quarta-feira, 27 de maio de 2015


O Padre Ézio de Melo foi afastado da Diocese de Pesqueira, cidade do agreste pernambucano, depois de ter fotos íntimas divulgadas na internet. Segundo a diocese, o sacerdote agiu contra o sexto mandamento (pecar contra a castidade) e, por isso, teve suspenso o direito de celebrar qualquer sacramento. Em uma das fotos o padre aparece com um rapaz. 


Os dois estão com uma taça nas mãos e o clérigo o beija no rosto. Em outra exposição ele surge deitado em uma cama, sem camisa, com um homem deitado sobre seu peito. De acordo com o decreto que suspende os direitos do padre Ézio, ele foi advertido em outra ocasião, porém as atitudes continuaram, levando ao seu afastamento.

Ele ainda recebia ameaças de um suposto ex-namorado para que lhe pagasse R$ 30 mil. Caso não fizesse o pagamento, o homem divulgaria as fotos. O suspeito de extorquir dinheiro do sacerdote era um rapaz de 26 anos vendedor de picolé em Pesqueira que foi preso e prestou depoimento na quinta-feira (21). Segundo a Polícia, ele cometeu o crime por ciúmes do padre. Um terceiro envolvido no caso não foi preso, mas também está sendo investigado.

Câmara decide manter atual sistema de votação para deputado e vereador


A Câmara decidiu nesta terça-feira (26), ao votar a proposta de reforma política, manter o atual sistema eleitoral para escolha de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. A manutenção do sistema proporcional de lista aberta se deu com a rejeição de todas as propostas de modificação do modelo  votadas no plenário, entre as quais o chamado “distritão”, que era a principal bandeira do PMDB.

Pelo sistema atual, mantido pelos deputados, é possível votar tanto no candidato quanto na legenda. Os votos nos candidatos e na legenda são somados e computados como votos para a coligação.
A Justiça então calcula o quociente eleitoral, que é a divisão do número de votos válidos (sem brancos e nulos) pelo número de cadeiras em disputa.

O número de votos de uma coligação divido pelo quociente eleitoral determina quantos parlamentares ela poderá eleger. Se uma coligação conquista, por exemo, três vagas, são eleitos seus três candidatos mais bem votados. 

Com isso, pode ocorrer de um candidato com uma quantidade expressiva de votos ajudar a eleger candidatos de sua coligação que tenha tido menos votos que concorrentes de outras coligações.

Leia mais