quarta-feira, 29 de março de 2017

Peixes infestados com larvas são encontrados no rio Jaguaribe em Iguatu

Na manhã desta terça-feira,28, circulou nas redes sociais, imagens de um peixe com muitas larvas. O fato inusitado foi registrado por populares no Distrito do Barro Alto, região da Barra do Cangati. 

Foi feito uma coleta desses peixes e enviada para a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Ceará (Seapa) e para a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) regional Iguatu, onde teve início um processo de investigação sobre o caso. 

Ainda na tarde desta terça, uma equipe da COGERH foi averiguar de perto com os populares que produziram os vídeos e ao chegar na localidade encontraram o exemplar do peixe, um curimatã que ainda se encontrava com as larvas que estavam vivas, mesmo após aproximadamente 10 horas fora da água. ” É algo impressionante, pensávamos que eram tapurus, mas não são, e ainda estão vivos, demonstram ser bastante resistentes”, observou uma representante da COGERH. 
Os representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, foram até as margens do Rio Jaguaribe, onde encontraram moradores da região que afirmaram que realmente estavam encontrando peixes com larvas na região do Quixoá. 

Alguns exemplares de Curimatã foram encontrados e ao serem abertos, todos estavam com as larvas, e isto causou uma preocupação na equipe que recolheu os peixes. O caso foi comunicado na vigilância sanitária de Iguatu,e os exemplares recolhidos serão enviados para Fortaleza, onde passarão por uma análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário