segunda-feira, 13 de março de 2017

Violência armada e no trânsito deixou 30 mortos no fim de semana em todo o Ceará

O balanço parcial do fim se semana registrou, ao menos, 30 mortes violentas em todo o Ceará, entre a sexta-feira (10) e o começo da madrugada de hoje (13). Foram 24 casos de crimes violentos, letais e intencionais (CVLIs) e mais seis óbitos em acidentes de trânsito. 

Em Fortaleza, as autoridades policiais registraram casos de homicídios nos bairros Bonsucesso, Mondubim, Presidente Kennedy, Conjunto Palmeiras, Canindezinho e no Caça e Pesca. 

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), ocorreram homicídios nos Municípios de Horizonte (2 casos), Caucaia (2), Maracanaú, Eusébio e Maranguape. No IJF-Centro, em Fortaleza, morreu um jovem que havia sido baleado, há uma semana, durante assalto à agência dos Correios da cidade de São Gonçalo do Amarante. Tratava-se de Luzardo Abreu de Lima, 22 anos. 

Sertão 

No Interior Norte, foram registrados sete homicídios nos Municípios de Camocim, Barreira, Tururu, Itapajé, Redenção e um duplo assassinato na cidade de Irauçuba. 

Já no Interior Sul, três pessoas foram assassinadas na cidade de Juazeiro do Norte entre a sexta-feira e o sábado, nos bairros Jardim Gonzaga, Frei Damião e Santa Teresa. 

Acidentes 

O trânsito matou, pelo menos, seis pessoas no fim de semana. UM dos acidentes ocorreu ainda na noite de sexta-feira, quando uma mulher de 52 anos foi atropelada por um veículo em alta velocidade no quilômetro 10 da BR-116 (Rodovia Santos Dumont), no bairro Messejana, e teve seu corpo partido ao meio. No local do desastre ficou a parte inferior do corpo. A parte superior foi arrastada pelo carro atropelador e ainda não foi encontrada. 

Outro acidente deixou uma pessoa morta na BR-020, no Município de Parambu, onde Magdiel Ferreira dois Santos faleceu num acidente de moto. 

Uma colisão entre duas motocicletas na rodovia estadual CE-222, deixou uma pessoa morta e outras duas feridas na localidade de Barreiras, no Município de Icapuí, no litoral Leste do estado. A vítima foi identificada como Francisco José da Silva, 390 anos.

TCM enviará segunda-feira para o governo a lista de municípios, dentre eles, Acopiara, sem prestação de contas

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Domingos Filho, encaminhará nesta segunda-feira(13) para o gabinete do governador Camilo Santana (PT) ofício com a relação dos municípios que estão com as prestações de contas mensais em atraso. A situação irregular diz respeito às Prefeituras e Câmaras Municipais que não enviaram ao Sistema de Informações Municipais (SIM), gerenciado pelo Tribunal, as prestações de contas referentes ao mês de janeiro de 2017 cujo prazo de entrega encerrou-se no último 1º de março. 

Encontram-se nessa lista as Prefeituras de Acopiara, Araripe, Boa Viagem, Cruz, Ipu, Itapajé, Miraíma, Morada Nova, Ocara, Pedra Branca, Pindoretama, Russas e Tauá. No caso das Câmaras Municipais estão Mauriti, Parambu, Penaforte e Porteiras. 

De acordo com o presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho, “a relação é enviada tendo em vista que o atraso provoca a proibição para realização de novos convênios e contratos com o Governo Estadual, ocasionando a suspensão das transferências de receitas voluntárias para os municípios inadimplentes, sem prejuízo de outras penalidades”. Domingos acrescentou que a falta do envio dos documentos pode motivar abertura de processo no Tribunal com a aplicação de multa aos responsáveis. 

Serviço

 O envio mensal das prestações de contas está previsto no Calendário de Obrigações Municipais, divulgado no início do ano e disponível em www.tcm.ce.gov.br, na sessão “Orientações”.

Aiuaba (CE): filho de vereador assassinado é encontrado morto em casa

Foi encontrado morto no começo da tarde deste domingo, 12, em sua residência, na localidade de Bom Nome, município de Aiuaba, o jovem Luan Sousa, filho do vereador Valmir Sousa, assassinado no mês de setembro do ano passado no município. 

Segundo as primeiras informações, o rapaz estaria limpando uma arma, que disparou atingindo a cabeça provocando sua morte. Luan era sobrinho do comerciante Josa Sousa, assassinado na tarde da última quarta-feira, 08, em Fortaleza por homens desconhecidos que andavam em um veículo Corolla. 

A esposa de Josa, a vereadora Cely Arrais, foi morta a tiros dentro de sua residência no último dia 21 de fevereiro na localidade de Bom Nome, município de Aiuaba. 

Já no mês de janeiro desse ano, Juleudy do Júlio Galdino, irmão da vereadora Cely Arrais, foi morto a tiros por pistoleiros no município de Pio IX, Estado do Piauí.