segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Corpo de menina desaparecida é encontrado em cisterna na BA


O corpo de uma menina de 10 anos foi encontrado no domingo em um tanque de captação de água da chuva em Cândido Sales (595 km de Salvador). Roberta Soarez Cruz estava desaparecida desde quarta-feira e será enterrada nesta segunda-feira.
A polícia não deu detalhes sobre as investigações, mas algumas versões para o que teria ocorrido com a criança circulam entre familiares e vizinhos da vítima. A mais citada é a de que Roberta teria sido levada por dois homens desconhecidos e morta após ter sido supostamente abusada.

Teste: Corpo de Michael pode ser exumado


O corpo de Michael Jackson pode ser exumado para testes adicionais como parte doprocesso de homicídio culposo contra o Dr. Murray, conforme publicou o News Of The World.

Os advogados do médico querem contestar as conclusões da autópsia original, argumentando que o Rei do Pop pode ter morrido do uso indevido de outras drogas, e não apenas do Propofol, recomendado por Murray.

- Esta é uma situação terrível para a família. Eles colocaram Michael para descansar e parece loucura tira-lo de lá, contou uma fonte.

Jackson está enterrado em um mausoléu do cemitério Forest Lawn, em Los Angeles.

Motoqueiro presta socorro e estupra acidentada


Uma jovem de 21 anos foi estuprada após ser socorrida por um motoqueiro que bateu em sua moto. A batida aconteceu na rua Júlio Cesar, no bairro Nazaré, em Belo Horizonte.
Segundo a vítima, o motoqueiro ofereceu carona para ela até o hospital, já que sua moto quebrou no acidente. No meio do caminho, ele a levou para um matagal e estuprou a jovem em um lote vago. No caminho de volta, eles se encontraram com policiais que desconfiaram que algo havia ocorrido e a mulher acabou contando à polícia.

A vítima foi levada para o hospital Odilon Behrens para fazer exames e o suspeito foi preso.

Banco do Brasil começa a oferecer crédito estudantil

A partir desta segunda-feira, o crédito do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) também estará disponível nas agências do Banco do Brasil. A medida do Ministério da Educação (MEC) visa a facilitar o acesso e ampliar o número de estudantes beneficiados pelo crédito que, antes, era concedido apenas pela Caixa Econômica Federal.
"O MEC quis dar uma alternativa para os estudantes, para que eles possam escolher com que instituição desejam trabalhar", afirmou à Agência Estado o secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim. "As condições do Fies no BB são as mesmas das oferecidas na Caixa, e o estudante vai, ao fazer o cadastro no programa, ter que escolher com qual instituição desejará operar".
O Fies tem uma taxa de juros de 3,4% ao ano e o pagamento da dívida é feito em um prazo de até três vezes o tempo do curso superior feito mais 12 meses, com um ano e meio de carência após a formatura do aluno. Para ter acesso, o aluno tem que apresentar fiador ou autorizar desconto em folha de pagamento. Inicialmente, o aluno preencherá cadastro no portal do MEC, depois validará a documentação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição e concluirá o processo na agência bancária, onde deverá entregar a sua documentação, a do fiador, e assinar o contrato.
O diretor de governo do BB, Sérgio Nazaré, explicou que as discussões para que o BB passasse a fornecer o Fies começaram há cerca de um ano, diante do objetivo do MEC de dinamizar o programa. Segundo ele, a operação é interessante para o BB, já que a instituição tem hoje 1,3 milhão de contas universitárias e somente nos últimos 12 meses, foram abertas 242 mil contas dessa natureza. "Nós já temos uma proximidade com os estudantes universitários. Essa é uma iniciativa para ampliar o número de contratações do Fies", disse Nazaré.
Além disso, o executivo explicou que o BB conta com 35 agências em diferentes campi universitários e tem uma estratégia comercial de ampliar sua presença nesse ambiente. Nas operações do Fies, o BB vai receber uma taxa de administração que vai variar de 1,5% a 2%, mas ainda não há uma estimativa do banco sobre qual deverá ser o aumento das receitas da instituição com a inclusão do Fies na sua lista de produtos.
Henrique Paim, do MEC, destacou que a parceria com o BB se insere em um contexto de medidas adotadas para ampliar o alcance do Fies. Ele lembrou que neste ano foram tomadas duas medidas que estimulam a tomada desse crédito pelos estudantes. A primeira foi a transformação do Fies em um programa de "fluxo contínuo", ou seja, que pode ser acessado a qualquer momento pelo estudante, sem um período anual predefinido.
Outra medida para ampliar o programa - e que ao mesmo tempo traz retorno para o governo - foi adotada em maio. Ela estabelece que estudantes de magistério - Pedagogia e licenciatura em geral - ou de Medicina, que venham trabalhar, no primeiro caso, em escolas públicas e, no segundo caso, em equipes do programa Saúde da Família, têm um desconto de 1% ao mês em sua dívida com o Fies - independentemente do salário recebido. Assim, de acordo com o tempo de prestação do serviço público, o estudante pode ter sua dívida com o governo zerada.
De acordo com Paim, o programa neste ano tem tido um desempenho bem melhor do que em 2009. Até este mês, já foram fechadas 47 mil contratações, ante 32 mil em todo o ano de 2009. Ao todo, segundo o secretário-executivo do MEC, existem cerca de 500 mil contratos no Fies.

