terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Acopiara é premiada com a comenda ‘Grand Gestor Municipal do Brasil 2015/2016’, pelo destaque em liderança na Educação


Nos próximos dias 24, 25 e 26 de janeiro, acontecerá um grande evento que reunirá os Gestores Municipais Destaques do Brasil. É o 4º Seminário Brasileiro de Gestores Públicos Municipais, na histórica Cidade de Salvador, Bahia. O evento contará com várias palestras, debates e na cerimônia de encerramento serão coroados os gestores destaques em liderança na Educação com a Comenda Grand Gestor Municipal do Brasil 2015/2016.

A Secretária da Educação de Acopiara, professora Luiza Aurélia, mais uma vez é premiada pela sua liderança e competência a frente da pasta no município. Durante a sua gestão ao longo desses 3 anos, Luiza já acumula várias premiações, não só como secretária, mas também enquanto Secretaria da Educação, órgão que possui sua coordenação. 

A Comenda Grand Gestor Municipal do Brasil tem como foco o reconhecimento dos Grandes Gestores Públicos Municipais que, através de seus esforços, acreditam que sempre é possível fazer mais por sua cidade, através da qualificação e do gerenciamento de suas equipes, estes gestores conseguem cumprir metas e executar projetos, que buscam solucionar os problemas que nossos municípios atravessam. Esses gestores se destacaram pela garra, dinamismo, competência e principalmente pelo bom uso da verba pública, aplicada com respeito em favor do bem estar do cidadão. Uma homenagem que reconhece a gestão transparente e digna que está conseguindo através de resultados positivos, o respeito do cidadão. 

Vale ressaltar que o evento contará com palestras de renomados nomes da gestão publica municipal que apresentarão temas como ‘O Cenário Econômico Nacional e os Reflexos na Gestão Municipal’, entre outros necessários para os secretários municipais utilizarem como ferramentas de ação em sua gestão. Neste ano de mudanças e replanejamentos, o que se busca é a qualificação e na discussão de assuntos relevantes a gestão municipal, as soluções para os problemas enfrentados nos municípios.

Governo do Ceará corta verbas para o Carnaval 2016

Já está em vigor o decreto do governador do Ceará, Camilo Santana, que proíbe a realização de despesa pública por órgãos estaduais ou de repasse de recursos para eventos festivos relacionados ao Carnaval 2016. 

A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (14). É o segundo ano consecutivo que a medida é adotada pela gestão estadual. Segundo o decreto, o objetivo é "priorizar a realização de gastos públicos que se destinem a áreas com problemas recorrentes no âmbito estadual, de atendimento emergencial, afetando mais diretamente a vida da população cearense", sem detalhar os setores. 

A vedação, ainda conforme o decreto, não se aplica a despesas relacionadas a atividades do Sistema de Incentivo Estadual de Cultura (Siec). Uma das ações que segue o Siec é o Edital Carnaval do Ceará 2016. 

Por meio da Secretaria da Cultural do Estado (Secult), o Governo do Estado disponibiliza R$ 1.127.600,00 para apoio a projetos de todo o Ceará, recursos a serem destinados aos proponentes das modalidades programação carnavalesca, maracatu, escola de samba, bloco, cordão e afoxé. 

Ministério Público 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que as prefeituras de Tauá e Pacajus evitem gastar verba pública com festejos de Carnaval. Os pedidos de promotores têm como base a dificuldade das cidades em pagas os custos municípais. 

Medida em 2015 

No ano passado, o governador também assinou decreto suspendendo o repasse de verbas de patrocínio e apoio para qualquer evento festivo relacionado ao Carnaval aos municípios do Ceará. A decisão, segundo o Governo do Estado, se baseou na previsão do tempo para a quadra chuvosa de 2015 divulgada pela Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o órgão, a possibilidade de chuva acima da média é de apenas 9%.

Funceme registra chuva em mais de 150 municípios cearenses


Após semanas chovendo em uma média de 50 cidades, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontou chuva em mais de 150 municípios cearenses, na madrugada desta terça-feira, 19. A cidade com a maior precipitação foi Paracuru, com 122 mm, seguida de Ipaporanga (110 mm) e São Gonçalo do Amarante (104 mm). 

Em Fortaleza, choveu 28 mm, segundo registro do posto de Messejana. Destacam-se ainda as precipitações de Itaitinga (38 mm), Pacatuba (35 mm), Caucaia (34.6mm), Messejana (28 mm), e Pindoretama (26 mm) na região metropolitana de Fortaleza. 

Outras cidades que estão entre as dez maiores chuvas da madrugada foram: Trairi (82 mm), São João do Jaguaribe (75 mm), Icapuí (75 mm), Mucambo (70 mm) e Crateús (68.5 mm). 

