quarta-feira, 10 de julho de 2013

PM encontra jovem de 18 anos morto dentro de uma cisterna, em Tianguá

Um jovem de 18 anos foi encontrado sem vida dentro de uma cisterna, no Bairro Dom Timóteo, localizado no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba.

O corpo da vítima, Reginaldo Oliveira Silva, apresentava perfurações feitas por disparos de arma de fogo.

Informações repassadas por testemunhas dão conta de que o rapaz vinha recebendo ameaças de morte há alguns dias. A Polícia realiza nesse momento diligência na tentativa de capturar os acusados.

Prefeitura realiza o 4º Mutirão de Catarata em Acopiara


A Prefeitura Municipal de Acopiara, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nestes dias 8, 9 e 11 de julho, o 4º Mutirão da Catarata no Hospital Júlia Barreto. Com uma fila de espera que chegava até mais de um ano e meio onde o paciente tinha que se deslocar para outros municípios, agora todo procedimento cirúrgico é realizado em nossa cidade.

A Dra. Ana Laura Teixeira, coordenadora geral do Júlia Barreto, informa que o balanço é altamente positivo, já foram realizadas mais de 200 cirurgias desde o começo do ano. A coordenadora disse ainda que em relação à saúde, não só nos mutirões de catarata, é dada uma melhor atenção, sobretudo às pessoas que mais precisam, completou.

O prefeito Dr. Vilmar, que é médico, sentiu-se feliz pelos números apresentados. “Estamos sempre trabalhando para dar uma melhor qualidade de vida à população acopiarense. Fiquei muito contente com os resultados apresentados até agora pelos mutirões e esperamos números ainda melhores para em breve zerarmos o índice da doença em nossa Acopiara”, comentou Dr. Vilmar.

Os procedimentos são em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Ministério da Saúde. Os pacientes atendidos já se submeteram à triagem e avaliação de exames.

Serviço

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveites, uso de medicamentos, etc. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar à cegueira ou visão subnormal.

Mais de 100 mil eleitores já realizaram o recadastramento biométrico no CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na terça-feira (9), informou já ter revisado mais de 100 mil títulos eleitorais nos municípios cearenses que realizam o recadastramento biométrico em 2013. As zonas eleitorais abrangem as cidades de Aquiraz, Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Crateús e Ipaporanga.

Os 100 mil títulos revisados, confrme o TRE-CE, representam um quarto dos 436 mil eleitores que devem comparecer aos cartórios para fazer o recadastramento biométrico até os meses de novembro/dezembro deste ano, de acordo com o calendário já estabelecido.

Nas zonas eleitorais de Aquiraz e Crateús, o agendamento para o atendimento de eleitores, que pode ser feito no telefone 148 ou no site do TRE, tem superado a média prevista pela Justiça Eleitoral. Nas demais zonas eleitorais, ainda é necessária uma mobilização maior.

Agendamento

Ao solicitar o agendamento, é recomendável que o eleitor tenha em mãos o número de seu título de eleitor. O requerente deverá comparecer ao local de atendimento no dia e horário agendados portando documento de identificação original, comprovante de residência original, título eleitoral (se tiver) e CPF (se tiver). Para a operação de alistamento (primeira vez), o maior de 18 anos e menor de 45 anos, do sexo masculino, deverá apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar.

Na falta de documento de identificação com foto, poderá ser apresentada certidão de nascimento ou de casamento, hipótese em que a entrega do título eleitoral só será realizada quando o eleitor apresentar, ao cartório eleitoral, um documentos com foto.

Para as operações de alistamento (primeira vez) e transferência (mudança de um município para outro) será obrigatória a entrega de xerox de todos os documentos solicitados.
 
Veja o calendário da Biometria no Ceará para 2013:

- Em Aquiraz, Crateús e Ipaporanga: até 29/11/2013
- Em Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras e Forquilha: até 13/12/2013

Grupo fortemente armado explode agência bancária de Pentecoste

Um grupo formado por cerca de 16 assaltantes explodiu, na madrugada desta quarta-feira, 10, parte da agência do Banco do Brasil da cidade de Pentecoste (Vale do Curu). A ação ocorreu por volta das 2h50min e as primeiras informações dão conta de que o grupo, fortemente armado, não conseguiu levar o dinheiro.

