segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Chuvas continuam no Interior do Ceará

As chuvas continuam no Interior do Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o Estado deverá continuar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica até a próxima quarta-feira, 25. Essas áreas se formam em virtude da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS – sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura).

Por conta desse fenômeno natural haverá chuvas no Centro-Norte na manhã desta segunda-feira, 23. No sul do Estado, estão previstas nebulosidade variável com chuvas isoladas. Entre a tarde e a noite, há possibilidade de chuvas em todas as regiões cearenses.

Conforme o órgão meteorológico oficial do Estado até a publicação desta edição havia chovido em 77 municípios. A maior precipitação foi registrada em Independência (72,5mm) no Sertão de Crateús. Já no Sertão Central, a maior chuva ocorreu em Deputado Irapuan Pinheiro (55mm), seguido de Solonópole (52mm).

Ainda de acordo com a Funceme o quadro também será favorável à ocorrência de precipitações amanhã, terça-feira, 24. O Ceará deverá ficar com nebulosidade variável entre a madrugada e manhã com possibilidade de chuvas na faixa litorânea. Ao longo do dia, há possibilidade de chuva em todas as regiões.

Presidiário traficante é assassinado a tiros dentro de cadeia pública em Morada Nova


Um presidiário identificado como Paulo Sérgio Almeida Matos, 28 anos,  mais conhecido por “Peba”, foi assassinado na manhã deste domingo, 22, dentro da cadeia pública de Morada Nova. Segundo a Polícia o crime ocorreu por volta das 9 horas, dentro da cela da vítima. Ao lado do corpo de “Peba” foi encontrado um revólver calibre 38, mas somente após a perícia criminal será possível confirmar se foi a arma utilizada na sua execução. Ele foi atingido por cinco disparos. Nenhum dos detentos assumiu o crime.

Morada Nova - Homicídio presidiário 22.02.15 (4)Após o homicídio equipes da Polícia Militar de Morada Nova juntamente com equipes do Comando Tático Rural (Cotar) realizaram vistoria nas dependências da unidade penitenciária estadual. Mais de duas dezenas de telefones celulares, chips, carregadores, tesouras, alicates, martelos e até um facão e um pandeiro foram encontrados dentro das celas. Os policiais ainda apreenderam um pequena quantidade de drogas.

Ainda de acordo com a Polícia, “Peba” cumpria pena por tráfico de drogas. Ele era considerado um dos maiores traficantes de Morada Nova. Além do envolvimento com drogas ele também era acusado de vários homicídios nesta cidade, todos ligados ao tráfico. Mesmo preso, ele continuava chefiando os negócios do narcotráfico. Após sua prisão, um comparsa, identificado como “Neném Cabeção” passou a comandar seu bando, mas foi assassinado no fim do ano passado.

Começa hoje (23) chamada dos candidatos do Sisu


Começa nesta segunda-feira (23/02), prosseguindo até a quinta-feira (26), a chamada dos candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 2.620 vagas a serem preenchidas. A relação com o nome dos candidatos aptos foi divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no site do Sisu na UFC (www.sisu.ufc.br).

As reuniões de chamada da lista de espera estão agendadas por curso. O candidato deve verificar, com atenção, no Anexo I do edital, dia e hora da chamada de seu curso, pois fica proibida a entrada após o início da reunião. Sugere-se que o estudante chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Durante a reunião, será feita a chamada nominal dos candidatos de cada curso, por ordem de classificação em sua classe de concorrência, para que seja efetuada a matrícula. A convocação seguirá até que todas as vagas disponíveis sejam completadas, ou que não haja mais candidatos aptos presentes.

O candidato que for chamado nominalmente e não estiver presente (ou representado por procurador legalmente reconhecido) perderá a oportunidade de ocupar a vaga naquela ocasião, podendo, no entanto, se inscrever no banco de suplentes. Perde a vaga quem não apresentar toda a documentação listada no Anexo II do edital.

Caso seja convocado, o candidato terá de entregar imediatamente toda a documentação, em um envelope aberto de dimensões 260 mm x 360 mm (ou semelhante). Nesse envelope deverá estar colada a etiqueta de identificação do candidato, disponível para impressão no site do Sisu na UFC.

Para esclarecer possíveis dúvidas, a Prograd divulgou um passo a passo, detalhando todos os procedimentos da chamada da lista de espera Clique aqui

Idosa é encontrada morta em matagal na Grande Fortaleza


Uma mulher de 67 anos foi encontrada morta em um matagal próximo à rodovia BR-116 em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Familiares disseram à polícia que a pensionista Maria das Graças Martins saiu de casa na sexta feira (20), à noite dizendo que iria a um evento no Mercado dos Pinhões, ponto turístico da capital, para encontrar o namorado.

No dia seguinte, o corpo dela foi encontrado com fortes marcas de violência. O corpo estava nu, acima da cintura,  tinha sinais de espancamento e havia ferimentos no rosto, segundo a delegada Socorro Portela, que investiga o caso. As pessoas que encontraram o corpo, por volta das 8 horas do sábado (21), acionaram a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança  (Ciops).

A delegada informou que o carro e a bolsa da vítima foram levados, mas evitou dar detalhes e não disse se o namorado da pensionista está entre os suspeitos. Maria das Graças conheceu um homem dias antes do carnaval e se encontrou com ele algumas vezes desde então, segundo amigos e parentes.

Homem é executado com 20 tiros à queima roupa em Messejana

O inquérito para investigar uma execução com 20 tiros à queima roupa, no bairro Messejana, foi instaurado. O crime aconteceu na terça-feira de Carnaval e teve como vítima Fábio Rodrigues da Silva, 24. Um vídeo com o momento do homicídio foi divulgado na internet e a Polícia afirma que já há identificação dos suspeitos. Ninguém foi preso. 

De acordo com as imagens, um grupo de três pessoas se aproxima de Fábio e um dos suspeitos questiona se ele trabalha para alguém (não identificado). O homem nega por duas vezes e, segundos depois, após colocar a mão na frente do rosto, é atingido pelo primeiro disparo. A sequência inicial é de 11 tiros e é possível ouvir, ao fundo, uma mulher dizer: “Vai, dá na cara, descarrega”. Outros dois homens fazem o restante dos disparos, compartilhando a mesma arma. A voz feminina pergunta se também não participará do crime: “Ai, eu não vou dar o meu (tiro) não, é?”. No final da filmagem, que aparenta ter sido feita pelos próprios criminosos, é possível ver a arma usada e uma aproximação do corpo ensanguentado no chão. Outro homem, que estava sentado ao lado da vítima, continua no mesmo local, mesmo após os 20 tiros. O vídeo circula em redes sociais e, em uma das páginas da internet, já contabiliza três mil curtidas, 2.144 comentários e mais de 12 mil compartilhamentos.

A titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Socorro Portela, diz que ainda esta semana os autores deverão ser localizados. “O crime mostra o desprezo pelo ser humano e pelas instituições”, avaliou.

Veja o vídeo

Funceme registra chuvas com mais de 100mm no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos registrou chuva em 55 municípios cearenses. O órgão informa que a maior precipitação ocorreu em São Gonçalo do Amarante, 103 milímetros. Os registros foram realizados entre 7h do sábado (21) às 7h deste domingo (22).

A Defesa Civil de Fortaleza  informa que até as 8h deste domingo (22), não houve registros de desabamentos na capital. O órgão alerta para pontos de alagamentos na Avenida José Bastos, próximo à sede do Incra, na Avenida Heráclito Graça, próximo a Rua João Cordeiro e no cruzamento da Avenida Fernandes Tavora com José Bastos. As ocorrências podem ser registradas pelo número 190 através de colaboração popular.

A Funceme registrou chuva de 50,6 milímetros em Fortaleza durante sábado (21). Mesmo com pouca chuva, os fortalezenses passaram por alguns transtornos.  Vinte semáforos ficaram apagados em cruzamentos na capital e a falha ocasionou longos congestionamentos. No cruzamento da Avenida Pontes Vieira e Desembargador Moreira o fluxo foi intenso e os motoristas tiveram que ter muita paciência.

Vasco Vence Fluminense com gol de pênalte pelo Carioca


O primeiro clássico do Campeonato Carioca deveria ter o Vasco, que mandou e desmandou contra o Fluminense, como único protagonista. Mas a arbitragem ruim de Luiz Antonio dos Santos, o Índio, dividiu os holofotes com a vitória cruz-maltina por 1 a 0 no Engenhão. Ele amarrou o jogo, ignorou pênalti, expulsou quem não merecia e deixou de colocar para fora quem abusou da violência. 

Independentemente do resultado, as duas equipes deixaram o campo de alguma maneira reclamando de sua atuação. No fim, a vitória devolveu os vascaínos ao G-4, de onde os tricolores saíram.