Mistério de chuva de fezes intriga cidade na França


Uma misteriosa "chuva" de excrementos intriga os habitantes do vilarejo de Saint-Pandelon, no sudoeste da França. Desde meados de maio, eles se queixam de "gotas" marrons que caem do céu, com cheiro e textura de matéria fecal.
O prefeito do vilarejo, Jean-Pierre Boiselle, afirmou que uma "chuva de cocô" passou a cair durante o dia e também à noite no município.
Se no início a história fazia os 750 habitantes da localidade sorrirem, eles passaram a ficar aterrorizados com a chuva de excrementos, que deixou partes da cidade com ar irrespirável.
As crianças não podem mais brincar fora de casa e os moradores hesitam em comer as frutas e legumes das hortas locais. Eles também não fazem mais churrascos ao ar livre nesse período de verão na Europa.
Teorias
As "gotas" marrons, quase do tamanho de uma unha do dedo mínimo, sujam os carros, móveis de jardim e as roupas secando nos varais.

A primeira hipótese levantada pelos moradores para explicar o fenômeno foi a de que aviões estariam despejando o conteúdo de seus banheiros sobre a região.
Mas isso seria impossível, afirmou a Direção Geral da Aviação Civil da França, acrescentando que "os aviões de linha são pressurizados e não é possível despejar o conteúdo de banheiros ou de nenhuma outra coisa".
Após investigações, a polícia militar francesa declarou que a "chuva" de fezes poderia ser causada por aves migratórias, da espécie conhecida como andorinhões, que se instalaram na região nesta estação.
"Esse pássaro tem a particularidade de voar o tempo todo e se alimentar em pleno voo. Por isso as fezes caem durante o dia e à noite", afirmou o capitão Michel Brethes, da polícia militar de Dax, nos arredores do vilarejo de Saint-Pandelon.
Exames
Um laboratório da região realizou neste mês pesquisas científicas com o material coletado e confirmou que as "gotas" que cairam do céu são excrementos de origem animal, mas não conseguiu solucionar totalmente o mistério.

"Nas amostras analisadas, não encontramos bactérias específicas das fezes humanas. Mas não podemos dizer a qual tipo de animal esses excrementos correspondem", afirmou Alain Mesplède, diretor do laboratório de análises científicas da região.
"Apenas confirmamos a presença de bactérias típicas a todas as espécies animais", diz o pesquisador.
Sem saber ao certo se as fezes seriam realmente de pássaros, os moradores de Saint-Pandelon esperam que a "chuva" fedorenta não caia novamente em outras estações.

Pacajus-CE: Jovem acusado de homicídio é assassinado à bala


Mais um homicídio à bala foi registrado no Bairro da Aldeia, município de Pacajus, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. Marcos José Silva de Souza, de 26 anos, estava acompanhado de um amigo quando dois elementos em uma moto preta se aproximaram da vítima e, sem qualquer discussão, sacaram um revolver e efetuaram vários disparos .

Em seguida, a dupla fugiu sem ser identificada, segundo informações repassadas pelo Cabo Valburgo do Ronda do Quarteirão. Ainda de acordo com a polícia, o rapaz é acusado da prática de um homicídio na cidade de Aquiraz. Também existem informações que, anteriormente, já haviam tentado contra a vida do mesmo como se estivera marcado para morrer. Hoje, o Delegado de Pacajus, Marcelo Moura, instaura inquérito para apurar o caso.

Trânsito de Acopiara será municipalizado

A desorganização e o desrespeito às normas de trânsito estão próximos de serem coibidos, nesta cidade, localizada na região Centro-Sul. O processo municipalização dos serviços de fiscalização começou em junho passado e deve ser concluído neste mês de setembro, quando começa uma campanha educativa nas escolas ruas.

O Município já criou a Superintendência de Transporte e Trânsito de Acopiara, uma autarquia que vai administrar os serviços. Houve concurso para seleção de agentes de trânsito e 12 já foram nomeados em julho passado. O grupo passa por uma capacitação por uma empresa especializada no treinamento de municipalização do trânsito.

A partir de setembro começa o trabalho educativo para orientar os condutores de veículos sobre a importância de respeitar as normas de trânsito. "A campanha educativa não tem data definida para terminar", explicou o superintendente de trânsito, Júlio Fenelon Júnior. "Os agentes vão para as ruas para orientar os condutores".

O serviço de colocação de placas de sinalização vertical deverá ser concluído no decorrer desta semana e a Prefeitura vai instalar três semáforos nos principais cruzamentos do centro e alguns redutores de velocidade, segundo regras atuais que permitem acessibilidade de pedestres. O projeto de sinalização está em conclusão e o Município define em setembro a realização de convênios com órgãos de trânsito, Detran e Denatran, para possibilitar a aplicação de multa. Será também criada uma Junta de Recurso de Infração.

"A nossa preocupação inicial é educar, orientar os condutores de veículos. Será uma tarefa difícil porque o costume é andar de qualquer jeito e a população está mal acostumada", disse Júnior. O superintendente de trânsito observou que a administração municipal vai permanecer firme e exigir o respeito às leis do trânsito. "É uma questão de qualidade de vida e de saúde pública. Infelizmente muitos jovens morrem ou sofrem graves acidentes no trânsito".

Acidentes

O esforço é para reduzir o número de acidentes. "Não se concebe cidades de porte médio não ter a municipalização de trânsito efetivada", disse Júnior. "Trânsito não tem partido, pois é a vida que se preserva". A Prefeitura também já começou a fazer o cadastro de mototaxistas. Quem chega à Acopiara assusta-se com o caos registrado no trânsito. Milhares de veículos diariamente trafegam sem respeitar regras básicas de mão, uso de capacete, respeito à preferencial e estacionamento. São comuns três e quatro pessoas sobre uma moto, sem capacete, crianças conduzidas sobre o tanque de combustível e um vai-e-vem caótico na contramão.

A situação vem se agravando nos últimos anos em face do crescimento da cidade, do aumento do número de veículo, em particular de motos, que têm preço mais acessível, facilidade de financiamento, e torna-se um veículo popular.

Adolescente pilotando moto, sem capacete, é uma cena comum. São estudantes que estão sempre apressados e correm contra o tempo, colocando em risco a própria vida.

