sexta-feira, 2 de maio de 2014

Irmãos são presos com um quilo de cocaína a caminho de Acopiara


Uma equipe da Policia Rodoviária Estadual (PRE) prendeu na manhã desta quinta-feira, 1ª de Maio, dois irmãos acusados de tráfico de drogas. Segundo a Polícia eles seguiam de Fortaleza para Acopiara quando foram detidos no posto da PRE, em Quixadá. 


Em poder deles os policiais encontraram um quilo de pasta base de cocaína. A droga estava escondida em um compartimento falso, atrás do assento traseiro do carro deles, o Toyota Corolla de placas HWO 6165, de Fortaleza.


Os policiais rodoviários informaram à delegada Rosane Queiroz, respondendo pela Delegacia Regional da Polícia Civil, em Quixadá, que suspeitaram da dupla, identificada como Jailton Jeferson Alves de Melo, 32 anos, e o irmão José Jonathan Alves de Melo, por um dos policiais reconheceu um deles, de Fortaleza, com antecedentes criminais, por tráfico de drogas, e o outro um homicídio. Os policiais resolveram vistoriar o carro e encontraram o entorpecente no fundo falso do veículo.

Homem é morto a facadas na Vila Centenário em Iguatu


Na madrugada desse feriado 1 de maio de 2014, dia do Trabalhador, Por volta das 03h30min, foi registrado o 10º homicídio do ano na cidade de Iguatu.

Dessa vez o fato ocorreu na Vila Centenário mais precisamente na Rua Governador Raul Barbosa, onde Rafael Mamédio Pereira, 29 anos, foi morto a facadas. O mesmo ainda chegou a ser socorrido ao Hospital Regional de iguatu, porém não resistiu aos ferimentos e veio a ôbito ao da entrada no HRI.

De acordo com informações de populares, o motivo teria sido por causa de um roubo de uma máquina fotográfica, furtado por um dos acusados. Segundo Informações da Polícia Civil,  Rafael não tinha nenhuma passagem pela Polícia.

Três acusados de envolvimento no assassinato foram presos em flagrante, Iago Delmiro, 18 anos, Antonio Welinton Rodrigues, 26 anos e Francisco Ivanildo De Oliveira, 23 anos, “Bactéria” esse último já responde por outro homicídio, além de roubo e receptação.

Com o trio foi encontrado uma faca tipo peixeira de cabo branco, ambos os acusados foram conduzidos a Delegacia Regional de Polícia Civil onde foram ouvidos e instaurado  o inquérito policial por homicídio doloso.

STDS promove reunião com representes dos equipamentos sociais de Acopiara


A Prefeitura de Acopiara promoveu uma reunião com os gestores e representantes dos equipamentos sociais do município que compõe a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), na manhã desta quarta-feira (30), para alinhar as ações e articular a rede interna da secretaria. 

Além disso, foram apresentadas as iniciativas e propostas de cada um dos espaços de assistência ao cidadão, para ações que serão realizadas neste mês de maio.

O encontro, que aconteceu nas dependências do auditório do Pólo de Atendimento, contou com a presença da secretária Marlucy Holanda e servidores dos CRAS I, II e III, Casa Lar, Brinquedoteca, Pólo de Atendimento e toda equipe da STDS.

Homem arranca os próprios testículos no meio da rua no RN


Um fato chocou moradores do bairro Bela Vista, na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, na manhã da ultima terça-feira (29). Um homem, não identificado, sentou nu na calçada e demonstrando estar transtornado, decepou os próprios testículos. 

Populares assustados com a cena chamaram a Polícia Militar (PM), que socorreu o homem para o hospital da cidade.

De acordo com os policiais, o homem demonstrava estar sob efeito de algum tipo de droga. Não há informações sobre o seu estado de saúde.

Liderados de Eunício entregam os cargos

João Alves de Melo, da Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral; César Augusto Pinheiro, da Secretaria de Recursos Hídricos; Bruno Vale Sarmento de Menezes, presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, e Aloísio Barbosa Carvalho, secretário Executivo da Secretaria de Esportes, estão deixando hoje o Governo do Estado do Ceará, por determinação do diretório estadual do PMDB.

Eles entregarão os cargos, oficialmente, alegando que o partido quer ficar livre, a partir de agora, para tratar, oficialmente da candidatura do senador Eunício Oliveira, presidente estadual da agremiação, junto aos partidos integrantes da aliança que mantém desde 2006, quando da primeira eleição do governador Cid Gomes, e com as demais agremiações que participam das disputas eleitorais no Ceará.

O senador Eunício Oliveira não está falando sobre o assunto. Quem tratou da questão foi o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, integrante da direção estadual do partido, e principal interlocutor do senador. Segundo Gaudêncio, a decisão não significa rompimento total com o Governo, pois se Cid Gomes resolver apoiar Eunício como candidato a governador tudo continuará como antes.

Joaquim Barbosa determina que Genoino volte para o Presídio da Papuda

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou hoje (30) que o ex-deputado federal José Genoino volte para o Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Genoino cumpre prisão domiciliar temporária desde novembro do ano passado. Nesta semana, um novo laudo do Hospital Universitário de Brasilia (HUB) concluiu que o estado de saúde do ex-parlamentar não é grave.

Ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

De acordo com decisão de Barbosa, Genoino deverá se apresentar no presídio no prazo de 24 horas, sob pena de expedição de mandado de prisão. Segundo o presidente do STF, Genoino deve voltar a cumprir a pena no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), pois dois laudos, feitos pela junta médica, concluíram que o “quadro clínico do condenado não apresenta a gravidade alegada”. Na decisão, Barbosa também destacou que o ex-deputado poderá ser acompanhado pelos médicos de sua escolha e terá garantia de atendimento médico, se precisar.

Direção Nacional do PROS marca encontro com Eunício

A atuação desastrosa do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, provocou uma crise na relação da direção nacional do PROS com o governador Cid Gomes. E nem mesmo a provável demissão de Teixeira na próxima semana deve amenizar os problemas nessa relação.

O presidente nacional do PROS, Eurípedes Junior, e os líderes do partido no Senado, Ataíde Oliveira(TO) e na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), convidaram o senador Eunício Oliveira para um encontro na terça(06), em Brasília. Na pauta, dois temas: a formalização de um bloco PMDB-PROS no Senado e a possibilidade de um acordo para o PROS apoiar a candidatura de Eunício ao Governo do Ceará.

O confronto entre o comando do PROS e o governador Cid se exasperou quando o ministro da Integração, o cearense Francisco Teixeira, teria sido grosseiro com o líder do seu partido na Câmara, Gilvaldo Carimbão, durante visita a seu gabinete ao lado do governador Teotônio Vilela, duas semanas atrás. Na ocasião, Teixeira disse ao Governador que não precisava levar Givaldo para ser recebido. Isso incomodou ao líder, que ao sair da audiência informou o fato a Cid, e disse que iria derrubar Teixeira.

A cúpula do PROS ficou ao lado do líder Givaldo Carimbão. Em encontro com o ministro da Casa Civil, Aloísio Mercadante, na última quarta, ficou acertado que na terça(06), o Planalto irá examinar a lista com três nomes apresentados pelo partido para substituir Francisco Teixeira. Se a presidente Dilma recuar na demissão de Teixeira, o PROS rompe com o governo dela e irá apoiar à candidatura de Eduardo Campos, do PSB.

O governador Cid Gomes teria lavado as mãos diante da firme convicção do comando do PROS em demitir o ministro da Integração. Já em relação ao apoio à candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo do Ceará defendida abertamente pelo líder do partido no Senado, Ataíde Oliveira, Cid espera que a direção nacional não intervenha no Ceará nesse assunto.

Mas, esse desejo de Cid precisará de toda a sua competência política para ocorrer. Há uma forte pressão dos líderes Ataíde Oliveira e Givaldo Carimbão para que o presidente Eurípedes Junior faça intervenção no Ceará, o que não é intenção da direção nacional.

PMDB entrega oficialmente os cargos que ocupa no Governo do Ceará

Os secretários estaduais ligados ao PMDB já assinaram suas cartas de demissão. A entrega delas ao governador Cid Gomes depende agora apenas de uma decisão do senador Eunício Oliveira que desembarca na tarde de hoje em Fortaleza disposto a ter uma última conversa com Cid. É provável que essa documentação chegue às mãos do governador Cid na próxima semana possivelmente na segunda ou terça-feira. 

Independente da data que os secretários do PMDB entregarão seus cargos, está definido que o partido romperá com o Governo Cid devido a alegada falta de reciprocidade justificada pelo senador Eunício Oliveira.O clima político entre Cid e Eunício que antes era de boa convivência agora é de respeito distante.

Essa semana, o vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena antecipou na última quarta-feira (30) que estava chegando ao fim a aliança política entre o PROS e o PMDB diante da impossibilidade do governador Cid endossar a candidatura de Eunício ao Governo. Cid ainda tentará resgatar esse acordo, mas é uma missão complicada.

Atualmente o PMDB ocupa a Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral, a Secretaria de Recursos Hídricos, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente e a secretaria executiva da Secretaria de Esportes.

Estudantes conhecem Viveiro Municipal de Acopiara


Na última quinta-feira (30), alunos e professores da Escola Liceu Dep. Francisco Alves Sobrinho, fizeram uma visita ao Viveiro Municipal de Acopiara.

Os estudantes foram recepcionados por servidores da Secretaria do Meio Ambiente e na oportunidade, além de conhecerem a estrutura do local e as espécies de mudas produzidas, foram repassadas todas as orientações técnicas e práticas sobre preparo de embalagem, germinação de sementes e plantio de mudas em viveiro.


Segundo a professora Sônia Taveira, esse é um espaço que pode incentivar os alunos que mostram interesse em se profissionalizar na área. “Quando eles vêm num local como esse, uns falam que querem ser engenheiro agrônomo, outros biólogos, ambientalistas, e se sentem incentivados. Além disso, visitas em áreas práticas têm influenciado muitos a intensificar mais o aprendizado teórico”, ressaltou.

Os alunos aprenderam, na prática, algumas atividades e foram informados sobre o funcionamento do viveiro, suas competências e importância do trabalho desenvolvido, inclusive através de doação de mudas e dos benefícios da arborização numa cidade.

Rebeldes pró-Rússia derrubam dois helicópteros ucranianos


Rebeldes pró-Rússia derrubaram dois helicópteros ucranianos nesta sexta-feira (2), matando dois tripulantes, à medida que tropas da Ucrânia apertam o cerco sobre Slaviansk, cidade mantida por separatistas, no que Moscou classificou como um ataque "criminoso" por Kiev que arruína as esperanças de paz.

O porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, disse que o Kremlin estava "extremamente preocupado" porque não tinha notícias de um representante que Putin enviara à cidade para ajudar a libertar reféns estrangeiros.

Ele disse que uma "operação punitiva" organizada por forças ucranianas acabou com um plano de paz acertado com potências ocidentais duas semanas atrás.