A previsão da Funceme para esta terça-feira, 19, é de chuva no centro norte do Estado e, nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Na capital cearense, a Funceme aponta céu parcialmente nublado no decorrer do dia. 

Veja relação das maiores chuvas por Municípios registradas pela Funceme até as 9h20min de hoje: 

Paracuru (Posto: Paracuru) : 122.0 mm
Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) : 110.0 mm 
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 104.0 mm
São Luís Do Curu (Posto: Sao Luis Do Curu) : 92.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 89.0 mm
Trairi (Posto: Fazenda Lages) : 82.0 mm
Marco (Posto: Panacui) : 81.0 mm
Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 78.0 mm
São João Do Jaguaribe (Posto: Sao Joao Do Jaguaribe) : 75.0 mm
Icapuí (Posto: Peixe Gordo) : 75.0 mm

Peritos do INSS encerram greve de quase cinco meses

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que esperam atendimento médico vão poder respirar mais aliviados. Ontem, a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) anunciou o fim da greve, iniciada em 4 de setembro do ano passado. 

A paralisação, no entanto, pode ser retomada a qualquer momento. “A categoria vai retornar ao trabalho na próxima segunda-feira, mas em estado de greve”, afirmou Luiz Argôlo, diretor sindical da entidade. Com o fim da paralisação, o quadro de funcionários, que estava operando com 30%, deve voltar ao normal. 

A decisão de encerrar a greve foi tomada, segundo a ANMP, por “sensibilidade ao drama da população não atendida”, e não porque as reivindicações — que incluem reajuste salarial de 27,9%, em quatro anos — tenham sido atendidas. Por isso, Argôlo não descartou que os servidores retomem a greve. “Tudo vai depender das negociações com o governo”, disse. 

A principal exigência da categoria é a redução da jornada de trabalho, de 40 para 30 horas semanais, sem perda de remuneração. Em nota, o Ministro do Planejamento informou ter sinalizado com a possibilidade de reduzir a jornada, desde que em um contexto de reestruturação da carreira. Para isso, propôs a criação de um comitê gestor para definir, em seis meses, a reestruturação das carreiras de perito médico previdenciário e de supervisor médico-pericial. 

O INSS estima que 1,3 milhão de perícias deixaram de ser realizadas desde o início da greve, mas, segundo a ANMP, o número chega a 2,1 milhões. E não haverá mutirão dos servidores para realizar os exames a toque de caixa, adiantou Argôlo. “Não acontecerá nem de uma vez só, nem fracionado. Esse passivo pertence ao governo, não a nós”, alegou. Segundo ele, serão priorizados os atendimentos essenciais, seja para auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez ou retorno ao trabalho depois de licença médica.

Um policial militar natural de Iguatu, foi morto a bala em Juazeiro do Norte (CE)


Um homicídio foi registrado por volta das 07h30min desta terça-feira no bairro São José em Juazeiro do Norte supostamente após uma discussão no trânsito. O Subtenente Assunção da Cavalaria de Crato pilotava sua motocicleta e terminou perseguido por dois homens e um deles sacou um revólver e efetuou os disparos causando a morte imediata do militar a alguns metros de sua residência.


Logo depois, a dupla fugiu tomando o rumo de Barbalha pela Avenida Leão Sampaio. A polícia foi acionada e os irmãos acusados do crime foram presos pela Equipe RAIO 09 e conduzidos para autuação em flagrante no Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa da Delegacia Regional de Polícia Civil. A reportagem do Miséria ainda não teve acesso ao nome dos acusados. Obteve apenas informações que um deles teria dito na DDM que “como ia morrer, preferi matar logo”. 


Trata-se do quinto homicídio deste ano em Juazeiro. Na tarde do último domingo (17) o jovem Ronaldo Pereira Vieira, de 28 anos, que residia na Rua Rui Barbosa, 1089 (Limoeiro), foi morto a tiros perto de sua casa por dois homens que trafegavam em uma moto Honda Bros de cor preta. Há dois meses, ele tinha deixado a cadeia pública onde esteve preso para responder por roubo.

Lindomar Rodrigues é "TRI" em Acopiara


Pelo 3° ano consecutivo o vereador Lindomar Rodrigues foi escolhidos o melhor vereador de Acopiara em pesquisa de opinião pública realizada pelo LEO Clube. 


Como se não bastasse, também pelo  3° ano consecutivo o BLOG de Lindomar Rodrigues, foi escolhido como melhor BLOG de Acopiara.

Ficam aqui os nosso parabéns pelas conquistas.