Na região Centro-Sul, apenas a cidade de Iguatu, até agora tem de forma efetiva o serviço municipalizado de trânsito. É a única que exige o uso de capacete para motociclista e garupeiro. Nos demais municípios, não há fiscalização, nem aplicação de multas. O Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor há mais de uma década, mas a municipalização de trânsito prevista na legislação ainda está longe de acontecer na maioria dos municípios do Interior.

A falta de vontade política seria o principal obstáculo para a efetivação de uma gestão de trânsito municipal, de acordo com avaliações de autoridades do judiciário. Os prefeitos temem perder eleitores em face da aplicação de multas. Na cidade de Icó o caos no trânsito continua. É normal ver as infrações no trânsito.

Apenas 15% admitem mudar de voto

É pequeno o número de eleitores que ainda admite mudar de voto na disputa pelo Governo do Estado. De acordo com a segunda pesquisa O POVO/Datafolha – a primeira após o início do horário eleitoral – 81% dos entrevistados estão totalmente decididos em relação aos seus candidatos, enquanto apenas 15% deles afirmam que podem trocar de voto. Outros 5% não souberam responder.

Esse cenário de votos consolidados acaba por beneficiar o governador Cid Gomes (PSB), candidato à reeleição, que lidera as duas últimas pesquisas de intenção de voto. E representa um desafio para os candidatos de oposição, que precisarão encontrar novas estratégias para abalar a certeza do eleitor.

Entre os eleitores que estão seguros da escolha, há empate técnico entre os três candidatos mais bem posicionados segundo a pesquisa: 84% dos que dizem votar tanto no governador Cid Gomes (PSB) quanto no deputado Marcos Cals (PSDB) garantem que não mudam de voto. Já entre os que optaram por Lúcio Alcântara (PR), 80% deles confirmam que votarão no ex-governador no próximo dia 3 de outubro. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estão tecnicamente empatados em relação aos votos, em tese, assegurados. Lúcio, afinal, pode ter entre 77% e 83% de eleitores consolidados. Cid e Cals podem variar de 81% a 87%.

Igualdade também entre os que possuem eleitores cujos votos podem migrar: Cid tem 13% de eleitores nessa situação; Lúcio, 18% e Cals, 16%.

Além daqueles que podem mudar de voto, os candidatos ao Governo têm ainda outra fatia importante de eleitores para focarem seus esforços: os indecisos. Como mostrou a última pesquisa O POVO/Datafolha, o percentual de entrevistados que ainda não sabem em quem votar chega a 12%.

A mais recente pesquisa O POVO/Datafolha foi realizada nos dias 24 e 25 de agosto. Até então haviam sido exibidos três dias de propaganda eleitoral dos candidatos ao Governo. Ela mostrou que Cid Gomes passou de 47% - segundo a primeira pesquisa – para 53%, abrindo 23 pontos percentuais de vantagem para os outros candidatos.

Lúcio Alcântara, por sua vez, caiu de 26% para 19%, e Marcos Cals foi 7% para 9%. Desconsiderando votos em branco, nulos e eleitores indecisos, Cid tem 63% dos votos válidos, o que daria a ele vitória no primeiro turno.

A pesquisa for registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 47801/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 25472. Foram realizadas 937 entrevistas em 41 municípios.

Homem atira 16 vezes contra a mulher no interior de MG

Um policial civil atirou 16 vezes contra a mulher em Passa Tempo, cidade a 143 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A vítima quebrou as duas pernas e a bacia com os disparos, além de ser atingida na barriga e nas nádegas. Ela foi socorrida e levada ao hospital do município, onde está internada.

De acordo com a sogra do agressor, ele estava bêbado e fugiu depois de realizar os disparos. Na saída da cidade, ele foi parado por uma blitz, mas conseguiu escapar. O filho de sete anos do casal assistiu a cena.

Ainda segundo a mãe da mulher, o homem ameaçou a vítima de morte após os disparos. O policial civil está foragido.