sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Orós inova com delegacia itinerante

Uma polícia próxima dos moradores, ouvindo reclamações, demandas e prestando serviços comunitários. O projeto inédito do delegado de Polícia Civil, Nartan Andrade, ganhou forma concreta, a partir da ação Delegacia Itinerante. O programa começou no distrito de Palestina, zona rural deste município, localizado na região Centro-Sul. Dezenas de pessoas foram beneficiadas com emissão de documentos pessoais, CPF, Carteira de Identidade, Carteira do Trabalho e Previdência Social, registro de Boletim de Ocorrência e atendimento nas áreas sociais e de saúde.

Nartan Andrade, autor do projeto Delegacia Itinerante, assumiu a função de delegado há oito meses. Inquieto e estudioso, Andrade permanece ansioso para ver o programa andar mais rapidamente no município de Orós, onde é titular da Delegacia de Polícia Civil e plantonista na Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó. "Vi a necessidade de aproximar-se da comunidade, de fazer uma polícia cidadã, acompanhando a evolução dos tempos", disse. "Delegado não pode ficar sentado, atrás de um birô".

Além de ir ao encontro dos moradores, Nartan Andrade busca credibilidade para a instituição. "É preciso confiança e parceria com os moradores para elucidar determinados crimes e combater grupos organizados nas cidades e nos distritos", observou. "Só o trabalho policial não dá mais". O delegado contou que se inspirou no projeto Ação Sustentável realizado pela TV Verdes Mares e que está em curso atualmente em cidades do Interior do Ceará. "Serviu de modelo e de exemplo".

Mulher morre após "explodir" em motel e complica policial

Coloque-se no lugar do policial militar Adelson Santos, de 43 anos. Ele foi com sua peguete, Jan Cleide Barros, de 42, foram curtir a vida em um motel da zona sul de Manaus, no Amazonas.

O que aconteceu a seguir foi típico de filme de ficção científica: a mulher explodiu.

Pelo menos foi essa a impressão que o policial teve porque, segundo o jornal O Maskate, durante o ato sexual, a Jan Cleide passou mal e começou a esguichar sangue por todos os lados, pintando de vermelho até o teto do quarto. 

Adelson diz que ligou para a recepção, mas era tarde: Jan Cleide morreu em minutos.

Desesperado, Adelson foi até a casa da família da mulher explicar o inexplicável, mas não adiantou nada e ele foi preso sob suspeita de assassinato.

Adelson insistia em dizer que era inocente e que a moça, sem que ele fizesse nada, “explodiu” durante o ato sexual.

Ninguém acreditava em Adelson.

A polícia foi até o tal motel e, lá, descobriu a farda completa de Adelson, roupas e documentos da morta e o cadáver dela, nu, estirado no chão. O quarto, segundo consta, apresentava manchas de sangue em todas as paredes. 

O policial só foi solto depois que saiu o laudo do Instituto Médico Legal, que apontou como causa da morte um acidente cardiovascular (AVC) externo. Houve uma hemorragia tão forte que as veias da cabeça da mulher não aguentaram a pressão e, de fato, explodiram.

Falsos ´federais´ presos no Interior do Ceará

 Idelvânia Gomes Batista, falsa delegada

Um casal foi preso, ontem, na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central (a 206Km de Fortaleza) quando se passava por policiais federais. Conforme as autoridades daquele Município, Idelvânia Gomes Batista, 25, natural de Campos Sales; e Deivison Oliveira da Silva, 29, de Quixeramobim, afirmavam que eram integrantes da Polícia Federal e que estavam em diligências no Interior.

O casal apresentava documentos falsificados. A mulher dizia ser delegada, enquanto o comparsa se identificava como agente. Os dois chegaram a se dirigir até a delegacia afirmando que estavam ali para acompanhar os trabalhos da unidade.

As suspeitas da Polícia é de que os acusados possam ser integrantes de algum bando organizado e teria ido à delegacia com a missão de preparar algum resgate de preso ou se apoderar das armas da Polícia.

Mesmo depois de descoberta a farsa, a mulher continuou insistindo que fora ´nomeada´ para a PF por um suposto delegado que ela identificou como Claudionor Bergano Vicenza. Em poder dela, a Polícia apreendeu um notebook, um par de algemas e até um carimbo com o distintivo da Polícia Federal.

Registros

No computador, os verdadeiros policiais de Quixeramobim localizaram alguns arquivos, entre eles, um termo de posse no cargo de delegada. Depois que o golpe foi descoberto, os acusados foram autuados em flagrante por falsidade ideológica e falsificação de documento.

Mulher achada morta e enterrada no quarto no CE


Os dois filhos adolescentes de Flávia Vieira de Oliveira, 41, estranharam a ausência da mãe, que costumava visitá-los todos os dias.

Na tarde de ontem, depois de seis dias de procura, os parentes encontraram o corpo da doméstica, já em estado de decomposição, em uma cova rasa dentro de um dos cômodos da casa de número 1.985, situada na Rua Pereira Filgueiras, Aldeota, onde ela dormia com o companheiro, Jorge Luiz dos Santos Menezes, 39. Segundo a Polícia, o homem, conhecido como ´Jorge Negão´, e natural do Rio Grande do Sul, é o principal suspeito de ter matado Flávia a golpes de tonfa (cassetete). Depois de praticar o crime, ele teria cavado a cova rasa num dos quartos da casa, enrolado o corpo em um lençol, e jogado no buraco. Em seguida, cobriu o cadáver com areia e livros para evitar a exalação do mau cheiro.

 Corpo

Depois de procurar em todos os cômodos, a apreensão dos familiares aumentou ao sentirem um forte odor exalando do último quarto da casa. Suspeitando de que se tratava do corpo de Flávia embaixo da pilha de entulhos e areia, os parentes ligaram para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Patrulhas do Ronda do Quarteirão foram acionadas e, ao verificar a suspeita de um achado de cadáver, acionaram a Perícia Forense.

Depois de quase três horas de agonia dos parentes, veio a confirmação. Flávia se tornou a mulher de número 175 assassinada neste ano no Estado.

De acordo com a perita Sônia Silva, o corpo apresentava "um afundamento no lado direito da cabeça". A lesão, é compatível com uma pancada que pode ter sido desferida com uma tonfa encontrada no local.

Câmara de vereadores decide afastar prefeito e vice de Santana do Cariri

O prefeito e o vice do município de Santana do Cariri foram afastados dos cargos nesta quinta-feira (15). Jesus Garcia (PSDB) e Geraldo Eriberto Garcia (PSDB) são acusados de improbidade administrativa e foram denunciados após a realização de uma CPI que durou quatro meses.

A decisão do afastamento dos políticos foi tomada durante uma sessão da Câmara dos Vereadores por seis votos a dois.

O relatório da CPI também foi enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ministério Público do Ceará (MP-CE) e para o juiz da cidade, Matheus Pereira Júnior.

Agora a comissão terá 120 dias para apresentar o relatório final das investigações. A presidente da Câmara Municipal de Santana do Cariri, Ana de Abreu Machado, deve assumir a prefeitura interinamente.