quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Substituindo cubanos, Mais Médicos abre mil vagas para médicos brasileiros


O Ministério da Saúde lançará nesta sexta-feira, 11, edital com 1.004 vagas para profissionais brasileiros no âmbito do programa Mais Médicos, em 462 municípios. A proposta deve substituir 838 vagas ocupadas por cubanos que participam do programa pelo acordo de cooperação com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), além de repor 166 desistentes. 

Com a intenção de substituir um total de quatro mil médicos cooperados em três anos, a meta do governo é reduzir de 11,4 mil para 7,4 mil o número de cubanos no programa. Para isso, as vagas devem ser ofertadas em capitais e regiões metropolitanas, aumentando o interesse dos brasileiros. 

No ato da inscrição, o candidato pode escolher quatro cidades, mas a localidade será preenchida de acordo com experiência e especialização. Depois de selecionado, o médico brasileiro terá 15 dias para fazer permuta de vagas com os concorrentes do edital. 

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que o Brasil vai manter o contrato com a Opas ''enquanto os brasileiros não ocuparem todas as vagas''. Segundo ele, a colocação de cubanos sempre foi ''uma política temporária de saúde, e a prioridade é contratar profissionais brasileiros''. O Nordeste concentra 40% das vagas disponíveis, em 223 municípios. Atualmente, 11.429 médicos cubanos atuam no País pelo programa Mais Médicos, o que representa 62,6% do total de 18.240 médicos. Os brasileiros correspondem a apenas apenas 29%, enquanto intercambistas somam 8,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário