sexta-feira, 7 de junho de 2013

Criança é morta por bala perdida

Uma criança de 9 anos, morreu atingida por uma bala perdida, na noite de quarta-feira, no Conjunto Palmeiras. De acordo com a Polícia, o crime está ligado a uma briga entre as gangues das rua Babaçu e Saquarema.

Testemunhas deram conta à Polícia de que dois homens chegaram à Rua Conde Sandoval atirando indiscriminadamente. O pequeno Francisco Darlison de Sousa Lima, que brincava na porta de casa, se assustou com os estampidos e correu. Neste momento, foi atingido na cabeça, por um tiro.

A criança foi socorrida por vizinhos e levada ao ´Frotinha´ de Messejana. No entanto, não resistiu à gravidade do ferimento e acabou morrendo. Somente Darlison foi ferido no tiroteio ocorrido noite de quarta-feira.

Patrulhas do Batalhão Raio (BPRaio) e do Ronda do Quarteirão estiveram no local à procura dos responsáveis pelos disparos. Momentos após o crime, duas pessoas foram detidas como suspeitas de atirar contra a criança.

José Francisco Viana Farias, 20, e Francisco Michel Borba de Araújo, 22, foram levados para o 30ºDP (São Cristovão) para prestar esclarecimentos.

A delegada Daurilene Lemos, que ouviu os suspeitos, disse que eles negaram ter se envolvido no tiroteio, mas ambos foram reconhecidos por populares.

Conforme a Polícia, José Francisco, que estava na garupa de uma motocicleta, teria efetuado os disparos. Ele diz que é inocente e que no momento do crime estava em casa. Alegou, ainda, que se submeteu, recentemente, a uma cirurgia e está andando com a ajuda de muletas, portanto, não poderia estar no local.

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa hoje

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) será iniciada, hoje, e segue até o dia 21 deste mês. No Ceará, a meta é imunizar 594.019 crianças, que tenham entre seis meses e cinco anos, nos 184 municípios. Em Fortaleza, o objetivo é atingir 95% desse grupo, com aproximadamente, 152.523 crianças imunizadas. Hoje, a mobilização do “dia D” acontecerá, na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Paulo Marcelo, no Centro, a partir das 9 horas.

No Estado, a campanha contará com a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).  Amanhã, das 8 às 17 horas, a Sesa, localizada, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, funcionará para ampliar as opções de locais de vacinação, facilitando assim o acesso da vacina para quem mora na Praia de Iracema e bairros vizinhos. Em todo o Estado, serão 1.900 postos fixos de vacinação e 1.350 volantes. Na Capital, em todos os 92 postos de saúde, segundo a assessoria da SMS, a vacina estará disponível.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, no ano passado, o Ceará superou a meta de vacinação, atingindo 98,63% do público de crianças com menos de cinco anos. Os bons resultados de sucessivas campanhas de vacinação, aparecem na constatação de que desde 1998 não é registrado nenhum caso de paralisia infantil no Ceará. No Brasil, em 1999 foi registro o último caso da doença. A estratégia de vacinação tem como objetivo, justamente, garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro.

Iguatu está classificado para a segunda fase da série B

Iguatu conquistou matematicamente a sua classificação para a segunda fase da Série B do Ceará, na noite desta quinta-feira, 06, através do empate entre o Crateús e Quixadá em 1 a 1. O jogo aconteceu no estádio Juvenal de Melo em Crateús.

Com este resultado a equipe de Crateús que possui 25 pontos e está na quinta posição pode chegar apenas aos 31 pontos se conseguir duas vitórias nos dois últimos jogos. O Iguatu possui 32 pontos e está na terceira posição.

Mulher é morta a pauladas e enterrada em uma cova rasa no interior do Ceará


Sete anos após o primeiro homicídio, o agricultor Vicente Paulo da Silva, de 39 anos, morador do Sítio Guritiba no município de Santana do Cariri, voltou a matar outra mulher. Dessa vez, Maria de Lurdes Rodrigues de Sales, de 44 anos, que residia na Rua José Mario de Brito (Parque Grangeiro) em Crato. O corpo dela foi encontrado por populares às 07h30min naquela localidade rural de Santana. A primeira foi a pedradas e, esta, a pauladas.

Ela tinha sido vista pela última vez por volta das 14 horas de quarta-feira fazendo o cadastro no programa Bolsa Escola do Governo Federal. Ontem cedo, populares informaram à polícia sobre o achado de um corpo enterrado em uma cova rasa. Os Cabos Duarte e Canuto e o Soldado Henrique foram ao local e descobriram que o homicídio tinha sido praticado por Vicente igualmente nativo de Crato.


A princípio, ele negou participação no crime, porém terminou confessando tudo com riqueza de detalhes desde quando atraiu a mulher até o assassinato e o sepultamento. O mesmo foi trazido para ser autuado na 19ª Delegacia Regional de Policia Civil de Crato, onde foi descoberto que contra Vicente existia um mandado de prisão em aberto.

É que no dia 26 de março de 2006, ele matou a pedradas a adolescente Maria Eliana Vital da Silva, de 17 anos, que era sua amante. O crime aconteceu na Avenida Pedro Felício Cavalcante em Crato. O assassinato de Maria de Lurdes se constituiu no sétimo deste ano na região do Cariri e o primeiro em Santana do Cariri, cujo corpo foi trazido para necropsia no IML de Juazeiro do Norte.

Prefeito Dr. Vilmar aguarda liberação de recursos para colocar em prática o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)


A Prefeitura Municipal de Acopiara se prepara para colocar em prática o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social. 

O município de Acopiara foi um dos primeiros a assinar o Termo de Adesão ao programa que vai beneficiar os agricultores produtores. Inclusive, o Termo já foi publicado no Diário Oficial.

Segundo o prefeito Dr. Vilmar está faltando apenas a liberação dos recursos por parte do Governo Federal para que o programa comece a ser executado no município.

Por outro lado a Secretaria da Agricultura continua recebendo cadastros de produtores que desejam ser incluídos no programa.

O que é o Programa de Aquisição de Alimentos?

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Lista de municípios aptos a se emancipar pode ser alterada

A aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que estabelece normas para a criação de novos municípios provocou incertezas na Assembleia Legislativa (AL). Não se sabe como será a continuidade do processo que, em 2009, aprovou a lei complementar para a criação de 30 municípios no Estado. Isso porque há pontos conflitantes entre o texto à época aprovado na esfera estadual e o projeto federal, que ainda será apreciado pelo Senado. Já é certo que, se o Senado aprovar o projeto mantendo a essência do conteúdo aprovado pela Câmara, a lei estadual precisará passar por adequações. Como consequência, os estudos que apontaram a viabilidade para a emancipação dos distritos poderão ser refeitos.

Segundo o deputado Júlio César Filho (PTN), se forem confirmadas as regras aprovadas pelos deputados federais, a relação de municípios que hoje estão na fila para se emancipar deve sofrer alterações. “A lista pode aumentar ou diminuir, dependendo dos critérios”, afirma o parlamentar. Um dos pontos divergentes corresponde ao início do processo emancipatório. Pela lei estadual, o processo tem início mediante requerimento de deputado ou entidade, assinada por, no mínimo, 100 eleitores na área territorial a ser emancipada. Já o texto aprovado na Câmara diz que o requerimento precisa ser assinado por pelo menos 20% dos eleitores da área.

Leia mais

Colisão entre carro e caminhão mata mãe e filha em Santa Quitéria, no CE

Um grave acidente entre um carro e caminhão matou uma mulher de 36 anos e a filha, uma menina de 10 anos, em Santa Quitéria, a 222Km de Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira (6). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual do Ceará (PRE-CE),  o acidente ocorreu por volta das 13h30, na CE-257, Km 180. A polícia informou que as causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

O motorista do carro, com idade não revelada, ficou gravemente ferido e foi transferido para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro, em Fortaleza. O condutor do caminhão teve apenas ferimentos leves e permaneceu no local.

A PRE-CE e a PRF-CE registraram 16 acidentes nas estradas que cortam o  Ceará, entre 7h de quinta-feira (6) e 7h desta sexta-feira (7). Nas ocorrências, 6 pessoas ficaram feridas e duas morreram.

Polícia Federal prende 22 pessoas envolvidas com roubo de cargas

A Operação Piratas do Asfalto, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (6), prendeu 22 pessoas acusadas de envolvimento com roubo de cargas nas estradas brasileiras.

Segundo as investigações, a quadrilha atuava com roubos em cargas de produtos alimentícios, eletrônicos e de materiais construção.

No total, são cumpridos 35 mandados de prisão, além de 40 mandados de busca e apreensão.

A organização criminosa foi identificada em fevereiro de 2012, no Tocantins, mas a polícia acompanhou a rotina da quadrilha no Ceará, na Bahia, em Goiás, Minas Gerais, no Pará e em São Paulo.

A PF acredita que, apenas no período investigado, o prejuízo soma mais de R$ 50 milhões.

Os bandidos agiam de forma violenta, “abordando os caminhões ainda em movimento, realizando emboscadas e sequestrando motoristas. Os criminosos também contavam com a cumplicidade de alguns caminhoneiros”, afirma a nota divulgada pela PF.

As investigações apontam que os criminosos usavam bloqueadores de celulares para evitar o rastreamento dos caminhões e da carga. A participação de funcionários de empresas de monitoramento e segurança eletrônica não está descartadas.

Durante as investigações, foram registrados 17 casos de roubo de cargas, algumas avaliadas em mais de R$ 1 milhão.