terça-feira, 5 de agosto de 2014

Mulher reencontra mãe após 40 anos e descobre que está casada com o irmão

Por 40 anos, Adriana esperou ansiosamente pelo momento em que conheceria a mãe, Maria. Inscreveu-se então no site "Anjo dos Encontros", tentando participar do quadro de mesmo nome transmitido diariamente pela Rádio Globo  e que promove o reencontro de pessoas com parentes e amigos com quem não têm mais contato. A emoção de falar com a mãe pela primeira vez após tanto tempo, mesmo que pelo telefone e por meio da emissora, foi grande. Mas bem maiores foram a surpresa e o susto de Adriana ao descobrir, nesta mesma conversa, que seu marido, com quem está casada há sete anos e tem uma filha de seis, na verdade é seu irmão, por parte da mesma mãe.

Para manter a privacidade e, principalmente, preservar a criança, os nomes dos personagens desse drama da vida real, assim como as cidades onde moram e datas foram suprimidos. Maria, a mãe, abandonou a filha fugindo do marido, que sempre a ameaçava e agredia. Na época, Adriana tinha apenas um ano de idade. Para reencontrar a mãe, recorreu ao programa "A Hora é Agora", da Rádio Globo São Paulo, se inscrevendo para participar do "Anjo dos Encontros", criação de Walter Peceniski, especializado em encontrar pessoas desaparecidas e autor do site Good Angels.

Durante a gravação, Adriana conversava com Walter e Rony Magrini, apresentador da Rádio Globo, quando foi surpreendida pela notícia de que a mãe estava na linha telefônica. Ela começou a chorar e, emocionada, disse à mãe que sentia muita saudade e que esse sentimento ficava ainda mais intenso no Dia das Mães. As duas prometeram, então, que iriam se encontrar. Quando tudo se encaminhava para um final feliz, Adriana pediu para fazer mais uma pergunta à Maria:

"Mãe, você teve outros filhos além de mim?", questionou.

"Sim, (...) tive o 'Leandro', mas foi com outro homem, não era seu pai", respondeu Maria.

Ao ouvir o relato da mãe, Adriana entrou em desespero e começou a chorar compulsivamente.

"Eu não acredito que você está me falando isso. Leandro é o meu marido", disse.

O apresentador do programa, Rony Magrini, interveio e perguntou sobrenome e filiação paterna de Leandro, confirmando a inesperada revelação: sem saber, Adriana casara-se com o próprio irmão. E com ele tivera uma filha, hoje com seis anos e saudável.

Mais tarde, um pouco mais calma, Adriana revelou que já desconfiava estar casada com o irmão por causa de uma das certidões de nascimento do marido (ele tem duas), que trazia o nome de Maria como mãe. No entanto, em outro documento do marido, a informação sobre a mãe não constava.  Segundo ela, a partir daquele momento, a busca pela mãe ganhou mais um motivo: tirar a dúvida que a atormentava.

A reportagem da Rádio Globo esteve na casa de Adriana e Leandro e entrevistou o casal dois dias após a gravação. Eles ainda estavam abalados mas tinham reunido a família e comunicado que permanecerão juntos, já que não tinha consciência do parentesco quando se conheceram e se apaixonaram. Pela legislação brasileira, o casamento não tem validade. Mas Adriana e Leandro jamais oficializaram a união em cartório e nem religiosamente.

Rompimento de adutora abre cratera na ponte Demócrito Rocha, em Iguatu


Uma das adutoras do Açude Trussu, que abastece três bairros de Iguatu, rompeu na madrugada desta terça-feira, 05, causando uma enorme cratera na CE 060, no inicio da ponte Demócrito Rocha, que liga Iguatu aos municípios de Icó e Várzea Alegre. 

De acordo com a Direção do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu, o rompimento pode ter sido ocasionado, “por decorrência da tubulação antiga, ou pela passagem de algum veículo de grande porte”.  Um laudo pericial será feito nas próximas horas detectar as reais causas da quebra. 

