segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Marido que aprendia a dirigir esmaga e mata a mulher na BA

Uma dona de casa, 62 anos, morreu depois de ser esmagada em uma árvore no povoado de Caatinga Grande, município de Malhada de Pedras (638 km de Salvador) no domingo. Segundo a polícia, ela dormia em uma rede, sob uma árvore, quando o marido, 65 anos, que aprendia a dirigir, começou a conduzir o carro recém adquirido.


O aposentado teria acelerado acidentalmente o veículo. Ele tentou frear, mas se atrapalhou e continuou pressionando o acelerador, o que fez a mulher ser esmagada contra a árvore. Ele passou mal no local e foi levado ao hospital Magalhães Neto.

Filho mata pai a paulada e diz ser enviado de Jesus

Um homem de 64 anos foi morto nesse domingo pelo próprio filho, de 44, em Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul. Segundo o delegado Miguel Mendes Ribeiro Neto, o suspeito chegou à casa do pai por volta das 16h e desferiu uma paulada na cabeça do homem, que estava no sofá. "A família disse que ele sofre de problemas psiquiátricos, e após o crime afirmava ser enviado de Jesus", afirmou o delegado.

Antes da chegada da polícia, o filho ainda foi até um campo de futebol, onde pregou outro sarrafo ao pedaço de pau usado para matar o pai, transformando-o numa cruz e a cravou no local. A vítima teve traumatismo craniano e chegou a ser socorrida com vida. Internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ana Nery, não resistiu ao ferimento e morreu à noite.

O suspeito prestou depoimento à polícia, estava muito agitado e continuou dizendo ser enviado de Deus. Disse ainda que matou o pai porque ele não o teria defendido de uma briga com uma vizinha na noite anterior. A família desconhece o fato.

Ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Familiares disseram que ele era tratado no Centro de Atenção Psicossocial do município, mas que teria deixado de tomar sua medicação.

Começa distribuição de remédio para diabetes e pressão

A partir de hoje, o programa Aqui Tem Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, irá distribuir gratuitamente remédios para hipertensão e diabetes. Antes, os remédios podiam ser adquiridos com desconto.

Para adquirir o remédio de graça é preciso apresentar a receita médica, um documento de identidade com foto e o CPF. Vale ressaltar que a receita médica tem validade de 120 dias e pode ser emitida por um consultório particular ou público.

Os usuários podem retirar o medicamento em uma das unidades de farmácia popular ou em uma drogaria conveniada ao programa do governo federal. A expectativa do governo é que o acesso da população aos medicamentos oferecidos gratuitamente aumente após a medida.

O programa Aqui Tem Farmácia Popular foi criado em 2004 e conta com 15.069 unidades conveniadas. Atualmente oferece 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma.

Dengue pode afetar a visão

Todos os Estados no Brasil estão em alerta contra a dengue. O país tenta evitar aquela que seria a 7ª epidemia da doença nos últimos 30 anos. Um levantamento do Ministério da Saúde mostra que nas epidemias, o atendimento médico tardio respondeu por 90% das mortes. A demora na busca por tratamento também pode causar distúrbios graves na visão que nem sempre são percebidos, alerta o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto.

Mesmo a dengue clássica, considerada menos perigosa, pode afetar o segmento posterior dos olhos - coróide (revestimento interno) e retina (membrana que transmite imagens para o cérebro). "Isso porque", explica o médico, "para combater o vírus nosso sistema imune forma anticorpos que alteram a corrente sanguínea".

As principais ocorrências são: - Diminuição do número glóbulos brancos e linfócitos responsáveis pela defesa do organismo. - Queda das plaquetas que respondem pela coagulação.

O especialista diz que a queda de plaquetas pode ocasionar hemorragia subconjuntival ou intraocular. Já a oclusão vascular é precipitada pelo depósito de anticorpos nas paredes internas das artérias e vasos que aumentam o risco de derrame intraocular.

Sintomas e tratamentos De todos os distúrbios oculares decorrentes da dengue, só a hemorragia subconjuntival altera o aspecto do olho, deixando a esclera (parte branca) congestionada de sangue. "Pode estar relacionada a um trauma e por isso é mais comum entre crianças, comenta. Apesar de a aparência impressionar, não se trata de um problema grave e desaparece em semanas sem uso de medicação". Em caso de dor nos olhos ou visão turva, a recomendação é consultar um oftalmologista imediatamente.

O médico destaca que a oclusão vascular (trombose) deixa a visão embaçada e aumenta o risco de hemorragia intraocular. "Por isso, quem é acometido pela dengue deve passar por exame de fundo de olho logo após o diagnóstico da doença. O tratamento é feito com aplicações de laser para impedir o sangramento", explica .o oftalmologista. Em caso de hemorragia, ele diz que é indicada a vitrectomia. Trata-se de um procedimento cirúrgico feito com micro incisões para eliminar o sangramento que provoca cegueira irreparável quando atinge a mácula (parte central da retina).