O grupo usou quatro veículos na ação e armas, segundo a Polícia, como fuzil AK-47 e pistolas ponto 40.

Há um cerco policial na Região de Pentecoste, contando com apoio dos destacamentos dos municípios do Vale do Curu e de Fortaleza.

Em abril do ano passado, essa mesma agência do Banco do Brasil foi alvo de assalto e acabou destruída em razão de explosivos usados pelos assaltantes. A agência foi reinaugurada há cerca de quatro meses.

Cantora de forró Val Santos morre após sofrer AVC

 
O forró está de luto com a morte da cantora Val Santos. A mesma passou mal no último final de semana em Fortaleza (CE) e foi levada às pressas a um hospital, após sofrer um acidente vascular cerebral. Ela ficou em coma e faleceu nesta terça-feira (8). A notícia foi dada pela a sua ex- companheira de palco, Luciana Lessa. As duas trabalharam juntas por quatro anos no Forró Balancear.

Bastante querida entre o público forrozeiro, Val Santos cantou também na banda Companhia do Forró, e atualmente trabalhava ao lado de Oséias Gadelha no Forró Balada, de propriedade de César Dantas, do Caviar com Rapadura. Mas foi na banda Balancear que ela obteve grande destaque com as canções “Curva perigosa” e “Meu bem, eu te amo”.

Ministro diz que Dilma recupera popularidade em seis meses

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse ontem (9) que a expectativa do governo é que presidenta Dilma Rousseff recupere a popularidade nos próximos cinco ou seis meses. Segundo pesquisa Datafolha divulgada no fim de junho, a popularidade da presidenta caiu 27 pontos percentuais em três semanas, com queda de 57% para 30% dos que consideram a gestão de Dilma ótima ou boa.

Carvalho comparou o atual momento com o cenário político de 2005, após o escândalo que levou à denúncia da Ação Penal 470, conhecido como mensalão, e que, na época, teve impacto na popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em 2005, quando todo mundo dizia que o governo tinha acabado, o Lula ordenou que nós não déssemos importância para a bolha política e trabalhássemos mais. A presidenta Dilma reedita agora a mesma determinação: ´eu quero resultado, eu quero um governo de entrega´. Se nós conseguirmos fazer isso, se a economia se recuperar, como estamos apostando que vai se recuperar, não temos dúvida nenhuma de que, daqui a cinco, seis meses, o quadro será bem diferente”, disse o ministro.

Programa do Ratinho no SBT realizou gravação em Assaré-CE, na região do Cariri

O quadro “Voltando Para Casa” que integra o Programa do Ratinho, no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), foi gravado nesta terça-feira na cidade de Assaré, no interior do Ceará. A filmagem ficou a cargo da Bulhões Produções, de Juazeiro do Norte e será exibido na próxima terça-feira, 16. No comando o experiente repórter Fábio Marcos que há anos vem fazendo esse tipo de programa, trazendo nordestinos de volta as suas origens. O quadro começou no Programa Domingo Legal, no SBT, a época apresentado por Gugu Liberato. Ao mudar para a Record Gugu deu continuidade, disputando com o SBT o mesmo estilo de ajuda as pessoas necessitadas.

Ultimamente o quadro chegou ao Programa do Ratinho e tem tido uma boa audiência, fazendo com que a emissora invista, ao lado dos patrocinadores que estão muito confiantes. Mais uma vez o repórter Fábio Marcos entra em ação. Após trazer  tanta gente de São Paulo para o Norte e Nordeste, Fábio Marcos que se identifica muito bem com as pessoas que são sorteadas para participar do programa, está voltando ao Ceará mais uma vez. Desde o primeiro contato com o felizardo, até o momento final do encontro, onde a emoção fala mais alto, Fábio Marcos consegue repassar aos telespectadores uma realidade do nosso dia-a-dia sem sofisma ou fantasia.

Acostumado com o trabalho da Bulhões Produções em outros programas, tanto no SBT como na Record, a produção do “Voltando Para Casa” achou por bem apostar no que já conhece. Ao firmar parceria com a produtora juazeirense, coordenada por Junior Bulhões e Yório Bulhões, o pessoal do Ratinho sabe ainda da importância da cidade de Juazeiro do Norte, diante de sua localização estratégica e com um aeroporto de grande movimentação. Após 13 anos de SBT e com larga experiência nacional e internacional, Junior Bulhões é mais uma vez acionado para dar continuidade nas chegadas ao Nordeste das pessoas que consigam ser chamadas para participar do programa.

O “Voltando Para Casa”, gravado nesta terça-feira, em Assaré, envolveu os repórteres cinematográficos Junior Bulhões e Carlos Bezerra e a personagem foi a senhora Elza de Souza, 60 anos, juntamente com  seu filho Elvis de Souza, 18 anos, que há mais de 25 anos não visitava sua mãe, Mozarina Souza de 84 anos. O encontro emocionante ocorreu numa residencia localizada à rua Vicente Gonçalves de Alencar, no centro de Assaré. O apoio fundamental veio da Zaeli, Century e Tubform, empresa esta sediada na cidade de Iguatu. Novas gravações estão previstas para os estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará, cujos municípios estejam num raio de aproximadamente 300 quilômetros de Juazeiro do Norte, Ceará.

Dilma pode sancionar lei que legaliza o aborto

Um projeto de lei terminativo que dormitava há 14 anos, que abre brecha para a legalização do aborto, entrou em pauta nas comissões, foi aprovado na Câmara e Senado e chegou à mesa da presidente Dilma para sanção.

Ele dispõe sobre atendimento especial e obrigatório em hospitais públicos da rede SUS a vítimas de violência sexual, deixando a cargo do médico a ‘profilaxia da gravidez’.

No bordão médico, entende-se em suma por ‘profilaxia’ a aplicação de meios ou medicamentos tendentes a evitar algo ou uma doença. Neste caso, a gravidez.

Mas o texto não detalha o tratamento a ser dado e abre brecha para o aborto em geral. Ou seja, embora seja direcionado a vítimas de estupro, mulheres em gestação inicial, embora não vítimas de abuso mas que desejem abortar, podem recorrer a isso para um aborto legal via medicamentos.

Homem que matou a esposa e dois filhos por causa de herança em Juazeiro do Norte-CE, foi preso em Goiás

No dia 7 de fevereiro de 2001 o registro de um triplo homicídio no município de Brejo Santo causou grande repercussão em todo o Ceará. Naquela data, um homem matava sua família por motivo de herança. Sebastião Pereira Leite é apelidado por Dão Leite e está com 68 anos de idade. Na época, sua mulher Alda Maria Campos Leite tinha 49 anos, sua filha Aline Campos Leite apenas 9 anos e seu filho Alex Campos Leite contava com 4 anos de idade.

Todos três foram assassinados por Dão Leite que esquartejou ainda a criança de 4 anos com a mesma faca usada para matar, momentos antes, mãe e filha. Após o triplo homicídio ele fugiu. Cinco dias depois, o juiz da Comarca de Brejo Santo, Miguel Feitosa Cardoso, determinou a prisão preventiva do acusado que, na época, tinha 55 anos, era funcionário público e residia na Rua Coronel Basílio em Brejo Santo, onde tudo aconteceu.

O réu foi denunciado pelo Ministério Público pelo triplo homicídio qualificado e, somente 12 anos depois, Dão Leite foi preso em Goiânia (GO) numa ação conjunta das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do Serviço de Inteligência da Polícia Militar. Na última segunda-feira, dia 8, ele se encontrava no seu estabelecimento comercial quando a polícia chegou. Trata-se de uma distribuidora de bebidas que funciona no Setor Jardim América, bairro nobre da região sul de Goiânia.

