quarta-feira, 14 de junho de 2017

Filho de Acopiara é morto a bala em Piquet Carneiro (CE)

O plantão de polícia registrou há poucos instantes um homicídio a bala em Piquet Carneiro (CE). Segundo informações, a vítima seria José Haderlan Almeida Silva, 42 anos, conhecido por Plauto, filho natural de Acopiara e morador do bairro Moreira de Cima. 

Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo e morreu no local.

Aguarde mais informações!

ACOPIARA SEM DONO: Morador do sítio Tipís, em Acopiara tem sua motocicleta tomada em assalto

O agricultor Luis Alves Uchoa, 24 anos, morador da localidade de Tipís, zona rural de Acopiara, teve a sua motocicleta tomada de assalto na tarde de ontem (13). 

Segundo a vítima, dois indivíduos em uma moto Fan, cor preta, armados, o abordaram e subtraíram sua motocicleta Honda CG, Titan ESD, 150, cor preta, placa OSM-6548, inscrição do Ceará. 

A polícia foi acionada objetivando identificar e prender os suspeitos.

Prefeito de Iguatu decreta ponto facultativo na próxima quinta e sexta-feira

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira (15) e sexta-feira(16) em virtude do feriado do Dia de Corpus Christi – Corpo de Deus, e da realização do Festival Iguatu junino com o Arraiá do Povo. O decreto de número 30, de 13 de junho de 2017 foi assinado e encaminhado para a Câmara Municipal de Iguatu. 

A medida foi adotada em função do feriado de Corpus Christi, quando tradicionalmente as pessoas se deslocam às suas cidades de origem para participar, ao lado de seus familiares, dos ritos religiosos alusivos à data. O decreto, entretanto, resguarda o atendimento nos órgãos que prestam serviços essenciais e que não podem ser suspensos, que funcionarão normalmente. 

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festividade religiosa remonta ao século XIII e foi criada com o objetivo de testemunhar, publicamente, a veneração para a Santíssima Eucaristia. 

O festival Iguatu Junino que acontecerá no Arraiá do Povo que está instalado no Parque de Exposições do Rotary promete movimentar aproximadamente 50 mil pessoas durante toda sua realização, onde deverá receber milhares de visitantes nos próximos dias após o feriado de Corpus Christi.

Secretaria de Saúde emite nota técnica sobre risco de peste bubônica no Ceará

A Secretaria de Saúde do Ceará emitiu, na segunda-feira (12), um alerta para profissionais sobre como agir em caso de surgimento de pacientes com peste bubônica e pneumônica em 42 cidades no Estado. Segundo o órgão, ainda não há casos confirmados, o último foi em 2005, em Pedra Branca. 

Segundo o documento, os focos da doença são comuns em áreas de alta altitude, com temperaturas mais amenas e ar úmido. No Ceará, as áreas de importância para vigilância da peste são Serra da Ibiapaba, Serra de Baturité, Serra da Pedra Branca, Serra do Machado, Serra das Matas, Serra de Uruburetama e Chapada do Araripe. Nessas cidades, há o agente patógeno e o animal hospedeiro (rato), que pode transmitir a doença para o homem.

Confira a anota:

 

Prefeito de Iguatu, desenvolve o maior programa de pavimentação asfáltica da história de Iguatu

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT) anunciou em coletiva de imprensa que vai inaugurar nos próximos dias um trecho de 7 km de asfalto, referente a primeira etapa, ligando a sede do distrito de Alencar a Barrocas. 

Na oportunidade, o chefe do executivo iguiatuense garantiu que vai fazer com recursos próprios da Prefeitura mais de 25 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica beneficiando ruas e bairros da cidade. 

Ainda segundo Ednaldo, já ficou fechado uma parceria com o Governo do Estado do Ceará que visa a liberação de 60 mil metros quadrados de asfalto para a sede urbana do município. "Em menos de seis meses de administração já beneficiamos várias ruas com este tipo de pavimentação e de qualidade. É o maior programa de pavimentação asfáltica da história de Iguatu", disse Lavor.

Iguatu realiza I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

Pela primeira vez, mulheres dos mais diversos segmentos sociais participaram de palestras e debates sobre o tema “Saúde das Mulheres: Desafio para integralidade com equidade”. A Conferência foi organizada pela Secretaria Municipal da Saúde de Iguatu, Conselho Municipal de Saúde e Sistema único de Saúde – SUS, no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, durante toda esta terça-feira, dia 13. 

O secretário municipal da saúde, Marcelo Sobreira, falou sobre a importância do encontro e enfatizou que é preciso conhecer os direitos das mulheres, reivindicá-los e saber como usá-los. “Esse encontro é importante para que nós possamos ouvir os anseios da população e avaliar o que está sendo efetuado de maneira correta, apontar e corrigir os erros e construir uma Saúde cada vez mais eficaz”, disse Sobreira. 
Para atingir o objetivo, será analisada a situação atual e estabelecidas diretrizes e caminhos para satisfazer as necessidades expressas pela população. A Conferência contou também com a presença de Organizações Não Governamentais – ONGs, sociedade civil, estudantes e profissionais da Saúde. 

A conferência definirá, através dos relatórios finais, propostas que serão aprovadas e irão compor a conferência estadual. Na oportunidade, serão eleitos delegados titulares e suplentes para a conferência estadual. Nesta, serão eleitos os delegados para a conferência nacional.