Fumantes Queiroz Neto afirma que entre fumantes a dengue dobra a chance de hemorragia intraocular por conta do aumento da obstrução vascular provocada pelas substâncias do cigarro. Portadores de diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto, que provoca arteriosclerose, também correm maior risco.

O especialista alerta os pais para o alto índice de crianças que têm estas doenças não diagnosticadas. Isso porque a expectativa para 2011 é de 1 em cada 4 casos de dengue ocorram na população infantil. Manchas vermelhas na pele, febre, dor nas articulações, olhos e músculos são os primeiros sinais de alerta da doença. A recomendação é passar por consulta oftalmológica, mesmo quem nunca foi infectado

Mulher dá anti-depressivos aos 4 filhos

Uma mulher deu comprimidos anti-depressivos para os 4 filhos, após tentar tirar a própria vida, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

A mulher de 27 anos, que mora no Conjunto Santa Cecília, sofre de depressão. Após discussão com o marido, ela tomou 8 comprimidos e deu 4 pílulas para os filhos de 6, 7, 9 e 12 anos.

Ela queria que as crianças dormissem para não a verem morrer. O Samu foi acionado e ninguém precisou ser hospitalizado.

O caso vai ser avaliado pelo Conselho Tutelar.

Adolescente de 16 estuprada após ingerir bebidas alcoólicas em companhia de amigos.

De acordo com boletim da polícia militar enviado a imprensa, o crime aconteceu por volta das 23h30min, de sexta-feira (11) na localidade da Vila Mel, distante 28 KM da sede do município de Jucás – Ceará.

A dona de casa, Agediva Batista de Lima, mãe da vítima a estudante de 16 anos de iniciais L. B. L., 16 anos, denunciou a polícia as 18h00min do sábado(13), que sua filha havia sido estuprada quando estava bebendo em companhia de amigos em um açude na localidade citada acrescentado que a mesma ao chegar no local a encontrou a menor nua e dizendo que havia sido violentada sexualmente. Além da violência sexual, a vítima ainda apresentava algumas escoriações pelo corpo.

Ainda de conformidade com a polícia, o acusado trata-se do menor Y. I. F. O P., 17 anos, estudante. A genitora da adolescente foi até a casa do acusado, onde o mesmo admitiu que havia feito sexo com a menor. A polícia militar compareceu a residência do acusado, mas o mesmo já havia fugido tomando destino ignorado.

A vítima juntamente com a sua mãe fora conduzidas a delegacia regional de Iguatu, de onde foi levada para exames de corpo delito no PEFOCE onde foi feito o laudo que deu positivo, e logo após serem feitos os procedimentos cabíveis.

Homem é morto após jogar gasolina em familiares na zona oeste de SP

Um homem foi morto na madrugada desta segunda-feira após jogar gasolina e ameaçar atear fogo em familiares dentro de casa no Jardim Jaqueline, zona oeste de São Paulo.

Segundo informações do 16º Batalhão da Polícia Militar, a vítima foi encontrada morta por volta das 2h em uma cadeira de rodas em frente à casa em que morava.

A polícia acredita que ele tenha sido linchado por moradores do bairro, revoltados com as atitudes agressivas.

O caso está sendo registrado no 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi.

Deputada que teve filho assassinado quer aumentar pena para 100 anos

O caso do sequestro e assassinato do garoto Ives Ota, em 1997, então com 8 anos de idade, fez a mãe dele, Keiko Ota, criar um abaixo-assinado a favor da prisão perpétua para crimes hediondos. Segundo ela, a lista com 3 milhões de assinaturas foi encaminhada ao Congresso Nacional, "mas nada foi feito". Agora, eleita deputada federal com mais de 200 mil votos, vai defender, como principal bandeira, o aumento do tempo limite que o detento pode permanecer preso.Keiko vai apresentar uma proposta aumentando a pena máxima de 30 para 100 anos no Brasil.

A parlamentar acredita que, mesmo a nova lei sendo aprovada, com a possibilidade de progressão de pena, seria possível manter um preso na cadeia por, no máximo, 40 anos. Para a deputada, sua eleição reflete um "anseio" da sociedade por mudança. "Muita gente chegava questionando, cobrando por uma mudança no Código Penal, por uma lei mais rígida". Especialistas ouvidos pelo terra não acreditam que a alteração possa ajudar no combate à violência e à impunidade.

O juiz federal Ivo Höhn Jr acredita que a proposta pode ser viável, mas não deveria ser o foco do Legislativo. "Não vejo nenhum problema em aumentar o limite para cumprimento de pena, mas isso é um paliativo para um problema maior. Nós temos um sistema penitenciário falido no Brasil, de onde os presos saem pós-graduados em crime".

O juiz, que atua no Maranhão, considera que tornar o processo penal mais ágil e reduzir a quantidade de recursos seriam medidas mais eficientes. Além disso, Höhn acredita que a mudança proposta pela deputada não reduziria a criminalidade. "Não é o tamanho da pena que inibe o crime, é a certeza da punição".

A professora Soraia Mendes, do núcleo de estudo para paz e direitos humanos da Universidade de Brasília, interpreta a proposta como inconstitucional. "Aumentar para 100 anos significa burlar o que a Constituição determinou como inaceitável, que é a prisão perpétua. Mesmo com a progressão podendo reduzir esse período, o princípio estaria sendo burlado".

Cid vai anunciar a construção do 3º hospital regional

O governador Cid Gomes (PSB) vai construir mais um hospital regional. Para discutir o assunto, ele reunirá hoje, a partir das 16 horas, no Palácio da Abolição, todos os prefeitos da Região do Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Sertão dos Inhamuns.
 
Com eles, discutirá o projeto e em qual município construirá essa terceira unidade que, conforme o governador, objetiva desafogar principalmente os hospitais de Fortaleza. No momento, a administração estadual constroi o Hospital Regional de Sobral (Zona Norte), que deve ficar pronto até o fim do próximo semestre, e entregará, ainda neste semestre, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Iguatu quer reservar matas ciliares

Nas duas últimas décadas, este Município, localizado na região Centro-Sul, assistiu à derrubada de matas ciliares, no Rio Jaguaribe e no Rio Trussu, ao corte de vegetação de encostas, desmatamento no campo para ampliar a fronteira agrícola e abertura de novas áreas para criação extensiva de gado bovino. A expansão inadequada do setor agropecuário trouxe consequências negativas para o meio ambiente e para os produtores na região.

Com o objetivo de reverter essa realidade, a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município está desenvolvendo o Programa de Recomposição da Mata Ciliar.

No ano passado, foi implantado um viveiro de produção de mudas de 20 espécies da mata nativa da caatinga e de um banco de renovação e formação de sementes. Mais de 100 produtores rurais já foram beneficiados.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap) anunciou a ampliação do programa. "Vamos construir um viveiro telado de 400 metros quadrados e uma estufa para aumentar a produção de mudas", disse o secretário de Agricultura, Valdeci Ferreira. "O projeto está dando certo". Ferreira mostrou-se preocupado com a degradação ambiental, em particular, das matas ciliares. "A cada cheia dos rios, a área de destruição aumenta na área, trazendo prejuízo para os proprietários".

O programa é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, Sub-Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Associações Comunitárias e de Produtores, escolas da rede municipal, Associação dos Fruticultores e a Associação dos Apicultores do Município.

Mais violência em Fortaleza:Três adolescentes são mortos

Em plena Feira de Messejana, um assassinato. O jovem 
Francisco Rosa Correia, 21 anos, foi executado com vários tiros.
O pai dele entrou em choque e desmaiou ao lado do corpo do filho



Nove pessoas foram assassinadas na Grande Fortaleza (Capital e região metropolitana) no período compreendido entre as 18 horas da última sexta-feira (11) e a tarde de ontem. Entre as vítimas estão três adolescentes de 14,15 e 17 anos. O balanço final da violência no fim de semana, porém, somente será fechado na manhã de hoje.

Ronaldo anuncia o adeus

Nesta segunda-feira, às 11h40 (horário cearense), Ronaldo Fenômeno anunciará o fim de sua carreira. Dezoito anos depois de sua estreia pelo Cruzeiro, com mais de 400 gols em sete clubes e na Seleção Brasileira, incluindo 15 gols em Copas, e o único brasileiro a ter sido eleito três vezes melhor jogador do mundo pela Fifa (1996, 1997 e 2002), o atacante do Corinthians cedeu ao cansaço. "Não aguento mais", disse neste domingo à tarde ao jornal "O Estado de S. Paulo".

"Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora de parar. Mas foi lindo pra caramba"

Ronaldo tinha contrato com o Corinthians até o fim do ano, mas a desclassificação na Pré-Libertadores diante do Tolima na Colômbia o desanimou. Nos treinos, não podia correr demais que ambos os joelhos inchavam. "Até para subir escada sinto dores", disse Ronaldo.

Ter saído no final de 2009, depois de ganhar dois títulos pelo Corinthians ? "Não, eu queria terminar a carreira com o gosto da vitória na Libertadores. Infelizmente, não foi possível. O ano passado foi complicado, as lesões foram cruéis comigo", respondeu o atacante.

Mãe tenta matar os três filhos envenenados após brigar com o marido

Uma atitude, no mínimo, revoltante aconteceu na tarde deste domingo (13), no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Uma mãe tentou matar os filhos e, em seguida, tirar a própria vida.

De acordo com informações de vizinhos, a mulher brigou com o marido e, após isso, teria dado veneno de rato aos filhos e depois tomado a substância. A tentativa de crime aconteceu na rua Alto da Paz.

Momentos após a ação, uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou ao local. De acordo com a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), todo o procedimento de socorro foi realizado na residência da mulher por ter sido constatado “não haver risco de mortes”. Segundo a equipe de atendimento, a mãe sofre de problemas psíquicos e recebeu atendimento do Capes (Centro Atendimento Psicosocial de Fortaleza). Todos passam bem.