O trafego ficou bastante lento. Agentes do departamento Municipal de Transito (DEMUTRAN) isolaram parte da rodovia e auxiliaram o fluxo de veículos. Engenheiros do Departamento Estadual de Rodovias (DER) foram acionados para darem inicio ao trabalho de reconstrução. Bairros como Vila Neuma, Moura e Chapadinha tiveram o abastecimento de água suspenso, a exemplo de outras localidades mais afastadas do perímetro central da cidade. A previsão de retorno do abastecimento segundo do SAAE, é para às 19h.

Operário tem cabeça decepada em construção de prédio no bairro Cocó em Fortaleza


O auxiliar de balanceio Antônio de Paiva Monteiro, de 59 anos, teve a cabeça decepada por um guincho de elevador na construção do edifício Campo Belo Condomínio Parque, na manhã desta terça-feira (5), por volta de 9h30. A obra, que está em curso há dois anos, acontece no cruzamento das ruas Andrade Furtado e Otávio Lobo, no bairro Cocó.

O operário estava no primeiro andar da obra, quando colocou o corpo para fora, na intenção de falar com uma pessoa no subsolo. Nisso, o elevador vinha descendo e atingiu a cabeça de Antônio, que teve morte imediata. O corpo do homem ficou suspenso.

Indignado, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), Laercio Cleiton, esteve no canteiro e reclamou da falta de proteção no local onde aconteceu o acidente. "Por incrível que pareça, o andar que ele estava é o único que não tem tela de proteção", disse.

Conforme Laercio, a obra, que emprega cerca de 300 operários, está paralisada até que haja uma investigação do Ministério do Trabalho sobre o acidente. Em 2014, essa é a quinta morte de trabalhadores em obras de edifícios no Ceará, ou seja, da construção civil "leve". Somando às grandes obras, como túneis e viadutos, já passam de 20 mortes

Quatro pessoas saem feridas em tentativa de homicídio em Icó; um deles reside em Iguatu

Quatro pessoas foram lesionadas com tiros de revolver calibre 38 na manhã desta segunda-feira, 04, no município de Icó. Segundo informações da polícia militar o alvo principal do atirador era o agricultor Francisco de Assis Pereira de Souza, de 42 anos, residente na Rua b, bairro Pedrinhas em Iguatu.

Francisco relatou aos militares que estava em uma residência situada na Rua Santa Luzia de Marilaque, conhecida como “Rua da Palha”, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e o chamaram pelo nome. Quando o agricultor foi atendê-los, percebeu que um deles estava aramado e correu de volta ao imóvel, buscando refugio.

O acusado, identificado como “Davi da Rua da Palha” foi ao encontro de seu algoz efetuando vários disparos. Um dos tiros acertou perna de Francisco, proximo ao joelho. Os outros disparos atingiram Cícera dos Santos, de 27 anos; Sonia Aparecida Vieira da SIlva, 37 anos; e a idosa Maria Lúcia dos Santos, de 79 anos.

Todos foram socorridos ao Hospital Regional de Icó, no entanto, o estado de saúde do quarteto não preocupa. Eles devem receber alta médica ainda hoje. O suspeito continua foragido. Segundo à polícia, Davi é “conhecido por pratica de crimes violentos contra pessoas e patrimônio público”. O homem que dirigia a motocicleta não foi identificado. Sabe-se, apenas que “era moreno baixa estatura”.

Francisco não soube informar o que teria motivado a tentativa de homicídio. Ele responde pelos artigos 121 (Homicídio) e 307 (Falsidade Ideológica) do código penal brasileiro.

Policiais são executados durante abordagem no Paraná


Dois Policiais Militares foram mortos na noite desta segunfa-feira na cidade de Medianeira, no Oeste do Paraná. De acordo com os primeiros levantamentos, eles foram surpreendidos durante uma abordagem a um veículo no Centro da cidade e executados com tiros na cabeça.

Diego Gurgel de Araújo, 25 anos, e Jorge Luiz da Fonseca, 28 anos, atuavam há pouco tempo no 14º BPM (Batalhão da Polícia Militar), de Foz do Iguaçu, e haviam se formado na última mais recente.

Segundo informações do Site “O Paraná” eles abordaram uma motocicleta quando criminosos chegaram em um carro e fugiram logo em seguida. Na fuga, ainda teriam rendido uma família para roubar um carro. Esta versão não foi confirmada pela polícia local.

“Tivemos também a versão de que os policiais foram baleados por criminosos a pé, durante uma abordagem, mas ainda estamos em diligências para apurar o crime. Estamos em operação para encontrar os criminosos o mais rápido possível”, diz o major Sérgio Almir Teixeira.

Polícia apreende mais de setecentos DVDs piratas de filmes e jogos em Iguatu-CE

Por volta das dez horas desta segunda-feira (4/8), a Polícia Militar de Iguatu apreendeu cerca de 300 DVDs piratas que estavam sendo vendidos na Rua Floriano Peixoto, no Centro daquele município.

Ainda no Centro, na Rua Epitácio Pessoa, outros dois homens realizavam a venda ilegal. Nesse ponto foram apreendidos 457 DVDs. Em sua maioria os DVDs são de jogos para Playstation 2 e de filmes, inclusive alguns recentemente lançados. 

O material foi apresentado à Delegacia Regional de Polícia Civil enquanto as pessoas que vendiam fugiram do local quando percebeu a presença dos policiais.

Casal recebe R$ 3 mil para transportar droga e é preso no litoral do Ceará


Duas pessoas foram presas próximo a Aracati, no litoral Leste do Ceará, nesta segunda-feira (4) suspeitas de tráfico de droga. De acordo com a Polícia Civil, Ana Cleide Sousa Gonçalves, de 42 anos, e Aleson Louis Scudlarek, de 31, foram abordados na BR-304 com droga escondida no veículo.

A droga estava escondida no porta-malas do carro, escondida abaixo de pertences do casal. A Polícia apreendeu 32 quilos de maconha. O casal foi levado à Delegacia de Narcóticos (Dnarc), em Fortaleza, onde estão presos.

Na delegacia, eles disseram que vinham de Recife para Fortaleza e que a droga pertencia a um presidiário. Ainda segundo a Polícia Civil, os suspeitos presos receberam R$ 3 mil para transporta a maconha da capital pernambucana para Fortaleza, onde seria vendida.
Apreensão recorde

Neste fim de semana, a Polícia Federal apreendeu uma tonelada de maconha dentro de um caminhão frigorífico. Segundo policiais federais, a apreensão ocorreu no município de Chorozinho, a 40 quilômetros de Fortaleza. A apreensão é recorde no Ceará em 2014.

O motorista, de 23 anos, natural do Paraná, foi preso em flagrante por tráfico de drogas. A droga, segundo informações da delegacia de repressão de entorpecentes da PF, é proveniente de Foz do Iguaçu (PR), tendo deixado a cidade em 27 julho. A operação para apreensão da droga era planejada há uma semana e existe a suspeita de que ela seja de origem paraguaia.

INSS antecipa metade do pagamento do 13º a aposentados e pensionistas

O governo autorizou a antecipação de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento de agosto, de acordo com decreto publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (5). No ano passado, o benefício também foi antecipado.

A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício correspondente ao mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios correspondentes a esse mês. A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de novembro.

Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.

Quem não recebe

Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Capotamento mata mulher e duas crianças na CE-040

Um capotamento de um veículo deixou 3 mortes na CE-040, no município de Cascavel, na madrugada desta terça-feira (5). As informações são da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). 

Raimundo Nonato de Freitas, de 45 anos, conduzia um Chevrolet S-10, quando ocoreu o acidente. Maria Luiza da Silva Sousa, de 27 anos, e mais duas crianças, uma de 3 e outra de 5 anos, faleceram após o veículo ter capotado, de acordo com a PRE.  

O homem que dirigia o carro teve ferimentos, mas não morreu. A PRE ainda não tem mais informações sobre as causas do acidente. Esta foi a única ocorrência registrada nas últimas 24h nas rodovias estaduas do Ceará.

População do distrito de Trussu agradece ao prefeito Dr. Vilmar pela reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde


A prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria de Obras e Infraestrutura concluiu as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do distrito de Trussu. O equipamento estava em ruínas, sem funcionar e representava perigo para os pacientes e funcionários. 

Com a reforma, ampliação e funcionamento da unidade, cerca de 700 famílias da região são atendidas na própria localidade. Segundo o prefeito Dr. Vilmar, a meta é reformar 100% das Unidades de Saúde existentes nas sedes urbana e rural do município. O prefeito destaca que a Saúde tem sido uma grande prioridade em sua gestão.

“Garantir efetivamente o atendimento à saúde do cidadão é proporcionar melhoria da qualidade de vida dos acopiarenses. Desde que assumimos, imprimimos uma gestão com ritmo diferenciado no setor, garantindo a eficiência no atendimento nos Postos de Saúde e a ampliação de especialidades médicas, por exemplo,” observa Vilmar.

Como não podia ser diferente a maior parte dos moradores do distrito de Trussu tem telefonada para o prefeito Dr. Vilmar agradecendo a reforma do posto.

Cadáver é encontrado esquartejado e carbonizado em Fortaleza

A Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando o achado de um cadáver do sexo masculino. O corpo foi encontrado esquartejado e carbonizado em um condomínio abandonado e, de acordo com a Polícia, há indícios de que a vítima pode ter sido morta em um ritual de magia negra.

No local onde o corpo foi encontrado, na tarde do último sábado (2), foram localizados objetos utilizados que corroboram a tese inicial da investigação.

O crime ocorreu na noite da última sexta-feira (1º), no cruzamento entre a Rua 101 com Rua 102, no bairro Parque Dois Irmãos, mas o corpo só foi localizado no sábado. Uma equipe da DHPP esteve no local do crime e deu início a apuração sobre a identidade da vítima, as circunstâncias da morte, a motivação e possíveis autores.

De acordo com o delegado Cleófilo Rodrigues, da DHPP, levando em consideração o estado de como o corpo foi encontrado e as pistas deixadas no local, possivelmente, a vítima foi jogada do terceiro andar do prédio, esquartejada e carbonizada.

Rituais

Sobre a morte estar relacionada a um possível ritual de magia negra, a Polícia se deparou com esculturas e objetos que são utilizados em rituais e seitas. Na parede do prédio, próximo ao corpo, havia mensagens e códigos que teriam sido escritos com o sangue da vítima. Na parede, escrita a letra "N" e "666", que corresponderia ao "número do diabo".

INSS vai pagar 17 milhões de atrasados da revisão dos auxílios até 2022

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá pagar, até 2022, atrasados da revisão dos auxílios para 17.531.343 de benefícios.

Não é possível determinar quantas pessoas irão receber o pagamento porque o mesmo segurado pode ter recebido mais de uma vez um benefício com direito à revisão.

Em 2022, termina o calendário de pagamento dos atrasados da revisão, segundo o acordo feito entre o INSS e o Ministério Público.

Conforme dados obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação, os benefícios com direito de receber até R$ 6.000 de atrasados correspondem ao maior número: 17.295.954.

A revisão dos auxílios é paga no posto do INSS desde 2013, após a Justiça determinar que o órgão corrigisse os benefícios por incapacidade calculados com erro. De acordo com a ação civil pública, de 1999 a 2009, o INSS errou no cálculo de auxílios-doença, auxílios-acidente, aposentadorias por invalidez e algumas pensões por morte.

No cálculo da média salarial, em vez de descartar as 20% menores contribuições do segurado, a conta feita pelo órgão levava em consideração todos os valores, o que pode resultar em um benefício menor. Porém, a revisão só é paga para benefícios por incapacidade concedidos de 17 de abril de 2002 a 18 de agosto de 2009.

DIREITO

Para saber se tem direito ao benefício, o segurado pode fazer a consulta na Central 135 ou no site www.inss.gov.br. Em nenhum dos casos, é possível saber os valores que irá receber.

Esse total é informado apenas na carta que o INSS enviou à casa dos beneficiários.

Quem não recebeu a correspondência e julga ter o direito deve fazer a consulta por telefone e pela internet e, depois, procurar um posto para saber os valores que poderá receber do INSS.

Quem não foi contemplado e considera que houve erro do órgão, deverá procurar a Justiça. Os segurados que fazem parte da revisão, mas receberão só a partir de 2016 também podem procurar o Judiciário para pedir a antecipação.