sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mais de 100 tremores registrados em pouco mais de 1 mês em Irauçuba no Ceará


Em um mês e seis dias, mais de 100 tremores de terra foram registrados nos distritos de Coité e Juá, no município de Irauçuba, a 154 km de Fortaleza. Os abalos foram identificados pelos sismógrafos (aparelhos que detectam movimentos no solo) instalados a cerca de 60 km de distância. Do total, cerca de 10% foi sentido pela população, e o mais intenso chegou a 3.3 na escala Richter (magnitude considerada pequena), provocando rachaduras nas paredes e afastamento de telhas em algumas casas.

Na última semana, sete sismógrafos foram instalados no entorno dos locais atingidos com o objetivo de descobrir se existe – e qual a proporção – da falha geológica.

Não é a primeira vez que Irauçuba registra terremotos. Em 1991, eventos do tipo ocorreram ao longo de um ano e chegaram à intensidade de 4.4. “Dessa vez disseram que foi menor. Foi uma coisa bem rápida, mas a telha fez um barulho mexendo. A pessoa fica em pânico, com medo de abrir um buraco no chão”, contou o agricultor Raimundo Peri Mota Pacheco, 20, morador da comunidade Passarinhos, em Juá, a mais atingida pelos tremores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário