sábado, 12 de novembro de 2016

Comissão aconselha decretar estado de emergência em Fortaleza

A comissão Especial para Acompanhar e Monitorar o Andamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco, reunida na tarde/noite de ontem na Assembleia Legislativa - diante da perspectiva da chegada das águas do Velho Chico apenas em agosto, por conta de problemas burocráticos/licitatórios - definiu, dentre outras ações, realizar uma marcha a Brasília, no próximo dia 23. 

O grupo decidiu procurar o prefeito Roberto Cláudio, assim como os demais gestores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para sugerir que eles decretem imediatamente estado de emergência. 

Atualmente, 109 municípios são reconhecidos pelo Governo Federal como em estado de emergência. Mais 21 estão com pedido sendo analisado. Nenhum deles pertence à RMF. "Essa medida é essencial. Por conta das águas que estão sendo trazidas para cá e deixando em colapso a região do Jaguaribe. 

Esse quadro já mostra que estamos na prática em estado de emergência", aponta o deputado Carlos Matos, que presidiu a sessão. O prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes, que sugeriu a ideia, destacou que tal medida é levada em consideração por órgãos fiscalizadores e nos tribunais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário