segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Apenas 15% admitem mudar de voto

É pequeno o número de eleitores que ainda admite mudar de voto na disputa pelo Governo do Estado. De acordo com a segunda pesquisa O POVO/Datafolha – a primeira após o início do horário eleitoral – 81% dos entrevistados estão totalmente decididos em relação aos seus candidatos, enquanto apenas 15% deles afirmam que podem trocar de voto. Outros 5% não souberam responder.

Esse cenário de votos consolidados acaba por beneficiar o governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, que lidera as duas últimas pesquisas de intenção de voto. E representa um desafio para os candidatos de oposição, que precisarão encontrar novas estratégias para abalar a certeza do eleitor.

Entre os eleitores que estão seguros da escolha, há empate técnico entre os três candidatos mais bem posicionados segundo a pesquisa: 84% dos que dizem votar tanto no governador Cid Gomes (PSB) quanto no deputado Marcos Cals (PSDB) garantem que não mudam de voto. Já entre os que optaram por Lúcio Alcântara (PR), 80% deles confirmam que votarão no ex-governador no próximo dia 3 de outubro. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados em relação aos votos, em tese, assegurados. Lúcio, afinal, pode ter entre 77% e 83% de eleitores consolidados. Cid e Cals podem variar de 81% a 87%.

Igualdade também entre os que possuem eleitores cujos votos podem migrar: Cid tem 13% de eleitores nessa situação; Lúcio, 18% e Cals, 16%.

Além daqueles que podem mudar de voto, os candidatos ao Governo têm ainda outra fatia importante de eleitores para focarem seus esforços: os indecisos. Como mostrou a última pesquisa O POVO/Datafolha, o percentual de entrevistados que ainda não sabem em quem votar chega a 12%.

A mais recente pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada nos dias 24 e 25 de agosto. Até então haviam sido exibidos três dias de propaganda eleitoral dos candidatos ao Governo. Ela mostrou que Cid Gomes passou de 47% - segundo a primeira pesquisa – para 53%, abrindo 23 pontos percentuais de vantagem para os outros candidatos.

Lúcio Alcântara, por sua vez, caiu de 26% para 19%, e Marcos Cals foi 7% para 9%. Desconsiderando votos em branco, nulos e eleitores indecisos, Cid tem 63% dos votos válidos, o que daria a ele vitória no primeiro turno.

A pesquisa for registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 47801/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 25472. Foram realizadas 937 entrevistas em 41 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário