terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Grávidas e lactantes não poderão tomar vacina contra a dengue, diz Anvisa

Após a aprovação da vacina contra a dengue no Brasil, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ivo Buscaresky, e Daniela Cerqueira, da gerência de produtos biológicos do órgão, disseram, em entrevista coletiva, que a rede pública de saúde terá prioridade para o uso da vacina, que ainda não tem preços definidos – o prazo para determinação do valor é de 90 dias, e, após esse período, começarão as discussões sobre financiamento e comercialização. 

Além disso, a Anvisa esclareceu que a imunização só é efetiva se as três doses da vacina forem tomadas, em intervalos de seis meses. Grávidas, mães que amamentam e fenilcetonúricos não podem tomar a vacina, que somente oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, e não para as outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya. 

A vacina contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (28/12). A autorização, publicada no Diário Oficial da União, permite o fabricante Sanofi Pasteur a comercializar a vacina Dengvaxia contra quatro tipos da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). No início deste mês, o México e as Filipinas também aprovaram o uso do medicamento. 

A vacina levou 20 anos para ser elaborada. Participaram dos testes mais de 40 mil pessoas pelo mundo — sendo que 29 mil tomaram o medicamento —, de 15 países, incluindo o Brasil.

Aumento de preços médicos será o maior da história


A inflação médica deverá atingir seu recorde histórico no ano que vem, encostando em 20%, de acordo com projeções da CNS (Confederação Nacional da Saúde), a entidade dos prestadores de serviços do setor. 

No jargão de mercado, inflação médica é a variação de custos médicos e hospitalares, um cálculo que inclui a mudança de preços e também o aumento da frequência de uso de serviços de clínicas, laboratórios, hospitais etc. 

A expectativa para a inflação dos demais preços é de cerca de um terço disso -pelo boletim Focus, organizado pelo Banco Central, o IPCA deve ser de 7,04%.

Mulher é encontrada morta com nove perfurações na cabeça em Salvador


Uma mulher de 27 anos foi encontrada morta na madrugada deste domingo com marcas de tiros em Fazenda Grande, bairro da Zona Norte de Salvador. Segundo a Polícia Civil, Carla Nadiele Moreira Silva, mais conhecida como “Carlinha do Laço”, tinha, pelo menos, nove perfurações na região da cabeça. 

De acordo com informações passadas pela assessoria, ainda não foi possível precisar por onde as balas entraram e saíram do corpo ou quantos tiros atingiram a mulher. A polícia aguarda do laudo da perícia para divulgar outras informações sobre a causa da morte. 

Junto do corpo da vítima foi localizado um pino de cocaína. A família relatou à polícia que a mulher seria apenas usuária de drogas, sem envolvimento com o tráfico. No entanto, para os investigadores, parentes disseram acreditar que traficantes de uma localidade conhecida como “Diva Pimentel” estariam envolvidos no assassinato. A polícia não tem informações sobre suspeitos ou motivação do crime.

No Facebook, rede de Carla seguida por mais de 19 mil pessoas, amigos e familiares prestam suas últimas homenagens à jovem. “Você não merecia isso, tão cheia de sonhos, quem te conhece sabe que você queria algo da vida sim, sempre tão sorridente e nunca a vi se abater em dias ruins. Saudade que fica”, escreveu um amigo. 

O caso segue em investigação pelo delegado Guilherme Machado, titular da 3ª Delegacia de Homicídios da Bahia de Todos os Santos (DH/BTS).

Defesa de Roberto Jefferson pedirá o perdão judicial


A defesa do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) informou que pedirá o perdão judicial ao Supremo Tribunal Federal. A solicitação terá como base o indulto de Natal. 

Na semana passada, o advogado do ex-ministro José Dirceu disse que tomaria a mesma atitude em relação à pena no mensalão. Em 2005, Roberto Jefferson foi o responsável por denunciar o esquema de corrupção. 

Em 2012, acabou condenado a 7 anos e 14 dias de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e hoje cumpre pena em regime aberto no Rio de Janeiro.

Farmácia e Drogaria Feitosa no centro de Acopiara é assaltada

O plantão de polícia registrou na noite de ontem (28) um assalto a Farmácia e Drogaria Feitosa, localizada a rua Maria Nilce Rodrigues Marques, centro de Acopiara. 

Segundo informações, dois elementos que ainda não foram identificados entraram no estabelecimento, renderam os funcionários e subtraíram a quantia de R$ 200,00 em dinheiro do caixa e levaram um aparelho celular Iphone 5 de um cliente identificado como Ricardo Costa Bezerra, 26 anos. O policiamento realiza diligências no intuito de localizar e prender os elementos.