriente Petrolero-BOL

Confira os grupos


Grupo 1: Vélez-ARG, Bolívia 2 (The Strongest ou San José-BOL), Peru 1 (Garcilaso ou Universitario) e Vencedor do Jogo 1 (Sporting Cristal-PER ou Atlético-PR).



Grupo 2: Unión Española-CHI, Argentina 3 (San Lorenzo ou Lanús), Independiente José Terán-EQU, Vencedor do Jogo 2 (Botafogo ou Deportivo Quito-EQU).


Grupo 3: Cerro Porteño, O'Higgins-CHI, Deportivo Cali-COL, Vencedor do Jogo 4 (Caracas x Lanús-ARG ou River Plate-ARG)

Grupo 4: Atlético-MG, Nacional-PAR, Zamora-VEN e Vencedor do Jogo 5 (Monarcas Morelia-MEX x Independiente Santa Fé-COL)

Grupo 5: Cruzeiro, Defensor-URU, Peru2 (Garcilaso ou Universitario) e Vencedor do Jogo 3 (Chile 3 x Guaraní-PAR).

Grupo 6: Newell's, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Vencedor do Jogo 6 (Nacional-URU x Oriente Petrolero-BOL)

Grupo 7: Bolívar-BOL, Flamengo, Emelec-EQU e León-MEX

Grupo 8: Peñarol-URU, Arsenal-ARG, Anzoátegui-VEN e Santos Laguna-MEX