A operação foi motivada por uma carta precatória para cumprimento de prisão enviada pelo estado do Ceará e Dão Leite encontra-se na Delegacia Estadual de Capturas (Decap). O Capitão L. Rodrigues, Comandante da Companhia de Polícia de Brejo Santo, manteve contato com o delegado Delci Alves Rocha e seguiu com destino a Goiânia. Ele foi em busca do foragido que deve chegar ainda esta semana e ficará à disposição da justiça para responder pelo triplo homicídio.

"Distrito de São Paulinho vai ganhar escola de ensino médio", garante o prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar

Foto ilustrativa

O prefeito Dr. Vilmar (PSB) que se encontra em Brasília, nesta terça-feira (09), disse há poucos instantes ao blog que já está em fase de licitação a construção da escola de ensino médio do distrito de São Paulinho, em Acopiara.
De acordo com Dr. Vilmar, em breve, o Governo do Estado do Ceará vai assinar a ordem de serviço para a construção das obras. Na oportunidade será realizado uma mega evento organizado pela prefeitura.
O prefeito acopiarense afirma que o deputado estadual Dr. Sarto (PSB), foi um dos principais batalhadores para que este equipamento de ensino venha para o distrito de São Paulinho. 
A escola contará com seis salas de aula e vai beneficiar aproximadamente 300 alunos. A estrutura é planejada garantindo desta forma espaços adequados aos alunos e professores. A unidade de ensino vai possibilitar a ampliação de vagas aos estudantes, bem como possibilitar melhores condições de trabalho para os profissionais da educação.

Brasília: Dr. Vilmar participa da XVI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios



Brasília - O prefeito de Acopiara Dr. Vilmar está em Brasília participando da XVI Marcha em Defesa dos Municípios. A solenidade de abertura ocorreu na manhã de hoje, 9 de julho, com o auditório lotado por milhares de gestores municipais. 
Dr. Vilmar está acompanhado da primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lúcia de Fátima Gomes, do secretário Executivo, Theognis Florentino e da secretária da Saúde, Rane Félix. 

Antes da abertura do evento, Dr. Vilmar conversou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar sobre a dificuldade que tem enfrentado na contratação de médicos para os 21 PSF's do município. Segundo o prefeito acopiarense, o ministro afirmou que o programa Mais Médicos lançado ontem, 8, pela presidenta Dilma Rousseff vai contemplar a cidade de Acopiara com a aquisição de novos profissionais. 
No período da tarde, o prefeito Dr. Vilmar participou de uma reunião no Congresso Nacional com a bancada federal do Ceará. O encontro serviu para que os parlamentares cearenses discutissem com os prefeitos os problemas de cada município, e desta forma, possam ajudá-los através da liberação de recursos federais.

A presidente da Aprece, Adriana Pinheiro que está acompanhando a comitiva de prefeitos cearenses à Brasília, fez há poucos instantes um discurso, e na oportunidade elogiou o prefeito Dr. Vilmar por ter sido o primeiro no Ceará, a conseguir tutela antecipada favorável ao município de Acopiara, desobrigando-o de receber o sistema de iluminação pública atualmente sob a responsabilidade da COELCE. "Todos os serviços de manutenção e reparos na rede de energia elétrica da cidade permanecem sob a inteira responsabilidade da COELCE", disse Adriana.

PSDB pede fim da reeleição e aprovação de reforma em referendo

O presidente nacional do PSDB e provável candidato do partido na disputa presidencial em 2014, o senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta terça-feira que a legenda pedirá o fim da reeleição em cargos eletivos em sua proposta para a reforma política, e defenderá o mandato de cinco anos. A reeleição para cargos executivos foi aprovada em 1997, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em meio a escândalos de suposta venda de votos de parlamentares para a aprovação do projeto, que beneficiou o tucano, reeleito no ano seguinte.
Em entrevista coletiva, o presidente do PSDB apresentou propostas do partido para a reforma política, e sugeriu que o Congresso debata o tema para que a população o aprove ou reprove através de um referendo, na contramão da proposta governista de consulta prévia através de um plebiscito.