sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ceará - Morte de 20 toneladas de peixes preocupa criadores do Centro-Sul do estado


Produtores de tilápia em gaiolas instaladas em açudes públicos, no Centro-Sul, estão preocupados com a mortandade de peixe. O fenômeno acontece nos meses de junho e julho e vem se repetindo nos últimos três anos. Os criadores já contabilizam a morte de cerca de 20 toneladas de peixes. Recentemente, três grupos comunitários de produção e dois projetos privados implantados nos açudes Orós, Trussu, nesta cidade, e Olho D´Água, em Várzea Alegre, enfrentaram prejuízo em torno de R$ 60 mil.

Milhares de peixes morreram nos reservatórios. No Açude Trussu, zona rural de Iguatu, o produtor Ernani Lima teve um prejuízo elevado com a mortandade de todo o pescado que estava em 140 gaiolas. O prejuízo estimado foi de cinco toneladas. "Perdi tudo. Houve uma inversão térmica e não deu tempo de fazer nada". O projeto privado foi implantado em 2005, mas essa foi a primeira vez que o problema aconteceu.


Os criadores apelam para que técnicos e engenheiros de órgãos públicos orientem sobre medidas preventivas para que não ocorra a repetição do problema. "Precisamos de ajuda, pois somos pequenos produtores, mas, juntos, representamos muito para a economia regional", disse a produtora Raimunda Vieira Rodrigues, da localidade de Jurema, em Orós.

Em face dos elevados prejuízos, os produtores mostram-se preocupados com o vencimento de parcelas do financiamento bancário dos projetos. Apesar das dificuldades, a maioria mantém a disposição de continuar com a produção. A criação de tilápia em gaiolas nos açudes públicos na região Centro-Sul representa uma importante fonte de renda para cerca de 500 famílias. Em seis anos, a atividade cresceu consideravelmente e permanece em expansão. A produção regional estimada é de 150 toneladas por mês. Uma característica marcante é que o trabalho é feito de maneira associativa. Daí a importância desses projetos para a economia regional.

Na localidade de Jurema, na bacia do Açude Orós, a produtora Raimunda Vieira Rodrigues disse que está desanimada. "Essa é a segunda vez que isso acontece, mas até agora não recebemos nenhuma orientação técnica", observou. "Uma empresa nos forneceu alevinos e outra disse que vai nos ajudar com fornecimento da ração".

No projeto comunitário de criação de tilápias em tanques redes, no Açude Olho D´água, em Várzea Alegre, de um total de 73 mil peixes, 56 mil morreram em junho passado. O prejuízo foi de 10 mil quilos de pescado, que foram enterrados em valas. Em 2008, quando o fenômeno ocorreu pela primeira vez, das 75 gaiolas, com 90 mil peixes, foram perdidos 23 mil quilos de pescado.

Onório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário